17/05/2016

Resenha: Treze

Título: Treze
Autor: Duda Falcão
Editora: AVEC Editora
ISBN: 9788567901510
Ano: 
2016
Páginas: 
192
Compre: Aqui

Sinopse:

Ao abrir as páginas desse tomo, você encontrará 13 contos de horror, bem ao estilo das antigas narrativas weird. No universo de Duda Falcão habitam monstros antediluvianos, demônios, vampiros, bruxas, feiticeiros e criaturas reanimadas trazidas das garras da morte.
Pessoas comuns transitam nesse mundo das trevas, desde estudantes universitários a fotógrafos, detetives despreparados e crianças inocentes. Confira essa obra e trilhe os caminhos inusitados do pulp.

Resenha:

São poucos os autores que conseguem ganhar-me a ponto de que eu deseje ler tudo que eles publicam. Na contemporânea literatura de terror, um desses autores seletos em minha lista é o Duda Falcão. Apresentando as mesmas características que fizeram com que ele ganhasse meu respeito, Treze mostrou-se mais um livro primoroso no currículo do autor.

Infelizmente, por ser uma obra com vários contos – treze, para ser exato –, não poderei falar de todos individualmente. Contudo, farei um breve resumo dos três primeiros para se tenha uma ideia do que esperar da obra e, posteriormente, farei uma análise do livro como um todo.


Eadgar e o Resgate de Lenora, o conto que abre o livro, possui uma mistura de épico com terror, o que é bem interessante. Lenora morreu e aprisionada está nos domínios de Hades. Eadgar, obviamente, não aceita isso muito bem. Então, empenha-se em encontrar uma forma de trazer sua amada de volta à vida.
“A voz cavernosa manifestou-se de um ponto à sua esquerda. Olhou naquela direção Viu a cabeça caída, as pálpebras abertas revelavam olhos azuis. Eadgar mantinha-se concentrado e frio como o gume de uma faca para poder suportar aquela visão inexplicável” (p. 17).
No segundo conto, Sob os Auspícios do Corvo, Duda encaminha o seu leitor para o velho-oeste. Mais uma vez, o amor é a válvula do despertar do terror. Algo acontece com a pessoa amada do protagonista e ele deseja vingança. Como isso acontecerá? Você precisa ler para saber. Contudo, já adianto que você deve estar preparado para conhecer e temer a cultura dos nativos norte-americanos.

No terceiro conto, Os Desejos de Morris, Falcão brinca com o mito da pata do macaco. Para quem não conhece, a pata é um artigo com poderes sobrenaturais que pode realizar três desejos. Porém, é preciso pedir com sabedoria, caso contrário, o mal estará a sua espreita.


Como é possível perceber a partir dos pequenos resumos apresentados anteriormente, Duda viaja pelas mais diversas nuances do terror. Vai do macabro aos vampiros, do velho-oeste à antiguidade. Aproveitando o melhor de capa época, o autor brinca com as características de personagens clássicos e reinventa mitos antigos, dando uma roupagem inteligente e moderna para a obra. O melhor exemplo disso é o vampiro cristão que encontramos em um dos seus contos.
“O demônio sentia-se inflamado pela fúria. Durante aqueles momentos de carnificina, sentira-se dono da situação. Mas algo não estava certo” (p. 44).
Outro ponto muito interessante que é observado na obra é a influência forte que Duda recebe dos mestres do gênero. O autor deixa claro seu fascínio por Poe, Jacobs, Lovecraft e Robert E. Howard. Porém, obviamente, não encontramos uma cópia desses autores. O que vemos é uma homenagem para quem o ensinou muito bem como causar arrepios nos leitores.

Além de bem construído e inteligente, o autor também ganha pontos pela linguagem empregada no livro. Encontramos uma escrita madura inteligente, porém ágil e direta. Mesmo sem fazer voltas e voltas, o autor consegue deixar os personagens e ambientes profundos. Com isso, os contos que, em geral, já são curtos, tornam-se ainda mais rápidos, proporcionando uma leitura rápida e agradável.


Quanto à parte física, tenho apenas elogios. A parceria entre a Argonautas e a AVEC deu muito certo! O livro possui uma capa interessante e que reproduz bem o enredo da obra e as mais diversas referências que iremos encontrar nela. A diagramação é muito bonita e agradável. A revisão também foi bem feita.
“Sempre que me lembro disso, um arrepio percorre a minha espinha. Eu tinha somente doze anos quando aconteceu aquela coisa horrível que matou meus amigos” (p. 123).
Desta forma, diante dos elementos apresentados, resta-me indicar o livro. Duda Falcão mostrou-se, mais uma vez, ser um escritor acima da média. Leia Treze; sem dúvidas você irá gostar.


Adendo: O nome da obra não é treze apenas pela quantidade de contos, mas também pela quantidade. O último texto do livro possui o mesmo título: treze. Ademais, tal numeral  é marcado pela superstição




Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Oi, Marcos. Tudo bem?

    Ah, amei a sua resenha. É a primeira vez que vejo esse livro por aqui e a proposta me deixou bastante instigada! Seus comentários só fizeram com que a vontade de realizar a leitura aumentasse. Fico muito contente, também, em ver a literatura nacional ganhando espaço - especialmente com tanta maestria no âmbito do terror (e em contos)!

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Eu vi sobre esse livro em outro blog e fiquei super interessada. Amo contos de terror.
    A diagramação dele parece ser linda demais *o*
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Aqui na minha terra, chamamos os loucos de treze, rsrsrs, então achei que fosse por isso, rs.

    Adorei!!! Pensei que fosse HQ, mas como é conto, eu amei ainda mais!

    Resenha incrível! Vai pra lista com certeza ♥

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcos!!
    Eu ameeei esse HQ! Contos de terror são meus favoritos, tá na listinha já!
    Parabéns pela resenha, mto bacana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, tudo bem? Eu nunca ouvi falar do autor, ou se ouvi não estou lembrada. Fiquei muito interessada pela obra, a edição está maravilhosa, e o enredo muito atrativo para quem gosta do gênero. Pesquisei um pouco sobre o autor, fiquei orgulhosa de se tratar de mais um nacional que apostou no terror. Foi para a lista de desejos.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A tempos não leio um conto de terror! Fiquei animada!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!

    Conheci o autor através de vc, e como vc está cansado de ver nas minhas caixinhas do correio, sempre acabo comprando algum livro que vc indica aqui. Por esse motivo, as vezes te adoro e as vezes te odeio! kkkkkkkkkk brincadeira!

    Gostei muito da sua resenha e como vc, também adoro contos, claro que vou adicioná-lo na minha lista de desejados.
    Essa capa é maravilhosa e fiquei muito curiosa para conferir os Treze contos!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Marcos,para quem gosta de contos de terror esse livro parece perfeito.Achei interessante a mistura contida nesse primeiro conto,épico com terror.Gostei bastante de saber que o motivador da obra é o amor.Amei o quote.Achei bem inusitado e nostálgico terror no velho oeste.Não preciso dizer também que amei saber da presença do amor como válvula.Legal ele gostar e homenagear autores já consagrados que ele admira.Que bom que a escrita é ágil e direta e a diagramação é bem feita.Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  9. O livro parece muito bom, não gosto de terror mas tenho que reconhecer que o autor fez um ótimo trabalho, fiquei interessada no conto Sob os Auspícios do Corvo, a diagramação está linda, parabéns a editora, vou anotar o livro como desejado, quem sabe eu crio coragem..

    ResponderExcluir
  10. Conto de terror, quanto tempo que eu não leio e nem vejo falar de um, amei a resenha e a dica
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos.
    Parabéns pela resenha e olha você consegue me ganhar com uma facilidade, consegue atiçar a minha curiosidade. Não tive a oportunidade de ler algo do autor mas como disse em outra resenha, os gêneros que ele aborda são do meu agrado.
    Espero ter a oportunidade de ler esse.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, consegue me deixar interessada com facilidade. O gênero terror é um dos meus favoritos e por estar organizados em contos acho que vou gostar ainda mais. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos!
    Não conhecia o livro nem o Duda. Tão bom quando encontramos esses raros autores que nos agradam em cheio em tudo que escrevem, né?
    Quando se trata de terror, eu gosto mais daquele estilo SK, que usa o terror mais para revelar facetas do que para assustar mesmo, sabe? Então não sei se eu gostaria muito de Treze. Mas boa dica do Duda. Vou ficar atenta aos livros dele.
    PS: Preciso ler Poe e preciso ler Lovecraft. Que vergonha nunca ter lido, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Não sou muito fã de contos, já falei aqui hehe, mas como são de terror eu fiquei muito interessada. Principalmente nesse ai que fala do mito da pata do macaco, que já li dois que falam sobre ele e gostei muito. Um deles era do King e foi um dos livros dele que consegui gostar e ter medo. Vou anotar aqui e quando der eu vou ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Eu to começando a gostar dos contos.. Podemos ver varias historias em um livro só, acho vem divertido. Nesse caso, a palavra divertido não se encaixa tanto, e sim aterrorizante. Adoro historias de terror!

    ResponderExcluir
  16. Gostei do projeto gráfico, sei que a primeira impressão será na capa! mas quem folhear será fisgado por essa parte interna. alias prefiro assim!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos! Terror não é meu forte, mas o formato de contos me agrada bastante porque assim eu consigo ler melhor sobre o gênero! Gosto de narrativas inteligentes!

    Adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oii
    eu não gosto de terror, por simplesmente ter medo, mas fiquei interessada nesse pela forma que descreveu o livro de contos na resenha, parece ser uma boa obra para quem gosta do gênero, nem tinha escutado falar desse autor.


    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos, tudo bem?
    Esses livros parecem ótimos :3
    Porque a gente não pode ter tempo e dinheiro para ler tudo o que gostaria ? :P
    Preciso de mais vidas hahahhaha
    As capas também são ótimas <3 E adorei essas chamadas que os dois livros possuem no começo :)
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que os contos devem ser muito bons!
    Eu sou muito medrosa, mas eu leria sim! Vi esse lançamento quando você o postou, mas agora ele pareceu bem mais interessante!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos
    Ainda não conhecia o livro, mas acho que é mesmo uma ótima dica para quem gosta desse estilo de livro. Achei interessante o autor trabalhar desde personagens antigos e mudar alguns mitos, além de tudo ainda ter uma narrativa ágil. Não sei se leria, mas adorei a dica de qualquer forma.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Marcos
    Por enquanto só vou ficar babando pelo trabalho gráfico do livro, pois a história não faz o meu gênero. Mas pelo fato de ser contos, acho que poderia lê-lo devagar, um de cada vez, e quem sabe ir me acostumando e até chegar o a gostar do gênero? Como sempre sua resenha está impecável.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  23. Gostei desta obra também, a diagramação destes livros é muito boa. Dos contos que você selecionou o que mais me chamou a atenção foi "Os Desejos de Morris", não sabia da superstição sobre a pata do macaco. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Mesmo o terror sendo um gênero que geralmente fugo, gostei muito desse livro ainda mais sendo em contos, pelo que vi dos contos eles parecerem interessantes principalmente Sob os Auspícios do Corvo gostei de temos um conto de terror nesse clima de velho-oeste !!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Que capa divina, amei! Não conhecia esse livro e o autor, mas já fiquei louca para ler. Sua resenha, como sempre muito boa, e suas palavras me deixaram mais empolgada para conhecer essa obra. Adoro contos e de terror, melhor ainda! Já adicionado a minha lista de desejados. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo