18/06/2016

Resenha: Imprevisibilidade

Título: Imprevisibilidade
Autora: Ana Ferrarezzi
Editora: Autografia
ISBN: 9788555263828
Ano: 2015
Páginas: 119
Compre: Aqui

Sinopse:

Aquele inesperado desvio em nosso caminho, ou aquela curva tão aguda que nos dá a impressão de que estamos retornando ao ponto de partida do qual havíamos acabado de sair.
Até que nos encontramos em um outro lugar completamente novo.
Cada conto reflete um enredo singular, proporcionando uma diversidade inexata de temas e narrativas. Com histórias completamente novas, o livro Imprevisibilidade, é uma leitura indispensável para aquele que busca, na leitura, momentos de prazer.

Resenha:

Imprevisibilidade é um livro de contos e minicontos, de assuntos bem diversos; temos relacionamentos amorosos, pitadas de sobrenatural e até três contos sobre zumbis. Um recorte múltiplo e interessante, abordando as mais diversas possibilidades que este gênero permite. Não é um livro perfeito, mas mostra que a autora possui talento e que pode e deve ser lapidado com o passar dos anos.

A despedida do Outono, conto que abre a obra, é o texto mais interessante do conjunto. Isso se dá por possuir uma maior profundidade, uma abordagem de medos, inseguranças e por tocar em um tema atual e complexo. O texto é uma bela apresentação do que poderia vir a seguir, mas não é bem o que acontece. Isso porque a maior parte dos textos seguintes não se compara ao primeiro. Contudo, apesar disso, cada texto, mesmo com suas falhas, tem o seu valor.
“(...) Sei que você está apenas assustado. Também sei que isso vai passar. Porque você é essencialmente corajoso. Então não me importo de ficar aqui, parado que nem um palerma, nesta porta, até você abri-la”.
A Lenda dos Zumbis, os três atos, também chamam a atenção, apesar de ter um foco bem diferente de A Despedida do Outono. Aqui temos o retrato de uma conversa informal, onde duas pessoas debatem a origem desses seres fantásticos. Apesar de não ser um conto com grande esmero técnico, convence e envolve o leitor pelos diálogos verossimilhante e pela abordagem incomum do tema.

Padrinho Infeliz, por sua vez, foi o conto que mais me decepcionou. O enredo começa de forma comum, mas, do meio em diante, há o envolvimento do sobrenatural. Contudo, o sobrenatural, que parecia o grande diferencial do texto, foi o que causou a queda na qualidade. Isso porque esse aspecto não foi tão bem desenvolvido, ocorrendo ações que não convencem. Do final, principalmente, era esperado muito mais.
“Quando alcançou o altar, já havia lembrado do que dizer. Afinal, era uma artista experiente”.
Em suma, Imprevisibilidade é um livro com altos e baixos, mas que, no geral, proporciona uma leitura agradável. Por sua linguagem acessível e contos rápidos, é uma boa opção de leitura entre obras mais densas e profundas.



Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Eu acho que já comentei aqui que não gosto de coletâneas de contos. Nada me impediria de ler um conto por dia, ou por semana, mas sei que eu não faria isso.
    Que pena que apenas o primeiro conto te conquistou de verdade. Achei um pouco estranho essa variedade de temas... até zumbi, gente? Rsss
    Acho que esse eu deixo passar.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Não daria nada para o livro julgando pela capa. Pareceu-me um livro de poesias, não um livro que contém diversos gêneros.

    Enfim, como não estou podendo escolher minhas leituras ultimamente, não o leria agora, mas gostei da dica! Quem sabe mais para frente!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi.Muito boa sua resenha. Gosto de contos e achei bem interessante essa obra. Talvez venha a ler esse livro, se tiver oportunidade. Mas no momento não irei adicionar a minha lista de desejados, pois essa lista já esta imensa, então tem que selecionar bem! Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos.
    Não sou muito fã de contos você sabe, só se for algo que eu fique muito interessada. E pelo que pude perceber, não é o caso. E pela capa esperava algo completamente diferente hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos
    Desconhecia o livro, mas como gosto de contos e de leituras leves, gostaria de ler a obra se tivesse oportunidade. Além disso, os contos parecem ser bem diversificados.
    Gostei da dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bem?
    Como você bem sabe, tenho problemas com livros de contos :P
    Então acho que não leria o livro.
    E bota variedade de temas hahaha, imprevisível mesmo :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei desse. Adoro contos e esse dos zumbis eu curti.

    Gostei da resenha!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Sou apaixonada por contos, se ainda misturam zumbis, pra mim perfeito!
    Gostei mto da capa tbm, bem diferente!
    Fiquei curiosa pra ler mais!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Nunca li nenhum livro de conto e acho que vou continuar assim pelo simples fato de nenhum ainda ter me prendido atenção e esse não foi diferente..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Marcos
    Fiz ontem minha resenha deste livro, não gosto de ler outras resenhas antes de fazer a minha para não ser influenciada, eu gostei bastante da obra e como não sou muito entendida no assunto não me incomodei com os pontos negativos que você viu. Achei que o livro cumpriu o propósito de divertir.
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei, parece ser legal.
    Livros de contos é difícil de agradar a todos mesmo, por se tratar de contos misturados. Eu quase não os leio. Mas costumar achar interessantes os diferentes assuntos abordados.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo