08/04/2017

Resenha: O Pássaro Noturno

Título: O Pássaro Noturno
Autora: Alice Hoffman
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620795
Ano: 2016
Páginas: 176
Compre: Aqui

Sinopse:

Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos.

Resenha:

Gostaria de ter conhecido antes o trabalho da Alice Hoffman, a autora tem muitos best-sellers, entre eles Da Magia à Sedução, que ganhou até um filme estrelado pela Sandra Bullock e Nicole Kidman em 1999. Há autores que me conquistaram logo em seus primeiros livros e com a Hoffman não foi diferente, quero tudo dessa mulher. Quer saber o porquê? Confira abaixo.

Twig Fowler é uma garota que é facilmente esquecível para as pessoas; pode parecer algo ruim, mas para alguém como ela não é. Por mais que queira ter amigos e ser menos solitária, um segredo a impede. Não conseguiria ter um amigo à base de mentiras e nem o magoar, então é melhor viver afastada; e assim tem conseguido desde pequena até o momento, porém, de uma forma inesperada começa a ter amizade com Julia e Agate, suas novas vizinhas.

A lenda sobre a bruxa de Sidwell virou motivo de chacota entre os habitantes, mas para Twig e sua mãe não, já que carregam uma maldição que perdura por duzentos anos, deixando sua família na maior parte do tempo isolada do mundo. Sidwell também é conhecida por ser a cidade dos monstros, aparentemente um monstro está atormentando e roubando alguns itens das pessoas e ninguém tem uma ideia de como possa ser a criatura.
“[...] A maioria das maldades feitas pelas pessoas tinham origem no tratamento que haviam recebido no mundo”.

Ao iniciar a leitura, estava muito curiosa para saber qual era a maldição dos Fowler, o que tinha acontecido com o pai de Twig. Ademais, por que sua mãe voltou repentinamente de Nova York? O que tinha acontecido para abandonar tudo e tornar-se uma pessoa reservada e até introvertida? Para completar, quem era o monstro? Será que, de fato, ele existia?

A relutância de Twig em se tornar amiga de Julia devido a sua condição é tanta que, às vezes, trancava-se em casa e não atendia as chamadas da garota; entretanto, Julia estava determinada a não a largar. Aliás, talvez por isso o inesperado aconteceu: o segredo que afastava Twig das pessoas a uniu com a Julia. E essa duas deveriam ser amigas desde o instante que se conheceram, a amizade entre elas é tão forte que é impossível de se quebrar.
“Ser incomum é algo comum para os Fowler”.
Descoberta a maldição que carregava, Julia decide ajudar a amiga a conseguir quebrar a maldição. Não será uma tarefa nada fácil, já que que aconteceu há tantos anos. As pistas e indícios para quebrá-la eram um grande enigma, mas a motivação adicional que tinham era tudo o que precisam para prosseguir com a missão.


Toda história de amor com um final trágico é triste e, muitas vezes, deixa-nos até comovidos, ainda mais quando o motivo é desconhecido ou quando ocorreu de uma forma inesperada, não dando tempo do casal conseguir seguir seus caminhos juntos. Sabendo disso, as meninas tentaram evitar que um final como esse se repita com pessoas que tanto amavam.

A ignorância, às vezes, pode ser uma bênção, mas infelizmente para os habitantes de Sidwell era um belo desastre, principalmente por causa da forma que enxergavam os recados e roubos feitos à cidade por um suposto monstro. Poderiam investigar um pouco mais sobre os motivos de esse tal monstro os perturbar, afinal, poucas eram as pessoas que não acreditavam nessa história ou buscavam entender o porquê desses furtos e avisos.

O enredo pode parecer previsível, mas é no modo como a autora conduz cada ponta solta, cada detalhe para uni-los de uma forma tão emocionante e reconfortante, que faz a magia do livro ser sentida – eu fiquei literalmente arrepiada. É o desenvolvimento da história que se torna o diferencial; por mais que o enredo amoroso seja previsível, são os personagens que nos surpreendem.
“Quando você decide encontrar as respostas para às suas perguntas, tem de estar preparada para se surpreender com o que descobrir”.

O Pássaro Noturno é uma história que fala sobre o poder do amor e amizade, dos desejos e anseios das pessoas e como tudo pode terminar bem quando as coisas são feitas com carinho, amor e dedicação. A magia está presente nas páginas de uma forma bela, é quase como sentir a magia e nostalgia que muitos livros me proporcionaram, como Harry Potter, por exemplo. É um livro que toda vez que você reler sentirá um novo sentimento e amor pela história. Espero, sinceramente, um dia retornar para a cidade de Sidwell.

A Bertrand Brasil está de parabéns. Essa edição está linda e essa capa é a mais bonita de todas! A diagramação está bela; a revisão, por sua vez, está muito boa e a tradução da Ludimila Hashimoto ficou excepcional. Sem dúvidas, não faltam motivos para conferir a obra.



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Me recordo bem do filme..Tinha mania de assistir que Sandra fazia. Pena que hoje em dia, ela tenha dado uma sumida.
    Não conheço o trabalho da autora, mas como curto muito livros que falam sobre magias e bruxas, fiquei encantada com o que li acima.
    Ainda mais quando também traz amizade sendo assim, simples e natural!
    Vai para a lista de desejados e espero poder ler em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. História fascinante, é bem a minha cara ler histórias assim é esse não será diferente, mesmo não conhecendo o trabalho da autora já me identifiquei com a história, e realmente a editora está de parabéns a capa é linda demais.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeira resenha q leio do livro, gostei bastante do enredo, mto bacana a escrita tbm, vai pra listinha então!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro Da Magia a sedução mas apaixonei no filme! Assim com apaixonei nesse resenha! Tipo de leitura que me encanta!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty!
      Fico muito feliz em saber que adorou a resenha, leitores como você que alegram-me a escrever <3

      Obrigada pelo comentário <3

      Beijos

      Excluir
  5. Olá.
    Que linda a sua resenha, parabéns. Não conhecia o livro, mas já fiquei encantada. A edição está muito bonita e convidativa e o enredo é realmente encantador. Espero vir a ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda! Que livro lindo! Que história linda!
    Não conhecia, e já foi pra lista!!

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Thaís!
    Bom ver um livro que traz o amor e a amizade presentes e que esses sentimentos podem juntos, quebrar uma maldição de anos.
    Fico comovida com histórias do tipo, ainda mais quando tem magia envolvida.
    Assisti Da magia à sedução e é um dos meus filmes favoritos.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thaís!!
    Não sabia que o filme Da Magia à Sedução é baseado em um livro. Acho que já assisti esse filme umas cinco vezes!! Gostei bastante da resenha e também da estória do livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da capa, da história, e é uma leitura rápida pelo número de páginas, uma hora compro sim rs

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma leitura que encanta mesmo o leitor.
    Não conhecia essa obra ainda. O que vi aqui me deixou bem interessada.
    Essa mescla de amizade, amor, parece ser lindo.
    Fiquei super animada e espero pode ler a obra em breve.
    Gostei bastante dessa capa <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais.
    Que capa linda.
    Meu coração já está apertado com a seguinte frase "Toda história de amor com um final trágico" e já estou com um pouco de medo de sofrer muito com essa leitura, eu estou enrolando para não ler esse livro já faz um tempo, mas ainda tenho que dizer que uma grande parte de mim quer sim ler e sofrer junto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada com a resenha e fiquei com vontade de ler o livro e saber mais
    da surpresa que os personagens nos reservam, como a não busca da realidade dos fatos pode ser prejudicial, a força da amizade e o que pode ser essa maldição e como ela foi quebrada.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo