23/02/2016

Resenha: Alien

Título: Alien
Autor: Alan Dean Foster
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572664
Ano: 2015
Páginas: 328
Compre: Aqui

Sinopse:

A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.

Resenha:

Eu tenho um problema enorme com novelizações: raramente elas me agradam. Da mesma maneira que um livro é adaptado para o cinema ou TV, geralmente a adaptação fica aquém, o contrário também acontece. Porém, ao ler Alien, tive que rever meus conceitos; achei uma novelização tão boa quanto o filme – ou até melhor. Alan Dean Foster ganhou-me sem dificuldades.

Tudo começa quando os sete passageiros da Nostromo são acordados pela Mãe – uma espécie de sistema operacional inteligente da nave – do sono induzido. O que provavelmente significaria que eles estavam se aproximando da Terra, mostra-se algo bem diferente. A Mãe captou um sinal alienígena, sendo, aparentemente, um pedido de socorro. O estranho é que aquela linguagem extraterrestre ainda não era conhecida.


Como o regulamento da Companhia determinava, os integrantes da Nostromo pousam no planeta – que era deserto – de onde vinha o sinal e preparam uma missão de reconhecimento e resgate. Porém, algo ainda mais bizarro acontece. Um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha e parece ficar entre a vida e a morte. Contudo, o que poderia ser apenas uma morte, pode ser a condenação de todos na nave; ou da Terra...
“– Todo mundo merece mais do que vocês dois. Se quiser, reclame ao gerente de RH da Companhia. Agora vá descendo.– Reclame à Companhia – balbuciou Parker tristonho, observando Brett deslizar para fora de sua cápsula e começar a secar as pernas. – Talvez fosse melhor reclamar direto a Deus.– Dá na mesma” (p. 27).
Com uma escrita inteligente, rápida quando necessário e bem detalhista, Foster consegue transmitir com perfeição a trama original de Alien para as páginas do livro. Todo aquele suspense intrínseco ao filme está na novelização, deixando tudo mais intenso e inquietante. Assim como na obra original, não chega a dar um medo intenso, mas o suspense é tão envolvente que não há como não se render.

Acrescentada à boa escrita, também é possível destacar a profundidade de cada personagem. Como eles são apenas sete confinados em uma nave, o medo e a incerteza afloram o que há de melhor e pior em cada um deles. As intrigas florescem, as rixas se tornam mais evidentes e o nervosismo é palpável, o que os deixam mais humanos e próximos do leitor.


Outro ponto acertado da adaptação foi a narração em terceira pessoa, visto que permite que o leitor tenha uma visão mais abrangente de tudo que acontece dentro da nave. Esse é, por exemplo, um dos fatores que permitem a maior profundidade dos personagens. Além disso, tal recurso deixa o texto mais propício para o suspense, do qual, aliás, o livro é repleto.
“(...) Foi a curiosidade que levou a humanidade de sair de seu mundo isolado e sem importância e atravessar o abismo interestelar. Mas também se lembrou do ditado: “A curiosidade matou o gato”. Tomou a decisão lógica” (p. 90).
Se tudo isso não fosse suficiente, o enredo ainda conta com uma boa crítica, apesar de indireta, ao sistema capitalista. Claramente vemos o dinheiro sendo colocado à frente da vida humana, o que gera uma série de percalços. Além disso, também é possível refletir sobre até onde é possível ir à ciência, até onde é ético pisar.

Além da boa adaptação, o livro também ganha com a edição primorosa preparada pela editora Aleph. A capa é assustadoramente bela, a diagramação está bonita e confortável, a tradução e revisão estão ótimas. Se não bastante apenas isso, o livro ainda conta com uma entrevista da Sigourney Weaver, atriz que interpretou a protagonista do filme, dada a Danny Peary, 


Com tantos aspectos positivos, só me resta indicar a obra. Leia, você vai adorar. Caso tenha assistido ao clássico filme, essa obra irá acrescentar bastante na forma de enxergar todo o enredo. Se você ainda não tiver conferido, essa é a oportunidade perfeita para se inserir nesse rico universo. Para quem gosta de sci-fi, terror e suspense, Alien é uma ótima pedida.


Outras fotos:







Comentários
33 Comentários

33 comentários:

  1. Também tenho a tendência de ficar com um pé atrás quando o livro vira filme ou vice versa. É bom quando somos surpreendidos e percebemos que nem tudo esta perdido e que algumas obras valem a troca de papéis. Não li este ainda, tendo visto apenas o filme, mas se tiver oportunidade, lembrarei que vale a pena.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto sempre de ler o livro antes de ver o filme e como nem sempre isso é possível também fico um pouco com o pé atras. Tenho visto ótimas críticas do livro, fora que essa edição está simplesmente linda. Vai pra lista kkk
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Gente, a Aleph arrasa com as edições viu? Linda demais essa.
    Eu lembro beeeeem pouco sobre o filme, então, se eu lesse o livro, creio que não me incomodaria tanto.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos!

    Eu sou meio suspeita para falar, pq sou fã de Ficção Científica e adoro qualquer tipo de ET. kkkkkk Acredito sim que exista vidas em outros planetas, mas rezo para que não sejam como Alien! rsrsrsrsrsrs

    Como já havia assistido todos os filmes da franquia, não fiquei curiosa com o livro, mas acabo de mudar de ideia depois de ler sua resenha (o que sempre acontece, diga-se de passagem... :/) Claro que vou adicioná-lo na minha lista de desejados!

    E que edição é essa? *o* Amei! O livro ta lindo demais! Parabéns a editora!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Temas com aliens não costumam me atrair muito, ainda mais com terror no meio, sou muito medrosa, kkkkkk. Mas confesso que fiquei bastante interessada com a sua resenha!
    Sou um caso perdido, não posso ler uma boa resenha que já quero ler a obra, mesmo que sejam temas que não me agradam! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que já tinha lido essa resenha :/ É um dejavu??

    Enfim, se li de novo, gostei novamente!!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você talvez tenha lido mesmo, Lelê. Vou ter que repostar algumas resenhas que estavam no blog, anteriormente. Essa foi uma delas. rs

      Excluir
  7. Oi, Marcos
    Quero muito ler o livro e não espero mesmo que dê medo, mas estou bastante curiosa com o suspense e escrita tão elogiada. A construção dos personagens também parece dar mais realidade a história. Queria poder ler ainda este ano. A edição está linda! A cor de seus olhos combinaram com o livro rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos
    Esse livro com certeza tem uma das melhores capas que já vi e os detalhes verdes no livro também são maravilhoso. Já assisti o filme e gosto muito da parte do suspense. Não sabia que tinha livro do mesmo. Ótima resenha as suas como sempre,continue assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Devo concordar com você, a edição está belíssima!
    Sobre a história, fico com o pé atrás, pois o filme não me agradou muito. Não sou muito fã de aliens, raras são as vezes em que me aventuro a ler algo do gênero. Mas confesso que fiquei curiosa por conta do suspense.
    Futuramente talvez eu me aventure.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Esse livro me deixa um pouco dividida. Quero lê-lo porque é ficção científica, um gênero em falta nas minhas leituras, e também porque me lembra um pouco uma cena de "2001- Uma odisséia no espaço", mas por outro lado, talvez eu sinta um medinho do terror presente no livro.
    A parte gráfica está excelente. Lindas fotos, especialmente a que você aparece ;)
    Beijos.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  11. A edição parece muito bonita mesmo. Não sou tão ligada em literatura sci-fi mas adoro os filmes do gênero e Alien é um dos meus preferidos.
    Sua resenha me despertou um interesse grande na adaptação, gosto de personagens levados ao limite e a crítica sutil ao capitalismo também me agradou, fora a entrevista com Sigourney, que deve ser o máximo, né? Com certeza esse livro vai pra minha lista de desejos!
    Um beijo!
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Acho que já tinha lido essa resenha antes hehe. Eu li duas adaptações de filmes para livros e gostei das duas, então quem sabe eu goste dessa. E sem falar que não assisti o filme, então tanto faz hehe. Mas acho que vale só pela edição, que está perfeita.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Olá Marcos,
    Não sei se leria esse livro, não é um estilo que gosto muito.
    Aliás, o único filme que vi relacionado foi Prometheus e até hoje não sei se curti haha

    P.S.: Muita força para vocês nessa reconstrução do blog, que já está maravilhoso. Adorei todas as mudanças. Nos derrubam, mas a gente cai, levante e ainda empurra com gosto \o


    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marcos!
    Dois meses atrás fiz uma maratona para rever os filmes, que maravilha <3 Alien fez minha infância e amei quando vi o livro, ainda não pude comprar, mas está na minha lista. Já tentei ler dois livros que partiram de filmes, mas não deu certo, também não me agradaram, por isso, mesmo quando vejo livros como Tubarão (não sei se veio antes do filme ou depois, no caso) e Alien, fico com um pé atrás, mas adorei os pontos que levantou em sua resenha, só me animou mais a ler.
    Fico feliz que o site esteja se reerguendo com tudo (na cara do infeliz que fez isso), parabéns!
    um abraço
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e putz, vou adicioná-lo na lista dos livros que preciso ler. O livro parece ser bem ao estilo dos livros que gosto e tenho o imenso prazer em ler.
    Eu gostei do filme mas não foi tanto assim mas o livro parece ser muito melhor.
    Confesso que não tenho muito um pé atrás para ler livros que viraram adaptação ou vão virar, as vezes fico mais estimulada a ler.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos
    Sou parceira da Aleph e uma coisa é certa, o acabamento dos livros deles são de primeira linha. Mas este não li, foi a Pâmela que resenhou para o blog e até agora só conhecia a opinião dela, que foi super positiva. Sua resenha é a segunda que leio e pelo visto vocês dois são unânimes. Este não é um gênero que costumo ler, mas se tiver uma oportunidade darei sim uma chance. (Há, devido a minha idade já vi o filme principal e todos os outros que vieram depois kkkk)
    Abraços,

    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos cinco livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo

    ResponderExcluir
  17. Oi marcos! Tão feliz por você e pelo blog! adorei a cara nova, nome novo! E bola pra frente! Quanto ao livro, eu acho o trabalho da editora excelente e adorei o verde, a capa, enfim, com certeza é um livro que vou querer conferir!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Muito bom saber que o livro é melhor que o filme. Não que eu não goste dos filmes, mas também não são meus favoritos :p A edição está impecável, quero muito tanto pela história quanto pelo trabalho excelente da Alep. Abraços :)

    ResponderExcluir
  19. Gostamos da nova cara do blog, está muito bonita!! Não gostamos muito desse gênero de livros, mas achamos essa edição muito bonita!!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar, me parece ser interessante, fiquei curiosa pra ler agora haha
    Adorei seu blog, estou seguindo para não perder as novidades

    Bjss, meu blog

    ResponderExcluir
  21. Bem eu ainda não assisti ao filme, mas já havia ouvido falar, porém do livro, a primeira vez que vi foi aqui no seu blog. O enredo me agrada muito, pois gosto do gênero. Fiquei bem curiosa para saber os detalhes desta história. A diagramação do livro está linda demais, a Editora está de parabéns.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito do filme Alien, e tenho certeza que adoraria ler o livro. Sua resenha me deixou bastante curiosa. Além disso, a capa é linda, e toda a parte de dentro do livro também!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Oiii Marcos, tudo bem???
    Eu ainda não vi o filme :P
    Confesso que não tenho muita, muita vontade de conferir. Puro preconceito com aliens hahahhah . Mas vou ver se assisto uma hora dessas. Será que tem na Netflix?
    E a resenha eu já conhecia, heheh, fico feliz que você tenha conseguido recuperá-la =D
    As fotos são ótimas :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que trabalho gráfico maravilhoso!!
    Eu só não leria pelo único e exclusivo motivo de não gostar no tema. Não curto esse lance de extraterrestres, sabe? Nem filme eu gosto! Hahahah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  25. PARA TUDO! Eu sou apaixonada pelo clássico do Ridley Scott, adoro o jogo - que consegue inserir o jogador dentro daquela atmosfera de suspense, medo e você se sente como outro passageiro HAHAHA
    Mas devo confessar que estava com um certo receio de começar essa leitura, justamente pelo que você disse no inicio da resenha: as adaptações, seja para qualquer plataforma, em sua maioria deixam a desejar - embora eu defenda a ideia de que cada plataforma tem algo a oferecer e nada mais é que uma releitura da obra original, nesse caso, porém, ainda fiquei com o pé atrás.
    Sua resenha me convenceu a conferir o trabalho do Dean Foster! Me parece que conseguiu captar e passar esse clima de suspense característico no filme.
    Ainda conta com um trabalho gráfico excelente e entrevista a Danny Peary!
    Vou ler em breve!

    ResponderExcluir
  26. Oi Marcos!!!
    ADORO o filme, acho que é uma dos melhores do gênero que sempre me recordo quando alguém pede indicação..
    Sempre quis ler o livro pra "fazer aquela típica comparação" kkk
    E agora temos essa edição PERFEITA da Aleph, então já pus na listinha.
    É bom ver a dedicação que algumas editoras têm a mais com suas obras.
    Também adoro livros que fazem essas críticas "indiretas"
    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. Ei Marcos!
    Nem sabia que tinha o livro, porém fiquei bem interessada, a diagramação parece ótima.
    Recebi essa semana o box dos filmes que ganhei em um sorteio e quero re-assistir todos.
    “Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  28. De verdade achei a trama bem legal e a diagramação fantástica, mas nao sei se eu leria esse livro agora, pessoa medrosa é uma coisa. Mas quem sabe o futuro eu nao leia.

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    Não sabia que existia esse livro e que havia sido adaptado... Talvez por ser um tema que não me agrade muito... rsrs....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Em matéria de detalhes esse livro arrasa! Já conheço e acho muito legal essa diagramação dele, é bem feita e dá uma ideia mais ampla do que o livro aborda, sei lá. Mas confesso que não tive muita vontade de ler. É uma boa história e tudo, só que não chamou muita atenção pra mim :S

    ResponderExcluir
  31. Alien é um livro que está na minha meta para 2016. Já tenho ele aqui, e diga-se de passagem, a Aleph caprichou muito! Adorei. Acredita que nunca vi os filmes? Só assisti a Prometheus, o mais recente.
    abraços!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir
  32. Amei as ilustrações, a arte, but... que capa horrorosa, dá medo, mas não poderia esperar outra coisa de um livro de terror. Gostei do enredo,porém nem sabia que havia um filme.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo