22/02/2016

Resenha: Quissama

Título: Quissama
Autor: Maicon Tenfen
ISBN: 9788578481377
Editora: Biruta
Ano: 2014
Páginas: 308
Compre: Aqui

Sinopse:

Rio de Janeiro, dezembro de 1868.
O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, exagente da Scotland Yard que pode ajudálo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.
Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuavase uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.

Resenha:

Sabe quando você inicia a leitura de um livro com a expectativa nas alturas e ainda assim ele consegue te surpreender? Foi exatamente isso que aconteceu com Quissama, obra nacional escrita pelo Maicon Tenfen. Quer saber o motivo disso ter acontecido? Confira a resenha abaixo.

Daniel Woodruff, ex-marinheiro e ex-agente da Scotland Yard, está aproveitando os seus últimos dias no Rio de Janeiro. Enquanto está tomando uma bebida em um conhecido ponto da cidade, é surpreendido por Vitorino Quissama, um rapaz de olhar atento. O garoto queria que Daniel procurasse a sua mãe desaparecida. Como pagamento, ofereceu um colar valiosíssimo.


Como Vitorino era um capoeirista, tinha fugido do seu dono, e ainda portava uma joia que provavelmente tinha sido roubada, Woodruff quis afastar-se do caso. Contudo, o destino conspirou contra si. Querendo ou não, ele foi jogado de cabeça no centro da confusão. Porém, o que parecia apenas o caso de uma joia roubada e um rapaz que fugiu do senhor de escravos torna-se uma conspiração que pode abalar o Império.
“Era um moleque de quatorze ou quinze anos. Cruzou a porta da taverna e veio cambaleando em minha direção. Digo melhor: não veio exatamente cambaleando, como percebi a seguir, mas gingando, movendo-se num balanço de ameaça, quase dançando, como era costume entre os gatunos da corte” (p. 14).
O primeiro ponto que deve ser destacado na obra é a profunda fundamentação histórica desenvolvida pelo autor. È possível enxergar o Rio de Janeiro imperial com riqueza de detalhes e visualizar como houve uma profunda mudança na cidade maravilhosa, tanto física quanto social. Isso deixa a obra mais verossimilhante, o que é excelente.

Além de um bom embasamento, a obra também ganha em qualidade por causa da escrita do autor. Tenfen mostra que sua habilidade com a literatura vai além da sua formação acadêmica – o autor é mestre e doutor em teoria literária –, pois sua escrita é rica, envolvente e ágil, tornando a leitura fluida, algo não tão comum em livros do gênero.


Outro expoente na construção do enredo foi os personagens incríveis e cativantes inseridos. Tenfen mistura personalidades reais, como a princesa Isabel e José de Alencar, com personagens fictícios. Essa mescla deixou a obra mais real, mesmo sem perder a pegada de ficção; o que, sem dúvidas, enriquece demais a narrativa.
“Assim Ra o povo do Rio, uns muito valentes, outros muito covardes e todos muito traiçoeiros, mas isso eu já sabia desde que desembarcara na cidade” (p. 46).
Dentre os personagens, os que mais me chamaram a atenção foram Vitorino e José de Alencar. Aquele me ganhou pela persistência, pela bondade intrínseca e por sua luta pela liberdade. Ele é o tipo de personagem que te conquista sem qualquer dificuldade. José de Alencar, por sua vez, me chamou a atenção por possuir uma personalidade diferente do que eu imaginava. Sem falar que é incrível ver um autor que você gosta como personagem de outro livro.

Além do enredo apresentado, Quissama também surpreende o leitor com a sua qualidade gráfica; A Biruta entrega ao leitor um trabalho rico e belo, o que também engrandece a obra. O livro contém ilustrações bem feitas, alguns detalhes da diagramação que embelezam a obra, um espaçamento confortável e uma revisão muito boa. Um trabalho que merece ser aplaudido.


Desta forma, observando os aspectos apresentados, torna-se impossível não indicar a obra para todos. Quissama está, sem qualquer dificuldade, entre os melhores nacionais que li esse ano.
“– (...) Por incrível que pareça, mister Woodruff, o principal abolicionista, ou melhor, o principal agitador do Brasil é um indivíduo chamado Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança.– Está se referindo ao imperador?– A quem mais? São atitudes dele que causam tamanha instabilidade” (p. 173).
Outras fotos:






Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Oi Marcos, fiquei bem interessada no livro, adoro quando a narrativa é tão boa que conseguimos imaginar as cenas se desenrolando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem? Eu já tinha vontade de ler a obra antes, mas agora depois que li Alencar (pois é, eu ainda não tinha lido) fiquei com mais vontade ainda de ler esta obra para ver como o autor ficou dentro desta história <3
    E como ando em uma vibe de livros mais sérios e tudo o mais, acho que este se encaixa direitinho nisso :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi Marcos!

    Eu não conhecia o autor, mas gostei demais da resenha! Só de saber que a história se passa na era imperial, já fiquei mega curiosa! A edição tbm esta linda, parabéns a editora!

    Bem, mais um para minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos sinceramente o livro não me chamou a atenção não é o de gênero literário que costumo ler, mas como sempre sua resenha está incrivel bjs.

    ResponderExcluir
  5. Marcoooooooooos
    Feliz por ter vocês de volta! :D
    Gente, parece muito livro que a gente leria na época de escola, né? Hehe.
    Eu achei interessante o enredo, me chamou a atenção.
    Gosto muito de História, então daria uma chance com certeza.
    E que legal saber que o José de Alencar está lá como personagem. Inception? Haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, tenho poucas experiências literárias com histórias de época, principalmente que se passam no Brasil, e achei muito interessante a ideia que o livro trás. Adorei o trabalho gráfico e ilustrações, a editora arrasou! Ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos, o enredo do livro me chamou bastante atenção, histórias sobre época me consquistam e gosto também por me lembrar minhas aulas de história. Algo que gosto muito em você é o fato de dar preferência para obras se autores nacionais, já li um livro desse autor e sua escrita e forma de dar característica é realmente maravilhosa. Sua resenha como sempre, perfeita, aumentando o interesse de lê o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos;
    Meu Deus que capricho este livro, nunca vi nada tão bem trabalhado, é lindo.
    O enredo da estória me chamou a atenção também, um ótimo livro para se ter.

    Seguindo aqui...Beijos
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li uma obra com a temática histórica, mas eu acredito que é sempre bom sair da zona de conforto, e tentar ler algo diferente, e esse parece ser um ótimo livro para isso!
    Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos
    A primeira impressão que eu teria no momento que pegaria esse livro é que a leitura não seria fluída, mas vejo que este não é um problema. Ter esses personagens misturados deve dar deixar a obra mais rica. Gosto de livros neste estilo e leria sim o livro. Ótima resenha!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!!!
    Mesmo gostando de algumas poucas tramas de época, essa infelizmente não me chamou a atenção...
    Mas gostei bastante das ilustrações que representam muito bem a historia e ajuda o leitor a entrar no livro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Primeiramente, queria dizer que adorei as mudanças por aqui :)
    Gostei bastante da sua resenha e desejei muito ler pelo fato ter te surpreendido mesmo estando bem ansioso.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcos, tudo bem? Então, parabéns pelas mudanças ;) Quanto ao livro, eu já li e adorei a história e a forma como foi desenvolvida. Sem contar que a editora arrasa em seu trabalho, né?! Ótima resenha.. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  14. Estou muito, muito ansioso para poder ler e, claro, ter esse exemplar lindo em mãos! A história parece ser ótima, sobre liberdade e épocas passadas. Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Diante de tantos elogios, é claro que esse livro já foi para a minha lista de desejados.
    Deve ser interessante isso de termos como personagem um autor que a gente admira.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Marcos
    Romances de época são os meus prediletos e isso não inclui somente os água com açúcar. Pela resenha vou adorar esse, ainda mais com José de Alencar fazendo parte dos personagens, já li quase todos os livros deste autor e ele foi o responsável por gostar tando do gênero, espero só não me decepcionar com sua pessoa.

    abraços

    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Fevereiro 2016 do Ler para Divertir, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A obra parece ser muito intensa! Gosto quando livros tem embasamento histórico, mesmo que para contar uma história fictícia.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogpsot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gosto muito de histórias de época, principalmente quando possuem um bom embasamento histórico. O que me chamou atenção foi o autor ter misturado personagens reais e fictícios, acredito que isso deve ter deixado o enredo ainda mais rico. Bom saber que a leitura é fluida, pois às vezes deixo de ler determinados livros por receio de narrativa lenta e arrastada.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Já tinha lido essa resenha também hehe. Eu achei o livro bem interessante, com um enredo bem legal, mas eu não gosto muito de história, sou péssima nisso aliás e acho que essa parte histórica iria me incomodar um pouco. Então acho que não leria.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Marcos,teremos sérios problemas aqui. Precisarei ter 3 vidas para ler todos os livros que tenho e quero ler e você ainda adiciona mais a lista. Quissama parece ser muito bom e seria uma experiência literária pra mim pois não leio livros assim.
    Espero um dia conseguir ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. O enredo da história me agradou muito, o cenário me chamou muito a atenção, mesmo sendo uma ficção, com certeza o livro mostra muito bem como as coisas eram naquela época. Outra coisa que também gostei foi a mistura de personagens fictícios com pessoas reais. Gostei muito da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Fiquei curiosa pra ler esse livro depois de ler sua resenha. Eu gosto desse gênero, onde se mistura coisas reais e ficção. É mais um livro pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Olá. boa noite!
    Adoro livros nacionais que remetem a um Brasil colonial...

    Já está na minha meta de leitura, haha.

    Beijocas,
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ahh, Marcos, vc está repostando as resenhas!!

    Lembro que foi aqui que conheci esse livro, dpois outros blogueiros começaram a falar sobre ele e começaram também a elogiar muito a obra.
    Eu acho a capa muito bonita e as ilustrações primorosas!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  25. Uau, nunca tive oportunidade de ler um livro que mescla personagens reais e fictícios, isso me chamou muita atenção, fiquei bem curiosa pra conferir esse trabalho.
    Outro ponto interessante é o fato de ser um romance com uma fundamentação histórica sob uma linguagem ágil e fluída, como disse, isso não é de costume.
    Achei bacana ter destacado a arte gráfica do livro, está sensacional, a Biruta fez um excelente trabalho e as ilustrações com certeza devem enriquecer a leitura.
    Vou anotar e assim que tiver oportunidade, irei ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  26. Marcos!
    Cada vez mais tenho orgulho de nossos autores nacionais.
    Ver um livro tão embasado historicamente é maravilhoso, porque além de podermos conhecer mais sobre àquela época, podemos nos identificar com as personagens.
    “Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.” (Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcos!
    Adorei as ilustrações desse livro! Quando comecei a ler sua resenha nem imaginava que elas existissem, a não ser pela capa. A ideia de conhecer o Rio antes da cidade maravilhosa deve ser uma experiência super legal. Esse mix de história do Brasil com ficção só aumenta a riqueza da obra. Só preciso de tempo para adicioná-la a minha lista!
    Abs!

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é realmente surpreendente, não por menos considerei um dos melhores no ano do seu lançamento. E dá pra citar uma série de motivos que vão além dos que você incluiu em sua resenha, mas talvez nada se compare ao teor histórico que enriquece qualquer obra, ainda mais quando se passa no Brasil.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adorei a diagramação desse livro, me parece ser uma ótima historia. Coloquei na minha lista.

    ResponderExcluir
  30. Olá...

    A primeira vez que ouvi falar desse livro foi lendo sua entrevista com o autor... Parece ser realmente um livro que prende o leitor do início ao fim... Vai entrar pra minha lista de leituras com certeza.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Um primo me recomendou esse livro depois que leu e disse que era muito bom. Mas acabei não pegando =/
    Legal ver de novo aqui e parece ser tudo que ele falou, bom mesmo. O que achei mais legal é a diagramação, as ilustrações deram uma ideia bem legal dos personagens e embeleza mais o livro. Vou ver se consigo pegar pra ler...

    ResponderExcluir
  32. Amei, um tema pouco explorado no Brasil império é a realidade da escravidão, que foi o peíodo obscuro da história. Os seus seus elogios me deixaram ansiosa para ler. A capa é linda, e ainda por cima para fechar com chave de ouro tem ilustração.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo