06/05/2016

Resenha: Mistério na Festa da Padroeira

Título: Mistério na Festa da Padroeira
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola Pocket
ISBN: 9788562969485
Ano: 
2016
Páginas: 
96
Compre: Aqui

Sinopse:

Neste terceiro livro da coleção Sereia de Vidro, Marcelo Antinori leva o leitor para uma das festas mais tradicionais de São Paulo, a de Nossa Senhora de Achiropita no Bixiga
Enquanto Carmen e Zé Luis procuram o sonhado apartamento em Santos, a ser pago com a recompensa ganha de Coutinho, o narrador diverte-se com Ana Pérsia e Verônica nos hotéis da capital. Mal sabia que Luciana, sua mulher – agora livre do amante francês – é contratada pelo chefão do tráfico para organizar a festa da padroeira do Bixiga.
O que deveria ser um novo rumo na carreira de Luciana torna-se um pesadelo na vida do narrador, uma vez que o risco de sua mulher e sua amante se conhecerem pessoalmente nas noites em que o evento rola à solta pelas ruas do tradicional bairro paulistano é enorme.
Teria Coutinho contratado Luciana por coincidência ou ele nutria segundas intenções? Em paralelo, as "mulheres" dos chefões do crime organizado pressionam Coutinho para elucidar quem está matando travestis no centro da Capital. Mistério na Festa da Padroeira é escrito com precisão e fluidez por um dos autores brasileiros mais prolíficos da atualidade no Brasil.

Resenhas anteriores:


Resenha:

Resenha sem spoiler dos livros anteriores

Como já é costume em livros policiais, é possível ler essa obra sem ler os dois volumes anteriores. Contudo, é sempre bom ler as obras na ordem correta, pois acompanhamos a evolução dos personagens. Dessa forma, algumas atitudes tomadas nesse livro farão mais sentido se você tiver lido os anteriores. Sabendo disso, vamos conferir tudo sobre Mistério na Festa da Padroeira?

Continuamos a acompanhar as aventuras do nosso protagonista. Dessa vez, estranhamente, sua vida está tranquila. A empresa está bem, tanto no caixa principal quanto nas contas secretas. Seu casamento também está maravilhoso, apesar de certos acontecimentos. Sua amante, Ana Pérsia, está mais quente do que nunca, o que o deixa completamente satisfeito. Porém, para variar, seu envolvimento com negócios escusos lhe causam problemas.


Ana Pérsia e Coutinho, chefe do tráfico em São Paulo, estão com problemas para diluir dinheiro. Afinal, ambos lucram com fontes ilegais. Nosso protagonista, querendo ajudar o “sócio” e a amante, sugere a abertura de uma igreja para a lavagem de dinheiro. Aparentemente, tudo daria certo. Até que Coutinho resolve expandir ainda mais seus negócios e decide financiar uma festa popular católica da região. Com isso, ele acaba conhecendo Luciana, esposa do protagonista. Coutinho, que de bobo não tinha nada, fica interessado nela. Assim, as relações pessoais e profissionais começaram a se entrelaçar e os problemas a aparecer.
“Começo esta história com uma profunda reflexão filosófica: a única coisa certa e infalível na vida é a surpresa; tudo mais são apenas castelos de areia que se dissolvem na virada da maré. E digo isso com conhecimento de causa” (p. 7).
Partindo dessa premissa, Marcelo Antinori novamente cria um bom livro. Com uma linguagem simples, direta e uma narrativa bem objetiva, ele vai encaminhando o leitor a entender como toda a situação se formou e quais são as opções que restam ao protagonista. Dessa vez, o mistério não é tão presente na trama, como nas obras anteriores, mas isso não faz com que o livro fique ruim. Ao contrário, o autor merece o mérito por conseguir deixar a narrativa tão envolvente mesmo que não haja nenhum grande mistério.

Antinori também merece os parabéns por seguir trabalhar os personagens tão bem em um número tão diminuto de páginas. Claro que não há um profundo desenvolvimento psicológico, mas ainda assim, Marcelo dá muito mais carga aos seus personagens do que muito autor por aí que escreve 400, 500 páginas. Merece destaque, principalmente, o nosso protagonista. Com seu jeito falho de ser, ele acaba ganhando o leitor sem dificuldade. Se não o admiramos, ao menos ficamos ansiosos para descobrir quais serão seus próximos passos.


Quanto à parte física, não tenho o que reclamar. A capa segue o padrão da série e é bem chamativa. A diagramação, por sua vez, é simples, mas muito confortável. As letras possuem um bom tamanho e o espaçamento é o adequado para gerar uma boa leitura. A revisão também está muito boa.
“Assista a O Poderoso Chefão e pense se Don Corleone faria o que você fez” (p. 91).
Em suma, Mistério na Festa da Padroeira é um livro curto, mas de muita qualidade. Não há um grande suspense, mas ainda assim a obra é envolvente. Quem gosta de livros no estilo policial certamente vai gostar dessa obra. Recomendado!



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Oi, Marcos

    Quando vi o número de páginas fiquei meio desconfiada, pois, se tratando de um livro do gênero policial, 96 páginas é um número um pouco enxuto. Mas se você fala que ele conseguiu trabalhar os personagens eu acresito! :)
    Confesso que ao final da resenha não consegui chegar a um consenso sobre se leria ou não a obra, acho que está mais pra nao, não fui tão arrebatada, mas quem sabe, né?
    Ótima resenha.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos
    Concordo com você. O que o Marcelo faz em poucas páginas, muitos autores não fazem em 500.
    Também adorei a leitura, apesar de ser o volume com menos suspense.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Gostei muito da sua resenha! me surpreendi com a qualidade do enredo e dos personagens em tão poucas páginas!
    Como disse nas resenhas anteriores, quero muito conhecer as obras e a escrita do autor, tenho certeza que vou apreciar a leitura!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Ual, o autor me surpreendeu nas sinopses dos livros, deixa o livro ainda mais interessante, tô bastante curiosa pra ler...
    Adorei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Gente, que confusão. É tanta mulher que ele não sabe o que faz kkkk esse personagem é bem descarado ne. Confesso que não esperava que as continuações fossem boas, mas vejo que que o autor sabe o que faz , mesmo com uma história tao curta.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parece que foi ontem que vi a resenha de Sereia de Vidro o.O
    Adorei essa também!!!
    Três livros lindos!!

    Cara, adorei esse negócio da igreja pra lavar dinheiro... achei tão real! rsrs

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu nem preciso dizer que estou interessada nesta série não é mesmo?
    Apesar de que, confesso, no momento estou um pouco cansada de tantos livros policiais que li para o bate-papo heheh. E estou lendo um no momento, então vou dar uma pausa pequena agora, mas depois quero voltar a ler o gênero. E com certeza, esse vai para a lista :)
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Marcos,assim como os outros dois,também me interessei por esse,pois existem crimes,mortes,gosto muito de livros policiais,mesmo que não tenha muito suspense.Fiquei na curiosidade se a mulher e a amante do protagonista irão se encontrar.Com certeza,assim como os ouros dois entraram para a lista.Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Por Zarquon!!!
    Que resenha excelente!!! Estou muito mas muito ansiosa para ler esses livros, olhando pelo tamanho e capa muitos inclusive eu não daria nada mas você descreveu os livros tão bem que fica impossível não querer ler.
    Livros policiais é comigo mesmoo *--*

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Não sabia que já tinha saído o terceiro livro. Achei ele muito bonito e combina com os outros mesmo. Que legal que o autor está mantendo o padrão. E quem sabe escrever não precisa de muitas páginas não.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia essa série, mas me despertou bastante interesse.
    Alguns livros não gosto de ler a continuação, pois nem sempre são boas, mas pelo que você resenhou, parece que se mantém a qualidade. Achei interessante serem tão curtinhos, dificilmente encontramos livros assim e bate até uma dúvida: será que é bom mesmo?
    Adorei a resenha!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Pelo visto não foi revelado o nome dele.
    Quando li o primeiro, pensei se seria revelado no terceiro haha
    Gostei do enredo desse...espero que nada aconteça com a Luciana.
    Adorei as resenhas, sobre os três.

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa bonita apesar de simples! Gosto do estilo policial, porém não fiquei tão interessada quanto fiquei nos outros, acho que por não ter tanto suspense. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecíamos nem o autor nem essa série, mas não gostamos muito de livros com gênero policial!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    nem conhecia esse livro, mas curto livros Policiais e é interessante quando o livro trás mistérios diferentes e vimos a evolução dos personagens, que bom que curtiu a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amo romances policiais, acho que esse é um excelente autor por ter conseguido um tão bom em poucas páginas, achei uma critica a sociedade usar a igreja para lavagem de dinheiro, espero conferir estas obras, percebo que as capas seguem um padrão

    ResponderExcluir
  17. Olá, Boa Tarde
    O nome do protagonista ainda não foi revelado né? To curiosa agora pra saber como vai desenrolar a historia envolvendo a mulher, a amante e o sócio, do protagonista, to com mais vontade de ler ainda, o autor ta de parabéns, o livro parece ser daqueles que começamos e não conseguimos mais parar.

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha, como sempre. Ainda não li e nem conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa. Gosto muito de livros no estilo policial, e apesar de não ter muito suspense,que tbm adoro, assim mesmo creio ser uma leitura muito interessante. E, quantidade de páginas realmente não é sinônimo de qualidade e enredo bem trabalhado. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns para o Marcelo. Belo trabalho! Adorei ler as resenhas dos três livros, onde encontro os livros? Achei interessantíssimo! Pretendo ler nas férias de agora.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  20. Acho muito interessante essa série de livros; como o autor em tão poucas páginas conseguir colocar suspense, prendendo o leitor, e ainda colocar uma crítica a um fato tão corriqueiro, criar uma igreja para lavagem de dinheiro. Gostei muito da resenha e deste livro.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  21. Realmente me deixou bem feliz as indicações dessa coleção, porque todos parecem bem interessantes, são curtos e dá para ler rapidinho e outro ponto que gostei muito, eles são todos baratos! Estou muito grata por essas indicações!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  22. Marcos
    vendo a foto dos 3 livros acho que formam uma bela coleção. Foi ver o preço deles pelo link de compra e são bem acessíveis. Eu também prefiro ler os livros em sequencia, mesmo que não seja tão necessário. Muito boa sua série de resenhas.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  23. Me interessou!Quero ler mais nacionais esse ano! Ainda não comecei é verdade, mas ainda chego lá... boa resenha! mas prefiro ler na sequencia!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Estou interessada sobre essa serie do Marcelo Antinori, principalmente para poder conhecer a escrita do autora, fiquei curiosa que mesmo sem um grande mistério ainda temos uma narrativa envolvente e interessante, se tiver oportunidade quero muito ler os três livros !!

    ResponderExcluir
  25. Talvez aja um mistério meio velado no livro..rs Como percebi, o autor gosta disso..da jogada de busca, como um mistério sempre ali, virando a esquina. O importante é que o livro prenda a atenção, faça o leitor querer mais..
    E parece que o autor consegue isso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcos!!
    Gostei muito da da sinopse do livro ainda não conhecia esse livro mais achei a história muito interessante.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  27. Apesar de poder ler cada livro separadamente eu sempre prefiro ler na ordem certinha para não perder nenhum detalhe. O título não me pareceu muito atraente, o primeiro da série achei muito mais convidativo, título e capa também.

    ResponderExcluir
  28. Não tenho costume de ler livros desse gênero mas sua resenha me fez mudar de ideia e da uma chance a essa leitura. Mesmo ambos dos livros poderem ser lidos separadamente como você mesmo disse, e bom ler em ordem e bom para acompanhar a evolução tanto da trama como dos personagens.

    ResponderExcluir
  29. Ah cara! Escrever um policial ambientado em minha querida cidade e ainda por cima fazer este no Bixiga? Fala sério! Já está na minha lista pois ainda por cima tem aqule crima noir que parece andar perdido.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo