02/09/2016

Homenageado do mês: Literatura Brasileira


A origem de nossa literatura é um ponto problemático, pois há diversos elementos que devem ser considerados, muitos deles que fogem do fazer literatura, como a área política, social e ideológica. Candido, em sua obra Formação da Literatura Brasileira, defende que a literatura em nossas terras começou, como sistema coeso, em 1750, com o surgimento das Academias dos Seletos e os primeiros trabalhos de Cláudio Manuel da Costa.

Esse posicionamento não é consenso, como muito bem aborda Haroldo de Campos, em seu livro O Sequestro do Barroco. Na referida obra, o autor mostra que autores excelentes, especialmente Gregório de Matos, ficaria fora da literatura brasileira, levando-se em consideração o pensamento anterior. Afinal, de acordo com Candido, o Barroco no Brasil foi apenas uma manifestação literária e não faz parte da literatura propriamente dita.

Outro autor proeminente, Alfredo Bosi, em seu História Concisa da Literatura Brasileira, prefere abordar a nossa literatura desde a “certidão de nascimento do Brasil”, a carta de Pero Vaz de Caminha. Apesar de deixar claro que esse é um texto português e não brasileiro.

Portanto, a origem da nossa literatura ainda é um tanto discutível, mas a sua importância não. A nossa literatura, seja como sistema, seja com manifestações literárias, teve papel decisivo na formação cultural do Brasil. Dada a importância, nesse mês, conheceremos um pouco mais dela, tanto os textos clássicos como os mais contemporâneos. Espero, assim, contribuir com a divulgação de um elemento tão importante para a coesão social.

Referências:

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 50. ed. São Paulo: Cultrix, 2015.

CAMPOS, Haroldo de. O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira: O Caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: Momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Universidade de São Paulo. 1975. Vol. 1.


Alguns livros nacionais que merecem ser desbravados:


Clique nas capas para ser redirecionado para a resenha ou para o Skoob











Comentários
30 Comentários

30 comentários:

  1. Li tão poucos livros nacionais que me envergonho em dizer isso, e a maioria foram clássicos. Aliás, o que eu mais gostei foi Capitães da Areia, e é um livro que vou levar para a vida. Sei como a nossa literatura é importante e que deve ser incentivada, e homenageá-la é uma coisa muito legal da sua parte! Estou começando a adquirir alguns livros mais atuais e em breve estarei mais ativa no nosso nacional.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Me pesa dizer que boa parte dos clássicos nacionais que li foi por obrigação na escola.
    Desses que você selecionou, eu li O Cortiço e gostei muito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa post mega diferente, mas adorei!!!
    Gosto bastante dos clássicos, mas tenho que estar no clima para ler

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!! Adorei o post. Amo a literatura nacional, desde os clássicos (que ainda não tive coragem o suficiente para resenhá-los) até os atuais.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos! Gosto mtos de nacionais, mas confesso que Cecília Meireles e Clarice Lispector são minhas favoritas!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito!!!
    E destes citados nas capas, o que mais gosto é Augusto dos Anjos. Ontem mesmo estava falando dele pra uma amiga logo que saímos da Bienal ♥

    Adorei a homenagem do mês!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Lembro me desde os tempos de escola discutir sobre a literatura brasileira sobre quem e de onde surgiu... Confesso que li poucos clássicos da literatura brasileira, mas já li muitos autores nacionais modernos e o fato é que toda nossa carga literária precisa ser valorizada.


    Bom final de semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Quase não leio livros nacionais, mais os poucos que já li gostei bastante haha

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  9. Nostalgia <3 Vários desses clássicos da nossa literatura li no meu tempo de ensino médio!
    Bjs

    http://caprichadissimas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Ah, eu amei esse post. Conhecia a posição do Bosi sobre vários aspectos, não lembro se li alguma coisa dele sobre o tópico, provavelmente sim, mas fugiu da memória. Enfim eu concordo com ele e com o Haroldo de Campos acerca da origem da nossa literatura. Tipo, o Gregório de fora?! Não! Sei lá, é só o que eu acho. Quanto livro que remonta o tempo da escola!!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  11. Que post maravilhoso! Confesso que li poucos livros nacionais, porém sei o quanto tem histórias sensações por aqui.. ♡

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei da homenagem! Vai ser muito bom acompanhar um pouquinho da literatura brasileira este mês.
    Alguns desses livros eu já conhecia e tenho vontade de ler. Espero conhecer os outros também!

    ResponderExcluir
  13. ÓTima homenagem, gosto bastante de ler, porem ultimamente o tempo está bem corrido, mas nunca deixo de ler.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Gostei bastante da homenagem do mês. Confesso que os livros citados não li quase nenhum. Por serem livros que eram considerados obrigatórios na escola, eu peguei uma certa implicância com eles. Mas dos autores atuais eu leio bastante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oiee Marcos!
    Sou apaixonada por clássicos da literatura brasileira - tenho uma coleção- já quase todos que colocou aí... Mas Senhora e o Alienista são meus favoritos!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos!
    Ótimo post, foi muito bom relembrar esses títulos que fizeram parte de minha entrada no mundo da literatura. Li muitos nacionais, dentre esses que você citou, gosto muito de Iracema, Senhora, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço e S. Bernardo. Tenho vários livros desses autores na minha estante e todos foram lidos com muito prazer, pois é uma leitura muito enriquecedora. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos,
    Estou em uma fase muito viciada em literatura brasileira. Acho que é efeito da Bienal, rs.
    Desses clássicos, meu queridinho é 'Capitães da Areia'.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola.
    Adorei a iniciativa de ficar o mês em livros nacionais.
    Não me lembro de algum dia ter parado pra pesquisar sobre a origem da nossa literatura e gostei do que vi no seu texto.
    Dos livros que você citou li poucos clássicos desses na época da escola, como Iracema e Memórias Póstumas de Bras Cubas.
    Acho que esse é um bom incentivo para que eu leia, ao menos, um clássico esse mês.

    ResponderExcluir
  19. Não posso dizer que sou uma grande leitora da literatura brasileira, mas isso se deu mais por eu ter começado com um livro que não gosto até hoje, O Alienista. Já li este duas vezes e não consigo gostar. Mas tiveram alguns que me fizeram perder o medo de ler livros brasileiros mais antigos, como A Moreninha, e principalmente Dom Casmurro, que já li algumas vezes e gosto bastante. Mas esse é um ótimo tema para o mês, espero descobrir mais livros interessantes.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  20. Adorei o tema, Marcos! Será uma série?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Yohana. Durante todo o mês, serão postadas resenhas, divulgações e entrevistas de/com autores nacionais.

      Excluir
  21. Oi, Marcos
    Gostei de saber um pouco sobre como teria surgido a nossa literatura, apesar de ainda ser discutível sua origem.
    Já tive a oportunidade de ler Senhora e A hora da estrela, livros que adorei. Só não curti muito Cortiço, quem sabe uma releitura me animaria mais rs

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela iniciativa, vejo alguns blogueiros que abominam a literatura brasileira e acabam influenciando outros a fazerem os mesmos. Um dos meus livros favoritos que me fizeram querer ser leitora compulsiva é nacional e me orgulho disso. Alguns livros eu leio e adoro, e só depois descubro que são brasileiros. Acho que nossa literatura é igual a estrangeira, algumas obras boas outras ruins, mas todos os livros merecem reconhecimento.

    ResponderExcluir
  23. Marcos que legal <3 \0/ Muito feliz em saber que o a homenagem do mês é para a literatura brasileira :)
    E só por esse post já vi que estou bem atrasada em minhas leituras hahaa. Só li 2 e abandonei 1. Pode isso? Não pode! Mudar isso já hahah
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ainda na escola, me ensinaram que o início da literatura brasileira foi mesmo a carta de Pero Vaz de Caminha e eu adorei saber das outras supostas origens. Além dos clássicos que você citou (meu preferido é "Memórias Póstumas de Brás Cubas :)), acho que vale a pena se aventurar pelas obras contemporâneas, que tem muita influência da literatura estrangeira, mas que ao mesmo tempo tem um quê de "nosso".

    ResponderExcluir
  25. Oi Marcos
    Aprendi a ler com José de Alencar, quando era adolescente livros eram bem difíceis de comprar (década de 70) e os livros que tinha na minha casa eram aqueles que emus irmãos mais velhos tinham que ler para escola e entre eles estavam José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato e Érico Veríssimo. E com estes gênios na estante, me apaixonei pelos livros.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  26. cadê a ligya?
    cadê o noite na taverna?
    e a moreninha ? na verdade do autor eu prefiro a luneta mágica, mas ...
    eu adorei sua lista, alguns eu já li e gostei outros quis jogar pela janela e outros não conhecia
    amei a iniciativa

    ResponderExcluir
  27. Quantos tesouros há na nossa literatura nacional!Desde os grandes clássicos, até os novos autores que tem trazido uma gama incrível de temas diferentes.
    Antes, ler livro nacional era considerado tarefa chata de escola, ainda bem que isso tem mudado, lentamente, mas tem.
    Viva a Literatura Nacional!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Adorei a homenagem. Com certeza temos autores nacionais muito importantes só que nós mesmos não valorizamos o que temos , eu mesma só li desta lista dois livros que uma vergonha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Lia mais livros nacionais quando era mais jovem do que agora...
    E como é bom lembrar de alguns que li há muito tempo atrás.
    Mas digo sem dúvida nenhuma que o meu preferido é o Jorge Amado.
    Como adoro tudo que ele escreveu!
    Bela homenagem à literatura nacional!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo