05/05/2016

Resenha: Sereia de Vidro

Título: Sereia de Vidro
Autor: Marcelo Antinori
ISBN: 9788562969416
Editora: Bússola
Ano: 2015
Páginas: 72
Compre: Aqui

Sinopse:

Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece.
Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo.
Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. Sereia de Vidro é o título escolhido para lançar os novos selos da editora Bússola nos formatos impresso e digital.

Resenha:

Sereia de Vidro é um livro muito diferente em diversos aspectos. A primeira diferença para os livros tradicionais é o seu tamanho. Feito para ser carregado no bolso e possuidor de poucas páginas, ele foi projetado para leituras curtas e rápidas. Aliás, ele é o primeiro livro de uma série que tem o objetivo de disseminar a leitura em ônibus e metrôs para quem não tem o hábito de ler. E exatamente por isso o tamanho reduzido. Sem dúvidas uma iniciativa que merece ser elogiada. Além disso, o conteúdo não deixa a desejar.

O segundo diferencial da obra é a sua profundidade, mesmo com o número reduzido de páginas. Através da trama mencionada na sinopse acima, o autor cria um caso verossímil, interessante e muito crítico. Afinal, como o livro se passa no nosso atual momento, vemos menção a corrupções, desvios de verbas, políticos desonestos e todo tipo de desvio de caráter que a humanidade enfrenta. Ou seja, além de proporcionar uma leitura rápida, ainda nos faz pensar sobre várias situações que acontecem em nosso cotidiano.


A obra também ganha pontos pelo estilo de narração apresentada, que é a primeira pessoa. Desta forma, conseguimos entender perfeitamente os temores e medos do protagonista. Ele não é um ser perfeito e possui muitos defeitos, mas também algumas qualidades. Por ser alguém tão real e sincero, o leitor acaba embarcando em sua aventura e até compreendendo algumas falhas suas.
“Permanecemos ali sentados por algum tempo, em silêncio. Era difícil processar tanta informação de uma vez. Embora o ambiente nada tivesse a ver com a Ana que eu conhecia, o perfume que emanava na sala era o mesmo que eu tinha sentido em seu corpo quando fizemos amor” (p. 47).
Outro ponto que merece ser comentado é o suspense que abarca a escrita do autor. A todo o momento há algo mais para ser descoberto, algo que o próprio protagonista não sabe. Então, embarcamos junto com o narrador na tentativa de descobrir mais sobre as ações dos dúbios personagens e entendermos as complexas redes que os ligam, mesmo que de maneira invisível.

Se em relação ao enredo eu sou só elogio, quanto à parte física também não tenho o que reclamar. A capa, apesar de bonita, aparentemente não faz sentido, mas após ler a obra, você a entende muito bem. A diagramação é bem simples, com folhas brancas, letras médias e um espaçamento confortável, o que, aliado com o pequeno tamanho da obra e a escrita fluida do autor, dá uma ótima agilidade a leitura.


Sem dúvidas eu indico Sereia de Vidro a todos, seja a quem está começando a ler ou a quem já leu centenas de livros. Com sua trama envolvente e personagens interessantes, essa obra irá te ganhar.



Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. No inicio eu não tinha entendido porque um livro de paginas tao reduzidas, mas depois da sua explicação, o autor merece mesmo felicitações.
    Estamos mesmo precisando de livros assim, como você disse, critico. Nosso país esta vivendo um momento de pura corrupção e é ótimo que um livro venha despertar esse interesse em nós Bom saber ainda que se trata de uma série :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    A sinopse do livro é muito bacana e com a sua resenha, fiquei com mias vontade de ler :)
    Adoro livros assim, curtinhos. E se ele tem uma história tão bacana, tão real, tão crítica, melhor ainda :)
    E esses projetos que incentivam a literatura são sempre bacanas e devem ser apoiados ;)
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas fiquei interessada, as vezes não carregamos um livro por ser grande e acabar sendo um peso a mais no dia-a-dia, e esse além de uma boa leitura é pequeno, adorei
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Gosto muito dessa iniciativa de incitar a leitura em ônibus e metrô. Mas não sabia que haviam feito livros especialmente para isso! Uma pena que eu sinta vertigem qdo estou em movimento, por isso não consigo ler! rsrsrsrsr

    Sobre o livro, gostei muito da capa e sinopse. Tbm gostei do enredo apresentado, tenho uma queda por livros narrados em primeira pessoa, pois assim consigo sentir mais o personagem!

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos!
    Adorei a idéia do autor, me chamou bastante atenção, eu que gosto de ler bastante nas viagens, gostei mto da sinopse tbm, qro conferir com toda ctz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Boa Tarde!
    Já tinha ouvido falar do livro, a capa inicialmente não me chamou a atenção, mas vi muitos comentários positivos sobre o livro então acabei procurando sobre ele, a história é intrigante, misteriosa, e como adoro história que envolve um bom mistério, despertou muito a minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Ao ler a sinopse pensei que não iria me interessar pelo livro, porém, após a resenha fiquei um ppuco curiosa para conhecê-lo. O fato de se passar no momento atual, e mencionar assuntos que estão em discussão, como a política me deixou interessada. Bem legal a editora faze-lo como uma forma de chamar as pessoas que não se interessam por leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Geralmente prefiro livros longos porque eu me apego a história e fico querendo mais hehe. Mas esse é um que está na minha lista. Não sou muito fã de primeira pessoa, os últimos livros que li assim não me dei muito bem, mas esse quero ler porque junto com os seus, só vi elogios a obra.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos!
    Já li algumas resenhas desse livro e são sempre só elogios. O que me deixa muito surpresa é ver o número de páginas e a sinopse. Simplesmente não parece ser coisa para um livro tão curto, né? Fiquei super curiosa e se tiver a chance, vou conferir.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da iniciativa do autor, fazer com que mais pessoas adquiram o hábito da leitura. Gostei do livro, embora ele possua poucas páginas deu para ver que a história é muito boa, com muito suspense e mistério. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Gostei da iniciativa do livro, muito melhor para alguns criarem o hábito de leitura, o livro parece ser bem misterioso, gostei por ser moderno, assim aproveitamos mais a leitura, amo livros narrados em 1° pessoa, fiquei bastante curiosa

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!
    Nunca li um livro edição de bolso e a iniciativa do autor é admirável, muitos não tem o costume de ler livros por preguiça ou por causa da densidade e o número de páginas. Achei a capa linda e acho que iria adorar o livro ser mais real para o leitor.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos
    Sem dúvida, os personagens reais e o suspense são dois pontos a serem elogiados no livro e que também gostei.
    Com certeza o livro vale muito a pena, apesar do tamanho. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Marcos,gostei do tamanho pois podemos carregá-lo com mais facilidade,a sinopse chama bastante atenção assuntos do nosso cotidiano não faltam,corrupção,desvio de verbas,políticos desonestos...Gostei do quote da página 47.Interessante saber que a escrita transmite suspense e a leitura fluida.Entrou para a lista.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei bastante da proposta dos livros do Marcelo.
    Enredo atraente, envolvendo suspense, não tem como largar.
    E o início achei bem engraçado por toda situação irônica. Bem bacana.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro, mas não tem como não ser interessante, com uma proposta de assunto bem atual, um enredo no estilo de mistério e policial, e bem critico tbm. Com certeza apostaria em uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que a cada resenha sua me faz sentir vontade de ler os livros que sugere. Gosto muito de leituras rápidas e curtas, fiquei bastante interessada nesse. Outro ponto que me deixou entusiasmada foi a parte do nosso cotidiano político, é sempre um assunto que me deixa curiosa.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    que bom que curtiu a leitura e que o livro tem um diferencial pelo tamanho, por ser mais prático. A sinopse chama a atenção e realmente a capa parece não fazer sentido em um primeiro momento.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um livro bem interessante, e também parece ter muito conteúdo para tão poucas páginas. Um livro que com certeza lerei caso eu tenha algum dinheiro sobrando!
    Enfim, ótima resenha e excelente dica!

    ResponderExcluir
  20. Gostei da ideia de se fazer livros que atraiam novos leitores, livros muito grandes só para os viciados mesmo. Eu não faço distinção, leio o que me parece interessante. Falando em livros mais finos, acabei de ver num blog um comentário seu dizendo que o segundo livro de mensageiros da morte está para sair. Já estou na fila.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Ainda não conhecia esse projeto, mas gostei muito da ideia, o livro mesmo sendo pequeno parece ter uma historia complexa e interessante e gostei muito dos temas abordados pelo autor !!

    ResponderExcluir
  22. Livros curtos assim são bons para presentear quem está começando o hábito de leitura. Para não assustar. Gostei mais das outras capas, mas se depois de ler ela fará sentido ,pode ser que ue mude de ideia!

    ResponderExcluir
  23. Toda iniciativa que consiga trazer mais e mais leitores, deve ser elogiada. E há tanta gente hoje em dia, tentando se apaixonar pelas letras que é sinal de que está valendo a pena! Como não conhecia o autor, já fiquei encantada com o que li acima e quero muito conhecer esse livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Que série mais interessante!! Estou adorando a sinopse desse livro e gostei muito da resenha também!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de livros que posso levar na bolsa e também livros de leitura ágil, como esse parece ser. Quando tem muitos mistérios queremos ler logo para ir desvendando-os.

    ResponderExcluir
  26. O enredo não parece deixar nada a desejar, com lindas mulheres, crime organizados e gente poderosa. Olha, é de dar inveja a qualquer Bond. Gostei!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não conhecia esse livro, e achei a ideia super interessante. Confesso que gosto de livro com rápida leitura, mas de poucas paginas não (risos), no entanto a forma como o autor como fez o enredo e o que me chamou a atenção. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo