03/04/2016

Resenha: Coleção Sobrenatural: Vampiros

Livro: Coleção Sobrenatural: Vampiros
Autores: Giulia Moon, Duda Falcão, Nazarethe Fonseca e outros
Editora: AVEC Editora
ISBN: 9788567901046
Ano: 2014
Páginas: 208
Compre: Aqui

Sinopse:

No primeiro volume da Coleção Sobrenatural da AVEC Editora você tem um encontro marcado com VAMPIROS! Eles estão entre nós desde o princípio dos tempos: são dominadores, caóticos, monstruosos, sedutores, caçadores, inescrupulosos, bisbilhoteiros e únicos. Para conhecê-los folheie as páginas desse tomo. Mas cuidado! Você descobrirá que alho, crucifixo ou água benta podem se revelar insuficientes na proteção contra vampiros. Saiba como identificar sugadores de sangue milenares antes que seu pescoço seja o próximo alvo! Tenha boa leitura, mas não esqueça: tranque bem as portas da sua residência durante a noite!

Resenha:

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro bons livros fantásticos, principalmente os nacionais. Por isso, quando comecei a ler o livro Coleção Sobrenatural: Vampiros, minha expectativa sobre a obra estava altíssima. E fico feliz em dizer que o livro correspondeu as minhas expectativas.

Como o livro é composto por diversos contos, fica inviável falar de cada um deles por aqui; isso tornaria a resenha enorme e talvez, até mesmo, enfadonha. Por isso, falarei dos meus contos favoritos. Porém, quero salientar que todos os contos possuem uma alta qualidade; não dei cinco estrelas ao livro no Skoob sem motivo.


O primeiro conto que me ganhou foi, exatamente, o primeiro da obra: O Dia da Caça, da autora Giulia Moon. Nessa narrativa, ela retrata o encontro de um rapaz com vampiros. Porém, ele não foi morto como era de se imaginar, mas capturado para ser vendido. Nesse conto, os vampiros se organizaram e formaram uma espécie de sociedade como a nossa, onde até mesmo o sangue é comercializado.
“Senti o meu sangue sendo drenado e, com ele, a minha vida. A morte tinha o cheiro sedutor de jasmim. O perfume dela... Eu não lutava mais. Estava em paz, aceitava a morte, ansiava por ela”.
A sutileza da construção desse conto me ganhou, pois os vampiros são retratados como predadores e, ao mesmo tempo, como seres civilizados. Eles matam, mas o fazem com classe. Eles torturam mercadorias, não vítimas. A autora recriou o mundo vampiresco com muita inteligência e certamente me ganhou.

Sangue e Poeira, de Fred Furtado, foi outro conto que me agradou imensamente. Tal narrativa retrata a vida em uma cidade no interior que, diversas vezes, era tomada por tempestades de areia. Porém, durante tais tempestades, estranhas mortes ocorriam. Os moradores acreditavam que isso era obra de uma onça ou outro animal feroz; porém, nosso protagonista descobrirá que algo muito pior está por trás disso.


Essa narrativa me ganhou por trabalhar o universo vampiresco de uma outra forma: dentro das lendas indígenas. Sim, o autor pega uma lenda indígena, de uma espécie de vampiro, e o traz para a cidade. Esse vampiro diferente é, no mínimo, muito interessante. Certamente vale a pena conferir.
“Os olhos do vampiro chispavam, seus caninos longos rasgaram a jugular, as mãos de aparência frágil tornaram-se tenazes, impossibilitando o movimento da vítima, uma aura negra emanava sobre as duas criaturas das trevas. Poucos minutos se passaram. O sugador de sangue não deixou uma gota. Sentia-se um verdadeiro animal selvagem. Naquele momento, era uma besta, sem sentimentos, sem razão, apenas instintos”.
Olho por Olho, da Nazarethe Fonseca, é outro conto que me cativou imensamente. Nele é retratado um bando de vampiros sanguinários e matadores de mulheres. Eles não seguem o pacto proposto pelo “Rei dos Vampiros” e, por isso, terão que enfrentar uma batalha mortal contra humanos, além dos súditos leais ao rei.

Não conhecia a escrita da Nazarethe, mas sabia que poderia esperar um bom conto, pois ela tem um farto trabalho na área vampiresca. Ela, felizmente, não me decepcionou. Com um misto de batalhas épicas, investigação policial e personagens cativantes, a autora prende o leitor do começo ao fim.


O último conto que eu gostaria de destacar é All In, de Alexandre B. Cabral. Nele, Paulo, o protagonista do conto, é convidado por vampiros para uma partida de pôquer. Se ele vencesse, sairia rico. Se perdesse, pagaria com o próprio sangue. Arriscado? Com certeza. É nesse clima de tensão que Paulo terá que lutar, através das cartas, pela própria vida.
“Empregava sua força de modo fluídico e conseguiu arrancar sangue do vampiro. Ele tocou o ombro, por um momento não teve o braço arrancado”.
Esse conto me ganhou pelo fator inusitado: um grupo de vampiros convidando um humano para uma partida de pôquer. Porém, se ele me ganhou por esse motivo, conseguiu me manter vidrado até o fim pela tensão criada a cada jogada. De uma maneira diferente, esse conto sobre vampiros conquista os leitores.

Como já disse, o livro é excelente e mereceu cinco estrelas. Porém, além da qualidade dos contos, quero exaltar o cuidado da editora AVEC. A edição física está simplesmente maravilhosa. A capa está linda e tenebrosa, como deveria ser. A diagramação está muito bonita, além de confortável, deixando a leitura muito mais rápida e atraente. Rendi-me ao trabalho caprichado da editora.


Sem dúvidas, eu indico a obra. Quem gosta de vampiros vai adorar, pois os autores souberam inovar bastante. Quem não gosta, aprenderá a gostar. Digo sem medo: leiam. Esse é um excelente trabalho nacional do gênero fantástico. 



Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Marcos!
    Gosto de Vampiros!
    Gosto de contos!
    Gosto de autores nacionais!
    Então, fiquei muito curiosa em poder ler esse livro.
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Amo vampiros, acho que sempre da para contar algo inspirado na lenda, e por ser nacional me apaixonei mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. Ah.. Ele é composto por contos, então. Fico na duvida se eu gostaria, prefiro aquela bela e velha história completa kkkkk mas assim, eu adoro vampiros, sempre acho o livro deles repleto de aventura. Talvez por isso eu leria esse livro.
    Que bom que gostou, abraços !

    ResponderExcluir
  4. Nunca li livro sobre vampiro. E fiquei super curiosa a esse tanto de elogios dado e com o fato de ser contos. Quero muito ter a chande ler!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Marcos, tudo bem??? Eu adoro contos, mas não curto livros de contos :P
    Também não sou muito fã de histórias de vampiros :P
    Mas por algum motivo, esse livro sempre me chama a atenção. Acho que é porque tem uma proposta bem diferente, mostrando os vampiros mais humanos, sei lá. Diferente do que estamos acostumados a ver.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Marcos,não gosto de vampiros,mas pude perceber através da sua resenha e dos comentários que você fez sobre os contos ,alguns dessa notável coletânea nacional,sim nacional...realmente temos excelentes autores,digo isso muito feliz,que realmente a elaboração e as histórias são realmente bem construídas e elaboradas e que com certeza vale a pena conferir,Gostei muito também da criatividade colocada no último conto que você citou All in,do Alexandre,realmente incrível.Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto mt de livro de contos mas amo vampiros! Nunca li nd nacional relacionado a esse tema, adorei.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda!!! Esses contos parecem ser realmente bons porém não sei se conseguiria ler porque eu não gosto muito de vampiros e não vejo graça neles mas um dia tentarei ler essa coletânea.
    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Eu estava um pouco saturada dos livros do gênero, mas passou hehe. Não sou muito fã de livros de contos, mas leio de vez em quando e fiquei interessada em saber o que rolou nesse jogo de pôquer hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!

    Desde a primeira vez que vi sua resenha deste livro, fiquei curiosa. Ainda não consegui comprá-lo, mas está na minha lista de desejados.
    Adorei sua resenha, e as fotos tbm! A edição parece estar belíssima!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  11. VAMPIROS!!! Ai meu Deus. Tá. Parei. Como você já deve saber, sou mais apaixonada por vampiros do que por mim mesma, então, só pela capa, já compraria o livro. Inclusive, já adicionei na listinha para procurar na Bienal que vai acontecer aqui na cidade este mês. Confesso que já tive algumas experiências bem desastrosas com a literatura vampiresca nacional, o que me deixa muito triste. Alguns sempre pareciam inspirações exageradas de Crepúsculo.
    Justamente por conta disso que me interessei neste. Pelo o que você falou, são contos diferenciados daqueles que estamos acostumados a ver, principalmente o All In. Estou muito curiosa com a obra.

    beijos,
    wwww.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de histórias apenas de vampiros ou que tenham vampiros no meio. Sempre me interessei muito pelo assunto, e gosto principalmente quando os escritores inovam o tema e mostram vampiros de outras formas. Por isso tenho certeza que adoraria ler esse livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. não gosto muito dessa categoria ...



    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que livro é esse? Todos os contos que você mostrou, conseguiu me fazer ficar imensamente curiosa! Eu estou querendo muito ler mais contos, e esse livro parece que não deixa a desejar!
    Dica anotada e como sempre, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  15. Vampiro em lendas indígenas?
    Já amei, gosto muito de contos e ainda mais se for sobre vampiros, me interessei bastante Ness livros, é bom quando o autor quebra o estereótipo de vampiros, gosto bastante quando isso acontece, o livro parece não deixar nada a desejar, vou com certeza garantir o meu exemplar.
    Resenha ótima.

    ResponderExcluir
  16. Marcos
    Tenho um amigo que coleciona livros de vampiros e vou indicar este para ele. Lendo a resenha gostei da premissa do conto Dia da Caça onde os vampiros formaram sua própria sociedade e comercializam o sangue. E não é isso que fazemos com os animais? nada mais justo, afinal os vampiros se consideram superiores a nós e somos a sua alimentação, então porque não também comercializar o nosso sangue? Justo.
    obs: infelizmente não sou vegetariana, adoro comer carne

    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos
    Apesar de não ser meu estilo, lembro que o que me chamou atenção foi as lendas vampirísticas terem sido trabalhadas em alguns contos de uma maneira diferente, como esse vampiro diferente de uma aldeia indígena. Diante dos elogios poderia até dar uma chance a obra.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gosto de fantasia sobrenatural e estou lendo muitos nacionais nos últimos tempos. Não conhecia este livro e fiquei feliz de conhecer porque é bem o que estou procurando para ler.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Gosto muito de contos... Mas confesso que por ser uma obra de se tratar de vampiros não chama muito a minha atenção não... Mas acho super interessante darmos mais valor às obras nacionais... Talvez eu dê uma chance a essa leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do livro. Dos contos que você selecionou dois me chamaram mais a atenção, O Dia da Caça, o conto me lembrou muito o filme 2019: O ano da extinção. O outro foi All In, acho que deve ser o mais assustador do livro, pela pressão presenta na história. Gostei da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Gosto bastante de histórias de vampiros, não conhecia o livro, mas me interessei!
    Gosto muito de contos, pois são histórias mais curtas e dá pra saber o final bem rapidinho haha
    E você elogiou muito, deve ser bom mesmo!
    A capa é maravilhosa, já quero ler.

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha, fiquei curiosa. Curto muito livros sobre vampiros, ainda mais esses com novos mitos, novas regras.
    Parece ser uma obra de contos variáveis e bem escritos.
    Cativando o leitor, inovando, mas sem deixar aquele "que" original do vampirismo.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia a editora e nem o livro. Gosto de livros de vampiros, mas que envolvam um pouco de romance, assim no estilo da coleção não dá, pois está realmente medonha, essa capa é muito realista.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo