17/08/2016

Resenha: O Papai é Pop

Título: O Papai é Pop
Autor: Marcos Piangers
Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581742465
Ano: 2015
Páginas: 112
Compre: Aqui

Sinopse:

Então, você vai ser pai. Você sabe que precisa comprar uma casa maior. Tem que ter mais espaço pra criança. Tem que ter mais um quarto no apartamento. Tem que ter um berço novo, não pode ser aquele que a vizinha se dispôs a emprestar. Então você sabe que tem que trocar de carro, com seis airbags, no mínimo, ar-condicionado de fábrica. O que o humorista Marcos Piangers descobriu ao ser pai jovem é que essas preocupações não fazem diferença nenhuma. O que vale mesmo não é pagar pela melhor creche, se você é o último a buscar seus filhos. Não é comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada. No fundo, o que importa mesmo, como os textos divertidos e emocionantes de Papai é Pop mostram, é você estar com seus filhos, não pensando em outra coisa, mas estar lá. De verdade.

Resenha:

Sabe quando você gosta tanto de um livro que não imagina como descrevê-lo e menos ainda como resenhá-lo? Então, encontro-me exatamente nesse caso. O Papai é Pop foi um livro que me pegou totalmente desarmado e, exatamente por isso, me ganhou com muita facilidade. Eu esperava um bom livro, mas não esperava esse livro. Eu não esperava me divertir tanto.

A obra é formada por diversas crônicas curtas, então não é possível nem fazer a sinopse de algumas delas. A maior parte preenche apenas uma página. Contudo, algumas coisas todas elas possuem em comum: elas falam sobre a experiência de ser pai; são leves e são, principalmente, altamente engraçadas.


Aliás, acho que leve não é nem a palavra certa para descrever a forma de desenvolvimento dos textos do Piangers. A escrita é tão cotidiana e o assunto é tão próximo da realidade que você esquece que está lendo um livro. A obra transpassa a literatura; torna-se uma conversa informal sobre experiências e risadas. Você mergulha de uma maneira que, quando percebe, já terminou. E, aliás, fica com vontade de reler centenas de vezes.
“O dia a dia da paternidade, apesar de muitas vezes cansativos, é uma sucessão de surpresas, poucas delas registráveis. Cada primeiro sorriso, cada primeiro passo, cada primeira fase completa. Cada momento é desesperadamente registrado com uma câmera tremida, uma fotografia em baixa resolução que nenhum amigo vai achar grande coisa. Mas ser pai é tentar registrar tudo isso. Porque pais sabem que as crianças crescem e que esses momentos preciosos são únicos” (p. 26).
Piangers não é o melhor cronista que já li, isso é um fato. Menos ainda é o que escreve as crônicas mais profundas. Entretanto, também é um fato que, mesmo sem alcançar essas características, ele conseguiu ser o cronista que mais me tocou, que mais mexeu comigo. A sua escrita não é planejada, é um despejo de sentimentos e sensações sobre a paternidade. Ele consegue apresentar, de uma maneira totalmente despojada, que ser pai é muito mais do que pagar contas e aguentar pirraças: é ser fonte de amor, motivo de risadas e proteção. E, principalmente, ser pai é algo mais gostoso que comer chocolate.

Para corroborar essa incrível experiência que é O Papai é Pop, a Belas-Letras não poupou esforços e apresentou um trabalho gráfico grandioso. A diagramação está muito mais do que linda, a fonte e o espaçamento estão ótimos; e a revisão está muito boa. Além disso, a capa é simples e bonita, transmitindo muito bem a essência da obra.


Diante de tudo isso, só o que eu tenho a dizer é que você precisa e deve ler essa obra. Se você já é pai ou mãe, vai amar. Se não é, vai ficar morrendo de vontade de ser. Mesmo que você não goste muito de crônicas, dê uma chance; tenho certeza que você não irá se arrepender.
"Uma das coisas mais incríveis de escrever sobre crianças é poder ouvir histórias de outros pais. Recebi a história de Gabriela, cinco anos, sobrinha do Alf, que quando viu a imagem de uma santa no painel do carro da avó, perguntou “Vó, pra que serve aquele santinho?”, ao que a vó respondeu: “Para nos proteger. Se a vó bater o carro a santinha evita que a gente se machuque”. A Gabriela pensou um pouco e ponderou: “Ah, o carro do papai também tem um desses. Só que no carro dele é um balão que sai do painel”. Entre a fé e airbag, eu e a Gabriela ficamos com o segundo” (p. 69).


Outras fotos:








Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Não gosto muito de cronica, e não sou mãe, muito menos pai, mas com certeza pretendo da uma chance a essa leitura. Esse livro não faz muito seu gênero, e para você que o livro superou suas expectativas, e que você se divertiu muito, isso por si só já foi suficiente para me deixar super curiosa e com vontade de inciar essa leitura logo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Eu amei a leitura desse livro! Por várias vezes, dei risada e chorei com as partes mais dramáticas. Queria muito uma continuação, pois é um livro que agrega muito a vida de um pai ou mãe.

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Deve ser ótimo! Bom para os pais que muitas vezes tem seus medos e para as mães que tem medo de deixar os pais serem pais.
    Gostei muito!

    Belo post.

    Beijos.

    Jovens Mães

    ResponderExcluir
  4. Eu já li alguns livros de crônicas e gosto bastante. Admito que não me interessava por esse livro pois pensava que era alguma história infantil, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa. Adoro textos curtos e divertidos, o livro já vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos!
    Excelente resenha, uma pena eu não me atrair tanto por esse livro...Espero um dia conseguir ler e ver com outros olhos a leitura...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    Confesso que a edição chama mais a minha atenção do que o conteúdo em si. Achei muito bem feita. Mas infelizmente é um livro que eu não leria. Não sou muito fã do gênero e não me despertou tanto o interesse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Nossa, que livro lindo. Ele parece mesmo ser bem divertido e descontraído. Gosto de ler/ouvir as experiências das pessoas. Amei as imagens também, o livro parece ser perfeito.
    Bjo.
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Confesso que não sou muito fã de crônicas, mas estou bem curiosa com este livro por causa do título.
    Tinha apenas 19 anos quando engravidei do meu primeiro filho, então sei bem como é a experiência de ser mãe (ou pai) novo e por este mesmo motivo estou bem curiosa quanto a este livro. Sei que vou me identificar.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é divertidíssimo. Dei para meu marido e ele adorou eu também li e gostei demais. Recomento a todos.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo! Eu não só de ler crônicas, mas achei bastante fofo esse livro! O que mais me chamou atenção foi o título, que eu achei bem chamativo. Ao ser sua resenha, vi que o livro não me decepcionaria. Gostei também do trabalho que a editora fez no livro, pois, apenas pelas suas fotos, dá para perceber que o trabalho foi feito com muito carinho!

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Como sempre, sua resenha está ótima. O livro parece ser bem divertido. Apesar de gostar de crônicas, esse tema não me chamou a atenção. Talvez um dia venha a ler. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    parece ser uma história leve e divertida, achei legal os títulos das crônicas que estão na foto, acho que leria. Primeira resenha que leio dele e que bom que curtiu;


    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ao ver essa capa, não imaginei que o livro seria assim. Achei super fofo e parece ser um tanto engraçado também.
    Gosto bastante de crônicas, então este livro com certeza vai para a minha lista!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas li O papai é pop 2, e tenho que concordar que nesse livro também pude ver o quanto a narrativa do autor é despojada. Imagino que esse deve ser parecido com o segundo.
    Essa simplicidade na hora de falar da paternidade me conquistou e acho que aconteceria isso nesse livro também. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Acho que esse seria um excelente presente pro meu marido, preciso inseri-lo no mundo da leitura, ele tem preguiça :(

    ResponderExcluir
  16. Faço parte do time que não gosta muito de crônicas, mas o assunto delas me interessou, gosto de livros que trazem os relacionamentos familiares em suas tramas, e o relacionamento entre pais e filhos é um dos que mais gosto. Gostei muito da diagramação, pelas fotos parece realmente estar muito boa. A resenha está ótima.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos, tudo bem? Que legal que a leitura foi proveitosa para você :) Mas confesso que não leria o livro. Só de pensar em ser mãe, eu já fico com alergia e começo a me coçar hahahhaha
    Quem sabe se um dia a família lançar "A tia é hipie" eu leia hahahhaha
    Ih, olha só, tive até ideia para outro livro kkkkk
    Vou até anotar :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos...

    Esse livro parece ser muito bacana e as ilustrações com certeza deixam o livro mais atrativo e divertido... Gosto bastante de crônicas e pretendo dar uma oportunidade a essa leitura... Mesmo porque tenho o sonho de ser mãe muito em breve. Adorei a resenha...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  19. Eu já tinha muita vontade de ler essa série da mãe e pai pop, rsrsrs
    Agora depois de ler essas resenhas lindas, amei ainda mais!
    Adoro crianças, e acho superdivertido observar e conviver com elas, aind a mais quando estão aprendendo a andar, falar, e os pais sempre erram e acertam assim, no susto! rs
    Já quero!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  20. Você me ganhou quando disse que o livro é divertido, depois de um dia estressante de trabalho nada como relaxar lendo algo que nos alegra e nos faz rir. Gostei da premissa também, só quem é pai ou mãe sabe o valor de cada momento registrado da vida do filho. Obrigada pela dica.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo