02/08/2016

Homenageado do mês: Isaac Asimov

A partir de hoje, escolherei um homenageado para cada mês. Sobre ele e suas obras, farei postagens diversas e algumas resenhas, objetivando uma maior aproximação do leitor do blog com o homenageado. Poderão ser homenageados autores e autoras nacionais e estrangeiros, editoras, gêneros textuais e tudo mais que possa estar envolvido com a literatura.
Para começar com o pé direito, escolhi um ícone da ficção científica e um autor que eu admiro demais: Isaac Asimov. Então, vamos conferir mais sobre ele?

Sobre o autor:

Isaac Asimov nasceu em Petrovish, Rússia, em 1920. Naturalizou-se norte-americano em 1928. O Bom Doutor, como era carinhosamente chamado pelos fãs, escreveu e editou mais de 500 livros, entre os quais O Fim da Eternidade, a série Fundação e as histórias de robôs que inspiraram filmes como Eu, Robô e O homem bicentenário. Além de suas mundialmente famosas obras de ficção científica, Asimov alcançou sucesso também com tramas de detetives e mistério, enciclopédias, livros didáticos, textos autobiográficos e uma impressionante lista de trabalhos sobre aspectos variados da ciência. Morreu na cidade de Nova York em 1992, por falência múltipla dos órgãos provocada pelo vírus da Aids, contraído em uma transfusão de sangue realizada durante uma cirurgia em 1983. (Fonte)

Alguns livros:

O fim da eternidade – Andrew Harlan é um Eterno: membro da classe dominante do futuro. Seu trabalho é viajar pelos séculos monitorando e alterando realidades, corrigindo assim os erros dos homens. A humanidade estava a salvo. Até que Harlan comete o pior dos pecados: apaixona-se. Tido como um de seus melhores trabalhos, este clássico nos mostra mais uma vez por que Asimov é considerado o grande mestre da ficção científica moderna.









Os próprios deuses – Publicado anteriormente no Brasil com o título O Despertar dos Deuses, este vencedor dos prêmios Hugo e Nebula narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade. Não só por facilitar a vida de toda a população, permitindo que os cientistas concentrem-se em melhorias para o homem, mas por revelar a existência de um universo paralelo ao nosso. A benéfica troca de energia com os habitantes dessa outra realidade abre caminho para uma série de estudos de uma nova ciência, batizada de para-física. Quando um jovem e promissor cientista decide realizar uma pesquisa e registrar a verdadeira história por trás do desenvolvimento da Bomba de Elétrons Entre Universos, alguns fatos fazem com que surjam dúvidas sobre a veracidade da versão oficial. Este livro surpreendente revela toda a inventividade de Isaac Asimov, que, narrando a mesma história de formas diferentes e pontos de vista alternados, nos leva por realidades, mundos e sociedades que são, ao mesmo tempo, fantásticos e verossímeis.

Trilogia da fundação – Obra máxima do escritor Isaac Asimov, os três livros que compõem a — Trilogia da Fundação ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda Fundação’ —, foram eleitos, em 1966, a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. A trilogia conta a história da humanidade, em um ponto distante no futuro, no qual o visionário cientista Hari Seldon prevê a destruição total do império humano e de todo o conhecimento acumulado por milênios. Incapaz de impedir a tragédia, ele arquiteta um plano ousado, no qual é possível reconstruir a glória dos homens. Se tudo correr como planejado. Esta edição é inédita no Brasil, pois além da nova tradução, traz as modificações feitas pelo autor nos anos 1980, quando decidiu integrar todas as suas obras em uma única continuidade temporal.

Eu, Robô – Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de Eu, robô são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas. Vivam eles na Terra ou no espaço sideral; sejam domésticos ou especializados, submissos ou rebeldes, meramente mecânicos ou humanizados, os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre essas criaturas mecânicas.
Verdadeiro marco na história da ficção científica, Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

As Cavernas de Aço (resenha) – Em Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais.
A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, algo cada vez mais comum.Pois seu parceiro é um robô.Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço é o primeiro romance da consagrada Série dos Robôs de Isaac Asimov, mesclando de forma magistral os gêneros de ficção científica e literatura policial.




O Sol Desvelado (resenha) – Depois das surpreendentes reviravoltas de sua última missão, o detetive Elijah Baley é recrutado para investigar um novo caso de assassinato aparentemente insolúvel. Obrigado a enfrentar sua fobia de espaços abertos, Baley viaja até Solaria, um planeta Sideral de escassa população – apenas 20 mil habitantes –, mas onde cada ser humano dispõe de um contingente de 10 mil robôs positrônicos a lhe servir. Nessa empreitada, Baley contará novamente com a ajuda de R. Daneel Olivaw, seu inusitado parceiro no caso anterior. Mas, desta vez, a missão de ambos não será tão simples; afinal, por onde começar uma investigação em que um dos suspeitos sequer poderia estar na cena do crime e o outro, um robô, é rigorosamente programado para não ferir um ser humano?





Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    Amei a sua ideia!!!! E amei o primeiro escolhido. Estou de olho nesse autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos seus livros. Eu vi os filmes Eu Robô e o Homem bicentenário e adorei!!! Fico imaginando que os livros devem superar em muito os filmes. Não sabia sobre a forma como ele morreu, é uma pena. Você acabou me lembrando dele, foi colocá-lo no topo da minha lista, assim, na hora de comprar, não terei mais como resistir, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que ideia mais legal, porque além de você homenagiar algo da literatura e uma boa oportunidade de conhecer algo novo, desse mundo literária que nos leitores tanto amamos. Já tinha ouvido falar de algum dos livros desse autor, no entanto não conhecia nada sobre a vida dela, e confesso de que ler apenas um pouco sobre ele, já fiquei fascinada em ler suas obras, das citadas acima a que mais me chamou atenção foi O Sol Desvelado, que e um livro que já tinha lido resenha, e que me cativou, e por isso pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Achei bem legal essa coluna e não podia começar melhor.
    Vergonha a minha nunca ter lido nada do Asimov, mas tenho muita vontade de Eu, Robô.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Ótima ideia! Adorei a nova coluna, assim, poderemos conhecer mais sobre os escritores pouco conhecidos e grandes nomes como Asimov!

    Ainda não li nada dele, mas por sua causa, comecei a comprar seus livros. Tbm quero desbravar suas histórias! rsrsrssrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Oii Marcos!
    Parabéns pela iniciativa! Gostei de saber sobre o autor, conhecia mto pouco suas obras, assim será mais fácil conhecer outros tbm que estão por vir...
    Gostei dos livros, parece bons e agradáveis de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Tô fazendo isso com as obras do Hannibal e adorando. Acho super válido destrinchar um autor assim. Aproveitamos mais.
    Li um livro apenas, dele e pretendo escolher outro com seu especial!!! Parabéns!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos
    Muito legal sua ideia. Isaac parece realmente ter uma história consagrada na literatura.
    Alguns livros dele eu ainda não conhecia, mas os que conheço como Fundação e Eu, robô, são livros que adoraria ler.
    Bela homenagem.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. muito legal essa ideia, agora todo mês teremos um autor, adorei ler Isamov. Já estou curiosa pra saber quem será no próximo mês. Só conhecia Eu, robô, mas irei procurar os outros títulos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia de homenagear tudo que é envolvido à literatura! Apesar de já conhecer Isaac Asimov, por conta do seu histórico, eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros. Dentre os livros acima, eu fiquei com muita vontade de ler a trilogia Fundação, pois eu amo ler livros que aborda o futuro!

    ResponderExcluir
  10. Você pretende homenagear autoras de ficção científica ou só assediadores de mulheres?

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!

    Bom, o primeiro já arrasou!!! Você sabe que adoro Asimov!!

    Vou adorar esses meses temáticos ♥

    Bjksssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Muito legal ter um Homenageado por mês. E começou muito bem com o Isaac Asimov, eu estou procurando saber mais sobre os livros dele faz um tempinho. Acho que vou começar a ler pela trilogia da Fundação, que parece ser bem interessante.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia! Conhecia pouco sobre Isaac Asimov e gostei bastante de conhecer ele melhor!
    Os Livros deles parecem ser fantásticos! Conhecia apenas dois livros dele e agora vou querer ler todos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Gostei bastante dessa ideia. Nós tínhamos uma parecida lá no blog que a Olivia era responsável, mas faz tempo que não sai hehe. E foi uma ótima escolha já que sempre estou vendo ele por aqui hehe. Infelizmente ainda não consegui gostar dos livros dele, mas quem sabe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse negócio de homenagem do mês. Uma oportunidade de nós, leitores do blog, conhecermos mais autores. Tenho uma amiga que fala muito sobre 'Eu, Robô' e eu já li a resenha de 'As Cavernas de Aço' aqui no blog. Mesmo assim, ainda não consegui ler nada do autor, talvez por que sempre passo algum outro livro na frente. Mas vou tentar! Hahah

    Desculpe pelo sumiço nos comentários! Mas ainda assim leio as posts.
    Abraços,
    www.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, que bacana essa postagem! Adorei, bom saber que todo mês terá alguém pra conhecer rs De todos que vc colocou da lista do autor, eu quero muito ler Eu, robô, está na minha lista de leitura faz tempo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcos!
    Gostei bastante da ideia dessa nova coluna. E já começou com o pé direito! Mas se tratando de um autor favorito, não poderia ter estrelado com ninguém menos que Asimov.
    Após ler sua resenha de O Sol Desvelado fiquei bem curiosa pra ler alguma obra dele e já comecei a procurar em livrarias online algum dos seus livros, mas os precinhos um pouco salgados me desanimaram.
    Quero comprar Eu, Robô e me aventurar na escrita desse autor tão renomado a partir desse livro.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  18. Super legal essa ideia :) Não conhecia esse autor, mas fiquei super interessada nas obras. Já quero ler tudo!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos, tudo bem? Que legal essa ideia de homenagear um autor todo mês <3 Gostei!
    Sabe que eu só fui conhecer o autor aqui no blog? Como não leio muita FC, não conhecia ele :3
    Mas com tantas resenhas e comentários positivos que vi aqui, já adicionei vários livros do autor na minha lista. Ainda não consegui ler nenhum, mas lerei :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da sua nova proposta para o blog Marcos =D
    Não conhecia esse autor mas os filmes que ele inspirou, conheço muito bem. Acho interessante livros de ação fictícia, mas não é o meu favorito. Porém, as obras deles tem enredos e tramas incríveis, é um dom que com certeza ele soube usar.

    ResponderExcluir
  21. Oláá Marcos
    Nossa, acredita que eu ainda não conhecia esse autor??
    Mas agora já conheço e já considero pakas, obrigada por 'nos apresentar'! haha
    Abraçoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marcos....
    Adorei essa ideia de "Homenageado do mês"... Vai ser incrível poder conhecer um pouco mais de algum autor, editora, gênero textual. Gostei muito de conhecer um pouquinho mais de Isaac Asimov, afinal só conhecia dele o livro 'Eu, Robô', que deu origem ao filme de mesmo nome né...
    Com certeza estarei ligadinha esse mês para conhecer um pouco mais desse escritor incrível...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Muito legal a ideia de mostrar um pouquinho das obras de grandes autores, ou até mesmo gênero literários.
    Conheci um pouquinho deste autor aqui no blog, fiquei bem curiosa com seus livros, tanto que coloquei alguns na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  24. Se me permite, deixo o link para um site dedicado a Asimov.
    Tem, principalmente, publicações portuguesas.
    http://asimov.byethost10.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcos!
    Que legal essa homenagem a um autor específico. Muito interessante. Do Isaac Asimov, ainda não tive o prazer de ler nada, mas tenho o livro Eu, Robô, só preciso um tempinho para ler. Vou gostar muito de saber mais das obras do autor, pois realmente não tenho conhecimento. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Oi
    legal a ideia de postes de homenagens, dessas ei desse autor eu só vi falarem//divulgação de Trilogia da fundação e eu robô, mas nunca procurei mais sobre o autor.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcos, bacana essa sua inciativa e pelo que vi já começou bem né. Quando comecei a ler mais sobre Isaac na sua postagem eu fui percebendo que já conhecia algumas das obras dele, como Eu Robô. Li quando era adolescente e nunca mais tive contato com nada relacionado a ele, fiquei muito feliz por ter relembrado as obras dele.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  28. Oi Marcos
    Adorei a iniciativa, às vezes conhecemos as obras dos autores mas é sempre bom conhecer um pouco mais sobre a vida dele. Eu nunca li nada deste autor, mas conheço algumas de suas obras através de filmes e através das resenhas de livros que leio aqui no blog. Pretendo ler suas obras.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  29. Amei a coluna. Conheci este autor aqui no blog. Ainda não li nenhuma de suas obras. Não sabia que Eu, Robô e O Homem Bicentenário são adaptações cinematográficas inspiradas nas obras do autor. Eu gosto do gênero que ele escreve, então ainda iria conferir uma de suas obras. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a vida e obras do autor.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  30. Tenho vários livros dele. Meu predileto é Escolha a Catástrofe, que não é um romance mas é maravilhoso. Destes que tu listou só tenho o Eu Robô que considero um ótimo livro de contos e não tem nada haver com aquela "bobajada" do filme, rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  31. Que máximo!!
    Adorei a coluna!!
    Faz sorteio dele, pleaseeeee?!!!
    bjsss e aguardo ansiosa pelo homenageado de setembro!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo