25/05/2016

Resenha: Diário de Busca

Título: Diário de Busca
Autor: W-Souza
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895141067
Ano: 2015
Páginas: 342
Compre: Aqui

Sinopse:

O incansável explorador dá de ombros e não se deixa abater, tentando demonstrar maturidade e controle. Eval tinha razão, muito ainda estava por vir, aquilo era só o começo.
Aprendeu com sua mãe a ser persistente, a lutar pelo que acredita, e pensou: É como dizia um velho amigo - Para o obstinado, o tropeço é apenas um empurrão para seguir em frente.
Agradeceu, despediu-se, pegou a mochila, e virando a aba do boné para trás, gesto que fazia quando estava indignado, partiu, sorrindo apenas para a secretária.
Jamais desistiria, não era o perfil dos Di Carlli. Dali foi direto para a biblioteca preparar o material para uma próxima possível expedição.

Resenha:

Em Diário de Busca, acompanhamos três gerações de uma mesma família em busca de seus sonhos. O primeiro deles é Leopoldo Di Carlli, um jovem vívido e inteligente. Seu cotidiano era dividido entre a igreja, brincadeiras com os amigos e muitas horas na biblioteca. Porém, sua vida muda completamente quando ele encontra uma obra sobre civilizações antigas. Após a leitura desse livro, ele decide que quer ser arqueólogo. Contudo, essa decisão deixa sua vida muito conturbada, já que sua mãe insiste que ele siga o sacerdócio.

A partir desse momento, Leopoldo passa por uma série de infortúnios. As brigas com a mãe eram terríveis e as consequências eram ainda mais nefastas, culminando na sua matrícula em um colégio onde sofria maus tratos e muitos outros abusos. Contudo, o protagonista se mantém irredutível quanto a seguir o seu sonho.


As duas gerações seguintes, ou seja, o filho e o neto, acabarão por se ligar aos sonhos de Leopoldo. O como é algo que não posso revelar, pois implicaria na distribuição gratuita de spoiler. Contudo, a garantia é de que a surpresa será grande. Afinal, a ligação que há entre eles e seus sonhos é um tanto inovadora.
“Não via mais o tempo passar. Lavava as panelas tão rápido quanto conseguia e corria para o sótão, sem que ninguém percebesse, onde se perdia nas páginas de seu mais novo amigo; o livro” (pp. 38-39).
Com base na premissa acima relatada, W-Souza cria um enredo rico, inovador e surpreendente. O grande diferencial da obra é a surpresa que causa ao leitor. Quando se começa a ler o livro, dificilmente se poderá imaginar o final tão distinto. Os caminhos tomados durante a obra são os mais inimagináveis, sem perder a coerência, o que é essencial. É essa sucessão de surpresas que mantém o leitor até o fim preso à trama.

Outro ponto da obra que merece ser destacado é a excelente escrita. Apesar de alguns errinhos de revisão terem incomodado, isso não ofusca o talento de quem escreve. A maneira direta e inteligente que alguns temas foram abordados dá a obra ainda mais diferencias, fazendo com que o livro se destaque nesse mar de igualdade que há hoje na literatura.


Contudo, apesar do enredo inovador e da boa escrita, há também pontos que mereciam maior atenção. O primeiro deles foi o aprofundamento psicológico. Por se tratar de três gerações, talvez fosse mais interessante optar por um livro mais extenso, onde pudesse ser abordado de maneira mais profunda cada um dos três personagens. Leopoldo, o iniciador da jornada, ganha uma atenção muito especial na obra; os outros dois, nem tanto. Outro ponto que também merecia uma atenção maior no livro é a questão científica. Obviamente esse não é o foco do enredo, porém, na parte que envolve a “ficção científica”, faltou um aprofundamento maior, algo que é dado em livros do gênero. Quem não tem experiência nesse estilo literário talvez não sinta falta; porém, quem já é um leitor mais “rodado” sentirá essa ausência.
“Não adianta gastar milhões na corrida espacial sem antes resolverem os problemas de miserabilidade em países como Índia e África. Usem vossos recursos em programas que deem uma identificação de humanismo ao vosso planeta” (p. 299).
Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa é bonita e interessante, apesar de não revelar nada sobre o enredo que o livro abarca. A diagramação, por sua vez, está bem confortável, apesar de simples, propiciando uma boa leitura. Há alguns problemas na revisão, mas a boa escrita e a trama compensam o percurso.

Em suma, Diário de Busca é um livro bem escrito e original, o que é algo um tanto raro atualmente, onde os clichês são abundantes. Há pontos que poderiam ser melhorados, mas isso não impede que a leitura seja agradável. Sem dúvidas, vale a leitura.



Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Já li muitas obras com pessoas como Leopoldo, que querem seguir seu sonho mas a família tem outro objetivo para este, fiquei super interessada para saber como seus filhos e netos irão herdar este seu sonho, fiquei curiosa quanto a este final... deve ser muito surpreendente mesmo, que pena que o autor não conseguiu se aprofundar em algumas coisas, mas foi uma ótima indicação

    ResponderExcluir
  2. Apesar da boa escrita, da capa e da excelente resenha, não foi um enredo que me conquistou


    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar a respeito desse livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa para saber o final dessa família.
    Gosto da maioria das suas resenhas, sempre trás livros diferentes. :)

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Não conhecia o autor, mas tenho alguns livros da editora aqui que já li e confesso que os erros de revisão são frequentes viu!

    Adorei a capa do livro, simples mas de ótimo gosto. Sobre o enredo, fiquei curiosa para saber como o destino das 3 gerações se encontram e fazem a história acontecer.
    Parabéns pela resenha. Pode ter certeza que vou adicioná-lo na minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Já tinha lido algumas resenhas do livro, confesso que fiquei bastante curiosa em saber mais sobre o história que o autor começa desenrolar... Achei mto interessante como ele abordou esse sonho, gostaria mto d saber como ficou ...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, tudo bem contigo ???
    Essa é a primeira vez que ouço falar desse livro. Talvez isso se deva ao fato de que não tenho muito contato com a editora, que se tornou conhecida minha apenas no ano passado, mas tenho que dizer que após ler sua resenha fiquei um pouco confusa sobre quais foram as minhas opiniões sobre o livro.
    Fiquei muito curiosa com o fato que você destacou de que a história é bem original, quando comparada ao que vem sendo lançado ultimamente, mas é engraçado como quando observamos a premissa, o livro se assemelha bastante a outras obras já lançadas por aí. Talvez esse seja mais um daqueles casos em que é preciso ler para conseguir entender exatamente o que o livro pretende nos mostrar, mas achou que vou precisar amadurecer um pouco a ideia de ler esse livro, ainda não consegui decidir se leio ou não.
    Uma pena que o autor pecou um pouco na exploração psicológica dos personagens, ainda mais se isso acaba se tornando algo importante para a trama.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  7. já tenho o meu. será minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  8. Parece bem interessante. O ponto da falta de foco nas duas gerações seguintes poderiam ser aprofundadas em um outro livro, como uma duologia. Mas atualmente essa sequências estão se tornando cansativas (raramente você encontra um livro que se encerra nele mesmo).
    Bjos..
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ei, marmenino!!! Adoro livros que passam por gerações!!! Gostei desse. Não conhecia e curti muito.
    Mesmo com esses pontinhos mais negativos, só lendo pra eu saber.

    Adorei a dica!

    Bjksssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?
    Nossa, primeira vez que vejo uma resenha desse livro e já fiquei curiosa. Realmente é raro um enredo original hoje em dia, estamos acostumados com sempre a mesma história contada de uma forma diferente.
    A capa me agradou, achei bonita.
    Excelente resenha!
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcos,
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante e fiquei curiosa.
    Fiquei aqui imaginando como isso atingiu o neto e se ele foi o mais esperto pra investigar sobre o avô e tals.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer.
    Parece bem diferente mesmo e como você disse, ultimamente é tanto livro "igual" que até cansa.
    Eu sempre fui apaixonada por romances românticos, mas até eu já estou cansada dessas mesmas histórias de sempre. O cara problemático, a menina com traumas, os dois se juntam, alguém tenta impedir e vamos todos ser felizes hahahah
    Sério! Cansei!
    Então ultimamente ando dando mais chance a livros diferentes, com enredos mais originais. E esse chamou minha atenção. Fiquei curiosa para saber como os três estão ligados (fora o parentesco).
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Na primeira vez que olhei, não gostei da capa, mas fiquei olhando e não é que mudei de ideia? O livro me interessou. Gosto muito de livros que abordem sagas familiares, gosto de acompanhar as histórias de uma geração para outra. E quanto ao ponto que você citou, acho que eu nem notaria hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Muito bem, dica anotadíssima! Enredo original, boa escrita, aventura sempre são boas pedidas especialmente naqueles dias nos quais estou cansada de tanto romance histórico!!! hahaha

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro realmente não diz nada sobre o enredo mas não deixa de ser sutil e bonita. Não leio muito livros nesse gênero então provavelmente não sentiria falta do aprofundamento na ficção científica. A história me chamou atenção, deu vontade de saber o que acontece e como termina.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecíamos o livro, o enredo parece ser bem interessante, apesar de não lermos muito livro desse gênero.


    Beijos


    www.onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos! Tudo bem? Adorei a resenha e seus elogios, mas sei lá... Mesmo assim, não fiquei com tanto interesse em ler o livro. Contudo, desejo sucesso para o autor! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse não é meu estilo de livro, não sei se começaria a lê-lo. Mas suas palavras como final distinto me chamou a atenção. Sempre estamos em busca de algo original. Gostei também do fato dos personagens irem sempre atrás do que desejam, essa é uma influência muito grande para os leitores.

    ResponderExcluir
  19. Oii
    nunca vi falarem desse autor, parece ser legal e acho interessante livros que retratam várias gerações de uma família, chama muito minha atenção. Sempre conhecendo livros diferentes por aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Interessante esse lance de seguir três linhas. Família podando sonhos já vimos muitas, vejamos se o autor consegue fugir dos clichés

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos
    Ainda não conhecia a obra e fiquei curiosa pela escrita elogiada e principalmente pelas surpresas que você citou. O livro parece ser surpreendente.
    Apesar de você citar algumas ressalvas eu gostaria de ler o livro, já que a leitura vale a pena. Adorei conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Assim que vi esse livro ele logo me chamou atenção, gostei da capa e lendo a resenha a historia pareceu interessante, principalmente por ela nos apresentar três gerações de uma família, mas não foi uma historia que me chamou atenção e conseguiu me envolver !!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos!

    Parabéns por sua resenha. Ficamos felizes que tenha apreciado Diário de Busca! Obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Olá Marcos.
    Obrigada por sua resenha, sempre muito esclarecedora. A capa está bem bonita e a sinopse parece ser interessante. Se houver oportunidade, talvez venha a ler e conhecer mais dessa obra e autor. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Oi,Marcos!
    A capa do livro é bastante intrigante além da história. Esse detalhe de como o filho e neto se conectam com os sonhos de Leopoldo.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  26. Gosto de livros que me surpreendem e são originais, também gostei de trata-se de três gerações, mesmo que com isso os dois últimas tenham sido mais negligenciadas. É uma obra que não conhecia e com uma capa que nunca chamaria minha atenção, se não fosse a leitura de sua resenha.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito da obra, principalmente por um dos protagonista querer ser arqueólogo, é uma área que acho muito legal, uma pena que como você comentou o autor não tenha focado tanto na parte científica, com certeza a obra ficaria ainda melhor. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  28. Achei interessante, não sei se gostaria, parece que faltou ser mais bem explorado.
    Mas se tiver a oportunidade, lerei sim.
    A capa é bem legal.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo