21/05/2016

Resenha: Herdeiro do Jedi

Título: Herdeiro do Jedi
Autor: Kevin Hearne
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572978
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Aqui

Sinopse:

A Guerra Civil Galáctica segue após a destruição da Estrela da Morte e Luke Skywalker se esforça para aprender mais sobre a Força sem a ajuda de Obi-Wan Kenobi – ou de fato sem nenhuma ajuda. Mas as poucas memórias que ele tem das instruções de Obi-Wan apontam a direção para um maior controle da Força, e ele é encorajado para perseguir isso por um novo amigo na Aliança. Quando Luke, R2-D2 e seu novo aliado recebem a missão de liberarem uma pessoa do Império e entregando-a em um planeta seguro onde ela pode ajudar a Aliança, a jornada deles pela galáxia é cheia de perigos – e oportunidades para Luke descobrir os mistérios da Força.

Resenha:

Quem já assistiu aos filmes Uma nova esperança e O Império contra-ataca percebe, sem muita dificuldade, um “furo” entre as obras cinematográficas. Há um leve amadurecimento de Luke, tanto psicologicamente quanto na Força, de um filme para o outro. A pergunta que os fãs sempre se fazem é: como aconteceu? Claro que universo expandido responde a essa pergunta. Contudo, chega o momento termos a resposta definitiva. Essa resposta está em Herdeiro do Jedi.

Após a destruição da Estrela da Morte, Luke passa a ser visto como um herói. Porém, ele sabe que não conseguiu tal ato heroico sozinho. Apesar de ser bom piloto e bom atirador, ele está ciente que seu feito foi graças à Força. Então, ele não se sente totalmente confortável com as honras que recebe e, principalmente, deseja fortalecer ainda mais seu lado Jedi. Contudo, como aprender a controlar a Força se não há quem o ensine?


Dentro desse cenário de insegurança e desejo de crescer do herói, uma missão cai em seus braços. Através dela, Luke deveria salvar alguém que o Império mantinha em suas duras garras. Contudo, não se tratava de uma pessoa qualquer, mas de uma givin – uma espécie que possui alto conhecimento matemático – que é uma slicer – hacker. Porém, pela grande importância que a givin tem para o império, ela estará bem guardada. Sabendo disso, Luke tem ciência que não poderá fazer o resgate sozinho. Para tal tentativa, ele contará com a ajuda de R2-D2 e de Nakari, uma atiradora de elite.
“Eu sei que a Força é real. Pude senti-la” (p. 18).
Partindo dessa premissa, Kevin Hearne cria uma boa explicação para o que acontece entre os episódios IV e V. Contudo, o seu grande diferencial das demais obras do cânone é: narração em primeira pessoa. Neste livro, é Luke quem narra os acontecimentos. Ou seja, estaremos em sua cabeça, entendendo seus anseios e dúvidas. Desta forma, o crescimento psicológico do personagem fica mais nítido, mas vívido para o leitor.

Outro ponto positivo da obra é o surgimento de duas fortes personagens femininas: Nakari e Drusil – a slicer given. Elas são personagens inteligentes e que quebram estereótipos femininos amplamente defendidos na literatura. Nakari, apesar de muito jovem, é forte, experimentada e uma guerreira nata. Ela possui um bom senso de estratégia e é uma atiradora eficaz. Drusil, por sua vez, é a personagem mais inteligente do livro. Com uma matemática intrínseca, ela consegue calcular instantaneamente estatísticas de chance de sucesso, mesmo com dezenas de variáveis. Ademais, é destemida e possui um forte senso de justiça.


Por fim, vale também destacar a forma ágil do desenvolvimento do livro. Apesar de criar personagens profundos, o autor sabe acelerar bem a obra. Isso se deve a narrativa fácil, descomplicada e direta. Ademais, As diversas batalhas e momentos de ação deixam o enredo alucinante, fazendo com que a leitura seja rápida.
“Eu nunca teria pensado em emoções sombrias como sedutoras, com um objetivo de conscientemente corromper alguém. Para mim, eram emoções desencadeadas por eventos que se faziam sentir intensamente e depois desapareciam, e não estados naturais do ser. Mas Obi-Wan provavelmente sabia do que estava falando e achei que era melhor não me arriscar a ignorar o aviso do exemplo de Vader” (p. 54).
Contudo, falta, em Herdeiro do Jedi, um pouco de equilíbrio. Por Star Wars ser claramente a luta de Império x Rebelião, Jedi x Sith, se o enredo não for bem trabalhado, muitas vezes caímos no puro maniqueísmo. Neste livro, em especial, faltou um personagem que fosse além daquele “totalmente bom” ou “totalmente ruim”. Faltou alguém dúbio, um que fosse mais humano, mais palpável. Mesmo que Luke tenha seus momentos de incerteza, ele ainda é idealizado demais. Falta um pouco de Darth Vader nele para que ele seja mais humano.

Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa é simplesmente primorosa, com um jogo de cores quase inigualável. Ela é, de longe, a mais bonita das capas brasileiras de Star Wars. A diagramação, por sua vez, também não deixa a desejar. Temos um trabalho bonito, confortável e que propicia uma boa leitura. Ademais, a revisão e tradução foram bem feitas.


Em suma, Herdeiro do Jedi é um bom livro e cumpre a que se propõe.  Entende-se, através da obra, o processo de amadurecimento de Luke, tanto na Força quanto psicologicamente. Além disso, a inserção de personagens femininas não estereotipadas e a narração em primeira pessoa são bons motivos para desbravar a obra. Recomendo!
“Não se trata de generalizações moralistas. Quando você é traído, nunca é por alguém parecido com Vader. A traição sempre vem envolta em um manto amigável. Foi uma das primeiras coisas que aprendi no Senado” (p. 72). 

Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Olá,
    Ótima dica para quem é fã do universo.
    Eu ainda não acompanho muito, mas a edição parece estar maravilhosa.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Adoro os filmes, mas como vc disse, esse furo entre um filme e outro, me deixou sempre muito curiosa. Como não tinha lido nada do universo expandido, sempre fiquei penando no que havia acontecido para o Luke se sentir tanto! kkkkk

    Adorei sua resenha, claro que este volume está na minha lista de desejados e espero poder completar a coleção toda logo, para assim, poder lê-los e fechar esses furos que existem nos filmes!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Personagens femininas fortes são sempre bem-vindas!
    A capa desse livro é mesmo muito bonita, as cores dela são incríveis!
    "Star Wars" tem tantos livros, que tenho até dó de quem é fã, porque esse tanto de livro nem deve pesar no bolso! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Ótimo para os fãs de SW, pois é um livro bem explicativo
    Gostei do surgimento das personagens femininas, quebrando barreiras
    Amei a capa, também acho que essa é a melhor da série

    ResponderExcluir
  5. Excelente para os fãs de SW...Parece bastante recheado de aventuras...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e por mais que eu não goste de livros desse gênero eu fiquei interessada nesse.

    www.heytutty.com.br

    ResponderExcluir
  7. ai que incrivel, eu ja devo ter falado varias vezes por aqui que amo a saga de filmes do star wars mas que nunca li nada

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu quero muito ler esse livro. Eu sei que eu falo isso demais, mas e eu pudesse teria uma vida extra só pra me dedicar aos livros que eu quero ler. Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma enorme divida com Star Wars e toda essa infinidades de livros produzidos sobre a série, tenho mesmo que começar a desbravar esse universo literário peculiar... o problema agora é: por onde começar!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. OH! Gostei disso!!!
    Eu não estava dando muita bola não, mas agora, preciso saber o por que deste emadurecimento. Nem tinha me dado conta disso. Você é terrível.

    Adorei!!

    Bjkssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  11. Não sou fã desse universo, mas assisti os filmes e tenho voltade de ler. Interessante saber que narrativa é fácil, descomplicada e direta. Achei demais a capa, parabéns a editora!

    ResponderExcluir
  12. São quantos mundos de serie sobre SW? Porque eu nunca vi tanto livro viu !! E eu não gosto nem um pouco, não sei, as historias não me prendem, nunca assisti também.
    Mas pra quem é fã deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro veio pra sanar as dúvidas entre um filme e outro, mesmo se perdendo em algumas partes
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos! Tudo bem? Nossa, estou encantado com a capa desse livro! Ela é muito linda *--* E a premissa dele também é bem bacana. Fiquei com vontade de ler! :) Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos!
    Bem interessante a proposta de mostrar o amadurecimento do Luke. Eu li só um dos livros de Star Wars, gostei, mas escolhi não ler os outros. São muitos (rsrs)!
    Concordo plenamente que personagens dúbios são importantes. Os totalmente bons e totalmente ruins são difíceis de se acreditar, né? Concordo também que o Luke é um tanto idealizado, mas o carisma é inegável, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos,

    Eu adoro os filmes, mas ainda não me aventurei nos livros.
    Quem sabe um dia, eu consiga dar conta de tantos hahahaha
    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marcos.
    Quando finalmente for ler os livros da Saga é claro que vou querer ler esse também para entender esse amadurecimento do personagem. Mas não sou muito fã de narrativa em primeira pessoa. A capa está linda também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Olá! Fã de Star Wars, como não querer ler? Linda capa, maravilhosa sinopse e bom saber, por sua resenha sempre tão bem elaborada, que o livro tem uma narrativa fácil e descomplicada. Querendo muito. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. hhmmmm nunca pensei nesse amadurecimento de luke de um filme para o outro! melhor fechar esses furos com livro mesmo, se fossem filmes corre o risco de não corresponder aos originais

    ResponderExcluir
  20. Hm. Não sei se concordo com você com relação a ser a capa mais linda de Star Wars já lançada pela Aleph... Acho que Um Novo Amanhecer ainda tem esse lugar para mim. Não senti tanta vontade de ler o livro pela sinopse e apesar da sua resenha (que traz os pontos positivos da obra) vou meio que deixar passar (na verdade, ja deixei passar todos os novos livros de Star Wars da Aleph, eles conseguiram me falir ano passado). Quem sabe depois de ter comprado todos os outros? Sem contar que apesar de Luke ser o protagonista, sempre achei ele chato demais (esse papel tinha que ter ficado para o Han, hehehehe).
    Até

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica, esse é otimo para quem viu os filmes e ficou encucado!
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  22. Oi
    são tantos autores falando desse mundo de SW não sei como não se perde, a capa é realmente linda e a obra parece ser legal, pelo menos gostou apesar de ter achado que faltava algo. Fico conhecendo mais desse mundo por aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu vendi meus livros do star wars, acredita? Não me insulte hahahhahahha.
    Mas é que eu vi que não ia rolar :P Por mais resenhas que eu leia - super interessantes por sinal - acho que não estou preparada para o poder da força hehehhe.
    Mas um dia, quem sabe? :)
    Mas confesso que algo que acho extremamente bacana neste universo é a presença de mulheres fortes. Só por isso, eu já bato palmas ao universo criado ;)
    beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marcos!
    Você cada vez mais me faz querer entrar a fundo nesse universo de Star Wars! Eu ainda sou pobre e gostaria de ler todos os livros que quisesse, mas esses de SW que você resenha, eu lerei com toda certeza.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  25. Marcos
    Acho que você deve ser quase um meste Jedi, deve conhecer tudo de Star Wars!!! E Eu ainda escolhendo e o primeiro que vou ler... Pela resenha, já vi que não vai ser por este livro. Sabe, as vezes o que me desanima é não ter uma sequencia certa para iniciar. Você que já me conhece pelos meus comentários e sabe que até agora só vi os filmes (várias vezes) me indicaria começar por qual livro?
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Trilogia FUNÇÃO CEO de Tatiana Amaral

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos
    Acho que iria gostar da introdução dessa duas personagens femininas. Juntamente com essa narrativa o livro deve ter ficado ótimo mesmo.
    Acho que todos os livros desse universo devem valer mesmo a pena, só falta em começar a desbravar né?

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Gostei desse livro, achei bem interessante temos a narração em primeira pessoas e principalmente as duas personagens femininas que temos nesse livro e achei gostei de temos o livro explicado alguns buracos do filme !!

    ResponderExcluir
  28. Que bom que o livro preenche o que falta nos filmes sobre o amadurecimento de Luke. Achei o enredo interessante, uma ótima leitura para que é fã dos filmes. A diagramação parece ser bem bonita mesmo.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo