12/07/2016

Resenha: Amor à moda antiga

Título: Amor à moda antiga
Autor: Fabrício Carpinejar
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788581742861
Ano: 2016
Páginas: 104
Compre: Aqui

Sinopse:

Em seu aniversário de 43 anos, Fabrício Carpinejar ganhou de presente uma velha máquina de escrever Olivetti Lettera 82 verde-esmeralda. Desde esse dia, ele se dedica a escrever nela poemas de amor e a guardá-los como um inventário de seus sentimentos e emoções ao longo de sua carreira. Pela primeira vez, a Belas-Letras publica esses poemas exatamente como os originais foram enviados à editora, em maços de papel despachados pelos Correios, sem nenhum tipo de correção ortográfica, edição ou retoques, inclusive com as próprias anotações à mão feitas pelo próprio Carpinejar. Todos os textos de Amor à Moda Antiga (inclusive este) foram originalmente escritos em máquina de escrever. O resultado é um livro orgânico, singelo e apaixonadamente imperfeito, exatamente como o amor é.

Resenha:

Amor à moda antiga é um livro poético de grande beleza. Contudo, apesar do termo “moda antiga” no título do trabalho, o que encontramos aqui uma poesia contemporânea que não se prende aos padrões estéticos “antigos” ou clássicos. O que importa na escrita de Carpinejar é o sentimento retratado e esse sim é “antigo”, por ser belo sem vergonha de se expor.


Como dá para se imaginar pelo título, o livro é uma obra que foca no lado sentimental, principalmente amoroso, abordando as diversas nuances dos sentimentos. Do ciúme ao amor; da ternura à volúpia. Isso dá à obra uma qualidade interessante: a de poder acompanhar o leitor nas mais diversas fases do seu relacionamento.


Como já dito, a obra possui uma abordagem bem contemporânea na construção do texto, constituindo-se a partir da ausência de elementos fixos de métrica e rima. Outro elemento característico dos textos é o tamanho diminuto. Em alguns momentos, alguns textos também lembram versos que são facilmente encontrados em redes sociais, o que ajuda com que leitores menos experientes se interessem pela poesia.


Quanto à parte física, a obra continua tão bela quanto no seu conteúdo. A capa possui uma jacket em alto-relevo belíssima. A diagramação interna também é muito bonita, com diversas páginas em verde, da mesma cor da capa. Outro detalhe chamativo é que a obra foi toda elaborada em uma máquina de escrever antiga, não tendo nada sido modificado posteriormente. O livro foi publicado ainda com as correções do autor, o que dá um ar todo especial ao trabalho.


De uma maneira geral, Amor à moda antiga é um livro ótimo, que convence e que transmite belíssimos sentimentos. Apesar de não ser a melhor obra do gênero, merece destaque por se valer de elementos simples para construir textos ricos. Sem dúvidas, uma leitura recomendada.

Alguns trechos:

 “Tiro a minha roupa
enquanto a sua mão
vai me vestindo.
nunca estarei nu
em seu corpo.”

“só é livre quem não ama.
amar é nascer de novo
com o mesmo desamparo,
sem direito a escolher o nome
os pais, a casa.
é assumir as consequências
de um destino emprestado”.

“ainda ama,
dolorosamente ama,
quando já separado
e vai transar
e não há como desfazer
o mal-estar
de que está traindo.”

“quando o ódio
casa com o amor,
nasce a vingança.”


Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Oi, Marcos!
    Eu amei a capa desse livro! Achei muito linda com esse tom de verde. Não sou muito de poesias, mas com certeza compraria só por causa da capa e do lance de ter sido escrito em máquina de escrever.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Oii Marcos!
    Eu ameeeei esse livro desde que vi...Coisa mais linda e rica!!
    Amo poesias, Carpinejar pra mim eh um dos melhores...O livro tá mto lindo, com essa escrita tbm que deu um ar mto maravilhoso ao conteúdo. Adoreeei adoreeei!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Nossa, que livro lindo! Adorei as fotos que vc postou, parece que deu um charme a mais para a obra! *-*

    Infelizmente, faz muito tempo que não pego um livro de poesias para ler... a quantidade de livros de parceria não deixam eu me aventurar por outros livros! rsrsrsrsrsr
    Mas gostei da sua resenha e vou adicioná-lo na minha lista de desejados. Quem sabe um dia... rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Não é o meu gênero de livro, mas a forma como foi feito, usando a escrita de máquina, com os mesmo erros e correções, essa capa linda! É adorável!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeitíssima pra falar, mas eu adorei este livro!

    Do comecinho do amor, até o final dele. Gostei demais!

    E adorei a resenha ♥

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Sabe que não sou muito fã de poesias. Mas me interessei em ler esse. A capa está linda e isso da edição estar com os erros e na forma da maquina de escrever dá todo um charme a obra.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Marco esse livro é tudo de bom
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, por mais que esse não seja um tipo de leitura que eu goste eu achei a edição tão bem trabalhada que até me fez querer ler. Muitas pessoas falaram bem dele e acho que conferir não vai tirar pedaço.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Que livro mais lindo! Não conhecia esse, vou atrás de saber mais, amo poesia!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!!!

    Todo mundo fala bem de Carpinejar e morro de vontade de ler, ter um pouco de poesia contemporânea é ótimo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!
    Eu adoro o estilo do Carpinejar. Os jogos de palavras, a intensidade...acho incrível.
    Ainda não li "Amor à moda antiga", mas gostaria de ler.
    Dos trechos que você destacou, meu favorito foi o primeiro.
    Linda essa jacket!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e o conteúdo deste livro é maravilhoso já pelo titulo ♥
    Amei a diagramação e como uma boa amante de poesia, é claro que quero ler esse livro que já fascina pela capa *--*

    ResponderExcluir
  14. Oiiii Marcos. Como você bem sabe, poesia não é para mim. Mas me interessei muito por esse. Ahhhh, falar sobre amor <3
    Ontem mesmo eu estava conversando com um escritor e ele me perguntou sobre meus trabalhos.... amor... amor... amor.... eu só sei falar de amor. Respondi. Claro, abordo outros temas. Mas eu preciso de um amor ali hahahha. Até meus textos na minha página são assim. Cheios de amor e sofrência kkkkk
    Então esse livro acabou me atraindo bastante. Essa capa é maravilhosa e que bacana essa edição. Torna tudo mais especial né? Foi pra lista, com certeza =D Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,

    Não li nada do autor ainda mas tenho muita curiosidade, é bom mudar um pouco o estilo as vezes....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Já conhecia o livro desde seu pré lançamento, pela divulgação na editora, que é de uma cidade vizinha a minha! Mas ainda não tive o prazer de ler. Tenho Espero Alguém - Crônicas, do autor, e novamente surpreendente. A capa de Amor a moda antiga está linda! Querendo muito, claro. Obrigada por sua ótima resenha e pela belíssima dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Achei fofo!
    Ainda não conheço os livros do autor, mas já li alguns textos e são bons!
    Espero ter a oportunidade de ler este livro!
    Amei esses detalhes na capa <3

    ResponderExcluir
  18. ah faz tempo q eu não leio um livro de poesias!!
    eu achei as fotos lindas! além dos textos é uma poesia para os olhos né?
    toda vida que fala da olivette eu lembro da minha mãe que adora contar histórias sobre essa máquina

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos
    Esse livro tem sido bastante elogiado e gostei de sua resenha também. Sempre quis ler algo dele. Adoro livros recheados de sentimentos e amei a dica.

    ResponderExcluir
  20. Gente como não se apaixonar por um livro tão encantador? (Refiro-me a parte estética do mesmo, aqui.)
    A trabalho de diagramação desse livro está incrível.
    Apesar de gostar de poesias, o lado sentimental da obra me faz perder um pouco o interesse. Não é algo que eu goste muito de ler, então esta dica vai ficar para a posterioridade.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  21. Amo os livros do Fabrício Carpinejar, mas ainda não conhecia esse livro, agora já quero e já precisoooooooo ler!
    Obrigada por me apresentar a obra. <3

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marcos.
    Acho que ainda não li nada do Carpinejar e esse livro me pareceu ser uma boa forma de começar. Acho que darei uma chance a ela, apesar do trechos destacados não despertarem muito a minha atenção.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  23. Marcos
    Preciso ler algo deste autor, já li várias resenhas de obras dele mais até agora só o conheço pelas resenhas mesmo. E o amor sempre me impressiona.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos seis livros da Carina Rissi no Instagram do blog

    ResponderExcluir
  24. Achei linda e diferente essa capa! Apesar de não ter gostado muito! :)

    ResponderExcluir
  25. Não sou de ler poesias mas gostei de conhecer a obra. Gostei dos trechos que você separou. Amei a ideia de preservar a diagramação original, ainda em máquina de escrever, com os erros do poeta, a capa é linda.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nenhum livro do autor, porém, os textos que li lá no face dele, ameeeei!
    Que lindeza.
    E muito realístico. E entendi tudo kkkkk
    Amei esse livro. Deu vontade de passar a mão na tela do pc kkkk que capa + diagramação perfeitas!!!!
    Parabéns pelo livro!!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo