05/07/2016

Resenha: A Mão Esquerda da Escuridão

Livro: A Mão Esquerda da Escuridão
Autora: Ursula K. Le. Guin
Editora: Aleph
ISBN: 9788576570578
Ano: 2008
Páginas: 296
Compre: Aqui


Sinopse:

Genly é um estranho vivendo em outro mundo. Sua missão é convencer as pessoas desse lugar a se unirem a uma grande comunidade universal, mas há muitas diferenças. São outros costumes, outras lendas e percepções. Genly está numa terra única, na qual homens e mulheres existem juntos, dentro de cada indivíduo. Onde qualquer um pode ter filhos, pode ser pai e pode ser mãe. No gelado mundo chamado Inverno, ele terá de esquecer tudo o que sabia até agora e começar uma jornada de conhecimento, tolerância e descoberta. E desvendar os significados da mão esquerda da escuridão.


Resenha:

Quando a simples introdução de um livro – uma espécie de prefácio escrito pela própria autora – é melhor do que muitas obras que você já leu, é indício de que você irá amar este livro. Porém, quando ao decorrer da obra a autora consegue te surpreender ainda mais, certamente você terá uma obra memorável em mãos.

Ursula K. Le Gui começa o livro narrando sobre um desfile em Karhide, país de um planeta chamado Inverno. Lá, Sr. Genly Ai, um alienígena para aquele mundo, está em uma missão de Estado: tentar convencer os líderes de Karhide a se unirem ao Ekumen – uma espécie de associação intergaláctica de planetas.

Porém, Inverno é um planeta totalmente diferente de todos os outros que fazem parte do Ekumen. Em primeiro lugar, o planeta é gelado; as temperaturas chegam a - 30º no período mais frio do ano. Em segundo lugar, diferentemente de toda a humanidade, os moradores daquele estranho planeta são Andróginos.
“O fato mais concreto pode fraquejar ou triunfar no estilo da narrativa: como a joia orgânica singular de nossos mares, cujo brilho aumenta quando determinada mulher a usa e, usada por outra, torna-se opaca e perde o valor. Fatos não são mais sólidos, coerentes, perfeitos e reais do que pérolas. Mas ambos são sensíveis” (p. 11).
Em Inverno, os habitantes não são homens e nem mulheres. Durante o período de ação sexual, eles desenvolvem o sexo feminino ou masculino – não necessariamente mantendo o mesmo sexo no próximo período. Todos podem ser pais ou mães. Todos têm todas as características psicológicas atribuídas a ambos os sexos.


Nesse planeta distante, Sr. Ai terá um aliado a sua causa: Estraven. Porém, em um planeta onde poucos acreditam que pode haver vida em outro planeta, Sr. Ai se verá em meio a um jogo político, com diversos problemas, muitas dores e poucas soluções. Estraven tentará ajudar, mas até onde dois humanos tão diferentes poderão colaborar um com o outro?
“Estava a sós com um estranho, no interior de um palácio escuro, numa cidade estranha cheia de neve, em plena Era Glacial de mundo alienígena” (p. 25).
Ursula, sem dúvida, cria um clássico da ficção científica, formando um universo novo, incrível e cheio de nuances. Através dos aspectos de Inverno, vemos um convite para analisar nosso próprio mundo, nossas próprias ideologias e preconceitos. Com várias humanidades, começamos a enxergar o outro como humano e não como homem, mulher e todas as suas opções sexuais. Vemos formado, na nossa frente, o ser humano puro e simples.


Sr. Ai, com seu jeito ingênuo e simples, nos cativa, faz ser amado e torcemos, página a página, para que ele alcance seus objetivos e se descubra, se entenda. Afinal, aliar Inverno a Ekumen deixe de ser a grande prioridade em certo momento da obra; o autodescobrimento passa a ser a meta.
“Os terráqueos tendem a achar que devem seguir em frente, progredir. O povo de Inverno, que vive sempre no Ano Um, acha o progresso menos importante que o presente. Meu gosto era terráqueo (...)” (p. 56).
Como o livro é narrado em primeira pessoa, conhecemos de perto os pensamentos e conflitos de Sr. Ai. Porém, a grande sacada da autora foi colocar capítulos narrados também por Estraven, nos fazendo deixar enxergar, também, o seu lado da história. Afinal, ele, como um ser humano complexo, também tem muitas dúvidas e anseios.


Além do enredo incrível e da qualidade literária da autora, encontramos um livro com uma diagramação agradável e moderna. A capa, também, é muito bonita, com detalhes em relevo, formando um desenho na parte branca. Infelizmente, não dá pra ver direito tais detalhes na foto. Tudo colabora para uma leitura agradável.
“Prisioneiros que estavam ali há vários anos tinham se adaptado psicologicamente e, até certo ponto, fisicamente, creio, a esta castração química. Eram tão assexuados quanto bois castrados. Não sentiam vergonha ou desejo; eram como anjos. Mas não é humano não ter vergonha ou desejo” (p. 171).
Sem dúvida alguma, A Mão Esquerda da Escuridão é um livro que merece ser lido, relido e presenteado. Aos amantes da ficção científica, não deixem de ler a obra. Para todos aqueles que nunca leram nada do gênero, leia este livro. Ele extrapola e muito o seu gênero, tornando-se uma obra memorável.

Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. bom dia, tudo bem?
    Eu não conhecia esta obra. Mas os detalhes da capa e sua resenha despertaram meu interesse.
    Gosto quando um livro já nos conquista com a sinopse e nos surpreende ainda mais durante a leitura.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Nossa!!! Você já teve a oportunidade de ler histórias fantásticas e incríveis, mas pelo seu texto, essa lhe atingiu com muita paixão. Achei esse título criativo e forte, só pelos elogios que fez a obra o leria. Mas o que me atingiu, me tocou, foi a percepção de nossos preconceitos, foi o autodescobrimento. Não vejo a hora de ler esse livro, vou procurar por ele. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Chocadaney que eu não conhecia esse livro! Gente, comassim??? Necessito dele.
    Achei bem diferente que tudo que já vi.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, não conhecia esse livro, e você falou dele com tanto entusiasmo que me deixou curiosa. A história é um tanto diferente do que estou habituada a ler, mas é como você mesmo disse acima, "Quando a simples introdução de um livro – uma espécie de prefácio escrito pela própria autora – é melhor do que muitas obras que você já leu, é indício de que você irá amar este livro", por esse motivo já posso afirmar que será uma leitura da qual não irei me arrepender.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Não conhecia o livro e claro, já vou adicioná-lo na minha lista de desejados. Gostei muito da sua resenha e o gênero me cativa, apesar de ter me sentido um pouco perdida durante a leitura da resenha, consegui distinguir traços de elementos que gosto em livros assim.

    Sobre a capa, preciso ver ao vivo! rsrsrsrsrs Nas fotos não dá pra ver muita coisa mesmo. Mas quero lê-lo e espero gostar tanto quanto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos!
    Gostei mta da sinopse desse livro, a diagramação realmente está ótima e bastante convincente msm...
    Gostaria mto de ler e saber mais detalhes desse história, que pra mim é mto boa!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra, mas já anotei e salvei a resenha!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  8. Mais uma resenha que só tenho vontade de colocar ♥♥♥♥♥
    Quero comprar este livro no sábado.
    Não entendo como ainda não li este livro. Tipo, eu sei que vou amar, então por que não li?

    Resenha apaixonante!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  9. Gosto de ficção científica, mas li poucos livros do gênero. Esta obra parece ser uma boa pedida para quem gosta desse tipo de livro.
    Fiquei bem curiosa pra saber como a autora trabalhou a sexualidade dos habitantes de Inverno. Não me lembro de ter lido nada que trouxesse algo parecido.
    É um livro que entrou para meus desejados.

    Venha conferir a Promoção de Inauguração do Confissões de uma Mãe Leitora!

    ResponderExcluir
  10. Aquele momento no qual você pensa: "Tenho esse livro na minha estante e ainda não li. Sou uma criminosa" hahahah Realmente preciso parar e me agarrar com a Ursula, ela merece e essa resenha é instigante!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha.
    Bom, primeiramente achei a capa bem simples mas delicado, assim como uma neve. Linda e singela. A história me despertou muito pra ler pois adoro neve, ainda mais sendo o cenário principal dessa leitura.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro ainda mais gostei muito da Sinopse, achei uma leitura bem interessante
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Sabe que não sou muito fã do gênero, acho as histórias meio difíceis hehe. Mas me interessei por essa. Achei muito legal isso deles não terem gênero. Me lembrou o livro Todo Dia que o personagem principal também não tinha sexo. E a forma como você recomendou ele não deixa margem para dúvidas hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Por um momento achei que fosse alguma continuação de A Mão Esquerda de Deus haha. Que demais essa história! Quase uma distopia, onde existem seres com características bem peculiares. Gostei bastante, achei só a capa xoxa, poderiam ter feito um trabalho bem mais caprichado, não? :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Pelo título da obra e capa, não dei muita atenção, até mesmo porque não conhecia esse livro. Mas lendo sua resenha, fiquei muito curiosa! Gosto de ficção e a premissa desse livro tem tudo para realmente prender o leitor. E seu entusiamo e palavras tão positivas sobre a obra, só confirma que será uma leitura muito boa. Claro, adicionado a lista de desejados. Obrigada pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Gente, que história diferente! Não conheço a autora e nunca ouvi falar desse livro, mas amo ficção científica. Gostei de cara do livro principalmente por ter alienígenas haha. A capa eu não gostei não, muito simples e não dá pra saber o que nos espera na história. Porém, se a história é boa, a capa é o que menos importa, né? Beijão.

    ResponderExcluir
  17. Nossa uma história bem diferente mesmo. Um planeta frio, com um nome frio, mas que é habitado por seres que possuem o mesmo sexo dentro do mesmo corpo...muito complexo e muito interessante. Acho que fiquei mais curiosa em como essas pessoas convivem entre si e o que pensam sobre suas condições, apesar de você mencionar que elas não acreditam que há outros mundos e vidas. O choque maior é quando alguém diferente chega a esse mundo, fazendo todas as suas crenças caírem. Aí sim suas perguntas devem aumentar de proporção. Um livro de ficção que com certeza me lembrarei de ler! Abs!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos
    Ainda não conhecia o livro, mas se já na introdução ele já te conquistou dessa maneira, imagina como não deve ser o livro inteiro, ainda mais depois de tantos elogios.
    Claro que fiquei bastante curiosa para conhecer a obra. Ficção científica é um gênero que me atraí.

    ResponderExcluir
  19. Já foi para a lista Marcos. Que história interessante :)
    Achei muito bacana essa coisa de todos apenas estarem ali. Não há homem, não há mulher, não há nada disso. Queria que no nosso mundo fosse assim também.
    E só com essa introdução da resenha, não tem como não querer ler o livro não é mesmo? :) Espero gostar tanto quanto você
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. muito bom quando criamos expectativas no livro e elas são atendidas! :) a história realmente parece ser maravilhosa!

    ResponderExcluir
  21. eu não conhecia esse livro nem a autora. confesso que se fosse só pela capa eu ia deixar passar. mas o livro me ganhou pelo resumo!
    nossa a autora realmente criou um mundo novo. achei bem legal que além de tudo tem a questão dos costumes do local e ainda as politicas
    anotar a dica

    ResponderExcluir
  22. Por ser uma distopia já gostei. Gostei da forma que a autora usou para criticar o preconceito presente em nossa sociedade. Com certeza é uma leitura que vale a pena. Realmente não deu para ver bem os detalhes da capa, mas imagino, pela sua descrição, que seja bonita.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  23. Nossa, gostei disso! Parece ser um livro muito diferente!
    Mesmo sendo uma ficção, veio pra quebrar tabus da sociedade.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  24. Marcos
    sua resenha me deixou extremamente curiosa para conhecer essa obra. Achei muito interessante um povo andrógeno que que podem assumir qualquer um dos sexos. Também gosto demais de histórias que se passam num mundo novo, onde vou conhecendo aos poucos suas características, isso me prende ao livro, principalmente quando o autor tem uma escrita cativante, como parece ser o caso deste livro.
    abraços
    Gisela
    Ler para Divertir

    Participe do Top Comentarista de Julho do Ler para Divertir, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  25. AI NOOSSA, mds alguém me diz como faço para ir para o 'Inverno'?! Por favor! Nunca te pedi nada!!! :\
    O livro tem uma premissa incrível e devo confessar q se não fosse a tua resenha eu julgaria erroneamente e não teria vontade de lê-lo, por isso amo resenhas... Sempre nos apresentam obras primorosas!!!!
    Obrigada
    Abraços

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Me deixou bem curioso sobre esse livro! Já quero pra ontem,rsrsrs!

    ResponderExcluir
  27. Eu não estava dando nada por esse livro pela capa e pelo título, mas a sinopse e a sua resenha me deixaram curiosíssima. O enredo parece ser ótimo e o mundo ficcional que a autora criou me deixou querendo saber mais. Pretendo ler com certeza!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  28. Li muito pouco de ficção científica, porém, os que li amei.
    E esse achei demais.
    Muito interessante e diferente, misturando muitos elementos fortes e polêmicos.
    Anotado aqui!
    Vou querer lê-lo com certeza!
    Mais pra procurar na biblioteca e no sebo! rs
    Abraços e boas leituras em agosto!! =)

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo