11/03/2016

Resenha: As Lições do Mestre

Título: As Lições do Mestre
Autor: Confúcio
Editora: Jardim dos livros
ISBN: 9788563420336
Ano: 2016
Páginas: 96
Compre: Aqui

Sinopse:

Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.

Resenha:

Confúcio sempre foi considerado um dos maiores pensadores, principalmente no ramo da filosofia. Contudo, o acesso aos seus ensinamentos nem sempre foi tão fácil, seja por causa das publicações serem mais antigas, seja pela tradução não ser adequada. Assim sendo, As Lições do Mestre foi a realização de um desejo para quem ansiava em conhecer um pouco das teses do autor.


O primeiro ponto que chama a atenção na obra é a tradução que foi feita diretamente do chinês, o que dá uma proximidade maior dos reais ensinamentos para o que está escrito na presente obra. Além disso, o livro conta com uma introdução bem interessante para quem ainda não está bem situado aos ensinamentos de Confúcio. Há um ambientar histórico, mostrando a situação política-social da época na qual o autor desenvolveu suas teses e pensamentos. Isso ajuda demais a compreender melhor o livro.
“O educado busca virtude, o ignorante busca terra. O educado busca justiça, o ignorante busca vantagem” (p. 37).
Outro ponto que se destaca é que As Lições do Mestre não é a tradução de uma obra completa do autor, mas um apanhado de trechos, citações e passagens de relevante importância para entender todo o pensamento desenvolvido pelo filósofo. Isso permite uma leitura rápida, mas bem reflexiva, além de dar um aprofundamento interessante para o leitor sobre os mais diversos pontos tratados por Confúcio.


Também vale ressaltar a atualidade dos ensinamentos, o que contribui demais para que a leitura seja agradável e prazerosa. Confúcio acreditava, por exemplo, que para fugir de uma crise social o melhor caminho é a educação. Ele defendia que, a partir de um processo educacional mais sólido e crítico, a maior parte dos problemas enfrentados na época seriam resolvidos. Fazendo um paralelo com a presente situação brasileira, podemos ver como esse pensamento ainda pode ser útil e eficaz na nossa realidade.
“Selvagem é aquele em que a natureza fala mais alto que a cultura; pedante é aquele em que a cultura fala mais alto que a natureza. O educado é aquele que equilibra as duas” (p. 43).
Outros assuntos importantíssimos foram tratados pelo autor, como honestidade, transparência, bondade e como governar. Aprofundar-se nesses temas é, sem dúvidas, ideal para todo aquele que pretende ter uma visão de mundo mais crítica e abrangente, o que torna o livro ótimo para melhorar como humano e também para aprender.


Quanto à parte física, tenho apenas que bater palmas para a Geração / Jardim dos Livros. A capa está incrível e a diagramação, perfeita. A leitura que já seria rápida e boa se torna ainda mais prazerosa por causa do trabalho gráfico da editora. Ademais, temos uma excelente revisão e tradução.
“Não discuta algo que não seja da sua alçada” (p. 54).
Desta forma, As Lições do Mestre mostra-se uma boa introdução aos preceitos confucionistas, sendo uma boa porta para a entrada de novos leitores para a filosofia, principalmente por sua abordagem fácil e linguagem simples. Se refletir e aprender é o que você procura, esse livro é muito recomendado.



Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. hm interessante hein, gostei inclusive do trabalho da capa e da ilustração

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Nunca li nada do autor, acredita? Bem, algumas citações aqui e ali não contam, queria mesmo é ler um livro completo! rsrsrsrsr

    Gostei da resenha e do livro como um todo. A edição está linda demais. Espero ter a oportunidade de lê-lo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bom?
    Gosto muito de estudar filosofia, ao mesmo tempo em que morro de medo de começar a pensar demais. Confúcio sempre me intrigou exatamente pela história de altruísmo; adoro pensar em como tudo seria mais fácil se os humanos fossem um pouco menos... humanos. E mais humanitários.
    A edição desse livro é um arraso, adorei conhecer mais sobre a obra!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda!!Gosto muito de livros de filosofia que nos fazem refletir sobre as pessoas e tudo que nos cerca,gosto de ler de tudo um pouco e este livro parece ser muito interessante,ótima resenha!😊

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos, tudo bem?

    Faz um algum tempo que li a resenha sobre este livro, ele não conseguiu me fisgar, não faz meu tipo de leitura infelizmente, mas devo admitir que a capa dele e simplesmente fantasística eu compraria pela capa se não soubesse da estória dele, fico feliz em saber que você apreciou a leitura, não existe nada melhor, não gosto de me decepcionar com livro, adorei a resenha.

    Beijinhos

    Te espero lá http://www.resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É um livro que os ensinamentos ainda estão nos dias atuais de hoje,é um livro de reflexões para os leitores, Marcos abraços.

    ResponderExcluir
  7. Parece bastante interessante, para que possamos refletir, aprender e evoluir como ser humano, e achei linda a capa e esse último desenho, nem aumenta a vontade de comprar!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Definitivamente esse não é o meu tipo de leitura, dessa vez vou deixar passar a dica. Mas acredito que, para quem gosta ou tem curiosidade de conhecer um pouco sobre a filosofia de Confúcio, é uma ótima obra.
    Adorei a edição, a capa é linda!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Não costumo ler esse tipo de livro, mas essa é a segunda resenha que vejo dele e me parece ser muito bom. Além de tudo a capa e a diagramação são ótimas, e pretendo sim ler esse livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Eu achei a edição do livro muito bonita também. Até ler uma resenha desse livro esses dias eu nem tinha ideia de quem ele era hehe. E apesar de achar que os ensinamentos dele tem tudo a ver com o que estamos passando no momento atual, é um livro que eu não leria. Se ganhasse até sim, mas acho que não vou comprar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Incrível realmente é uma palavra adequada a arte e diagramação desse livro! Estou aqui BABANDO! Esse é daqueles livros dos quais preciso para prazer pessoal e também profissional. Sempre quis ter algo assim de Confusio para minhas aulas de história!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Amo filosofia, e fiquei mega interessada com o livro! Já quero muito ler! E a capa e a diagramação está maravilhosa!!! Ain, quero

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia esse livro ainda, gostei da capa e achei interessante a premissa, mas apesar disso, não sei se o leria.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Acho que a tradução ter sido feita diretamente do chinês confere maior credibilidade ao livro. E é incrível a atualidade de seus pensamentos.
    Me interessei pelo livro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito de filosofar...rs... é claro que conheço a autor e já li muitas citações dele, mas nunca vi um livro dele, este é o primeiro e gostei, embora não seja algo que leia com frequência, gostei muito da obra, às é bom ler algo para refletir sobre a vida, algo que nos ajude a ser pessoas melhores. A diagramação está muito bonita. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. A parte física do livro parece estar mesmo ótima, ao menos não vejo nenhuma resenha reclamando do trabalho gráfico feito pela editora. Admito que esse não é o tipo de livro que normalmente me atrai, filosofia nunca foi uma grande paixão, entretanto, sua resenha conseguiu despertar um pouco do meu interesse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos
    Eu costumo gostar desse tipo de livro, mas não sei porque este em questão não me chamou atenção. Apesar de todos os pontos positivos e todo o aprendizado que passa, não sei se leria. De qualquer forma, que bom que gostou e aprovou a leitura.

    ResponderExcluir
  18. Marcos!
    Sou uma grande admiradora de Confúcio e aprecio demais seus ensinamentos.
    Faço meditação diariamente e me ajuda muito.
    Gostaria de ler esse livro e conhecer um pouco mais...
    “Saber amar não é amar. Amar não é saber.” (Marcel Jouhandeau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos!
    Não sou muito fã de filosofia. Ela tem muitos ensinamentos bacanas, mas que não consegue se infiltrar na mente da sociedade, e acho que isso deixa os filósofos no mundo da lua por um tempo muito perigoso. Mas as citações de Confucio fazem total sentido, principalmente quando se trata de Educação e Honestidade. Acredito que para uma sociedade construtiva e próspera, a educação é a base de tudo. Infelizmente alguns governos não querem formar cidadãos educados, e sim cidadãos reféns. Quem déra se todos tivessem um pouco de Confucio dentro de si.
    Abs!

    Participe do Nosso Sorteio de Páscoa!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a capa e a diagramação! Como eu adoro Filosofia o livro já me ganhou nesse quesito e sua resenha me fez querer ler ainda mais por abordar temas e reflexões que eu sempre gostei.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    Linda capa e gosto muito de várias citações de Confúcio... Mas como não sou muito fã de filosofia, fico só com as citações mesmo... Não é um livro que eu leria...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos!!!
    Agora estou me interessando bem mais por Filosofia e Sociologia, então com certeza quero ler a obra.
    Ainda mais que o livro é fininho e a edição está lindíssima!
    Espero ler em breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcos, tudo bem?
    Confesso que esse não é um livro que eu leria. Apesar de gostar bastante de ler não ficção, esse livro não me atraiu :P Mas que bom que para você a leitura foi bem bacana. E pelas fotos, dá para perceber que a edição está bem bacana mesmo ;)
    beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Queria ter esse livro quando foi exigido coisas dele na escola. Parece ser tão mais interessante do que fui aprendendo lá, tem mais coisas e é uma leitura mais prazerosa. Uma livro que ensina mais sobre ele e dá uma visão mais ampla e interessante dos seus ensinamentos. É um belo livro e gostaria de ler. A diagramação está bem legal também.

    ResponderExcluir
  25. Apesar de o gênero do livro não me interessar achei ele muito bonito, gostei muito da capa e dos detalhes internos

    ResponderExcluir
  26. Gostei da edição, da arte, mas não é um livro que me deixou ansiosa para ler, não sou muito chegada na filosofia

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo