07/08/2016

Desbravando Nós: História de um Picnic de Palavras


Digo por aí que sou contadora de histórias. Afinal, eu não precisaria de um diploma para sê-la; para ser contadora de histórias basta ser uma pessoa, ter histórias para contar e, então, contá-las. Sinto que, nisto, estou em falta com vocês, pessoas queridas que, aos domingos, veem aqui ler, receber e ressignificar minhas palavras, os meus olhares. Eu acho que lhes devo uma história, então, aqui vai uma:

Diz uma lenda de família que, quando nasci, não chorei. É bem verdade que nasci toda sentimento, porém, ao que parece, nasci, principalmente, moça faladeira. Verdade ou lenda? Sabe-se lá, mas assim cresci. Aliás, cresci mais do que supunham; afinal, menina faladeira cabe no estereótipo, no entanto, menina que mergulha nos livros e narra sua própria história? Ixi! Alguns acreditam que era melhor ter nascido chorando mesmo... Acontece que não dá pra mudar estas coisas: quando a gente aprende a contar nossos próprios causos e guiar nossos roteiros, não há desejo de retrocesso que destrua nossa coragem.

– Mariane, o que tem isso a ver com o Picnic? Eu explico.

Com lenda não se discute e eu garanto a veracidade: sou feita de histórias; passarinhos de histórias, eu diria, pois, toda vez que abro a boca a contar um conto, eles voam de mim e vão encontrar outros. Eu preciso confessar que os meus passarinhos têm preferências pelos pequenos ouvintes; eles gostam de pousar no ombro das crianças e convidá-las para a viagem dos livros. Talvez por isso meus passarinhos de histórias tenham encontrado bonito abrigo num certo Picnic: o Picnic de Palavras.

O Picnic de Palavras é um projeto que começou lá na Colômbia e que fez abrigo em mim há menos de um ano, através de uma amiga (idealizadora da versão brasileira do projeto). Lá na Quinta da Boa Vista, onde ocorrem as edições do nosso Picnic, sento-me debaixo de uma árvore e deixo que os passarinhos voem: eles não saem apenas pela voz que muda de forma e cor, eles voam através dos braços, dos olhares e das gargalhadas. Voam de encontro aos outros pássaros, que me encontram, me desfazem e refazem, também.

Outro dia – vocês não irão acreditar! –, eu dei as boas vindas aos que chegavam para compartilhar seus pássaros – ou histórias, chamem como quiserem – e expliquei que o que servíamos em nosso Picnic não era de comer, afinal, a gente não come livros. Um menino, feito de risadas, respondeu:

– Eu como!
– Você come livros?
– Ahaaaaaaaam!

E desandou numa risada gostosa, de quem sabe o que diz.

Eu poderia fazer o que? Diga-me! Caí junto na risada. Deglutimos os sorrisos, as histórias e as brincadeiras que vieram depois. E, posso dizer? Saímos de barriga cheia, satisfeitos.

Porque, embora muita gente ainda não saiba... Os sonhos alimentam. Os livros também.

Quer conhecer mais sobre o Picnic de Palavras e levar suas crianças para ler, ouvir e compartilhar histórias com a gente? É só procurar nossa página no Facebook (Picnic de Palavras Brasil) e ficar de olho nas datas de nossas atividades.  

Eu espero vocês, para compartilhar passarinhos... Ops, histórias. <3 o:p="">

Outras fotos:








Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. O evento parece ter sido bastante divertido, nada melhor do que combinar a leitura com o ar livre. adorei a iniciativa :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  2. Esse evento deve ter sido muito bom. Nada como eventos ao ar livre.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariane,
    Que projeto INCRÍVEL.
    Eu adorei conhecer, afinal, não sabia que existia.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mariane.
    Acho esse projeto muito bacana. Eu como livros também hehe. Parabéns pelo seu texto e por suas postagens. Fico aqui babando em suas palavras tão bonitas hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Achei a ideia incrivel. Na minha cidade não tem nada do tipo. Mas numa cidade vizinha eles fazem o picnic literário 1 vez ao mês. Onde as pessoas levam os livros lidos e trocam ideias. Cada participsnte também leva os comes. Abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  6. Bela iniciativa de vocês e desse projeto que é para as crianças terem o facinio da leitura. Crianças tem que ler muito livro e foi uma ótima ideia.

    rodrigobandasoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, que projeto lindo! Adorei, Mariane.
    Incentivar a leitura aos pequeninos é sempre bom, e juntar isso em uma tarde agradável ao ar livre deve ser maravilhoso.
    Deu vontade de experimentar uma tarde de leitura ao ar livre e guloseimas.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  8. Mariane!! Parabéns pelo projeto, mto bacana!
    Pela sua carinha se nota a paixão em seus olhos!
    Parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais perfeita!!

    Apaixonei aqui ♥

    Amei! Amei! Parabéns!!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem??
    Que ideia maravilhosa!! Projeto super bacana!!!
    Simplesmente adorei... acho que contar histórias e suas vivências é maravilhoso e mais gostoso é ver os olhos brilhando de quem as ouve... super legal, curti demais... as fotos ficaram ótimas e deu para saber um pouco mais de como funciona e a forma como acontece... você e quem participa, estão de parabéns!!! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, tudo bem??
    Que ideia maravilhosa!! Projeto super bacana!!!
    Simplesmente adorei... acho que contar histórias e suas vivências é maravilhoso e mais gostoso é ver os olhos brilhando de quem as ouve... super legal, curti demais... as fotos ficaram ótimas e deu para saber um pouco mais de como funciona e a forma como acontece... você e quem participa, estão de parabéns!!! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ao meu ver esse projeto deveria ser implantado em todas as escolas, além de ser uma ótima forma de incentivar a leitura, e uma maneira de sair da monotomita de dentro das salas, e os alunos além de aprender, acabam se divertindo. Ri quando você disse que devorava livros, mas nos leitores que amamos ler devoramos livros, e eu amo devora-los, queria muito participar do projeto.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, tudo bem?
    Linda a postagem!
    E esse projeto é lindo também. Incentivar os pequenos e mostrar que a literatura é legal é sempre muito bacana. Parabéns por participar dessa ação.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mariane!!!

    Que coisa mais linda!!!!! Parabéns!
    Claro que eu já curto a página e espero poder participar um dia desse Picnic! Adorei seu causo de hoje, vc tem um dom lindo, e sabe usá-lo! Parabéns mais uma vez!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  15. Oi, Mariane
    Que lindo seu texto!
    Adorei a resposta do menino..haha A palavra alimenta sim.
    Acho muito legal esse PicNic de vocês, adoraria ir um dia, se não morasse longe.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Que lindas fotos. Maravilhoso projeto, parabéns! E ao ar livre, junto a natureza...não poderia ser mais perfeito. Com certeza foi muito divertido e gratificante. Adoraria participar! Beijos e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi
    curti o texto e achei o projeto interessante, pois incentiva as crianças a ler e conhecer histórias mesmo que sejam contada.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Uau! Adorei a iniciativa e acho que deveríamos expandir, rsrs!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Que texto lindo! Além do texto, o projeto também é maravilhoso. É bom saber que existem pessoas como você que levam a leitura para as crianças através de picnic's. Se grande parte das pessoas fizessem o que você faz, tenho certeza que mais pessoas passariam a se interessar pela literatura!

    ResponderExcluir
  20. Deve ser uma delícia ver a carinha das crianças curiosas né?
    Muito o bacana o projeto! Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
  21. Acho este projeto muito lindo!
    A resposta do menininho me fez rir também, e como discordar né, quem disse que a palavra não alimenta?
    Parabéns pelo texto, pela iniciativa, o mundo precisa de mais atitudes assim.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  22. Mariane
    Quem acompanha suas postagens sabe que você nasceu com o dom para contar histórias e saber que você o faz nestes encontros me deixa muito feliz, mesmo não podendo participar, fico feliz de ver você compartilhando seu lindo dom. Mas uma vez parabéns para você.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  23. Achei o projeto um amor, o jeito que você escreve é também muito lindo, você tem o dom das palavras com certeza. Infelizmente eu nem poderia participar pois não moro por aí, mas quem sabe um dia vão ter projetos assim por todo o país.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  24. Na escola do meu filho tem toda a semana, uma "tia" toda caracterizada conta e interpreta os livros para eles. Eles adoram!

    ResponderExcluir
  25. Oi Mariane...
    Esse evento deve ter sido um sucesso, além de super divertido!!! Adorei ver as fotos e a contação de histórias para as crianças é algo simplesmente mágico... Parabéns!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  26. Mariane!
    Muitos parabéns! rs
    Que iniciativa linda!!!
    Lindo, divertido e que muda tantos mundos, tantas vidas, tantas escolhas!!
    Parabéns mesmo por esse trabalho incrível que envolve tanto amor <3
    bjsss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo