16/03/2016

Resenha: O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto

Título: O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto
Autora: Rosana Rios
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552176
Ano: 
2014
Páginas: 
128
Compre: Aqui

Sinopse:

Vida de professor não é fácil. Que o digam o Professor Clodoberto e Dona Clarinha. Agora que o aluguel ficou muito alto, terão que se mudar... de novo. Eles encontraram um apartamento, mas fica muito longe da escola onde o velho professor ainda trabalha. Chegou a hora de se aposentar.
Entre problemas do presente, questionamentos sobre o passado e apreensão pelo futuro, o casal descobre algo extraordinário: As plantas deixadas pelo antigo morador do novo apartamento aos poucos ganham consciência. No começo, são sussurros. Não demora a surgirem diálogos.
O estranho apartamento do professor Clodoberto é onde se encontram personagens ternos e reais, que vivem situações comuns, mas de formas extraordinárias. É a simples história de pessoas com coragem, amor e, principalmente, esperança.

Resenha:

Clodoberto e Clarinha são professores. Ela já é aposentada; ele está prestes a se aposentar. Porém, apesar de idosos, a vida deles não é tão fácil assim; como nós sabemos, professores não ganham tão bem, então eles vivem se apertando financeiramente. Em mais um desses problemas financeiros, Clarinha e Clodoberto percebem que terão que se mudar.

Após visitar um apartamento, eles resolvem que lá seria a sua nova residência. O lugar era um pouco distante, mas como a pintura não estava muito boa, eles conseguiriam um bom desconto. Assim sendo, fecham contrato e acabam se mudando. Porém, o que eles nem imaginavam é que aquele apartamento geraria uma grande aventura.


Após terminarei a mudança e se instalarem quase que completamente, o casal começa a perceber algo um tanto estranho: as plantas começam a se mexer como se fossem gente. O que já era um absurdo, piora: as demais plantas do apartamento começam a ter o mesmo destino e ainda passam a conversar. Sem dúvidas, algo muito especial estava acontecendo ali.
“Clarinha, professora de português aposentada, (...) não simpatizava com quem não conhecia as figuras de linguagem; para ela, a ironia era o tempero do dia a dia” (p. 12).
Partindo dessa premissa, Rosana Rios cria um enredo encantador. Sabe aquele livro é claramente para um público juvenil, mas que acaba por ganhar os adultos também? Esse é o caso dessa obra. A doçura de Clarinha e a bondade de Clodoberto ganham o leitor de uma maneira que é quase inexplicável. Ademais, o mistério das plantas falantes prende o leitor que fica ávido por respostas.

Além de ter um enredo muito envolvente, o livro ainda passa uma série de mensagens muito importantes, principalmente para os leitores mais novos. Começamos pela valorização das pessoas que estão na terceira idade, apresentando como elas são úteis para sociedade e cheias de experiências para passar para os mais jovens. Além disso, temos lições de amor, de confiança, de amizade e, principalmente, de esperança.


Além das belas mensagens passadas, Rosana Rios também merece os parabéns pelos personagens criados. Clarinha e Clodoberto são incríveis. Ao ler a obra, você tem vontade de abraçá-los eternamente. Além deles, a turminha de amigos do prédio também cativa, pois são animados, estudiosos e muito divertidos. Claro, ainda adoram uma boa bagunça e uma fofoca.
“– Não pode ser, Berto. Estamos ficando velhos e vendo coisas. Demência senil. Quem sabe essa marca nova de pó de café que compramos está estragada e provocando delírios? Ou foi o orégano. Bem que eu achei que o gosto do orégano estava estranho. Plantas não fazem essas coisas! Só pode ser o vento. Ilusão de ótica. Efeitos da luz na janela da lavanderia, refletidos na vidraça” (p. 36).
Se não fosse o bastante um ótimo enredo, temos ainda uma diagramação primorosa. A capa é linda: bem colorida e chamativa. O livro ainda é totalmente ilustrado, o que deixa tudo ainda mais belo. Por fim, ainda temos letras em um bom tamanho e um espaçamento confortável, tudo proporcionando uma ótima leitura.

Desta maneira, só me resta indicar O Estranho Apartamento do Professor Clodoberto. Esse é um livro perfeito para crianças e adolescentes; ademais, ainda consegue proporcionar uma leitura leve e agradável para os adultos. Recomendado!

Outras fotos:







Comentários
27 Comentários

27 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Tenho um livro da Rosana aqui, que ela escreveu em parceria com a Georgete Silen, mas ainda não o li. Não conhecia este livro mas fiquei encantada com sua resenha. Parece-me um livro leve e gostoso de ler. Claro que vai para minha lista de desejados!

    Parabéns a editora pelo capricho! Os livros da Giz são lindos mesmo. Tenho alguns na minha estante que só me encantam! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns livros da Rosana Rios e adorei todos, inclusive lerei outro este mês, pena que não é este.
    Adorei a resenha, com certeza vou adorar o livro.
    Já tá aqui anotadinho para próxima compra.

    Bjkssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Só pelos comentários no início da resenha, deu pra perceber que a história deve ser muito fofa. A capa e o título ajudaram também.
    Adorei essas fotos no interior. Já coloquei nos desejados.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  4. O enredo do livro é interessante e a mensagem que ele passa é super importante. Como é para entender todos os públicos, deve ser uma leitura fácil e prazerosa, bem aqueles livros que se lê em um unico dia. Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, parece ser um livro muito fofo, divertido e com muito a nos ensinar! Fiquei meio encantada aqui!
    Adorei a capa e os desenhos, fiquei com muita vontade de ter pra mim!

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Primeiramente, queria dizer que achei esse título mega atrativo!
    Gostei de tudo que você relatou sobre o enredo envolvente e as mensagens e com certeza vou ler esse livro.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Resenha perfeita, gostei muito do blog, e claro já me inscrevi, pois não poderia perder novidades de uma página tão sensacional como essa!
    Já estou seguindo o blog!
    Um abraço, se puder depois dá uma passada no meu blog, para ver os últimos posts, ficarei muito muito feliz!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem??? Como você já sabe, eu adoro livros juvenis. E adoro justamente por isso. Acho que geralmente eles apresentam uma bela mensagem para os leitores, são divertidos e leves :)
    E esse parece ser o caso. A capa é linda e a diagramação, parece estar mais bonita ainda :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito curiosa,parece uma história fofa,leve e interessante. Parece que mesmo tendo um pouco de fantasia e mistério por causa das plantas também fala de assuntos muito reais.Amei a resenha e estou curiosíssima para ler! Bjs :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Eu me interessei bastante por esse livro. Fiquei curiosa sobre esse mistério das plantas e achei legal o livro mostrar o quanto as pessoas de mais idade são necessárias para todos nós. É um livro que eu leria sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!
    Que delícia de livro! E tem imagens! Fazia tempo que eu não via um livro com imagens, amei! hehehehe.
    Obrigada pela dica. Beijos.

    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda!!! Adorei as cores, a forma como fizeram o livro e fiquei bastante interessada pela história por parecer bem diferente e que cativará os leitores.
    A Editora caprichou na capa e você para completar fez uma resenha maravilhosa!
    Beijos,

    Blog Liliterário

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas já fiquei super interessada nele *--*

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  14. parece interessante...

    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que capa lindaaa!!Parece ser uma estória bem legal e interessante,nunca tinha ouvido falar deste livro mas pela resenha já fiquei curiosa.Bjss 😊

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro muito bonito e com uma história bem legal, com bons ensinamentos. Seria um que daria facilmente para minha irmã mais nova e sei que ela iria gostar por te esse jeitinho juvenil. As figuras dão um charme à obra também, são bem bonitas.

    ResponderExcluir
  17. Que legal essa história, Marcos. Apesar de parecer mesmo juvenil eu adoraria conhecer os dois personagens, e saber o mistério por trás das plantas falantes. Adorei a resenha e fiquei curiosa pela obra, ainda mais sabendo que o livro passa algumas mensagens.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos! Tudo bem? Nossa, fiquei encantado com a premissa desse livro! Ele me pareceu ser um livro leve e encantador. Espero poder ter a chance de lê-lo em breve. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Marcos!
    Deve ser um livro maravilhoso, carregado de mensagens instrutivas e que devemos apreciar.
    “A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, esse livro deve ser muito fofo de ler, a história parece ser muito boa e as ilustrações são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Marcos.
    Estou encantada com esse livro. A começar pela capa que é linda demais!
    Clodoberto e Clarinha parecem ótimos personagens, cativantes e encantadores. Fiquei curiosa para conhecer o mistério das plantas falantes. Gosto de histórias assim, ainda mais por trazer tantas lições.
    Adorei as ilustrações.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  22. Oi Marcos!!!
    Adoro livros assim mais voltados para o infantil/juvenil de vez em quando para me tirar da famosa ressaca literária...
    As ilustrações são bem bonitinhas e os personagens parecem ser muito carismáticos.
    Quero ler!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá,Marcos.
    Que livro mais encantador!
    O público-alvo certamente aprenderá muito com ele e para os adultos, uma leitura leve e divertida.
    As ilustrações são lindas. *-*
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Mesmo não pertencendo ao público alvo eu amei a premissa do livro. Gostei dessa fantasia, de plantas falantes e fiquei bem curiosa para saber o porque elas fazem isto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Gosto de ler livros desse tipo de vez em quando, é bom ter uma leitura mais leve. E fiquei curiosa com o mistério do apartamento, as plantas falantes rsrs

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  26. Olá...
    Sei exatamente o significado da frase "Vida de professor não é fácil" pois vivi isso por alguns anos e confesso que por mais que fosse uma correria, sempre amei dar aulas. Gostei muito do livro... Às vezes precisamos de uma leitura mais leve para descontrair um pouquinho...
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. A capa é linda, Nunca li nem ouvi falar de uma história em que as plantas falam ! :o
    Depois de seus elogios, quero muito ler.
    Amei a arte <3

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo