15/03/2016

Resenha: Deuses Esquecidos

Título: Deuses Esquecidos
Autor: Eduardo Kasse
ISBN: 9788582430361
Editora: Draco
Ano: 2013
Páginas: 216
Compre: Aqui

Sinopse:

Deuses Esquecidos é o segundo romance da Série Tempos de Sangue, de Eduardo Kasse, e narra a história de Alessio, um camponês temente a Deus que se tornou imortal contra a própria vontade.
Em uma Itália governada pela incontestável Igreja Católica, com seus dogmas e imposições, Alessio se vê em um grande dilema: depois de ser transformado em um bebedor de sangue, ainda teria chance de obter a Salvação?
Enquanto segue em busca de respostas, deixando à própria sorte a mulher e o filho, percorre caminhos tortuosos pela Europa medieval contando com a ajuda de um monge glutão e preguiçoso que também precisa expiar os seus próprios pecados.
Durante essa jornada fantástica, sua alma sempre estará envolta por sombras. Se reais ou imaginárias, só o tempo poderá dizer.

Resenha anterior: O Andarilho das Sombras

Resenha:

Deuses Esquecidos, o segundo livro da série Tempos de Sangue, mantém a premissa do primeiro enredo: muita ação e vampiros causando derramamento de sangue. A narração em primeira pessoa também é mantida. Porém, Kasse nos surpreende mudando o protagonista. Sai de cena Harold Stonecross e entra Alessio di Ettore.

Harold era pagão, desbocado, abusado e irreverente. Contudo, Eduardo Kasse nos apresenta, nesse segundo livro, Alessio: um vampiro cristão. Sim, você não leu errado. Nosso querido protagonista era, antes de ser mordido, um católico convicto, algo comum na idade média. Porém, mesmo depois de transformado em um imortal, ele mantém a sua crença.


Alessio era um camponês e trabalhava nas plantações de uva em um mosteiro. Católico praticante, casado e pai de um menino, não tinha nada de especial se comparado com a maior parte da população. Porém, um dia, após sair do seu emprego, foi abordado por uma figura misteriosa. Religioso como era, rogou pela proteção de Deus, mas Ele não o atendeu. Alessio acaba sendo mordido e transformado em um vampiro.
“Um homem muito magro e alto, com cabelos louros compridos e barba bem rala me olhava. Mesmo com a luz parca da Lua, podia ver que a sua pele era extremamente branca e seus olhos pareciam faiscar. Ele estava imóvel, como uma daquelas estátuas das igrejas. Sequer piscava.Coloquei-me de pé, encarei-o e com muita dignidade falei a plenos pulmões:– Pelo amor da sagrada Virgem Maria não me mata!” (p. 15)
Como o livro é em primeira pessoa, nos permite acompanhar bem o desenvolvimento do personagem, assim como entender melhor as suas dúvidas e anseios. Nesse quesito, percebemos mais uma diferença enorme entre Harold e Alessio. Enquanto aquele era confiante e exibido, este é fraco, medroso e acredita estar pecando ao se alimentar de sangue.

Em alguns momentos, ele prefere morder leprosos e animais a fincar suas presas em pessoas saudáveis. Porém, mesmo quando ataca os doentes, evita matá-los. Sua fé é mais forte do que a sua fome. Entretanto, o que pode parecer chato, se torna cativante. Acompanhar o crescimento psicológico do personagem se torna um vício e as páginas se viram sozinhas.


Em sua jornada, Alessio conhece pessoas interessantes, como Ugo e Tita. O primeiro é um monge da santa inquisição, caçador de demônios e hereges. A segunda, uma vampira jovem, – de aparência e mentalidade – apesar de ter sido transformada há mais de mil anos.
“Não foi uma alimentação prazerosa por causa do sangue doente, mas eu estava saciado. Saí da cabana com a ratazana observando-me com seus olhos vermelhos ao lado do pote de barro. (...) – Meu santo Ambrósio, se ainda pode me escutar, por favor, interceda por esses pobres que me serviram de alimento. Amém.” (p. 37)
Tita e Alessio são os lados opostos do vampirismo. Enquanto ela parece ser a filha mais nova de Harold, desfilando sua desinibição e bom humor, ele é calado e medroso. Porém, incrivelmente, os dois formam uma dupla perfeita. Juntos, desafiam soldados e viajantes. Ela faz com que Alessio cresça psicologicamente e também em conhecimento.

Apesar de possuírem protagonistas bem diferentes, quem gostou do primeiro livro certamente adorará o segundo. Afinal, Eduardo mantém a sua estrutura de escrita: uma prosa muito bem articulada e fluída, além de construir personagens cativantes. Ademais, a Draco continua com o padrão de qualidade da primeira obra.



Assim sendo, torna-se impossível não se deixar envolver para obra. Para quem acredita na maldição do segundo livro, Eduardo Kasse mostra exatamente o contrário. Obra mais do que recomendada. 



Comentários
33 Comentários

33 comentários:

  1. Meu Deus, eu preciso muito dessa série, só que eu achei muito cara, mas eu preciso, e eu vou ler, parece ser muito muito bom! Se eu já estava curiosa antes, agora piorou!
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. hm, interessante hein, nunca tinha ouvido falar nessa serie, achei super bacana!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Gostei muito da sua resenha do primeiro livro e claro, já o adicionei na minha lista de desejados. Como vc sabe, sou fascinada por seres sobrenaturais, e vampiros são meu ponto fraco. Apesar de já ter lido alguns livros bem fraquinhos nesse quesito, não desisto de encontrar o perfeito sabe? Aquele que vai me fazer chorar por ser tão único!
    Creio que esses livros do Eduardo tenham esse poder, pois gosto da forma como ele criou seus vampiros. Espero ter a oportunidade de lê-los logo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Gostei da indicação, não conhecia a obra! Agora fiquei interessada nos dois! A luta psicológica dele foi o que mais me chamou atenção!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  5. Que bacana... Ainda não tinha ouvido falar sobre essa série... Parece realmente muito envolvente... Vou tentar ler em algum momento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos! Tudo bem? UAU, FIQUEI COM MUITA VONTADE DE LER O LIVRO! Tipo, adorei a premissa da obra e a construção de Alessio. Ele me pareceu ser um personagem fascinante com todo esse dilema de se entregar ou não ao vampirismo... Agora uma dúvida: os personagens do outro livro não aparecem nesse? Tipo, tem como ler esse segundo volume sem ter lido o primeiro? Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Sim, o Alessio é um personagem bem complexo, principalmente por causa da luta dele contra a sua natureza vampira.
      O protagonista do primeiro livro não aparece no segundo. Os dois serão unidos no terceiro livro. Então, você pode ler tranquilamente o segundo sem ler o primeiro. Contudo, para ler o terceiro, terá que ter lido o primeiro.
      Cada livro tem um enredo fechado, sabe? Porém, se unem em um universo maior. Em breve vai sair a resenha do terceiro e quarto livro (já os li) e você entenderá melhor como tudo funciona.
      Mas sendo direto: se quiser ler apenas o segundo, pode sim, tranquilamente. Mas como fã da série, recomendo ler tudo e prefiro na ordem determinada pelo autor.

      Excluir
  7. Você está de parabéns, ótima resenha!
    Fiquei interessada em ler esse livro, apesar de não ser de um tema que eu gosto e de nunca ter lido o primeiro livro, mas...
    A forma como o autor escreve, é tão... Convidativa.

    www.expectativasreais.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!

    Fazia tempo que não via resenhas de livros da editora Draco, estava até me perguntando se tinha acontecido algo com eles...
    Vampiros já foram meu ponto forte, hoje em dia estou espalhada em todos tipo de subgênero HAHAHAHAH parece bem interessante, mas como sei pouco sobre o primeiro livro não tenho bem uma opinião formada. Mas gosto dessa ideia de confrontar criaturas com características tão típicas com aquilo do qual deveriam ter medo, como os vampiros e a fé cristã. Acho que no fim das contas, acaba criando um paralelo com com situações reais, que não precisam necessariamente envolver criaturas sobrenaturais. É sempre interessante ver o desenrolar.

    bjs,

    www.queriaestarlendo.com.br
    Participe do nosso sorteio do mês da mulher! >> http://goo.gl/nZhwMq

    ResponderExcluir
  9. Juntando o que já sei do outro livro com esse,já me senti totalmente conquistada pela obra. Quero muuuuito ler, e espero conseguir. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Falou em Vampiros já me chamou a atenção. haha'
    Parece ser meu tipo de leitura, mais dois desejados pro skoob. Ótima resenha ☺

    Minha Fuga da Realidade ��

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros sobrenaturais, principalmente quando o tema são vampiros.
    A premissa da série é interessante. Dica anotada.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Alessio me parece um personagem um tanto intrigante, principalmente por ter mantido sua crença mesmo após ter sido transformado. Acredito que isso deve ter tornado o desenvolvimento do personagem interessante de se acompanhar.
    Já tinha me interessado pelo primeiro livro, com certeza este também entrou para minha listinha.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Eu não sou muito fã de obras que misturem religião no meio, mas essa é claro que desperta a curiosidade. Como assim um vampiro cristão? Fico imaginado seu dilema. Não é um livro que eu queira ler por agora, mas não custa anotar a dica para ler futuramente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos, tudo bem?

    Adoro livros de vampiros, são meus favoritos entre as outras criaturas místicas, gostei do ar sombrio do livro, hoje em dia e raro encontrar livros de vampiros que sejam realmente assustadores e etc, adorei certas coisas me fez lembrar entrevista com vampiro, adorei a resenha e vou ler com certeza.

    Beijinhos

    Blog- Resenha Atual

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos!!!
    Como disse na resenha do primeiro volume fico meio com o pé atrás em relação a vampiros...
    Adoro séries em que o foco narrativo muda de personagem, para que tenhamos outro ponto de vista. Outro ponto negativo, para mim, é a mistura com religião...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos
    Eu achei as capas lindas e gostei muito do enredo do livro, gosto de fantasia, ainda mais quando ela remete ao passado, pois livros ambientados em seculos passados são meus preferidos. E a troca no estilo do personagem principal também me chamou a atenção. Sua resenha me deixou com gostinho de quero ler.
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  17. Oi :D
    Que história interessante!
    Adorei as fotos.


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos!

    Eu acho que já comentei por aqui, mas o fato é que adoro livros com Vampiros, eles brilhando ou não (sem brilho é melhor rs) E sim, eu acredito na maldição do segundo livro, confesso, mas que bom que o autor quebra a maldição kkkkkkkkkk

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Que livro incrível!!O primeiro já havia despertado a minha curiosidade e agora o segundo,ótima resenha e estou louca para ler os dois.Amo livros com temas sobre Vampiros.💜

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcos, tudo bem?
    Que slresenha incrível!! Tenho uma queda por histórias de vampiros, mas o que maisnme chama a atenção é a questão da imortalidade. Será que o preço da vida eterna é razoável? Sempre fico me perguntando se realmente valeria a pena.
    Não conhecia o livro, mas adorei e com certeza entrará na minha lista de desejados. Mais uma vez, parabéns!


    enquantoleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos, tudo bem? Se eu não tinha ficado com tanta vontade assim de ler o livro anterior, com certeza este eu preciso ler. Que premissa interessante essa de ter um vampiro religioso. Adorei! Com certeza, agora, sem dúvidas, a série vai para a lista de livros a serem adquiridos :)
    Espero que consiga adquirir em breve :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Como falei na resenha do primeiro livro, não gosto muito de histórias de vampiros mas desde que você recomendou esse autor, estou louca para ler seus livros e o segundo parece ser melhor do que o primeiro.
    Essa premissa e o desenvolvimento psicológico do personagem chamaram bastante a minha atenção!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,

    Blog Liliterário
    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Nossa, essa eu queria ver: um vampiro cristão. O fato dele ter esse comportamento diante das vítimas também parece interessante.
    Mesmo eu não sendo fã dos livros do gênero, esse segundo volume até que me chamou atenção.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Já vi ótimas resenhas do primeiro e teve um tempo que até pensei em ler. Mas o tema não me agrada muito mais e não sei se pegaria. Dá pra ver que continua a ser bom, com boa trama e desenvolvimento, ao menos se chegar a ler sei que não iria me decepcionar com isso. O que achei legal é que parece dar pra ler separado, ao menos esses dois primeiros. As histórias mudam, não é? Mas sei lá, não é muito chamativo no momento. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  25. Marcos!
    Uauuuuuuuu!!
    Que livro, hein?
    Gostei muito do personagem e mais ainda por saber que é sobre vampiros, gosto demais do tema.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  26. Parece ser um livro muito bom, gostei da sinopse e da resenha, nunca li nada do autor e nem sei se conhecia a editora mas acho que iria gostar de ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Marcos.
    É curioso um vampiro cristão. Por conta disso e de como o personagem vai se desenvolvendo ao longo do livro, me interresei pela leitura, ainda que não obtenha me interessado pelo primeiro livro. Vai entender. rs
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da premissa de " O Andarilho das Sombras" e achei muito interessante o autor trocar o personagem principal. Achei ainda mais estranho Alessio ser um critão, mas uma estranhesa boa...rs... Fiquei com pena por ele ter perdido uma vida que parecia perfeita. Que bom que este segundo livro matém a qualidade do primeiro. Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Eu gosto muito de vampiros e adorei o enredo dessa história. Fiquei bem curiosa com o livro e adoraria lê-lo, ele e o primeiro livro, apesar de não terem ido pro topo da minha lista de desejados, certamente quero ler quando puder. Acho interessante quando um vampiro tem problemas com o estado em que se encontra, sem gostar de beber sangue e matar pessoas.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  30. Capa linda, gosto de livros que falem sobre religião, ainda mais na época medieval. No começo achei que seria uma história de um camponês, mas me surpreendi por ser um vampiro

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo