18/04/2016

Resenha: Isso também vai passar

Título: Isso também vai passar
Autora: Milena Busquets
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535926873
Ano: 
2016
Páginas: 
152
Compre: Aqui

Sinopse:

Um imperador convoca sábios e pede uma frase que sirva a todas as situações possíveis. Depois de meses, eles aparecem com uma proposta: “Isso também vai passar”. Quando Blanca era pequena, sua mãe contou essa história para ajudá-la a superar a morte do pai, e então acrescentou: “A dor e o pesar passam, assim como a euforia e a felicidade. Após a morte da mãe, restam as memórias do que Blanca viveu ao lado de quem a trouxe à vida, e o desejo de completar sua existência convivendo com as amigas, os filhos e os homens importantes do passado. Durante um verão na mediterrânea Cadaqués, ela se esforça para encontrar um novo caminho na vida.

Resenha:

Adoro quando autores fogem do ponto comum. Explora-se tanto uma literatura claramente comercial, que sobram poucos livros que fogem de uma estrutura já batida. Isso também vai passar me ganhou exatamente fugir do estilo de trama com grandes reviravoltas, amores ardentes e impossíveis e criaturas inomináveis. O que temos nesse livro é a vida, pura e simplesmente. A vida em páginas, em palavras, em literatura.

Blanca, nossa protagonista, é uma mulher normal. Ela tem um filho e dois ex-maridos. Como qualquer pessoa comum, está acostumada com o fluxo da vida de ganhos e perdas. Porém, o que ela não esperava é que a perda de sua mãe fosse revirar tanto sua vida e suas emoções. Mesmo sabendo que aquele dia estava próximo de acontecer, ela não estava preparada. Então, após o enterro, ela desaba. Tenta manter a aparência de força, algo que também é naturalmente humano, mas, por dentro, ela está por um fio.


Diante desse cenário de dor, nostalgia e incertezas sobre qual caminho ela deve tomar, Blanca acaba por se decidir que irá passar parte do verão em Cadaqués. Ela acredita que alguns dias de paz podem ajudá-la a colocar a sua vida nos trilhos. Para tal, ela convoca suas amigas inseparáveis, seus dois ex-maridos – que continuam seus amigos – e o atual amante. Mochila nas costas e dores no coração, ela resolve tentar reconstruir a sua vida.
“Mas acho que você me amava, nem muito nem pouco, me amava e ponto final. Sempre achei que os que dizem “Eu te amo muito” na realidade te amam pouco e que talvez acrescentem o “muito”, que no caso significa “pouco”, por timidez ou por medo da contundência do “Eu te amo”, que é a única maneira verdadeiramente de dizer “Eu te amo”” (p. 8).
Partindo dessa premissa, Milena Busquets cria um texto altamente linear, mas também profundamente humano. Não há grandes reviravoltas típicas dos livros românticos. Ao contrário, há o sofrimento de alguém que perdeu a mãe; há também uma mulher real que gosta de conversar, beber e de sexo. Há toda uma naturalidade na obra que não encontramos na maioria dos romances, o que deixa o texto mais envolvente e mais próximo do leitor.

Além disso, o livro foca mais no autodescobrimento do que em ter uma estrutura com começo, meio e fim. O livro começa com um acontecimento aleatório, a morte da mãe da protagonista, e termina com outro acontecimento aleatório, o término de um fim de semana. Assim como a vida não tem uma estrutura rígida, o livro também não a possui. Isso pode incomodar alguns leitores, mas, para mim, funcionou perfeitamente. Aliás, acredito até que esse enredo focado nas dores e no conhecimento próprio faz muito mais sentido através de um relato solto, exatamente como aconteceu na obra.


Ademais, como muito bem definiu o Le Monde, o livro funciona como “o retrato de uma geração”. Através da obra, dá para ter uma ideia bem interessante da cultura espanhola e da forma de pensamento dos nascidos nos anos 60/70. Percebemos uma diferença substancial no agir, no falar e até no modo que encaram a liberdade. Para quem gosta de comparar culturas e gerações, é um prato cheio.
“Óscar é um firme defensor dos poderes curativos do sexo, um desses homens de temperamento vital e saúde vigorosa segundo os quais não há desgraça, desgosto ou decepção que o sexo não possa resolver. Está triste? Trepe. Com dor de cabeça? Trepe. Seu computador pifou? Trepe. Sua mãe morreu? Trepe. Às vezes funciona” (p. 14).
Quanto à parte física, também tenho apenas elogios. A capa está belíssima e consegue retratar bem o que a obra vai abarcar. A diagramação está simples, mas eficaz. As letras e espaçamento possuem tamanhos adequados. Além disso, temos uma boa tradução e revisão. Ou seja, tudo contribui para uma boa leitura.

Dessa forma, diante dos aspectos mencionados, é claro que indico Isso também vai passar. Provavelmente, ele não agradará todos os leitores, principalmente por causa de sua trama mais linear e sem uma estrutura rígida. Porém, certamente, ele vai satisfazer quem procura um enredo diferenciado e com uma protagonista sincera e aberta sobre seus sentimentos.



Comentários
35 Comentários

35 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    A história parece muito boa.
    O fato de ser uma história simples e sem grandes reviravoltas como você mesmo citou, me fez ter vontade de ler, gosto de coisas mais simples.
    Vou acrescenta-lo a minha lista.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeira vez aqui no seu blog! Sua resenha ta ótima e fiquei encantada com esta capa e agora mais ainda com a história, por muitas vezes prefiro livros que trazem um toque mais de realidade e profundidade para obra, com certeza esse livro entrará para minha lista de prioridades pra ler :)

    Conto sua visita!

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Adoro quando os livros começam e terminam de forma aleatória hahahaha
    Confesso que pela capa e o título eu não compraria o livro, mas gostei muito da sua resenha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Não conhecia o livro, apesar de ter visto a capa em algum lugar, não parei para ler a sinopse.
    Tbm gosto de narrativas mais soltas, que embalam a vida como ela deve ser. Fiquei curiosa com sua resenha e espero poder ter a oportunidade de lê-lo um dia!

    Como sempre, resenha perfeita!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Que capa de um azul mais lindo. A grafia e a imagem tao mesmo de parabéns.
    Achei a história bem legal por ser comum. Todos nós passamos por momentos difíceis e esse título encaixa bem nesses momentos.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  6. A capa esta belíssima mesmo, se trata de uma história simples com muitos acontecimentos, a sinopse nos faz pensar que é um livro pobre de acontecimentos, mas pela resenha comecei a pensar diferente, agora quero logo conhecer essa obra

    ResponderExcluir
  7. Oi esse livro e a minha cara, gosto quando o autor tb deixa o leitor a vontade para criar continuacoes de historias e refletir com elas... Gostei muito da resenha e leria com certeza!
    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o titulo do livro profético: "Isso também vai passar"! Gosto de livro assim ancorados numa realidade palpável, livros nos quais vez ou outra nós conseguimos nos reconhecer ou reconhecer a nossos entes queridos ou não... Por tudo o que você disse esse livro me lembrou Zambra, Anne Tyler e Milan Kundera, autores que eu amo muito e mais ainda!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. O fato do enredo ser diferenciado é o que mais me interessou!! Mas tenho minhas dúvidas por ser uma trama linear.

    ResponderExcluir
  10. A capa é muito bonita! Embora a sua resenha mostre que a obra é boa, não sei se a mesma me agradaria, talvez sim, talvez não, eu precisaria ler para saber! Eu leria, mas não seria uma das minha prioridades!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Achei essa capa linda!
    Fiquei com bastante vontade de ler, principalmente, quando você mencionou que o livro fugiu do comum, issso é bastante original.
    Adorei sua resenha.
    Bjo

    http://coisasdediane.bloggspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A capa está realmente belíssima! Parece ser um livro que foge realmente desses modelos tradicionais. Acredito que iria gostar da leitura e de ver esse auto amadurecimento da personagem! Ótima dica.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Oi
    que bom que curtiu a leitura, a história parece ser boa e eu acho legal livros que fala sobre autodescoberta, legal a protagonista ser amiga de seus ex-maridos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. O livro parece fugir um pouco do tradicional e eu gostei , fiquei interessada em ler tbm =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Eu achei essa capa maravilhosa. Não conhecia esse livro ainda e não sei se eu leria ele. Gosto de vir aqui no blog porque sempre vejo dicas de livros diferentes dos outros muitos blogs que temos. Mas confesso que não via você lendo um livro assim hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, mas achei a capa super bonita. Pelo que você falou na resenha, me parece ser um livro bem interessante.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marcos, Tudo bem?

    Confesso que adorei toda a estória, suas apresentações, adoro quando autor foge do comum, na maioria da vezes o que realmente me faz admirar a leitura e toque de realidade, eu simplesmente amo isso, quando sinto tudo que tudo aquilo poderia ser real que muitas pessoas vivem certos tipos de coisa, foge dessa ideia de contos de fadas, da ideia de " se fosse na vida real não aconteceria isso" eu amei tanto a capa quanto essa resenha maravilhosa :)

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos
    Achei o livro bem realista e que chega a ser mais próximo do leitor, criando um laço entre obra, escritor e leitor. Eu acho que seria um desses leitores que nao iria gostar do enredo, não gosto muito de livros lineares e a sinopse não chamou tanto a minha atenção.
    Parabéns pela resenha pois descreve muito bem o que o livro transmite.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Marcos, eu leria esse livro só pelo título.
    Lendo sua resenha, me animei ainda mais. Livros com linearidade me atraem e essa transparência com que a vida real é tratada é outro ponto em favor do livro.
    A capa também está incrível!
    Outra coisa, gosto disso no seu blog, essa forma eclética. Tem livros para todos os gostos aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá...
    Adorei a capa do livro e o título já chama bastante a atenção... Adorei a resenha e estou doida para conhecer a história de Blanca... Gosto de livros que trazem a tona um pouco da realidade da vida e que ninguém está 100% bem o tempo todo... Com certeza "Isso também vai passar" fará parte de minhas leituras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Acho legal ter esse tipo de leitura as vezes, fugir do comum, fugir da fantasia. Ter uma coisa real pra se pensar. Acho que esse livro deve trazer isso pra quem o lê. Achei muito bacana, colocarei na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  22. É tão bom ler algo com historias simples de vez em quando, já que, hoje em dia até as histórias que deveriam ser simples ficam exageradas. Além disso, esse ponto de mostrar como o ser humano age em momentos de perda é maravilhoso.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcos!
    Identifiquei esse livro com os da escritora Kristin Hannah, que são baseados em relatos mais voltados para a vida e para as situações que transformam o jeito de viver de cada personagem. E por isso já gostei muito dele. Perder alguém é algo terrível e não são todas as pessoas que conseguem tirar o último fôlego de coragem pra tentar mudar as emoções de dor e sofrimento. Essas histórias de coragem e superação sempre me conquistaram. Uma excelente dica de leitura!
    Abs!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marcos
    Ainda desconhecia o livro, mas adorei sua descrição. Gosto quando alguns livros fogem de uma trama da qual já estamos acostumados a ver. Além disso, a naturalidade da personagem e a dor da perda me atraem.
    Adorei a resenha e gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  25. Não vou negar que quando o livro aborda um estória muito real, muito humana geralmente não me prende muito a leitura, no entanto o que me chamou a atenção na sua resenha foi o fato da protagonista se auto descobri, de uma certa forma isso faz com que nos pensamos e refletimos sobre nossas vidas, essa série uma forma de nos identificar, e se colocar no lugar personagem, apesar dessa trama não ter nada surpreendente, vejo que autora com sua simples estória vai fazer com que o leitor se sinta parte dessa estória.

    ResponderExcluir
  26. Olá Marcos, tudo bem ???
    A primeira vez que me deparei com esse livro foi quando pesquisava preços na internet. Nunca tinha ouvido falar nele, mas essa capa maravilhosa, que nos passa tranquilidade e calma me conquistou, sem nem mesmo saber do que o livro tratava, decidi adiciona-lo na minha listinha, porém até hoje não consegui adquirir um exemplar e iniciar a leitura.
    Gostei muito da sua resenha por apresentar mais detalhes sobre a obra. Já esperava um livro diferente, uma história mais real, porém gostei de saber que mesmo fugindo do comum, daquilo que estamos tão acostumados a encontrar por aí, ele conquista o leitor.
    Gosto de livros mais comerciais, mas também amo aqueles que fogem do comum, e por esse mesmo motivo mantenho o livro em minha lista, e torço para conseguir realizar a leitura em breve !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  27. Marcos
    Não leio muitos livros assim, este me chamou a atenção pela perda da protagonista. Passei por isso a seis meses atrás e confesso que não é nada fácil, é como se quebrasse alguma coisa dentro da gente. Ainda não me recuperei, mas com apoio de uma família sólida como a minha, acredito que seja mais fácil do que foi para a protagonista.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante da resenha.
    Mas porém essa não seria uma leitura para, apesar do enredo parecer ser muito bom, estou passando pela fase da meia idade literária, interessante o fato dela está tentando se reconstruir depois de uma perda.
    Perder entes queridos dói e eu sei o quanto então não quero reviver isso.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  29. Oiii Marcos, tudo bem???
    Realmente é bem difícil encontrar livros que fujam do lugar comum :P
    Então sempre que acho algo que pareça diferente, quero ler :)
    Mas confesso que este livro não chamou a minha atenção. Pelo menos não neste momento :P
    Mas adorei a resenha, como sempre :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Marcos,gostei de saber que esse livro se distingue da literatura comercial e temos a vida em páginas,em palavras,em literatura comercial e temos a vida em páginas,em palavras,em literatura.Realmente a perda de uma mãe mexe muita com a pessoa e isso nos mostra uma personagem praticamente real.Amei o quote da página 8.Gostei de saber que o texto é profundamente humano.Interessante focar no auto descobrimento.Legal retratar gerações de 60 e 70.Achei a capa belíssima.Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Oii!
    Gostei mto da permissa!
    Livros que nos transportam pra outros mundos eh sempre mto bons msm...
    O livro parece ser ótimo realmente!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. A história parece ser ótima, ainda mais por mostrar bem sentimentos reais e também uma cultura diferente em uma época diferente. Gostei muito da resenha, mesmo ele fugindo do comum, acho que gostaria da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Pela sua resenha eu fiquei vontade de ler o livro, a história parece ter sido muito bem escrita, e acho que é realmente boa, mas não lembro de já ter lido um livro assim, tudo linear, e sem um "acontecimento" grande. Então provavelmente darei uma chance, e ver se gosto desse tipo de história.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  34. Acho que não lerei. Achei muito triste e pra baixo. Gosto de obras que me animam, porque de problemas já chegam os meus, rsrsrs
    porém, amei a capa, que cores lindas!!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  35. Me lembrou um pouco Comer, rezar e amar, por ser uma jornada de auto descobrimento não tenho vontade de conhecer mais, porém pra quem gosta de drama se encaixará perfeitamente

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo