09/10/2016

Resenha: O Caminho do Louco

Título: O Caminho do Louco
Autor: Alex Mandarino
Editora: AVEC Editora
ISBN: 9788567901541
Ano: 2016
Páginas: 296
Compre: Aqui

Sinopse:

O brasileiro André Moire deixa tudo para trás para se envolver com um grupo internacional secreto que representa os arcanos do Tarot. Dispostos a elevar a consciência da humanidade e mudar o planeta, eles lançam mão de magia, ciência, arte, técnicas hacker e até mesmo parkour e videogames para enfrentar as forças da conformidade. Conheça o Louco, o Mago, a Sacerdotisa, o Carro, o Sol, a Imperatriz, o Imperador e vários outros arcanos maiores e menores neste thriller conspiratório com toques subversivos e sobrenaturais. Com uma trama sombria e misteriosa que ocorre em locais como Rio de Janeiro, Paris, México, Amazônia, Riviera e Inglaterra, Guerras do Tarot fará você pensar e repensar no que acredita. Comece neste livro a trilhar “o Caminho do Louco”.

Resenha:

Eu ainda estou extasiada e bastante admirada com essa história, foi uma leitura totalmente diferente de tudo que já li, desde a construção dos personagens, a premissa e os temas abordados. Alex Mandarino ganhou-me lentamente, gradativamente e depois, quando percebi onde ele estava levando-me, fiquei assombrada e arrebata, era definitivo: apaixonei-me pelo Louco. Quer saber como? Confira abaixo.

No começo do livro estava achando a história parada e com muitas informações, tanto que pensei que não conseguiria guarda-las e que ficariam muitas pontas soltas, mas, ao decorrer da leitura, fui entendendo e aprendendo sobre o tarô e as mortes e os mistérios começam a fazer sentido. Depois, não podia acreditar que fui tão idiota ao ponto de pensar que seria uma leitura difícil; mas não, foi muito surpreendente, de uma forma que havia momentos que não estava acreditando no que lia, pensamentos que só eu pensava ter, reflexões e divagações filosóficas que fizeram-me ficar embasbacada e extasiada. Se pudesse marcava o livro todo, porque marquei inúmeras frases que seriam um tapa de realidade para muitas pessoas.

Quando André decide largar seu trabalho por estar farto da mesmice e de trabalhar tanto e não ser reconhecido e valorizado, não poderia imaginar que a aventura e férias que queria estava prestes a realizar-se de uma forma tão inesperada. Após viajar e visitar vários lugares, o homem é chamado para ajudar um grupo de tarô e que ele era um dos arcanos maiores. Ao invés de ficar assustado e desorientado, como era esperado, sua atitude foi contrária, sentiu que estava sendo chamado para algo maior e que não ligaria de conhecer esse caminho pelo qual iria trilhar para poder ajudar esse grupo.
“– Viagens são uma arte esquecida, você sabe. O que importa não é a chegada nem partida, esses são apenas pontos. O que importa é a linha reta, o meio. O meio é importante, mais importante que os extremos”.

Sempre tive interesse pelo tarô, mas nunca tive a oportunidade ou tempo de saber nem que seja um pouquinho e digamos que esse livro impulsionou essa vontade de querer aprender sobre. Achei fascinante como O Mago, A Sacerdotisa, O Carro, O Sol e O Imperador têm um papel fundamental na trajetória do Louco. Cada um carrega uma mensagem, respostas e direcionamentos para André que precisa aprender sozinho sobre esse caminho, além disso, precisa tomar cuidado com os perigos e inimigos. Sem contar que fiquei superanimada para saber mais sobre O Sol e O Mundo.


A viagem do Louco é um aprendizado e despertar para André, mostrando ensinamentos valiosos que fui absorvendo a cada capítulo. Conheci histórias incríveis de cada personagem, lições em desafios inusitados que nunca fizeram tão sentido, sim, é de você mesmo Mago que estou falando, descobertas que alguns dos arcanos tiveram antes de se tornarem quem são. O tarô foi começando a fazer sentido para mim e entendendo o objetivo daquele grupo em querer elevar a consciência humana e mudar o planeta. Imagina como seria o mundo sem preconceito, violência, homofobia, crueldade, injustiça e todos esses obstáculos criados pelo próprio homem que o destroem cada vez mais.  O individualismo é o mal que mais persegue a humanidade e o grupo quer que todos possam evoluir e fazer o mundo um lugar melhor. 
 [...] Qualquer coisa que possa levar a um estágio que bilhões de pessoas deixem de ser escravas e passem a viver, em vez de ficarem ilustrando e polindo e lambendo as grades de uma cela que elas mesmas construíram, por puro comodismo e “ proteção”. Não é à toa que os governos se empenham tanto em deixar todos com medo. Medo do terrorismo, medo dos serial killer, medo dos assaltantes, medo dos negros, medos dos árabes, medo dos americanos, medo de tudo”.

Parece até sonho isso, né? Porém, digo que ao ler o que os arcanos enfrentam, as filosofias que têm e objetivos, essa teoria apresenta-se possível. No tarô não existe uma hierarquia, nem proibição, você tem o livre arbítrio e O Louco entende isso, ao perceber que não foi forçado e nem levado a fazer nada, pode ter uma religião ou não, pode pensar diferente e ser totalmente diferente dos demais arcanos, mas suas finalidades são as mesmas.
“ Justifique uma morte pela sua causa e você começa a justificar tudo. Sua causa termina ali mesmo, também morta”.

Os capítulos são alternados entre os membros do Tarot, André, Daedalus, Bispo de Bayonne, um policial e o inimigo do grupo internacional que até então não sabemos quem é e outros personagens que são importantes para a trama. Pensei que não conseguiria dar conta de todos esses personagens; muitas histórias, seria um quebra-cabeça enorme, mas a graça está nessa, de você pensar sobre tudo o que está acontecendo, você saber até mais que os protagonistas e poder elaborar suas teorias e até ficar mais ansioso de saber o que iria acontecer e quem eram os inimigos e seus perigos. Cada ponto que parecia solta entrelaça-se com um mistério, uma morte, um manuscrito, uma descoberta ou até mesmo um personagem. Aqui você será surpreendido a todo momento.


Perguntas irão surgir: Quem é o cão que persegue O Louco? Quem são os inimigos? E quão grande é seu poder e sua influência? Quem são exatamente esses Escravos? Como são controlados? O que manuscritos tão esquecidos pelo tempo podem acarretar no presente? Conseguiram completar o baralho? André vai conseguir ter êxito em seu percurso? Como os arcanos se descobriram? Como o grupo se reuniu? Até onde o acaso pode mudar nossas vidas?  São incontáveis indagações e muitas delas não serão respondidas, consequentemente faz aumentar ainda mais minha ansiedade e curiosidade.

“– Outro mistério da magia: “ só encontrará o que não está procurando”.

Houve momentos em que o nível de tensão era tão alto que eu rezava para não ser interrompida, ou o ponto de ônibus que iria descer demorasse, que aquele engarrafamento que a gente odeia aparecesse por uma boa causa; não me importava, desde que pudesse arrematar aquele momento. Em outras situações, eu já estava com medo do resultado, mas quem disse que conseguia parar de ler? Alex Mandarino tem uma escrita viciante, não dá trégua ao leitor ao elaborar uma trilha de acontecimentos tão inteligentes e brilhantes que, quando chega ao clímax, o leitor nem perceberá quantas páginas leu, se é dia ou noite, estará totalmente absorto naquele mundo e seus mistérios, só parará de desbravar quando finalmente finalizar o livro e vai sentir falta de mais páginas, mais histórias, mais arcanos, mistérios, aquela tensão que a gente adora nos livros.

O Caminho do Louco é o exemplo de livro que você não imaginava que iria gostar tanto, que nunca faria tanto sentido para você, que guardava uma grande história que você pode correlacionar com o passado e presente, pensamentos de alguém que pensa como você ou que vai te fazer refletir e achar seu caminho, seus ideais e muitas outras surpresas. Um livro que você vai querer recomendar para seus amigos e fazer com que leiam porque não quer ser egoísta de guardar essa história inimaginável e original. Minha experiência com essa obra vai além das palavras, só sei sentir, não paro de sorrir, de ficar, alvoroçada, entusiasma e feliz de ter lido algo dessa magnitude. É algo que não se descreve e que só você sabe como é mas é incapaz de explicar.
“[...] O sábio compreende não apenas suas origens, mas também entende como relacionar esses conhecimentos com outros. Uma memória enciclopédica de nada vale se você não consegue relacionar. A inteligência e conhecimento vêm do cruzamento de informações, não do acúmulo dados”.


Quando começar a ler esse livro, esteja avisado de que não vai conseguir largá-lo, e, quando o terminar, não vai conseguir parar de pensar nele. Ainda estou assimilando tudo o que li e aprendi; as descobertas não foram o suficiente para aplacar minha curiosidade e incertezas, ainda tem a questão de você querer conhecer logo os outros arcanos maiores e saber o poder dos arcanos menores. Estou ansiosa pela continuação e espero ler outros livros com essa temática e que sejam tão espetaculares quanto esse.

A AVEC fez um belo trabalho com esse livro, apresentando uma capa impressionante, assombrosa e sensacional feita pelo Vitor Coelho e Leandra Lambert; a diagramação do Vitor também ficou impecável e notável. A revisão da Miriam Machado está ótima, e as ilustrações das cartas de Tarot do Fred Rubim ficaram extraordinárias. Você, leitor, sairá em vantagem, além de levar um belo livro para casa, ainda vai ter uma grande leitura.


Se você gosta de thriller com toques sobrenaturais e temática diferente, vai adorar essa história que envolve tudo o que gostamos: tensões, mistérios, suspenses, personagens verossímeis e uma premissa que vai deixá-lo enlouquecido. Trilhe o Caminho do Louco e descubra-se! 

Outras fotos:







Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Nunca li nada do gênero, mas fiquei bem curiosa por causa de sua opinião sobre o livro, me parece ser uma história cheia de mistérios e surpresas.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  2. Esse mundo de tarô e afins, não é muito minha praia não. Mas aventura, mistério e descobertas? Sim!
    Como não conhecia o livro, estou aqui encantada com a capa e as ilustrações! Que espetáculo isso.
    Isso do caminho, do se descobrir e de tentar consertar ou mudar o mundo é algo que foge aos padrões.
    Vai para a lista de desejados urgente!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís!

    Que enredo diferente!
    Gostei da sua resenha e da premissa. Fiquei curiosa, vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero gostar tanto quanto vc da leitura.
    Gostei muito da edição tbm, parabéns a editora, o livro está lindo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais!
    Menina, eu também sempre fui fisgada por assuntos que envolvem tarô (apesar de não saber muita coisa)
    Lendo sua resenha, eu tenho certeza que vou adorar esse livro. Tem tudo que gosto!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais,
    Acho que ao final do livro, seria eu a louca, rs.
    Nunca li nada parecido, bem interessante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thaís.
    Lembro quando vi esse livro aqui nos lançamentos e me interessei por ele. Além da capa linda, o assunto tarô também e interessa bastante desde que li um livro quando era criança que fazia bastante referencia hehe. E pelo o que você falou o livro é bem complexo. Adoro livros que mesmo depois que a gente fecha ele, a história continua na nossa mente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava de olho neste livro. Já tinha visto a capa e a promessa do que viria, agora tenho certeza que vou amar a leitura!

    Apaixonei na resenha!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  8. Thaís!
    Bom demais quando lemos um livro que nos tira da zona de conforto e ainda melhor quando este nos faz refletir sobre várias questões da vida.
    Sempre tive um lado exotérico que me acompanha e como meus pais eram também tarólogos, convivi muito com esse mundo místico, o que me faz interessar pelo livro e pela abordagem aplicada.
    “Buscamos, no outro, não a sabedoria do conselho, mas o silêncio da escuta; não a solidez do músculo, mas o colo que acolhe.” (Rubem Alves)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaís!

    Que edição lindíssima! Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas assim como você sempre tive curiosidade com o Tarô. Pela resenha já deu pra perceber que é um livro tenso e de tirar o fôlego! Fiquei bastante curiosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dessa capa. Adoro livros com temas sobrenaturais, sei um tanto de tarôt e acho que iria curtir essa jornada do louco.

    ResponderExcluir
  11. Oi! Já tinha visto o livro, não me lembro onde, a história eh mto boa, sem contar que livros nacionais têm me surpreendido dmais, qro conferir siim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que livro interessante! Nunca li nada que envolvesse adivinhação ou cartas de tarô, aliás, até conheço bem pouco sobre. Já tinha visto esse livro por aí, mas não fazia nem ideia do que se tratava, que bom que me deparei com essa resenha sua. Parece ser uma jornada bem intensa a do personagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Thaís
    Não conheço nadinha de Tarot, mas não foi isso que mais me chamou a atenção na resenha. Primeiro foram as Fotos, desde a capa até seu interior, tudo é bem bonito e de qualidade. Depois foi o enredo, que parece alucinante. O autor é editora estão realmente de parabéns e também você por esta maravilhosa resenha.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Thaís!!
    Achei muito interessante a história!! Fiquei muito curiosa de como esse autor usou as cartas de tarô no livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Não me cativou tanto, mas parece ser bem legal e cheio de ensinamentos e aventuras!
    As ilustrações estão magníficas!
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo