25/04/2016

Resenha: Toda Poesia de Augusto dos Anjos

Título: Toda Poesia de Augusto dos Anjos
Autor: Augusto dos Anjos
Editora: José Olympio
ISBN: 9788503010948
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Aqui

Sinopse:

Incompreendido e não reconhecido em vida, Augusto dos Anjos (1884-1914) ganha sua mais completa antologia. Em Toda poesia de Augusto dos Anjos, prefaciada por ensaio crítico de Ferreira Gullar, encontram-se os poemas de Eu, único livro publicado em vida pelo autor, e trabalhos até então inéditos.
Frequentemente apontado com um dos escritores que influenciaram o Movimento Modernista, Augusto dos Anjos ficou conhecido pelos versos ácidos e fortes, comparados a de ícones como Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire. Tais características estão presentes em toda a sua obra, como o leitor pode comprovar nesta compilação definitiva. 
Além dos 58 poemas de Eu, o leitor poderá apreciar verdadeiros achados inéditos. Alguns deles, como A caridade, que encerra o livro, foram escritos poucos meses antes de o autor morrer. 
Apesar de terem sido escritos há quase um século, os versos de Augusto dos Anjos mostram-se atuais. Sem dúvida, uma obra de importância ímpar.

Resenha:

Meu primeiro encontro com Augusto dos Anjos aconteceu no ensino médio; foi amor à primeira vista. De forma instantânea, encantei-me pela forma diferenciada e original que Augusto trazia para os seus versos. Depois de desbravar os românticos, os parnasianos e simbolistas, ler trechos do livro Eu foi como uma brisa de novidade. Então, ao ter a oportunidade de conferir toda a obra do autor, prefaciada por Gullar – outro escritor que eu amo –, mergulhei fundo. Felizmente, saí revigorado; essa, sem dúvidas, está entre as melhores leituras que fiz até agora em 2016.


A escrita de Augusto dos Anjos é esmagadora e apaixonante. Sim, a leitura é densa, complexa, profunda, mas totalmente prazerosa. O autor possui um jeito único, até por isso é considerado um dos poetas brasileiros mais originais. Encontramos na obra uma melancolia profunda, versos reais e dolorosos, uma métrica invejável e sentimentos exacerbados. Ademais, o fato de o autor ter sido um acadêmico traz para sua escrita um elemento novo: a cientificidade. Seus textos possuem elementos científicos, termos filosóficos e culturais. Isso faz com que seus versos exijam mais do leitor; porém, é nos desafios que somos verdadeiramente agraciados.


Contudo, vale ressaltar, a escrita de Augusto dos Anjos não deve ser confundida com a dos parnasianos, por exemplo, e nem com a dos simbolistas. Apesar de usar palavras mais incomuns e prezar pela métrica em alguns de seus textos, o autor passa longe do ideal de tais escolas literária. Em primeiro lugar a escrita do autor, apesar de ainda rebuscada, é muito mais próxima do leitor do que as dos parnasianos. Os temas tratados e a forma quase sepulcral da escrita também diferem totalmente das supracitadas escolas. Assim sendo, Augusto aproxima-se muito mais do modernismo do que das escolas anteriores. Isso, sem dúvidas, deixará seu texto mais aprazível para quem lê.


Quanto à edição da obra propriamente dita, tenho apenas elogios. Além de trazer a poesia completa do autor, ainda conta com um prefácio crítico perfeito. Para quem nunca leu nada de Augusto, ou até mesmo para quem já leu e quer se aprofundar, o texto ali contido é excelente. Temos uma visão da vida de dos Anjos e dos elementos que podem ter influenciado a sua escrita. Gullar também faz um estudo da obra, apresentado as principais características e mostrando o motivo do autor ser tão adorado. Ademais, a parte física está maravilhosa: temos folhas de papel pólen, uma fonte em bom tamanho e espaçamento adequado. A revisão e o trabalho com texto estão no nível José Olympio de qualidade: altíssimo.


Assim sendo, diante dos aspectos abordados no presente texto, resta-me indicar veementemente a obra. Leia! Augusto dos Anjos é essencial e deve estar na estante e nos corações de todos os leitores brasileiros.

Se você ficou curioso sobre a obra, deixo, abaixo, algumas poesias e trechos:

Psicologia de um vencido (p. 94)
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância ...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme – esse operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra.


Trecho do texto Idealismo (p. 123)
Pois é mister que, para o amor sagrado,
O mundo fique imaterializado
– Alavanca desviada do seu fulcro –

E haja só amizade verdadeira
Duma caveira para outra caveira
Do meu sepulcro para o teu sepulcro?!


Trecho do texto Versos de Amor (p. 166)
Parece muito doce aquela cana.
Descasco-a, provo-a, chupo-a... ilusão treda!
O amor, poeta, é como a cana azeda,
A toda a boca que o não prova engana.

Quis saber que era o amor, por experiência,
E hoje que, enfim, conheço o seu conteúdo,
Pudera eu ter, eu que idolatro o estudo,
Todas as ciências menos esta ciência!


Versos Íntimos (p. 179)
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de sua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!




Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Foi-se o tempo que eu amava poesia... hoje, dificilmente, leio algum livro assim. Não é porque deixei de gostar, ainda gosto muito, mas com os livros de parceria e minha lista de desejados que não para de crescer, fica dificil! rsrsrsrsrs

    Como sempre, resenha perfeita! Vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero ter oportunidade de lê-lo tbm. Adorei os trechos que vc colocou no final da resenha... só para nos deixar mais curiosos neh? O.o rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não sendo grande fã de poesia, achei a obra bem moderna e os versos que você mostrou me deixaram cativada pelo livro, acho que seria uma boa alternativa para começar a ler livros do gênero, começar por um livro lindo e atual

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li poesias do autor, na epoca eram muito fortes para meu entendimento juvenil, mas hoje vejo o quao profundo era e como ele conseguia por para fora toda sujeira do seu interior, pena que em vida nao foi reconhecido...

    http://naiamelo.blogspot.com.br

    Abraco!

    ResponderExcluir
  4. Passei a gosta de poesia faz pouco tempo, e depois disso tenho tentado ler livro desse gênero um pouco menos denso, pelo visto a escrita dessa autor não e tão densa quanto imaginei ser lendo sua resenha, e isso fez com que eu tivesse ainda mais interesse em ler esse livro, gosto de poesias com fácil entendimento, já vou anotar essa dica.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito!!!! Mas vou fazer como você disse e me aprofundar mais com este livro, que está lindo!!!
    Adorei a resenha, adorei as poesias que você separou pra mostrar.

    Quero.

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, tudo bem????
    Como você já sabe, não sou lá uma grande fã de poesia.
    Eu curto algumas, mas poucas :P
    Mas ultimamente ando lendo e conhecendo mais, pois estou criando e participando de alguns saraus, então esses textos são ótimos para esses eventos.
    Quem sabe esse livro não entra para a lista para um próximo sarau?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também conheci o Augusto no ensino médio. Mas foi agora, na épica de cursinho, que me encantei por ele. Pude ter aulas mais complexas e profundas e percebi o quando ele é incrível e tem uma escrita diferenciada. Com certeza merece todo o reconhecimento.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos! Tudo bem?
    Não conhecia a obra do autor, mas fiquei bem curioso.
    Gosto de livros com escrita densa e complexa, acredito que quando a história é boa vale a pena.

    Uma ótima semana.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Nunca li nada desse autor, mas, com toda essa paixão exposta em suas palavras é impossível não querer ler!
    Gostei muito do trecho que você colocou no post e fiquei louca pra ler aqui rsrs...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos
    Não tenho costume de ler livros inteiros com poesias. Mas conheço Augusto dos Anjos e outros, já li poemas dele e gostei, com certeza daria uma chance para esse. E a capa está bem bonita também.

    ResponderExcluir
  11. Estou em falta em relação a poesia, amo, porém ao mesmo tempo tenho dificuldade em ler um livro de poesia, já interessei por alguns, como Florbela Espanca e Lord Byron, porém, infelizmente, parei por ai.
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Poesia é um dos gêneros que menos gosto, acho que só gosto menos de auto-ajuda. Por isso não leria. mas que bom que gostou tanto do livro. Confesso que fiquei perdida na resenha porque não entendo nada de poesias e das palavras que você usou como parnasianos e simbolistas hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Adorei as poesias , apesar de não ser minha leitura favorita =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  14. Depois de "O papel de parede amarelo" a José Olympio se tornou uma editora muito amor para mim, agora você vem e me relembra que além dessa lindeza tem Augusto dos Anjos também... Aaaaahh acho que vou virar fã!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Confesso que meu primeiro encontro com Augusto dos Anjos também foi no ensino médio... E foi amor à primeira vista... A escrita é simplesmente fantástica!!! Amei o post e os trechos que você colocou...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olha te confesso que só de ver poesia já me dar até uma dorzinha de cabeça, não consigo me envolver, mas Augusto dos Anjos me persegue por um bom tempo já, mas eu adorei a resenha, sua forma de escrever me encantou, o seu blog é super lindo e organizado ♥ E eu estou seguindo seu blog para não perder mais nada daqui, se quiser retribuir o carinho ficaria muito honrada
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Li algumas coisas dele, acho um máximo, senti um amor teu por ele nesse resenha, sinto isso por Álvares de Azevedo.

    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que eu nunca li nada do Augusto dos anjos... mas lerei assim que puder

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Quando eu vi esse livro na postagem de divulgação dos lançamentos, eu soube que você o leria e viria nos trazer a resenha.
    Meu primeiro contato com esse poeta deu-se ainda no ensino fundamental, com um dos poemas citados: "Versos íntimos". Na época, eu fiquei fascinada e ainda fico! Vez ou outra me pego declamando alguns versos. Apesar disso, nunca li nenhum livro completo do autor, só poemas avulsos. Ler esse livro seria muito bom para consertar essa minha falta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Não tenho costume de ler poesia, mas não porque não gosto, talvez por falta de indicação!
    Gostei bastante dos trechos que você colocou, fiquei com vontade de ter o livro, que por sinal está lindo!
    "A mão que afaga é a mesma que apedreja" gostei muito dessa parte!
    Enfim, ótima recomendação!

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos...

    Eu amei a sua resenha, mAravilhosa como sempre, o livro me parece ser muito bom, não sou muito fã do gênero, mas já quero conferir essa obra, gosto de livro melancólicos e apesar de não gostar muito de poesia irei ler com toda certeza.

    ResponderExcluir
  22. Oláá Marcos
    Eu amei esse livro, os poemas de Augusto são maravilhosos e o prefácio do Gullar deu um encanto ainda maior, sou fã de poesia então assim como você tbm acredito que tenha sido uma das melhores leituras de 2016! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Já li algumas poesias dle, eu adoro, todas em um livro agora ... preciso né!
    Ameeei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Não leio muito poesia mas Augustos dos Anjos é maravilhoso! Adoro o jeito que ele escreve, é tão único!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. O único contato que tive com Augusto dos Anjos foi no ensino médio e confesso que não me lembro de nenhum poema dele. Gostei dos trechos dos poemas que você selecionou, deu para ver que a obra é excelente mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Pelo que pude ver a edição desse livro está muito bonita e bem feita, mas não gosto de poesia. Nunca gostei e apesar de já ter tentado ler, simplesmente não consigo, então sei que não iria gostar do livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  27. Minha mãe na adolescência apresentou com o grupo de teatro que participava muitas peças baseadas nas poesias/livros dele. Como ela chegou a apresentar grávida, ela sempre fala que vou gostar dele, porque ouvia na barriga dela kkkkkkkk
    mas acabei que ainda não li nada dele!
    Eu não curto muito poesia, nem entendo bem, confesso, então acabo deixa de lado.
    Porém, lendo sua resenha, vi que to perdendo de pelo menos conhecê-lo.
    Vou tentar ler um livro o mais breve possível!!!!
    E amei esse primeiro que você colocou, fofoooo.
    bjss

    ResponderExcluir
  28. Marcus!!
    Voce acabou de me fazer relembrar do meu ensino médio, teve um trabalho que tive que recitar a Psicologia do vencido , amei relembrar, e Augusto dos anjos tem umas poesias incompreensíveis, mas belas

    ResponderExcluir
  29. Oi Marcos!
    Eu adoro poesias e meu encontro com elas também foi nos tempos do ensino médio. Até me arriscava a escrever algumas. Com certeza já li algo do autor na época e acredito que tenha sido uma das fontes de inspiração. Reunir todas em um só livro é incrível, ainda mais com o toque de modernismo aplicado aos versos. Com certeza uma ótima dica para a minha lista de leitura!
    Abs!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Marcos
    Esse livro deve ser lindo. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler algo do autor, e apesar de atualmente não ler tantas poesias, fiquei interessada na leitura do livro. Gostei de algumas poesias que você selecionou!

    ResponderExcluir
  31. Marcos
    Gosto de poesia de sempre que tenho uma oportunidade leio. Não tenho sua capacidade para fazer uma resenha tão completa, então fiquei encantada. Não conheço o autor e por isso gostei demais de ler a resenha.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo