03/06/2017

Resenha: Feliz Natal, Alex Cross

Título: Feliz Natal, Alex Cross
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412154
Ano: 2013
Páginas: 176
Compre: Aqui

Sinopse:

É véspera de Natal, tempo de paz e fraternidade Infelizmente nem todos pensam assim. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, tudo o que Alex Cross quer é ter uma noite feliz com sua família. Mas, para tristeza de seus filhos, de Bree e de Nana Mama, o detetive será convocado para solucionar não apenas um, mas dois casos no feriado. Numa bela mansão, uma família é mantida refém Alex atravessa a cidade rumo a uma das regiões mais nobres de Washington. Henry Fowler, um famoso advogado que viu sua vida e sua carreira serem arruinadas, ameaça matar os filhos, a ex-mulher e seu novo marido. Psicótico e viciado em metanfetamina, Fowler precisa ser detido. Mas a pergunta que não sai da mente do psicólogo que habita em Cross é: o que faria alguém tão bem-sucedido afundar dessa maneira?
Convocado às pressas pelo FBI, Cross terá que capturar uma antiga inimiga: a terrorista Hala Al Dossari, que foi reconhecida por uma das câmeras da Union Station. Em pouco tempo acontecem mortes e explosões. Mas será esse ataque seu único objetivo? Ou tudo fará parte de um plano maior, capaz de gerar uma catástrofe nacional?

Resenha:

Chega de livros sobre paz e amor no Natal. Tudo bem que paz e felicidade são sempre desejáveis, mas a verdade é que, Natal ou não, o crime continua, as dores persistem e o mundo não para de girar. Exatamente por isso, é numa noite de Natal que Alex Cross enfrentará dois de seus maiores desafios.

Após prender um assaltante que tentava furtar as ofertas da igreja, Alex Cross imagina que terá um Natal excelente juntamente com sua família, já que se manteve ausente quase o ano todo. Porém, antes que conseguisse imaginar, seu telefone toca. Ele é solicitado para resolver um caso de sequestro com reféns.

Mesmo contrariado e desejando ficar em casa, Alex vai à cena do crime e encontra algo muito pior do que se imaginava. Henry Fowler, um advogado muito famoso e vencedor de causas milionárias, que havia falido e se viciado em metanfetamina, faz seus filhos, ex-esposa, o atual esposo dessa e a mulher de um político famoso de reféns. 

Que droga, pensei. Só havia uma pessoa no mundo que devera trabalhar no Natal. E ele usava uma roupa vermelha e tomava montes de eggnog engordativo coberto de noz-moscada e creme batido. Que se dane, e que se dane o Papai Noel também” (p. 17)
A negociação está emperrada; Fowler não deseja falar com ninguém. Porém, quando Cross entra em contato com ele, através de seu jeito ousado, o sequestrador aceita simular um julgamento. Alex, desarmado, entra na casa sob o domínio de Henry para negociar. O que será que vai acontecer? Algum refém será morto? Cross será ferido? O caso terá um desfecho trágico?

No segundo caso, no mesmo dia, porém, já bem mais tarde, Cross é convocado pelo FBI para ajudar a prevenir um suposto atentado em uma estação de trem. Suspeita-se que Hala Al Dossari, uma terrorista da Arábia Saudita tentará um atentado com bombas.
“O detetive pegou o notebook e me mostrou a foto mais recente de Patty Paradise. Estava nua, caída numa banheira. Tinha dois buracos de bala na testa e a pele rachada com hematomas feios no antebraços e nas canelas, indicação clara de que foi eletrocutada antes de levar os tiros” (p. 55).

 A partir do momento em que ela é identificada dentro da estação, uma perseguição frenética tem início, deixando um rastro de mortes e sangue para trás. Será o natal abalado com a morte de centenas de pessoas? Descubra tudo isso nesse incrível livro.


O livro é bom, como a maioria das obras do James. Apesar das duas histórias serem bem distintas e acontecerem no mesmo dia, todo o enredo foi muito bem amarrado. A primeira parte do livro, a que narra o sequestro, é tensa do começo ao fim, tendo reviravoltas pouco imagináveis.

Já a segunda parte é tão interessante quanto à primeira, mas, me pareceu, um pouco mais fantasiosa. Além disso, por serem dois casos em apenas um livro, o autor pareceu correr um pouco no desfecho do segundo caso. Certamente ele poderia ter sido melhor trabalhado, mas não faz com que a obra perca tanto em qualidade.
“Tirou a Glock com silenciador da bolsa de ferramentas e, entre as barras da grade, mirou um latino gordo com costeletas. Era o que estava mais longe dela, mais perto dos trilhos. O que tinha mais probabilidade de fugir” (p. 97).
Gosto dos livros do autor, então, pela experiência, sei que apesar de ser um bom livro, nem de perto é o melhor. Talvez por ter sido um pouco corrido demais no fim, talvez porque o segundo caso foi um pouco fantasioso. Porém, sem dúvidas, a escrita do James continua a merecer elogios. 

Os capítulos são curtos, o que é comum nas obras de Patterson. Isso dá uma agilidade excelente à obra, o que combina com o gênero. A escrita é rápida e fluída. A diagramação é boa e a letra em um tamanho bom; as folhas são amareladas, ajudando ainda mais na agilidade da leitura.


Desta vez, a capa da obra está um pouco melhor, o que mostra que a Editora Arqueiro vem melhorando cada vez mais o designer. Os detalhes no livro são simples, mas bonitos, o que também contribui para a apreciação do trabalho.

Se você gosta de suspense, provavelmente curtirá essa leitura. Se essa não for a sua área, também dê uma chance; afinal, por ser um livro mais ameno, talvez acabe caindo no seu gosto. 


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Gosto muito das letras do Patterson. Apesar de muitas vezes achar todas as suas histórias bem parecidas..rs
    Ele tem um jeito peculiar de narrar seus personagens!
    Ainda não conhecia este livro, só tinha visto a capa pelo mundo literário e mesmo gostando muito do clima de Natal com sua bondade e blá,blá,blá..gostei muito do que li acima e se tiver oportunidade, quero muito ler o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, gosto muito de James Patterson, e conheço as obras dele já há algum tempo. Gosto da maneira rápida como ele as desenvolve, e o tema também é um dos meus favoritos. Ainda não li esse livro, mas já li outros com o Alex e gosto muito dele! A primeira história me interessou mais, acho que por você ter mencionada que a segunda é um pouco fantasiosa. Está na lista de leituras!
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor, mas adorei essa resenha! Quem diria trabalhar no natal! Amo livros de suspense e ainda mais que envolva assassinatos! Sei que vou gostar muito! Já vou dar uma pesquisada nesses outros livros dele!
    <3

    ResponderExcluir
  4. Sempre ouço falar bem do James Patterson e, principalmente, das histórias do Alex Cross. Amo livros de ação e suspense, mas, claro, quando possuem um bom enredo. É uma pena que, na segunda história, o autor tenha se perdido um pouco.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Marcos!
    É verdade! Os livros do autor são ótimos e concordo também que nem no Natal os meliantes deixam de cometer seus crimes.
    Fiquei com pena do detetive de ter de deixar a famílai em época tão festiva,mas fazer o que?
    Deve sr um tremendo de um livro, logo com dois crimes.
    E que chato ele ter corrido na segunda parte, poderia ter elaborado um pouco mais. Ainda assim deve ser uma ótima leitura.
    Desejo um mês cheio de prosperidade e um final de semana abençoado!
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Poxa, essa coisa de fazer o final meio corrido é chato, parece que foi feito de qualquer jeito, perdendo um pouco a graça da estória ;/
    ainda mais sendo um livro de romance policial, que requer todo aquele detalhamento pra esconder o mistério e deixar o leitor curioso

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia este autor, mas fiquei bem curiosa em ler este livro, geralmente os livros passados no Natal são sobre confraternizações e coisas mais leves, achei bem diferente a temática da história, e fiquei bem curiosa para saber o desenrolar da mesma, adicionei Feliz Natal, Alex Cross em minha lista de leituras e espero ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oii! Marcos eu não conhecia o autor e suas obras, fiquei interessada pra conhecer porque o enredo me chamou atenção, e olha que eu não tenho costume de ler livros desse gênero, parece bacana, vou anotar a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não costumo ler livros com temas de suspense, normalmente acho que o autor enrola muito para poder manter o suspense e acabo ficando entediada, por esse livro ser dois casos em um só e o autor dar uma acelerada, acho que combinaria comigo, gostei também do fato dele acontecer no natal, afinal, como você disse, os crimes continuam no natal e é preciso ter alguém ali, enfim, quando quiser ler algo diferente, vou me lembrar dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Que livro incrível, sempre vejo livros natalino com histórias lindas, de romance, reunião de família mas esse me fez desejar a ler, é sempre bom conhecer livros novos ademais com tema natalina e assassinato, mistério por resolve e por mas que seja um livro realmente isso se passa em vida real pessoas que trabalha na polícia e época de natal acaba não passando com as pessoas que ama.

    ResponderExcluir
  11. Já li vários livros que tem várias histórias que se conectam. Mas dois crimes distintos no mesmo livro (e pelo visto sem nenhum tipo de conexão) é nova pra mim. Me interessei pelo que você disse sobre o primeiro crime. Gosto dessa coisa acirrada e cheia de reviravoltas. Mas ainda assim, dos livros do James, não seria uma das minhas primeiras opções. Gostei mais do Assassinos do Cartão postal, pareceu mais interessante.

    milleguas.blogspot.com
    @pamelamarloch

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos.
    Eu tenho muita curiosidade para conhecer escrito desse autor é uma pena que o livro não foi totalmente 100% para você entendo eu também não gosto quando tem essa impressão de que os autores estão com pressa para terminar o livro A coisa toda a Trama se desenvolver em apenas um dia não me conquistou muito não mas ainda assim achei bastante interessante ele não poderia ficar de fora da minha lista.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos!
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro do autor, sendo esse um dos meus gêneros preferidos? Pois é! Eu tenho na estante, Zoo, dele também (assisto a série baseada no livro), mas ainda não comecei a leitura. Quero ler alguns livros e conhecer a escrita dele, pois tenho certeza de que vou gostar!
    Ótima resenha, como sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos!!
    Acho que nunca li nada desse autor mas sem dúvida quero muito pois adoro um bom suspense e acima de tudo livros policiais!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Não é o tipo de livro que eu gosto, ainda mais que são duas histórias, já é um ponto que não me atrai.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo