31/03/2016

Desbravando a Netflix: dicas de filmes

Após a primeira postagem sobre a Netflix (aqui) e um sucesso enorme que eu não esperava, voltei com mais um post sobre o que ando desbravando por lá. Porém, dessa vez, esqueçam as séries; falarei sobre filmes.
Um detalhe: esqueçam também os filmes muito famosos, esses vocês já conhecem e não faria sentido eu reforçar algo já batido por aqui. Falarei apenas de filmes nacionais, conhecidos ou não (o cinema nacional precisa demais do nosso apoio), e filmes estrangeiros que não são tão divulgados.
Vamos conferir então o que ando desbravando?

El Cuerpo – Fugindo um pouco do cinema americano, quis conferir algo diferenciado. Acabei parando em uma produção catalã. Não poderia ter feito aposta melhor: dos filmes produzidos nos últimos dez anos, El Cuerpo é um dos melhores que já vi no gênero suspense. A premissa é basicamente a seguinte: uma grande empresária morre; o principal suspeito é o marido, visto que ele era pobre até conhecê-la. Todos suspeitam de um golpe do baú. Porém, a verdade muitas vezes nos surpreende.
Com uma trama que parece ser clichê, o filme te pega desprevenido. Quando você se dá conta, foi enganado completamente. Além do ótimo enredo, o filme ainda conta com boas atuações, o que deixa tudo mais real.
Apenas um detalhe para os fãs de filmes dublados: a Netflix disponibiliza apenas a versão em espanhol. Se você não sabe esse idioma, o jeito é assistir legendado.

Expresso do Amanhã – Acabei chegando a esse filme por ser a adaptação de um HQ que eu adoro: O Perfuraneve. Ademais, o filme também despertou meu interesse por causa do seu diretor que é sul-coreano; afinal, se ele vem de uma cultura diferente da ocidental, certamente os caminhos do filme seriam também diferenciados.
Apesar de ter muitas diferenças da obra original, Expresso do Amanhã convence e é uma ótima aposta. As mudanças se caracterizaram em tornar o filme mais agradável para a plataforma cinematográfica e também na inserção de certos elementos que fazem o filme se tornar mais comercial. Isso pode afastar alguns cinéfilos, porém, entendo a escolha do diretor. Afinal, a adaptação fiel ao HQ não teria um resultado tão surpreendente quanto o da obra escrita, devido às estruturas que são bem diferentes. Sem falar que não seria nada comercial para o grande público.
De uma forma simplificada, a trama é a seguinte: depois de uma sucessão de decisões erradas, o mundo está praticamente destruído e congelado. O que restou da humanidade está dentro de um trem que percorre, sem parar, trilhos ao redor do planeta. Por se tratar de uma distopia, temos problematizações políticas, sociais e até culturais. O filme, claramente, é uma crítica à sociedade altamente hierarquizada como a que encontramos no capitalismo.
Com atuações de medianas para boas, mas com excelente enredo, o filme consegue alcançar seu objetivo com facilidade.

Operações Especiais – Tentando romper com a sombra de Tropa de Elite, como qualquer filme brasileiro do gênero policial, Operações Especiais tem uma trama empolgante e atuações em bom nível. A trama é bem realística: um grupo da polícia civil é designado para uma determinada cidade. Ao começarem a trabalhar de verdade, começam a incomodar os poderosos, sejam eles traficantes ou políticos. Obviamente, haverá um grande confronto físico, intelectual e de poder.
Os dois principais pontos positivos do filme são: trazer a realidade brasileira para a tela do cinema e colocar uma mulher como foco da produção. Em relação ao primeiro, podemos conferir compra de favores, corrupção, utilização ilegal da máquina pública e até mesmo os pequenos crimes que o “cidadão de bem” comete. Em relação ao segundo ponto, colocar uma mulher como policial, com um papel de protagonista, quebra o padrão dos filmes do gênero. Só isso já seria motivo de comemoração; porém, os diretores vão além: a protagonista possui um crescimento sensacional durante o enredo, o que causa o envolvimento de quem está assistindo ao filme. Ademais, Cléo Pires é um espetáculo à parte. Mostrando ser uma excelente atriz, ela dá um show de atuação. É melhor o Capitão Nascimento ficar esperto...




Comentários
33 Comentários

33 comentários:

  1. Olá, Marcos.
    Adorei todas as indicações! Principalmente o filme "El Cuerpo", vai ser ótimo para treinar meu espanhol.
    Gosto bastante de filmes que fazem uma crítica à sociedade, como é o caso dos dois seguintes, ainda mais se com isso, uma mulher atua em um papel de destaque <3.
    Continue nos trazendo essas dicas ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem? Adorei as dicas. O segundo eu vi faz pouco tempo e adorei. Estou querendo a HQ agora. O primeiro, vou ter que olhar sozinha, já que meu marido não assiste nada legendado ;P Só vídeo no youtube, mas só se for pra escola-trabalho hahhahah. Já o nacional, nós podemos ver juntos. E a Cleo é o máximo mesmo :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!

    O Expresso do Amanhã já ameacei de assistir dezenas de vezes. hahahaha. Sempre acontece alguma coisa.

    Mas ainda consigo.

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, eu já falei que adoro o seu blog? rs
    Eu não curto assistir a filmes legendados pois não sei se assisto ou se leio. hahaha
    Mas o nacional eu vou assistir, me interessei pois é de gênero policial. #adoro :D

    Obrigada pelas dicas, quando surgir as versões dubladas eu assistirei.
    Beijos, tenha um bom dia!
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Não conhecia nenhum dos 3 filmes... creio que eu já tenha visto o cartaz de Operações Especiais, mas não o assisti. Concordo com vc que os filmes nacionais precisam ser mais vistos. Tem alguns que eu gosto muito, mas tem outros que prefiro nem chegar perto! rsrsrrsrs

    Vou assisti-los, colocarei na minha lista e assim, tirarei minhas próprias conclusões!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Ultimamente tenho gostado muito de filmes e sempre procuro algo novo para assistir. Adorei as indicações e assim que puder vou dar uma conferida pois fiquei muito interessada.
    Bjos.. Seguindo.
    http://curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos,

    adorei o post! Eu sou simplesmente viciada na Netflix e adorei suas dicas! Fiquei especialmente curiosa para ver El Cuerpo, já que também estou cansada da mesmice dos filmes norte-americanos. Eu já vi Expresso do Amanhã e, apesar de ter achado o final bem non-sense, eu gostei do longa, é bastante crítico!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos
    Só conhecia o Expresso do amanhã, que tenho muita curiosidade de conferir. Esses dias eu fiquei em dúvida entre ele e outro para assistir, e optei pelo outro, mas ainda vou assisti-lo. Já ouvi falar mesmo que é um pouco diferente do HQ.
    Me interessei pelos outros dois filmes também, em especial Operações Especiais. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos, tudo bem?
    Adorei o post, gosto muito de indicação de filmes, porque nunca sei oque assistir, se deixar fico meia hora no Netflix procurando algo kkkk
    Vou tentar assistir esse final de semana Expresso do Amanhã, parece bem interessante,
    Beijos
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!!
    Expresso do Amanhã é um filme muito bom... Tenho muita vontade de ler a HQ do qual foi adaptado, O Perfura Neve.
    Os outros dois não assisti ainda, mas fiquei bem curioso em relação ao de suspense!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei Expresso do Amanhã , agora sempre que como mariola lembro desse filme haha

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir
  12. Como já disse, não tenho netflix kkk mas, já assisti Operações Especiais e tenho a dizer que para mim os filmes brasileiros policiais costuma ser os melhores comparado a outros gêneros. Fiquei interessada no expresso do amanhã, com certeza vou ver! Continue dando dicas como essas. BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita curiosidade pelo O Expresso do amanhã.
    Adorei as dicas de filmes, não vi nenhum dos que citou.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  14. São ótimas dicas, conheço os três mas só assisti Expresso do Amanhã e gostei muito, é um excelente filme. Quero muito conferir El Corpo e Operações especiais, pois li muitas críticas positivas sobre eles.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos, ótimas indicações, estou querendo muito assistir o Operações Especiais e El Cuerpo. Esse Expresso do Amanhã chamou bastante a minha atenção, gosto bastante de distopias por mostrar os problemas futuros. Não tenho o Netflix mas irei assistir os três assim que puder.
    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marcos.
    Que legal que a coluna fez sucesso hehe. Nunca ouvi falar sobre nenhum deles. Acho que só o que é baseado no livro que acho que vi você comentar sobre ele na resenha. Mas me interessei pelos três, mais pelo primeiro por ser de um gênero que adoro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Olá, Marcos.
    Não conhecia nenhum dos três filmes. Todos me interessaram, mas o que mais me chamou atenção foi El Cuerpo. Espero assisti-lo em breve.
    Adoro indicação de filmes. Dicas anotadas! ;)
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Oi, ainda nao conhecia as indicacoes, me interessei pelo primeiro, historias de suspense assim prendem a gente do inicio ao fim e fato de nao ser dublado e mais que bom kkkkkk

    Ciranda da Bailarina

    ResponderExcluir
  19. Operações Especiais parece bacana, não conhecia e também não vi muitos filmes assim daqui depois de Tropa de elite. Confesso que não é lá o tipo de filme que assisto muito, mas parece ser bom e veria.

    ResponderExcluir
  20. Adorei essas dicas, principalmente porque eu e minha mãe e irmã geralmente ficamos olhando e olhando a netflix e nunca sabemos o que ver, agora quando estivermos procurando usarei uma das suas dicas, fiquei interessada principalmente em "Expresso do Amanhã"!
    Enfim, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  21. Marcos
    Sempre que vou assistir alguma coisa na Netflix fico sem saber o que, às vezes até desisto. Por isso este posts são legais, ampliam nossas opções. Gostei das 3 indicações, principalmente da primeira. Mas não se esqueça dos romances também.
    Abraços
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas, principalmente Expresso do Amanhã, tinha ouvido deste filme mas não sabia bem sobre o que era, pois não sou muito ligada em cinema, mas adoro distopias e acho esse filme me interessaria.

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcos!

    Nossa, nunca vi produção catalã, fiquei mega interessada em El cuerpo! Adoro post de indicações de filmes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu tava mesmo precisando de umas dicas de filmes. Com certeza já tá anotado para o fim de semana.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia nenhum , mas acho que vou assistir alguns=)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  26. Nunca tinha ouvido falar em nenhum dos filmes, mas achei a premissa dos três muito interessantes. Adoro filmes espanhóis ou de diretores espanhóis, costumam ser muito bons, e pretendo assistir com certeza El Cuerpo, fiquei muito curiosa. O segundo filme também parece bom, gosto de distopias, e essa é bem diferente das que já vi. E Operações Especiais deve ser muito bom, com esse tema que eu acho ótimo e uma protagonista feminina.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  27. Fiquei interessada no primeiro, não conhecia esses filmes, infelizmente não tenho netflix

    ResponderExcluir
  28. Ola... Adorei o título do Post "Desbravando a Netflix"... De vez em quando também encontro alguns filmes legais que nem sabia que existia... Gostei de saber sobre "Expresso do Amanhã"... Me lembrou um pouco "O dia depois de amanhã" e gosto bastante deste estilo de filme... Deixei esse título anotado e vou assistir com certeza...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marcos!
    Eu adoro esse tipo de post, porque às vezes a gente se perde no meio de tantas opções! Gostei das dicas! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  30. Olá Marcos;
    Gostei muito do enredo dos filmes e fiquei impressiona por nunca ter ouvidop falar do Operações Especiais, ainda
    mais se tratando de um filme brasileiro.Quero assitir.


    Beijos com muito carinho.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Marcos! El Cuerpo está na lista de filmes que eu quero assistir já faz um tempo, mas sempre acabo deixando para depois. Espero conferir essa história em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi
    Legal as dicas e é sempre bom fugir um pouco dos filmes americanos como no caso do primeiro. É sempre bom descobrir coisas novas, vou salvar os nomes aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Todas as dicas anotadas. Gostei de EL CUERPO. Me deixou curiosa!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo