20/04/2016

Resenha: Um Passado Sombrio

Título: Um Passado Sombrio
Autor: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620481
Ano: 2016
Páginas: 392
Compre: Aqui

Sinopse:

O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

Resenha:

Como fã de um bom terror, assim que vi o lançamento de Um Passado Sombrio, quis conferir a obra. Afinal, Peter Straub já é um escritor consagrando. Melhor ainda: a obra levou um atestado de qualidade do Stephen King, o melhor no gênero terror na atualidade. Contudo, o livro não foi exatamente o que eu imaginava, me surpreendendo em parte, mas também me decepcionando em alguns aspectos.

Começamos a obra conhecendo Lee Harwell. Ele é um escritor que já possui algumas obras publicadas e tem certo reconhecimento. Na busca de um novo trabalho, algo que seja mais ligado à realidade, ele resolve que pode ser uma boa opção escrever sobre um acontecimento da sua juventude. Sua esposa, anos antes, se envolveu em um caso macabro e que permanece sem muitas explicações.


Os problemas para Eel, esposa de Lee, começaram quando um guru apareceu na região. Com uma ótima lábia, bons argumentos e leitura de uma série de livros filosóficos, o guru convence todos os amigos do grupo de Eel e Lee. Aliás, todos menos Lee. Ele se manteve distante, pois acreditava que tudo não passava de uma farsa. Ela, porém, continuava a frequentar as reuniões, até que tudo deu errado. Após os encontros, uma morte macabra aconteceu.
“Senhora, acha que sou turbulento agora? – Era o que ele dizia. – Me dê mais trinta segundos e a senhora vai aprender o que é turbulento” (p. 11).
Durante as investigações, o guru fugiu, como era de se esperar. Todos os envolvidos foram interrogados, diversas vezes, mas como cada um tinha sua própria versão, nada foi muito além. Agora, Lee pretende fazer o que a polícia não conseguiu: ao juntar informações e relatos dos participantes das antigas reuniões, resolver o que estava realmente por trás daqueles estranhos acontecimentos.

Partindo dessa premissa, Peter Straub cria um livro sombrio, mas não aterrorizante, como diz na sinopse. Aliás, não creio que ele tenha redefinido o gênero. Afinal, dentro do terror há inúmeras possibilidades e, com exceção daqueles clichês clássicos, pouca coisa precisa ser redefinida.  Porém, se ignorarmos essas promessas não concretizadas, é possível acompanhar um bom livro.


De certa forma, a escrita de Straub é bem parecida com a do King, o que me agradou. Há certos trechos muito mais lentos, mas que o autor sabe aproveitar bem para aprofundar o enredo e trabalhar detalhes da trama. Nos momentos de ação, o autor agiliza a escrita, deixando a leitura viciante. Assim, a escrita acompanha o momento da trama, harmonizando bem o ritmo da obra.
“Lurleen tinha seus problemas, muitos problemas, e Eel sentiu falta dela como podemos sentir falta de uma comeia de abelhas que produziam ótimo mel, mas que pareciam dedicadas a, algum dia, nos picar até a morte” (p. 28).
O enredo, propriamente dito, é bem interessante. Fica-se com a vontade de descobrir o que aconteceu e como aconteceu. Essa curiosidade é ampliada devido à multiplicidade de personagens e versões. Resta ao leitor e ao Lee montar um grande quebra-cabeça e tentar entender o que realmente está por trás de tudo. Contudo, essa mesma multiplicidade que dá ao leitor a vontade de descobrir tudo, também o frustra um pouco. Afinal, há muitas dúvidas e nem tantas certezas, o que deixa alguns “furos”. Assim, mesmo com o fim da obra, é possível desconfiar de que muita gente continua com segredos ocultos.

Os personagens, por sua vez, são exatamente da forma que eu gosto: profundos, bem trabalhados e com seus dramas pessoais bem delineados. Cada um, com sua própria carga psicológica e reflexos do evento investigado, carregam marcas que nos farão pensar sobre a vida e também sobre o envolvimento deles no enredo. Nesse quesito, Straub realmente merece o título de mestre.


Quanto à parte física, restam-me elogios. A capa está bela, sombria e bem feita. A diagramação é bem simples, mas eficaz, tanto que nem as folhas brancas atrapalham a leitura. A revisão, por sua vez, foi boa; apesar de não estar perfeita, não prejudica a obra ou retira o valor dela.
“Então houve apenas silêncio; surgiram boatos de uma “missa negra”, de um “ritual pagão”, disparates do gênero, inflamados pelo desaparecimento de um rapaz e pela descoberta do cadáver de um outro horrivelmente mutilado” (p. 45).
Desta forma, mesmo com aspectos positivos e negativos, eu indico Um Passado Sombrio. Apesar de não ser uma obra perfeita, é um livro que deve agradar aos leitores mais maduros no gênero terror. Se você procura um enredo mais denso e com bons personagens, essa obra irá lhe proporcionar uma boa leitura.



Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu tomo como um desafio uma trama em que eu tenha que desvendar um quebra cabeça a partir de personagens tão bem construídos. Adoro mistérios, risos... Mas confesso que não sou fã do Stephen King, já tentei ler duas obras dele e não consegui, desisti, eu não sou o público alvo dele. Se esse livro foi recomendado por ele e ainda apresenta certa similaridade em sua narrativa, acredito que não irei conseguir me envolver. Mas parece ser uma ótima dica para quem é fã do gênero.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Nunca li nenhum livro do autor, mas gostei da dica. Vou procurar mais livros dele para adicionar na minha lista!

    Como é um gênero que gosto muito, mesmo lendo suas ressalvas, confesso que estou inclinada a lê-lo! rsrsrsrsr
    Tbm gostei muito da capa, como vc disse, está mesmo sombria.

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos, tudo bem contigo ???
    Assim como você, sou uma grande fã do gênero terror, do meu ponto de vista, não existem limites quando se pretende escrever uma boa história de terror, o problema aparece quando os clichês são retomados ou as fórmulas são mal elaboradas.
    Você comentou que o livro promete uma história aterrorizante e não é exatamente tudo aquilo que promete. Essa é uma tática que sempre me decepciona. Hoje em dia todos os livros, filmes, e até jogos, são taxados como aterrorizantes, porém nem todos conseguem alcançar esse patamar. É uma pena, mas ajuda a chamar a atenção do público né ?!
    Não conhecia o livro ainda e gostei bastante da premissa, senti uma aura mais de suspense do que de terror, mas com toda a certeza tentarei ler. Não resisto a livros como esse !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  4. Para Stephen King falar bem de uma obra precisa ser boa mesma em rsrs
    Não sou muito familiarizada com terror, eu acho que, pela história que você mostrou, não é mesmo aterrorizante, apenas misteriosa, o que é capaz de decepcionar algum fã do gênero
    Não gosto de livros cheios de detalhes, cansa a leitura e a faz mais lenta, mas o autor parece usar bem suas descrições, mesmo com os pontos negativos, quero conhecer a obra

    ResponderExcluir
  5. Que pena que o livro não atendeu às suas expectativas, Marcos! Eu adoro terror, por isso super entendi o seu ponto de vista!
    King me pregou uma peça outro dia tb ao dizer que o filme A Bruxa o deixou aterrorizado, rs. Corri pra ver o filme e o achei terrível! Deu vontade de dar um cocão no King! Hihi

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  6. Adorei Marcos. Adoro esse tipo de livro, esses personagens cheios de histórias pra contar e com tramas que envolvam outros personagens tão profundos quanto.
    Amei!! Já sei que vou adorar este livro.

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Ooi marcos bom dia! Entao, eu nao gosto de filmes de terror ai ja comecei a ler a resenha com pe atras, mas pelo que me parece e uma leitur tranquila, apesar de tudo o que acontece conseguiria ler numa boa!!

    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Acabei descobrindo que esse gênero (terror/suspense) me chama atenção.
    E essa história me deixou curiosa, fora a capa que é linda.
    Fiquei curiosa para saber como as coisas aconteceram, e fiquei feliz em saber que os personagens são bem construídos.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, querido. Estou começando a me interessar por esses livros de terror, principalmente pelas resenhas do seu blog. Pra mim, o suspense já começa pela capa que consegue me passar a ideia sombrra do livro.
    Quanto aos personagens, também gosto quando são bem detalhados e o autor consegue passar suas características pra gente.
    Obrigada pela dica de leitura, abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, gosto muito de livros com o gênero terror, fiquei super curiosa após ler a sinopse, mas depois de ler sua resenha fiquei meio decpcionada por não ser tão bom. Mas quero ler mesmo assim!

    ResponderExcluir
  11. Não aguento ver tantos livros de terror, eu quero ler tudo. Comprei um que eu li a resenha aqui no blog, mas cadê o tempo? Esse também tem tudo para me agradar. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Bom o livro deve ser ótimo , vou conferir =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas me interessei muito pela história. Gostei muito da resenha :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Sabe o que é engraçado? Eu não gosto de assistir filme de terror, mas em compensação amo ler livros do gênero.
    Vou anotar esse livro na minha lista de desejados o/

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Eu gosto muito do gênero, mas dificilmente encontro um livro que me agrade totalmente. E esse acho que não vou querer ler. Ainda mais você citando que a escrita é parecida com a do King. Acho a escrita dele muito enrolada. E acho que vou me frustar no final.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Fiquei interessada nesse livro, quando vi nos lançamentos, mas confesso que essa capa (achei linda ela) e a sinopse havia me deixado com um pouquinho de medo de ler a obra, no entanto, pelo sua resenha não parece ser tão aterrorizante, o que me deixou com mais segurança pra ler, embora, como você disse, não seja um livro perfeito!
    Enfim, ótima resenha novamente!

    ResponderExcluir
  17. Acredita que não conhecia o autor? Sou "nova" nesse gênero terror então ainda não sei de que aspectos gostos. O enredo chamou minha atenção então vou anotar a dicar e ver por mim mesma se é um dos meus rsrs

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi o lançamento desse livro ele me interessou, mas não criei muitas expectativas, a trama parece possuir o bastante para me envolver e ao ler sua resenha, acho que não ter criado grandes expectativas até que foi algo bom, levando em conta as falhas que aponta.
    Fiquei bem curiosa com relação aos personagens, e espero que os segredos deles consigam me surpreender durante a leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Marcos
    Lendo sua resenha fiquei com vontade de ler um livro de terror. Acho que único que li até hoje foi Carrie - A Estranha. Mas como você mesmo disso que este livro não é de terror, vou procurar outro do Stephen King.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    O enredo parece ser muito bom, estou começando nesse gênero de leitura e gostei da história.
    E acho que esse livro daria um bom filme hahaha

    ResponderExcluir
  21. Minha nossa.
    Uau simplesmente sem palavras.
    Gosto muito de livros que tem investigações e todo um crime sem explicação.
    Ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra do Stephen King, mas sei pelas milhares de resenha que Li, que esse livro será uma boa leitura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  22. Oii Marcos, tudo bem????
    A capa é bem bacana mesmo, curti!
    E eu sou meio suspeita para falar, já que adoro livros que envolvam escritores hahahha. Sempre acaba dando uma vontade de conferir a obra :)
    Acho que posso curtir este livro :)
    Quanto as promessas em sinopses, ahhhhh.... eu geralmente não gosto, pois acaba criando uma expectativa no leitor :P
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Apesar de ter adorado a capa, ter achado sua resenha muito boa e essa ideia de a obra nos fazer montar um quebra-cabeça na mente me chamar a atenção, sou um tanto quanto medrosa e não curto o gênero terror... Acho que não darei uma chance a essa leitura... Pero menos não tão já... rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Já havia lifo algo sobre o livro, fiquei mto curiosa pra conhecer mais sobre esse mistério tdo q envolve os personagens...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Gostei da premissa, ainda mais por levar o leitor a querer desvendar o que está por traz de toda trama. Gostei da capa, é muito bonita. Mesmo que o livro tenha seus pontos negativos acho que gostaria da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da capa desse livro. E a história parece também ser muito boa, fiquei curiosa com o que aconteceu. Já coloquei na minha lista de desejados e espero poder ler logo logo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  27. A capa é linda demais!!!!
    E a história me ganhou por ter um guru! Amo quando aparece guru, pastores, padres alucinados enganando todo mundo kkkkk até porque é bem comum na vida real também né?!
    Esse livro não parece dar medo, então vou colocar na minha listinha para ler, quem sabe né? agora aqueles de dar medo não entram hein kkk
    bjss

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nada com Guru, e achei isso interessante, gostei de não ser apenas terror, e ter o suspense e fiquei com vontade de saber o que aconteceu, a capa é linda.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo