13/06/2017

Resenha: História do Brasil Contemporâneo

Título: História do Brasil Contemporâneo
Autor: Calos Fico
Editora: Contexto
ISBN: 9788572449359
Ano: 2015
Páginas: 160
Compre: Aqui

Sinopse:

É impossível entender o Brasil sem conhecer sua história. Do suicídio de Vargas, em 1954, ao governo Lula, o historiador Carlos Fico, da UFRJ, relata os acontecimentos mais importantes da segunda metade do século XX até este início do XXI.
O livro, com texto direto e claro, proporciona uma visão panorâmica social, econômica e, principalmente, política do nosso país. A era JK, a renúncia de Jânio Quadros e a ditadura militar, assim como a redemocratização e os governos pós-ditadura ganham especial destaque.
Os episódios-chave para o nosso país no período, seus antecedentes e suas consequências são, enfim, examinados por um olhar analítico que só a História pode oferecer.

Resenha:

O ensino de história é, muitas vezes, apenas um emaranhado de datas, nomes e locais. Exatamente por isso, as pessoas acabam afastando-se desta disciplina e ficando apenas no senso comum. Carlos Fico, em História do Brasil Contemporâneo, busca exatamente ir além dessa mera decoreba escolar, apresentando causas e consequências – ou até onde isso pode ser determinado em história – dos fatos históricos, de maneira acessível para todos os públicos.

Apesar de ter um grande recorte temporal como plano de estudo – da morte de Vargas aos dias atuais –, o autor consegue trazer muita informação relevante e que, sem dúvidas, vai contribuir para os leitores interessados em conhecer melhor a história do Brasil. Aliás, conhecimento que é essencial para quem deseja entender o presente de maneira acertada, afinal, vários elementos que se apresentam na sociedade – como a corrupção enraizada no sistema político – têm raízes históricas bem evidentes.


Na morte de Vargas, o autor demonstra, com propriedade, como o movimento político levou o líder populista à morte. Com uma mistura de militares e interessados no poder, houve uma articulação para derrubar o então presidente, que já não vivia os seus melhores dias. Por fim, encontramos Vargas, morto, mostrando seu oportunismo e astúcia até na morte, saindo da vida e entrando para a história.
“De fato, Vargas capitaneou processo de grande modernização institucional do país, mas governou com mão de ferro, enquanto pôde, inclusive com poderes ditatoriais. Para ele, a maior parte das reformas iniciadas e concluídas não poderia ser feita em um regime em que predominasse o interesse das conveniências políticas e das injunções partidárias. Desprezava os partidos, os políticos e a democracia. Segundo seu arqui-inimigo, Carlos Lacerda, Getúlio era absolutamente incompatível com um regime democrático” (p. 9).
O autor também apresenta, de maneira muito interessante, os mecanismos que levaram o Brasil a cair em um golpe militar – mais uma vez – com apoio civil em 1964. O medo do comunismo, que estranhamente ainda se apresenta em terras tupiniquins, aliado com a vontade de alguns militares em tomar o poder para si e o conservadorismo fizeram uma receita de bolo sem falhas: ditadura. Estrutura de poder essa que além de destituir democracia que, mesmo frágil, estava se concretizando, foi opressora e assassina, retirando direitos e restringindo liberdades.
“O fim do PSD, do PTB e da UDN em 1965 foi um dos maiores prejuízos que a ditadura militar causou à democracia brasileira” (p. 23).
Aproximando-se de um período mais recente, vemos a corrupção corroendo a nossa jovem democracia durante a redemocratização. Carlos Fico mostra, com muita propriedade, a sequência de acontecimentos, com a ajuda do amadorismo, que levou ao impeachment do presidente Collor. Os erros políticos, o plano econômico falho e o “sequestro da poupança” corroeram rapidamente o poder estabelecido, levando à queda do presidente e a uma participação popular mais forte – talvez o melhor efeito do período Collor na sociedade.


Carlos Fico, diante de todos os períodos históricos apresentados, mostra seriedade no estudo e uma escrita que, mesmo acadêmica, é acessível, proporcionando que qualquer interessado possa conhecer melhor a nossa história e compreender o nosso presente. Apesar de ter poucas páginas, História do Brasil Contemporâneo consegue o que muitos livros grossos não fazem: ser realmente informativo e interessante.

Além do bom conteúdo histórico, o livro chama a atenção pela parte gráfica. A diagramação da obra é bonita e confortável; ademais, temos uma excelente revisão. Ou seja, todos os elementos contribuem para uma boa leitura.

Em suma, História do Brasil Contemporâneo é uma obra interessante, inteligente e que apresenta o conteúdo histórico de maneira acertada. Se você tem interesse em conhecer melhor nossa história, esse livro é perfeito para você.

Outras fotos:





Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Bem, não é meu gênero favorito e aliás, acho que nem senti vontade em ler não!rs
    Mesmo que estejamos vivendo uma época turbulenta e talvez esse livro nos ajude a entender um pouco sobre a história do nosso país e nos permita até entender como as coisas vieram parar aqui, sei lá..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oii! Não costumo ler livros do gênero Marcos, meu pai tem esse livro, mas nunca me interessei não...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente leitura para conhecer um pouco mais de nossa história


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos.
    Eu já comentei aqui que adoro livro com temáticas que relata fatos históricos sem ser aquela coisa chata de sempre, eu adorei a premissa desse livro e sei que vou adorar sem nem ter lido, gostei das fotos que tirou, a diagramação me parece ser realmente um charme.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Com certeza é importantíssimo conhecer a história do nosso país para não sairmos falando besteiras na internet, sem saber de nada.
    Achei bacana a linguagem acessível do autor, empolga qualquer um a mergulhar em acontecimentos tão interessantes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Um livro muito interessante para aqueles que ama a história é querem saber mas sobre o Brasil é as consequências, causas e atos de como nosso país estar hoje é porque motivos. O livro é maravilhosa e com certeza valeria a pena ler para conhecer bem mas a fundo esse país.

    ResponderExcluir
  7. Eu ao história! Minha matéria favorita da vida!
    Gosto muito de conhecer mais sobre a história do nosso Brasil e ficarei muito feliz em ler esse livro. Achei bem legal a capa dele!
    Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  8. Marcos!
    Para quem gosta de História como eu e ainda mais do Brasil, esse livro é um verdadeiro achado.
    E escrito por um jornalista respeitado.
    Claro que quero acompanhar cada fato citado no livro.
    Bom feriado!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Posso acreditar, por sua excelente resenha, de que o livro expõe uma leitura inteligente e informativa.
    Provavelmente não farei a leitura, mas para quem gosta desse estilo, com certeza é uma grande dica. Mesmo porque, cultura sempre é uma ótima bagagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia este livro, e apesar de este tipo de história não fazer muito meu estilo de leituras, acho interessante conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, então acabei adicionando este livro em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de estar sempre tentando entender melhor a nossa política, isso parece cada vez mais difícil. Acho que este é um livro para ler "aos bocados", ler artigos e capítulos espaçadamente. E sempre buscando referências.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcos!!
    Já tem algum tempo que não leio esse tipo leitura, mas achei tão bacana a resenha que teu vondade de dar uma olhada!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  13. Marcos, oi! Que livro pra ser distribuído por aí hein! Tem muito brasileiro precisando ler, conhecer e entender a história política do país! Gosto muito de história, e quando é nossa, melhor ainda. Pela resenha percebemos que a leitura é fácil porém completa dentro do tema. O problema é que a falta de identificação faz a maioria perder o interesse de ler, aí se perde muito conhecimento e noção política.
    Bjoxx ♥♥

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo