17/03/2016

Resenha: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda

Título: A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda
Autora: Alexandra Bracken
ISBN: 9788565765770
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 264
Compre: Aqui

Sinopse:

Ainda que a Aliança Rebelde tenha ganhado algumas batalhas contra o Império, a esperança está se esgotando. O Império está prestes a revelar a Estrela da Morte, uma estação bélica capaz de destruir planetas inteiros num piscar de olhos. Agora, o destino da galáxia está nas mãos de uma princesa,um cafajeste e um garoto da fazenda... Esta é uma versão de Star Wars: Uma nova esperança (episódio IV) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Cada parte da narrativa é contada pelo ponto de vista de um dos três protagonistas, se aprofundando nos conflitos desses heróis que se unem para combater o mal que ameaça toda a galáxia.

Resenha:

Como fã de Star Wars, não poderia deixar de conferir essa novelização de Uma Nova Esperança para o público mais jovem. O motivo da curiosidade era simples: analisar como a autora se sairia ao transferir as ideias do cinema para a literatura e de um foco mais adulto para o juvenil. Felizmente, ela não me decepcionou.

O livro começa narrando a aventura – fracassada – de Leia. Ela, uma princesa, “abandona” a realeza para defender seus ideais no senado galáctico. Contudo, percebendo que isso não era o suficiente, visto que poucas medidas eram tomadas pelo imperador, ela resolve se aliar à Rebelião, tentando, assim, derrubar o Império.


Porém, a nave de Leia é interceptada pelos imperiais após ela roubar planos secretos do governador – projetos da Estrela da Morte –. Ruim, deveras, mas tudo ainda poderia piorar. Quem a estava caçando era Darth Vader, o Lord Sith que é o braço direito do próprio imperador. Sabendo que seria presa, a única solução que encontra é despachar R2 – um droide – com as informações roubadas, a fim de que este encontre Kenobi, um famoso Jedi, e repasse a ele as informações.
“Ela não entendia como alguém podia ficar sem fazer nada no Senado sabendo dos crimes comentidos na Orla Exterior. Campos imperiais de interrogatório. A execução a sangue-frio de supostos traidores. Cidades inteiras destruídas nas chamadas “purificações” de Darth Vader. Segundo ele, aparentemente, todos os planetas precisavam ser “purificados” das ideais que se assemelhassem à democracia ou à esperança” (p. 23).
Assim, R2-D2, acompanhado de C3PO, é ejetado da nave de Leia em uma cápsula e chega a Tatooine. O que não era imaginado por Leia é que os droides se meteriam em muita confusão. Aliás, confusões essas que envolveriam Luke – um garoto da fazenda –, Kenobi – um velho Jedi – e Han Solo – um cafajeste –. Uma saga épica estava preste a começar.

Partindo dessa premissa – que é a mesma do filme, obviamente –, Alexandra Bracken consegue criar uma boa obra. Com um foco bem interessante nos personagens, humanizando-os, ela tenta quebrar exatamente o que o nome do livro diz. Ou seja, ela mostra que Leia é muito mais do que uma princesa, Luke é mais do que um fazendeiro e Han vai além de um cafajeste. Essa abordagem de desconstrução dos estigmas dos personagens foi, sem dúvidas, excelente.


Outro ponto positivo da obra é a linguagem adotada pela autora. Simples, fácil, muito acessível e direta, a escrita se torna perfeita para o público mais jovem, principalmente quem está começando a ler ficção. O livro parece, em muitos momentos, uma conversa da autora com o leitor, ou de uma fã para um futuro fã, o que dá um brilho especial para a obra. Essa abordagem é, certamente, essencial para a criação de uma nova geração de leitores e também de fãs dessa gigantesca franquia.
“– Governador Tarkin – Leia começou com o seu tom mais doce –, já devia imaginar que o encontraria segurando a coleira de Vader. Reconheci seu mau cheiro assim que fui trazida a bordo” (p. 65).
Em toda adaptação, apenas um ponto me incomodou um pouco: o fim. Ele não é ruim, visto que é igual ao filme; contudo, poderia ser mais trabalhado ao ser trazido para o formato literário. Descrições melhores e uma profunda elaboração da cena daria um final muito mais épico, assim como foi no filme. O problema não é nada que reduza de forma significativa o potencial da obra, visto que o objetivo foi alcançado, mas é um elemento que poderia ter sido aperfeiçoado.

Quanto à parte física, o livro é impecável. A capa é perfeita, dando um contraste entre o preto e o azul. A diagramação também não fica atrás: as letras são grandes, o espaçamento é ideal e a edição é ilustrada, o que torna a leitura muito mais significativa e envolvente. Sem dúvida, uma criação de fazer os olhos brilharem.


Desta maneira, apesar da pequena ressalva, eu indico a obra. A Princesa, o Cafajeste e o Garoto da Fazenda é um excelente ponto de partida para quem está começando a desbravar Star Wars e uma ótima introdução para quem pretende assistir aos filmes. Seja adulto ou criança, o livro fará você sentir a Força que envolve essa série.
“Luke segurou a borda do tabuleiro com tanta força que teve a certeza de que a superfície ia rachar. Não havia nada nem ninguém na galáxia que ele odiasse mais do que Darth Vader. Sentiu que começava a tremer, as lágrimas novamente ameaçando cair. Luke esfregou o rosto, teimoso. De que adiantaria chorar?” (p. 168). 



Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Essas ilustrações são maravilhosas, sem dúvidas dão vida pro livro. Adorei a resenha, quero muito ler todos esses livros que lançaram do Star Wars!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Nunca Jamais", vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Esses livros lançados do Star Wars é sonho de consumo, são todos mega interessantes e abordagens diferentes de qualquer outro livro. A capa é simples mas linda, e as ilustrações como pude ver, cheia de detalhes!
    Quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos! Eu vi esses dias essa edição e fiquei apaixonada! Amo a princesa Leia e realmente qualquer fã da saga vai ficar babando pelo livro! Gostei de saber da desconstrução dos personagens, mesmo porque sempre achei Han mais do que um cafajeste rsrsrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Lindas ilustrações, parece ser uma boa obra para mim que nunca vi, nem li nada de Star Wars, vou guardar essa dica para que futuramente se eu quiser me aventurar com Star Wars, começar por essa obra!
    Enfim, ótima dica e resenha!

    ResponderExcluir
  5. Marcos!
    Bom saber que a autora conseguiu atingir o objetivo de transformar o filme em livro e que ficou a contento.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Curti a capa e as ilustrações. Confesso que não tenho muito conhecimento sobre Star Wars, mas quem eu conheço geralmente sempre fala muito bem...

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não lemos nenhum livro de Star Wars, mas achamos a capa e as ilustrações desse lindas!!Gostamos da resenha!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Já disse que eu meio que desisti de acompanhar a série né? Não deu, não rolou :P
    Mas acho que talvez um dia ainda leia esses da seguinte, por serem juvenis e tal e eu curto muito o estilo.
    Agora o que eu quero mesmo é aquele "Como Star Wars conquistou o mundo" algo assim. Esse está na minha lista de desejados e espero conseguir adquirir em breve :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcos!
    Cara, eu tô me babando por essa trilogia que saiu de releitura do trio clássico de Star Wars. Além de lindos os livros, todas resenhas que vi até agora elogiaram o conteúdo. Como bom fã das aventuras na galáxia muito distante, vou ter que adicioná-los à minha coleção. Parabéns pela resenha empolgante!

    abraço!
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!

    Cara, quando vc postou essa resenha pela primeira vez, nem preciso dizer que surtei neh? Bem, alguns dias depois, consegui adquirir meu lindo exemplar! rsrsrsrsrsr
    Está na minha estante esperando uma oportunidade para lê-lo!

    Adorei a resenha, vc sempre me convence! kkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos.
    Adoro quando um autor é capaz de fazer uma releitura e ainda aprofundar os personagens, mostrando que são muito mais do que aparentam. Por ter uma linguagem simples, fico ainda mais curiosa para ler.
    Pretendo adquirir meu exemplar em breve.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos
    Esse também é um livro de Star Wars que me chama atenção. Seria ainda mais interessante pelo fato de não ter conferido ainda o filme, e para começar a ler os livros com essa linguagem mais juvenil. Mais uma ótima dica, Marcos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Eu nunca li nada da saga, mas esse me interessou bastante. Para quem não leu nada como eu, acho que esse é um bom inicio. E essa edições estão maravilhosas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. O livro tem ilustrações que gracinha...Nossa esse livro parece ótimo, ele esta na minha lista e é bom ver que tem muitas pessoas aprovando a obra...Seu blog ta encantador adorei...Beijúh e sucesso http://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que perfeitoo!Um livro com as perspectivas dos três.OMG quero muito ler!Parece ser muito bom,imagino que não vou me arrepender já pela resenha kk.Bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos!!
    Uma Nova Esperança é um dos meus favoritos da franquia, então com certeza quero ler essa "adaptação" da história.
    Me disseram que a escrita é bem mais atual e juvenil, o que deixa a leitura ainda mais leve.
    A edição desses livros de Star Wars da Seguinte está muito linda!!! O que mais me ganhou na trama é a narração dos três personagens..
    Espero ler em breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marcos.
    Esses livros da Seguinte parecem ser muito bons mesmo para os jovens. Não só para eles, mas também para quem está começando a se interessar pela saga agora, como é o meu caso.
    Gostei de como a autora desconstrói a imagem de nossos heróis, mostrando que eles são bem mais do que aparentam ser.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  18. O livro parece ser excelente ainda mais para os mais jovens que preferem uma linguagem mais fácil e direta. A capa é realmente linda, esse azul contrastando com o preto!
    Não sabia que o livro tinha ilustrações e a edição é mais linda do que pensei. Como sempre adorei a resenha.
    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Só assisti aos filmes o ano passado e achei que este livro foi muito fiel ao filme, gostei muito do título, chama muito a atenção. A diagramação parece estar ótima, e essas ilustrações só enriquecem a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos! Tudo bom?
    Eu sou uma fã novata de Star Wars, confesso (BEEEEM novata, pouquíssimos meses!), mas é uma saga que me arrebatou. Li a edição original, da Dark Side, e entrou pros meus favoritos, mas morro de vontade de ler a edição da Seguinte, para os mais jovens, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Sem falar na edição, que me parece belíssima.

    Beijos!
    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Muito legal o livro ser uma adaptação do filme, por que nos livros, normalmente, podemos nos envolver mais com os personagens. Mesmo que o fim não tenha sido tão bom quanto poderia, eu quero ler o livro com certeza, foi pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  22. Olá...
    Gostei bastante desse livro, poi apesar de gostar bastante do Universo de Star Wars, até hoje só assisti aos filmes... Nunca li nenhum livro... Talves essa seja uma boa opção para começar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Acho que esse combina melhor pra quem viu o filme, aí ler dá uma complementada na história ou ao menos muda a forma de vê-la. Achei os detalhes gráficos bem legais, dá uma ideia melhor da trama e do que imaginar, sei lá.
    Mas deve ser bom para iniciantes e acho que gostaria de ler esse pra começar a entender a série.

    ResponderExcluir
  24. Gosto muitos filmes da serie apesar de ainda não ter conseguido assistir o ultimo, mas os livros não me chamam muito a atenção, não consigo achar interessante.

    ResponderExcluir
  25. As imagens são lindas, parece ser uma história igualzinha ao filme, esperava ter algo diferente, ou um bônus, talvez algum dia leias, mas não é uma prioridade

    ResponderExcluir
  26. Assisti o filme, mas não tive muita paciência pra terminá-lo. Não gosto de filmes antigos, mas o livro me despertou muito a curiosidade e me deu vontade de ler! O livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo