17/04/2016

Resenha: Nunca Jamais

Título: Nunca Jamais
Autoras: Colleen Hoover e Tarryn Fisher
Editora: Galera
ISBN: 
9788501106216
Ano: 
2016
Páginas: 
192
Compre: Aqui

Sinopse:

Charlie Wynwood e Silas Nash são melhores amigos desde pequenos. Mas, agora, são completos estranhos. O primeiro beijo, a primeira briga, o momento em que se apaixonaram... Toda recordação desapareceu. E nenhum dos dois tem ideia do que aconteceu e em quem podem confiar.
Charlie e Silas precisam trabalhar juntos para descobrir a verdade sobre o que aconteceu com eles e o porquê. Mas, quanto mais eles aprendem sobre quem eram, mais questionam o motivo pelo qual se juntaram no passado.

Resenha:

Por sempre ler resenhas positivas em relação aos livros da Colleen Hoover, estava curioso para conferir a sua escrita e descobrir se era realmente tudo o que falavam. Quando a Galera lançou Nunca Jamais, um livro com um toque de suspense, onde a Hoover era uma das autoras, percebi que era o momento de ler algo dela. Contudo, nem tudo foi como eu imaginava. Os motivos? Confira comigo.

Charlie Wynwood e Silas Nash são praticamente inseparáveis. Ou eram, ao menos. Pelo que eles ouviram falar, eram amigos desde a infância e começaram a namorar durante a juventude. Porém, eles não se lembram de nada. Algo aconteceu e apagou a memória dos dois. Eles se lembram das coisas mais banais, como nome de artistas e fofocas. Entretanto, em relação as suas vidas, nada restou na memória.


Os dois, com medo e vergonha de assumir que não se lembravam de nada, percebem que deveriam unir forças para descobrir quem eles eram e qual o motivo de tudo estar acontecendo. Porém, infelizmente, nem todas as descobertas são exatamente o que esperavam. Eles começam a perceber que, na maior parte do tempo, eles não eram as melhores pessoas do mundo. O que irá acontecer? Só lendo para descobrir.
“Na minha opinião, se é para trair, tem que ser com alguém por quem vale a pena pecar. Não sei se esse é um pensamento da antiga ou da nova Charlie” (p. 81).
Partindo dessa premissa, as autoras começam a reconstruir os personagens lentamente. Esse processo de redescobrimento de personalidades, gostos e de ações tomadas anteriormente é deveras interessante. Isso fica ainda mais evidenciado pela narração intercalada em primeira pessoa, o que permite que o leitor consiga entender os pensamentos e ações dos personagens de maneira mais íntima.

Outro ponto positivo na obra é a escrita das autoras: direta, verdadeira e envolvente. Elas escrevem de uma forma que se torna impossível não ser envolvido pelo enredo. Se o suspense por si só já tem uma carga magnética, a escrita o completa, deixando o enredo ainda mais atraente. Isso, somado com a boa construção dos personagens, que possuem uma profundidade adequada e são complexos, faz com que o livro tenha um grande potencial para deslanchar.


O único problema que fez o livro não alcançar todo o seu potencial foi a estratégia de marketing adotada pelas autoras. Temos um livro pequeno, com muitas pontas soltas, e que poderia ser muito bem a primeira parte de um livro maior. As autoras, ou suas editoras originais (o livro já veio para o Brasil dividido dessa maneira), resolveram construir com o enredo três livros curtíssimos. Isso deixou a trama fragmentada, o que frustra o leitor que está ávido por respostas. Apesar de todo o bom desenvolvimento, os mais curiosos, como eu, terminarão com um gosto amargo. Afinal, o enredo não está completo. Nunca Jamais claramente não é um livro fechado e que se complementa com outras duas obras maiores; ele é, na verdade, apenas a primeira parte de algo que deveria ser um livro grande.
“Como esperado, ela finge estar desapontada consigo mesma.Como esperado, me sinto vitorioso” (p. 147).
Quanto à parte física, não tenho o que reclamar. A obra conta com uma capa muito bonita e chamativa, deixando no ar um clima de romance, mas também de mistério. A diagramação está simples, mas muito confortável, com letras e espaçamento em bom tamanho. A revisão e tradução também foram bem feitas. Ou seja, tudo contribui para uma boa leitura.

Diante de todos os aspectos mencionados, eu indico Nunca Jamais, porém, deixo um grande aviso: não crie expectativas em relação a um enredo fechado ou a muitas respostas. Se você for com muita sede, irá se decepcionar. Caso leia esperando uma boa introdução, o livro irá te satisfazer completamente.



Comentários
36 Comentários

36 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu também tenho muita vontade de finalmente ler um livro da autora que sempre é tão elogiada. Mas ainda não tive a oportunidade. Eu fiquei bastante empolgada quando soube desse lançamento, mas a sua resenha não é a primeira que trás esse mesmo sentimento, de que a obra está incompleta e que talvez essa divisão em 3 livros não tenha sido a melhor decisão por parte da autora. Mas tirando isso, a trama é ótima, eu quero muito ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Só li um livro da Colleen, Métrica, e gostei muito. Tenho vontade de ler algo da segunda autora, Tarryn, pois A Oportunista está fazendo muito sucesso.
    Infelizmente, mesmo gostando de um livro, os demais podem não ser atrativos sufientes para lê-los neh?

    Gostei da sua resenha e, apesar de ter gostado muito da capa e sinopse, vou deixar esse para desejar mais para frente! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Eu já venho vendo resenhas dele a algum tempo. Eu achei a capa dele linda também.
    Ninguém colocou uma critica negativa, ao contrario de você que nos deu um aviso. Eu, com certeza, seria a do grupo que iria se decepcionar, muitas vezes esperamos muito do livro ne?!
    Nas, obrigada pela resenha e seus avisos. Bom dia !

    ResponderExcluir
  4. Oi marcoa ainda nao li nenhum livro dessa autora, mas morreria de raiva por me envolver com tanto com a hostoria e nao ter respondido todas as indagacoes, mas de toda forma parece muito bom essa mistura de romance com suspense e misterio...


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  5. Não li nada de Colleen Hoover, mas esse livro parece mesmo ser ótimo, primeiro que o título e a capa já são uma maravilha, a história me parece ser de superação e de mistério, a narrativa parece mesmo ser mágica e também amo clichês, acho que seria um daquelas livro que eu leria rapidinho

    ResponderExcluir
  6. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Eu vi que as pessoas estão começando a ler algo da Colleen por causa dessa obra. Eu já conhecia algumas de suas estórias e depois de não curtir algumas, eu me peguei curiosa para fazer a leitura desse livro. Eu gostei da carga de suspense presente no livro, esse é um pouco diferente dos outros que ela já fez e gostei bastante.
    Eu também fiquei irritada com essa divisão do livro, essa questão de marketing me incomodou por demais. Fala sério. Os outros livros são tão pequenos e não havia necessidade de dividir. Mas enfim... foi uma obra boa.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Ah, fiquei curiosa pra saber como vão resolver esse suspense :)
    Gostei muito da reseeeeenha.Vou comprar logo pra eu ver como funciona essa crazy história!

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Quero muito ler esse livro. Gosto muito da escrita da Colleen, da outra autora nunca li nada. Mas vou esperar lançar todos para ler, porque a sua não é a primeira resenha que fala sobre esse monte de pontas soltas que ficam na história. E como sou muito ansiosa só vou ler quando tiver todos em mãos porque a premissa da história é muio instigante. Por isso que gosto dos livros do Stephen King. São verdadeiras Bíblias, mas a gente tem a história inteirinha ali hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos!
    Eu já li um livro da Colleen, que foi O Lado Feio do Amor. Foi o único livro dela que me despertou o interesse.
    No momento, não sei se leria Nunca, Jamais...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos,
    Concordo com você sobre ser um livro sem respostas. Acaba em uma parte tão 'MEU DEUS, COMO ASSIM?' que seria bom ler com a continuação em mãos.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro que eu já conhecia, embora não tenha lido, a estória parece interessante, mas ainda não vi o suficiente para me convencer a ler!
    Acho a capa desse livro muito bonita, e também tenho muita vontade de ler algo da Colleen Hoover, mas não acho que será essa obra, não por enquanto, talvez quando ela estiver completa eu me arrisque!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!

    Hummm, creio que não lerei este livro. Não curto muito a autora. E entre ler um livro que pra mim será mediano, prefiro ler os que sei que irei amar.

    Adorei a resenha e sua sinceridade tirou minhas dúvidas em relação a leitura deste livro.

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcos,

    Eu gostei bastante da parceria da Colleen com a Tarryn, e o enredo do livro e a construção dos personagens foi ótima. Acredito que em um livro seria suficiente a história, não precisava ser dividido. Mas enfim, como eu não me aguentei na época eu já tinha baixado os 3 em inglês no kindle hahaha

    Parabéns pela resenha =)

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu to muito curiosa para ler o livro, parece que eu vou gostar ^^

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sempre vejo e ouço falar sobre a Colleen e penso igual a você; também pretendo ter o primeiro contato com a escrita dela partindo deste livro. Mas fiquei um pouco decepcionado por saber que ele não é um livro único.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você, o livro é bom mas esse marketing ficou bem ruim. Seria bem melhor publicar os três livros pequenos em um grande.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi marcos, sempre falam bem da autora, já tinha lido outra resenha sobre o livro mas não foi tão clara quanto a sua pois intendi algo diferente do que você falou. Estava na minha lista de desejados, mas por não ser um livro único e por ser cheio de pontas fiquei decepcionada.

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos!

    Poxa que pena que a trama ficou fragmentada, não sei pra que ter que fazer trilogia e série de tudo! Mas enfim, ainda quero ler porque nunca li nada da autora e estou curiosa pra conhecê-la!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos! Quando descobri esse livro (ainda em inglês) fiquei super curiosa, mas depois fui perdendo a empolgação e agora já não sinto vontade de conferir essa história. Achei bem desnecessário dividir o livro em três partes tão curtas. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bem?
    Eu até tinha ficado bem curiosa a respeito desse livro, me pareceu ser interessante. Mas fiquei meio receosa com um enredo que enrola muito, sabe? Acho que vou deixar na lista, quem sabe um dia...
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite.
    Eu amo a escrita da autora Colleen hoover, e esse livro não poderia ficar de fora da minha lista de leitura, eu achei a sinopse bem interessante, e a resenha bem explicativa, é normal uma pessoa perder a memória, mas duas? E ainda um casal? Algo com certeza não está certo.
    Gostei muito de todo o suspense que o livro parece ter, minha curiosidade só aumenta a cada dia.
    Espero gostar.

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos!
    Eu também tenho curiosidade de ler Colleen Hoover devido a tantas resenhas positivas que já li. Só nunca soube por qual livro começar (esse, mesmo me atraindo pelo suspense, me deixava com um pé atrás por ter sido escrito a quatro mãos). Mas tenho visto ótimas críticas em relação a ele a não ser pelo único porém que você também destacou: para quê transformar em trilogia uma história que não precisava ser uma trilogia? Apesar desse detalhe, confesso que estou ficando tentada a conferir o livro (rsrs), mas vou esperar os outros serem lançados para ver se as opiniões continuarão assim positivas.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá,


    Primeira resenha que li desse livro, confesso que julguei pela capa, que por sinal, não gostei.
    Mas me surpreendi com a resenha, a história parece ser boa sim, gostei do suspense misturado com um suposto romance.
    Só não gostei dessa falha que você comentou.. Separaram o livro sendo que não era realmente necessário :/

    ResponderExcluir
  24. Acho meio ruim quando dividem a história que poderia ser condessada em um livro só. Mas gosto de livros da Colleen e a maneira inteligente, as histórias cheias de sentimentos e intensidade dela me fazem querer ler qualquer coisa que essa autora lance. Ainda não li nada da Tarryn, mas estou com livro dela pra ler. Acho que a mistura das duas serviu bem nessa história. Elas conseguiram criar um bom livro e que envolve na hora da leitura. Só que pra ler esse ainda vou esperar lançarem mais aqui, pra ler tudo junto e desfrutar melhor dessa história.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marcos!
    Conheci a Colleen ano passado e eu ainda não li nenhum livro dela mas eu só vejo elogios quanto a escrita da autora. Eu pensava que esse livro fosse mais um romance porém quando tem mistério na história já chama a minha atenção.
    A capa é bem chamativa e transmite o mistério e o romance que nele consta.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos
    Todos dizem a mesma coisa. Acho que realmente que o livro não deveria ser dividido dessa maneira. Não li ainda para afirmar, mas digo pelos comentários que já vi.
    O bom é saber que o livro ainda têm seus pontos positivos. A escrita é um deles.
    Acho que como primeiro contato com a Colleen esse talvez não fosse o melhor livro.

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Apesar de ouvir falar muito bem de Coleen Hoover, ainda não li nada da autora... Tenho muita vontade de ler esse livro que mistura romance e mistério e descobrir o que realmente aconteceu para que as memórias de Charlie Wynwood e Silas Nash simplesmente sumissem... Não sabia que a história tinha sido dividida em três livros... Então provavelmente deixarei para ler o livro em outro momento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Já tinha lido resenhas desse livro que falavam muito bem. Mas eu tenho horror a livro que fica só como uma introdução. Fiquei traumatizada com The 100, que segue essa linha... Então acho que essa não será a primeira leitura que farei da autora. Obrigada pela dica!!

    Carol
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  29. Estou bem curiosa por esse livro, mas não conhecia bem o enredo, agora, sabendo o que acontece, continuo com vontade de ler. Mas fico chateada por ser uma história com muitas pontas soltas. De qualquer forma pretendo ler, acho que vou gostar.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  30. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu estou bem ansiosa para ler este livro :3 A proposta dele é muito bacana e eu adoro livros que envolvam falta de memória e tudo mais. Sempre acho que o resultado pode ser interessante :)
    Mas já vi muitas pessoas comentando isso mesmo que você falou, que o livro acaba assim, sem respostas e tudo o mais. Essas editoras precisam melhorar kkkkk.
    Por causa disso, acho que só irei ler, quando tiver a trilogia completa :3
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Marcos
    Não conheço Colleen Hoover ainda. E acho que a tendencia é acabarem com os livros únicos, o que é uma pena, pois muitos não tem conteúdo para se fragmentarem em outros. Este livro não chamou minha atenção. Fica para outra oportunidade conhecer a escrita da autora.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  32. Marcos,gosto muito da Colleen e quero muito conferir essa história recheada de mistério,escrita em parceria com a Tarryn,conhecer a trajetória de perto de Charlie e Silas e descobrir o mistério da perda de memória,amei saber que os personagens são complexos e a escrita é direta,verdadeira e envolvente .Realmente devido as pontas soltas estou aguardando o lançamento dos outros dois livros da trilogia para ler de uma só vez e obter as respostas.A capa nos passa com certeza uma ideia de romance e mistério.Bjs!

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Até hj só li comentários positivos do livro que me deixaram mto curiosa pra ler.
    Está na minha lista de desejados faz um tempinho... assim q possível qro mto conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Nunca li nada da autora, mas também tenho curiosidade pois só vejo críticas positivas em relação a ela. É a primeira vez que não vejo só elogios, que leio algumas críticas deste livro, e isto é bom, para que a expectativa não fique tão alta. Uma pena que as muitas pontas soltas não tenham prejudicado o livro, mas a premissa parece ser interessante, então darei uma chance ao livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Eu também era louca para ler livros da Colleen, de tão bem que falavam dela. Daí ano passado li quase metade de Um caso perdida e terminei o Métrica e não gostei dos dois, me decepcionei de fato.
    Porém, fiquei curiosa por Nunca jamais, a capa está um arraso de linda e as resenhas são positivas, apesar de ressaltas as pontas, o que me incomoda muito, porque livros com finais abertos e pontas me dão vontade de matar o autor. kkkkk
    Então estou na dúvida entre lê ou não.
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Finalmente um livro que conheço!!
    O ponto negativo do livro eu concordo muito, pois tem pouquíssimas pgs, se juntassem todos os três seriam perfeitos, vou esperar lançar todos para começar o drama

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo