15/06/2016

Resenha: Um Novo Amanhecer

Título: Um Novo Amanhecer
Autor: John Jackson Miller
ISBN: 9788576572114
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 424
Compre: Aqui

Sinopse:

Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS - Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla - que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império.

Resenha:

Um Novo Amanhecer é mais um livro do universo Star Wars que trago aqui para o blog. Diferente de alguns outros que resenhei anteriormente, também publicados pela Aleph, esse faz parte do universo canônico da série. Os fatos aqui narrados se passam após o Episódio III (filme). Além disso, vale lembrar que os personagens são os mesmos do desenho Star Wars: Rebels. Contudo, não é necessário nem ter assistido ao filme ou ao desenho para ler a obra.

Após a diáspora dos Jedis, motivada pela perseguição por parte do Império, o regime ganhou cada vez mais força no universo. Baseado na violência e na coerção, o imperador Palpatine dominava mundos, pegava o que queria e matava quem chegasse a esboçar qualquer reclamação. Porém, ainda havia quem desejasse por liberdade.


Dentro dessa realidade, acompanhamos um longínquo mundo chamado Gorse. O planeta é feio, lamacento e mergulhado em uma noite eterna, visto que não tem rotação. Entretanto, o lugar e sua lua são essenciais para o Império por serem ricos de torilídio, minério que é importante para a construção das novas naves de guerra.
“(...) O Império representa a ordem a partir do caos” (p. 36).
Como o imperador acreditava que a produção de torlídio estava baixa, ele envia o Conde Vidian para tomar conta dos negócios. Obviamente, o Conde coloca a política imperial em prática: mortes, ameaças e muita pressão. Contudo, o que o representante do império não sabia é que Twi’lek Hera, uma espiã rebelde, estava de olho nele. Com o Império de um lado e os rebeldes do outro, já sabemos o que se pode esperar.

John Jackson Miller, mais uma vez, me ganhou com a sua escrita. Depois de demonstrar muito talento no livro Kenobi, ele também esbanja qualidade no cânone oficial de Star Wars. Com uma escrita leve e bem fluída, John consegue deixar as cenas de ação ágeis e interessantes. Não obstante, também consegue trabalhar muito bem o clima de investigação e suspense na obra.


Além disso, o autor se destaca por construir bons personagens. Cabe a ele apresentar o início dos personagens Kanan e Hera, já conhecidos do desenho. Obviamente, o autor manteve as características apresentadas na TV, contudo, vai além, mostrando porque os protagonistas agem daquela forma. Conseguimos entender bem suas dores e anseios, o que deixa a obra muito mais completa. Aliás, consegue até mesmo superar em qualidade a famosa animação.
“Privacidade? Ainda na mocidade, Zaluna considerava um conceito bobo. Ou a pessoa guardava os pensamentos na cabeça ou espalhava de uma vez. A única diferença entre um sussurro e uma transmissão intergaláctica era de cunho técnico. Um interceptador com os meios para escutar algo tinha todo o direito de fazê-lo” (p. 60).
Além disso, novamente, o autor consegue criar um ótimo vilão. O Conde Vidian é cruel, gananciosos, inescrupuloso e um ótimo estrategista. Ou seja, ele tem todos os ingredientes para cativar quem gosta do lado sombrio. Além disso, a sua aparência faz lembrar um pouco o ícone de série: Darth Vader.

Outra característica que me agradou demais foi a maior realidade da trama, indo além do que geralmente a série vai. Apesar de trabalhar o lado fantástico e da ficção, vemos muitos ingredientes do mundo real: disputa por matérias primas, o acirrado mundo dos negócios e a logística por trás da guerra.


Se todo o enredo ajuda, a parte física da obra é a cereja do bolo. Temos uma capa belíssima, uma diagramação muito bem feita, letras e espaçamento confortável e uma boa tradução e revisão. Ou seja, não há o que reclamar da obra. É sentar, pegar seu sabre de luz e aproveitar todo o livro.
“Aos olhos dos oligarcas corporativistas, alianças políticas eram como trocar de roupa” (p. 70).
Com tantos pontos positivos, fica impossível não indicar a obra. Certamente, mesmo quem não é fã de Star Wars aprovará o livro.





Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi, Marcos tudo bem?

    Eu acho que ja comentei muitas vezes aqui que não curto Star Wars, nem os livros nem os filmes, então não seria uma leitura que eu faria. Mas não posso negar que reconheço a importância da história e também não posso deixar de admirar aqueles que gostam, pois são história muito bem desenvolvidas.
    Adoro vilões bem construídos, eu tenho essa coisa com vilões, sabe? Um pouco preocupante, né? Hahaha

    Beijos
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihh, Marcos, acabei enviando o comentário ou invés do link da postagem lá no Rafflecopter! Hahahaa
      Você vai considerar? Hahaha

      Excluir
    2. O comentário será validado, Tamires. Fique tranquila. rs :D

      Excluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Antes de mais nada: adorei seu bonecos, risos.... Gostei de saber que o autor construiu bem os personagens, que temos um ótimo vilão (geralmente é meu personagem favorito) e que seu texto prima pelo realismo, que é a chave para me envolver com o enredo. Com certeza mais um que vai para a lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse eu não tive o prazer de ler ainda, mas essa leva de novos livros do Universo Star Wars tem nos trazido várias pérolas. Interessante que nesse livro há uma introdução para os personagens de Star Wars Rebels, serve de complemento à série, que é muito legal.

    Abraço!
    Marcelo Brinker
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Nem preciso dizer que quero neh? kkkk

    Já assisti aos desenhos, mas como faz muito tempo, preciso ler esses livros o quanto antes! Ainda não tenho esse volume, pretendo terminar minha coleção na Bienal, veremos se os valores serão agradáveis ao meu bolso! rsrssrsrsrrs

    Como sempre, resenha maravilhosa! Parabéns!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Apesar de nunca ter lido nem visto SW, estou bastante convencida em ler, esse principalmente me chamou MTA atenção, parece realmente bom...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. ADOREEEII!!!!
    Louca pra voltar pros canonicos ♥ E com certeza será este!!!

    Adorei a resenha!!!

    Bjksssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!!!

    É muita coisa de Star Wars, não consigo acompanhar tudo, mas vou anotando tudo na minha listinha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Essa resenha não é pra mim. Odeio SW kkkk estranho ne? Hoje todo mundo ama. Mas nada me ganha nesses livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, tudo bem?
    Não adianta, por enquanto o único livro do Star Wars que me convence é aquele que fala sobre esse fenômeno e tal :) Mas quem sabe depois que eu ler o livro, não resolva mais uma vez conhecer esse universo?
    Mas sua resenha está ótima, como sempre Marcos. E essas edições são lindas né?
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos.
    Esse livro me pareceu ser mais voltado para estratégias políticas, por isso na ou acho que seja uma boa leitura para mim que iniciei há pouco no universo intergaláctico. No entanto, uma coisa que me chamou atenção e que certamente me fará ler o livro mais para frente, quando eu tiver uma melhor base, é o vilão, o Conde Vidian. Depois de Herdeiro do Império, os vilões começaram a me impressionar.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  12. oi tudo bem..
    honestamente nao curto muito star wars,ja tentei ate ver o filme mas ja no primeiro nao consegui terminar ,nao prendeu minha atençao,acha bacana quem gosta mas infelizmente nao e pra mim..
    um abraço e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos
    Gostei muito da sua descrição do livro. Confesso que ainda não tinha escutado falar do desenho.
    Sei o quanto você gosta de um bom vilão. Que bom que a obra te conquistou nesse quesito.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Essa capa está linda mesmo. Como não li nenhum livro da série ainda, ainda porque acabei de comprar a edição capa dura da Darkside hehe, acho que não lerei esse por enquanto. Sério que tem um desenho e eu nunca ouvi falar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos!
    Capa linda, sinopse e tema Star Wars apaixonante! E sua resenha só veio a reforçar o que eu já pensava sobre o livro. Querendo muito. Livros e filmes do universo Star Wars é tudo de bom! Uma riqueza de informações para os fãs da saga. Amei seus bonecos! Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Marcos
    Eu já fiquei com vontade de ler este livro desde que li a resenha do mesmo que foi publica no meu blog, achei que vai ser tão bom quanto os outros, porem mais original.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  17. Que capa lindaaaa!!
    Eu gostei muito da sua resenha, na verdade, é umas das melhores sobre Star wars que consigo entender mais.
    Tem cara de ser um livro inteligente e bem desenvolvido, mas to meio perdida. Eu pensava que tinha um número exato de tantos autores para Star wars, no entanto, tem muitos!
    Pra mim entender melhor, eu posso começar assistindo os filmes ou pelos livros? E quais livros kkkk ???
    bjos

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo