03/05/2016

Resenha: Marcas da Guerra

Título: Marcas da Guerra
Autor: Chuck Wendig
ISBN: 9788576572787
Editora: 
Aleph
Ano: 
2015
Páginas: 
408
Compre: Aqui

Sinopse:

O que aconteceu depois da destruição da segunda Estrela da Morte? Qual o destino dos remanescentes do Império Galáctico e dos antigos Rebeldes, agora responsáveis pela fundação da Nova República? Marcas da guerra é o primeiro livro do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico Episódio VI: O retorno de Jedi, dando pistas sobre o que podemos esperar da nova trilogia que se inicia com o O despertar da Força, a ser lançado nos cinemas em dezembro.
Nesse novo panorama galáctico, vamos descobrir que a guerra ainda não chegou ao fim... e que os traumas deixados por ela ainda serão sentidos por muitos e muitos ciclos. Capitão Wedge Antilles, almirante Ackbar, almirante Sloane, o garoto Temmin e a mãe, Norra Wexley, a caçadora de recompensas Jas Emari, o antigo agente imperial Sinjir: novos personagens e velhos conhecidos dos amantes da saga, que sempre estiveram envolvidos na luta, agora devem escolher o lado a que deverão jurar lealdade. Deverão colocar-se ao lado da Nova República, procurando estabelecer um novo governo democrático na galáxia? Ou juntar-se às fileiras imperiais, na tentativa de voltar ao poder absoluto depois das mortes dos lordes Sith Palpatine e Darth Vader?

Resenha:

Para entender esse livro, é necessário que, de preferência, você tenha assistido à trilogia clássica de Star Wars (episódios IV, V e VI). O motivo é simples: Marcas da Guerra é um livro sobre – adivinhem – as marcas deixadas pela guerra entre Império e Rebelião. E você conhece essa guerra nos filmes. Sendo assim, sem os filmes, provavelmente você ficará perdido ao ler a obra.

A segunda Estrala da Morte foi destruída e os principais líderes do Império caíram. Com isso, muitos imaginaram que a guerra finalmente chegaria ao fim. Porém, ainda havia alguns que acreditavam na ideologia totalitária imperial e desejavam uma reação. Porém, para isso, tiveram que sair de cena e voltaram para a Orla Exterior, a fim de reunir forças.


Em um planeta chamado Akiva, localizado na Orla Exterior, bem longe do centro galáctico, alguns líderes do antigo Império se reúnem. Eles debatem e brigam entre si para descobrir quem deve assumir o poder, como isso deve ser feito e quais serão as medidas que precisarão ser tomadas. Tentam, através de negociação e manipulação política, colocar a máquina de guerra imperial novamente em jogo. Entretanto, isso não seria nada fácil.
“Nossa rebelião acabou. Mas a guerra... a guerra está apenas começando” (p. 17).
Do lado Rebelde, agora chamado de Nova República, os líderes andam ansiosos e preocupados. Primeiro, eles sabem que a guerra está longe do fim. Em segundo lugar, tentam evitar que mais vidas sejam perdidas e que a dor continue se proliferando. As marcas deixadas pela guerra são profundas. O objetivo do novo senado é tentar diminuí-las.

Partindo dessa premissa, Chuck Wendig cria um livro inteligente e que retrata com perfeição como realmente funciona uma guerra. Apesar do nome, teremos poucas cenas de batalhas e de aventura. O livro é altamente político, onde acompanhamos as jogadas dos líderes políticos dos dois lados. Percebemos como a paz é algo frágil e que qualquer movimento desajustado pode ceifar milhares de vidas.


Um aspecto interessante na obra é a ausência do lado sombrio e o do lado luminoso propriamente dito. Talvez por isso, aliás, esse livro seja o mais próximo da realidade. Não temos aquela intensa batalha de sabres de luz entre Sith e Jedi. Aqui, as batalhas são lutadas individualmente, por meros mortais. Entendemos, de maneira profunda, como um soldado pode mudar a guerra, como as dores das batalhas moldam as pessoas e como atitudes políticas de um homem pode tornar tudo catastrófico.
“O tirano Palpatine está morto. Mas a luta não acabou. A guerra continua mesmo com o poder do Império diminuindo. Mas estamos aqui por vocês. Saibam que, onde quer que estejam, não importando a distância em que morem na Orla Exterior, a Nova República está chegando para ajudar” (p. 46).
Em alguns momentos, o toque de guerra é tão real e tão tangível que a obra poderia retratar, sem qualquer problema, cenas de outro universo que não fosse o de Star Wars. Afinal, lutas políticas, guerras, pessoas morrendo por ideais e pessoas matando por crueldade há em centenas de lugares e dezenas de universos literários. Contudo, não considero isso uma falha da obra. Vejo como um aprofundamento no universo de Star Wars no lado político-social. Esquecemos aqui um pouco do lado fantástico e da ficção cientifica e temos uma dose de realidade maior – guardando as devidas proporções, é claro –.

Ademais, o autor também merece os parabéns por criar personagens cativantes e profundos. Sabe aquela questão maniqueísta do bem contra o mal? Chuck dá uma visão bem interessante desse aspecto. Com a criação de personagens como Temmin, Jas e Sinjir, temos protagonistas na área cinza da história; eles não totalmente sombrios, nem totalmente luminosos. Esses personagens são reais, como eu e você, acertando algumas vezes e errando muitas outras. Dão vazão ao ódio, à ganância e aos sentimentos, mas também possuem bondade, certa retidão e caráter. O autor soube como quebrar estereótipos e isso merece ser elogiado.


Quanto à parte física, como sempre, só tenho elogios à editora Aleph. Temos uma capa linda e uma diagramação belíssima e confortável. As letras são de um tamanho padrão, mas o espaçamento é bom, o que não deixa a leitura cansativa. Além disso, a revisão e a tradução foram executadas com esmero.
“O Twi’lek empina o queixo. Medo brilha em seu olhar, mas outra coisa também; algo que Sinjir já viu naqueles que ele atormentou e torturou, naqueles que acham que não vão ceder: coragem.Coragem. Que coisa idiota” (p. 48).
Assim, diante de todos os aspectos, certamente indico a obra. Sem dúvidas, esse é um livro que todo fã do universo Star Wars necessita ler, principalmente porque aprofunda toda a experiência com os livros e filmes de uma maneira bem significativa. Dê uma chance à obra; você não irá se arrepender.



Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Eita, se pra ler a obra precisa assistir o filme, esse livro não é pra mim. Acho que já comentei aqui que nunca fui fã de SW, e pelo que vejo aqui é livro que não acaba mais ne kkkk com certeza quem curte é uma boa pedida pra entrar mais a fundo na historia, já que nada se compara a ler um livro.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Além do episódio VII, eu só assisti a trilogia clássica e é o que basta. Então, esse livro seria uma ótima leitura. Curti em saber que foca mais no lado político.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Não creio que não comprei esse! Adorei a resenha, vai pra lista das próximas compras
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  4. Nossa, realmente para quem não assistiu os filmes fica bem difícil compreender o livro. Pra mim não foi diferente hahahaha. Mas não vou negar que senti vontade de assistir os filmes e depois ler o livro. Suas resenhas são muito envolventes!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Marcos!
    Acredita que até hj não vi nenhum filme da série?
    Não sei pq não me interesso por SW...
    Apesar de ver por aí mtas pessoas flando super beem, ainda não vi...
    Quem sabe me interesso né?
    Pra quem curte realmente parece ser mto bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nem assisti SW, achei bem curioso ter que assistir aos episódios para entender o livro, normalmente é o contrario, esse livro mostra os resultados da guerra, parece ser bem interessante, espero conferir

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!!!

    Quero muito ler este livro antes de assistir ao filme O Despertar da Força. Sim! Ainda não assisti... :( rsrsrsrsrsr
    Gostei muito da sua resenha, quero comprá-lo logo, mas o preço não cai de jeito nenhum! kkkkk

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Este livro não é para mim, já que não vi os filmes ;P
    Aliás, falando nisso, outro será lançado em breve né? Pelo menos, no final de semana, vi o trailer no cinema quando fui ver Guerra Civil (:3 ) .
    Star wars não tem fim né? hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já vi todos os filmes e gosto muito então fiquei super interessada. Espero poder conferi-los!

    ResponderExcluir
  10. Assisti só os primeiros filmes e a muito tempo, não lembro muito bem e não acompanho nada do universo Star Wars. Acho muito interessante essa onda de livros sobre a saga, é pra deixar qualquer fã louco! Gostei muito da sua resenha, não sei se vou ler o livro um dia, mas se caso eu venha assistir os filmes, vou lembrar da sua indicação! (:

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ter todos os livros que a editora Aleph lançou de Star Wars, tenho o livro com a trilogia original que Darkside publicou e pretendo lê-lo quando tiver já em mãos outros da série para poder fazer uma maratona ou pelo menos ler todos em certo período de tempo - mesmo intercalado com outras leituras.
    Acho super interessante a ideia de conhecer um pouco sobre o que aconteceu depois da guerra, fiquei ainda mais curiosa depois de ler sua resenha. Essa edição é mesmo linda hein...

    beijos
    Livromaníaca / Tielle So

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Sabe que não assisti os filmes então nem vou me aventurar. E diferente de você achei essa capa um pouco feia, ou é porque não entendi nada mesmo hehe. Mas que bom que gostou e indica o livro. Achei interessante o autor ter criado esses personagens que não são totalmente vilões nem totalmente mocinhos, e não somos assim?


    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Nunca tivemos curiosidade nos filmes e nem nos livros, realmente a capa é bem bonita.

    Beijos

    onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos
    Então eu teria problemas com a leitura, pois não assisti aos filmes.
    O que acredito que mais gostaria é a criação dos personagens e como a guerra afetou todos eles e mudou tanta coisa.

    ResponderExcluir
  15. Eie, Boa Tarde
    Eu assisti os filmes, menos O Despertar da Força kkk
    Mas vou ter que assisti de novo pra entender rs
    Ainda não tive oportunidade de ler os livros, mas to louca pela saga, depois que você ver o primeiro filme, você quer tudo de Star Wars rs
    Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Nunca li nem vi nenhum livro nem filme Star Wars, são obras que infelizmente não me chamam a atenção, pode até ser que um dia eu veja, mas não que me chame mesmo a atenção, e outro problema, eu odeio guerra, destes tema só gosto de Capitão América, e outras exceções!
    Abraços!

    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Embora tenha assistido aos filmes, não fiquei com muita vontade de conferir o livro. Imagino que a história seja interessante, por apresentar a situação depois de uma guerra e que os personagens sejam cativantes, mas acho que é uma obra mais destinadas aos fãs. Gostei da resenha e de conhecer a obra.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda estou conhecendo esse Universo de Star Wars e pretendo ler Marcas da Guerra ainda esse ano. Não imaginei que o livro era tão profundo no quesito política e que aprofundaria tanto nas consequências da guerra.
    Como assisti todos os filmes lerei esse livro sem medo.

    Biejos,
    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Marcos,quero muito ler esse livro,pois assisti a trilogia clássica Star Wars é meu preferido com certeza é O Retorno de Jedi e gostaria muito de conhecer de perto todas as marcas deixadas pela guerra entre Império e Rebelião.Gostei de saber que não será nada fácil para o Império colocar a máquina imperial novamente em jogo.Legal o funcionamento de uma guerra retratado com perfeição e também ser um livro próximo da realidade.Legal ter também um aprofundamento no universo Star Wars no lado político e social.Que bom que os personagens são cativantes e profundos.Com certeza darei uma chance.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Vish, pelo visto eu ficaria perdida lendo a obra! kkkkk, mas ok, se um dia eu quiser ler, eu já terei visto os filmes, e lido alguns livros também!
    A editora realmente sempre capricha, muito bonita essa capa, e como sempre, muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  21. Oi
    gostei da resenha apesar de não ser ligada a esse mundo de Star Wars, mas deve ser uma leitura interessante para quem já conhece um pouco desse mundo, quem sabe algum dia eu de me dou a chance de conhecer esse mundo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi. Sua resenha está muito boa. Quero muito esse livro. Já vi todos os filmes e sou fã de Star Wars! E como não ter esse livro? Só irá acrescentar mais gosto a esse mundo fantástico!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou fá de Star Wars, tenho os seis primeiros filmes aqui em casa e de vez em quando a família se reúne para revê-los. Mas ainda não li nenhum um do universo, apesar da parceria com a editora. Simplesmente por falta de tempo, acabo priorizando leituras mais amenas e vou deixando estas obras de artes passar... Quando me aposentar, vou ler todos kkkk
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Ainda não assistir a nenhum filme do universo Star Wars, mas vejo tantos comentários e referencias a essa saga que fiquei bem curiosa para poder assistir e lendo sobre os livros assim que assistir aos filmes que pegar para ler, principalmente esse pois achei a historia bem interessante por mostrar essa parte que não vemos no filme e pela escrita do autor que realmente envolve o leitor na historia !!

    ResponderExcluir
  26. Em minha opinião ,a trilogia clássica é a melhor. Mas o universo expandido tem pérolas! Quero comprar esse! espero aproveitar alguma promo que englobe os outros!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo