19/03/2016

Resenha Premiada: Nocaute

Título: Nocaute
Autores: Anderson Fernandes e Débora Kaoru
Editora: Buriti
ISBN: 
9788566725940
Ano: 
2015
Páginas: 
184
Compre: Aqui

Sinopse:

Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.

Resenha:

Antonio Silva é um garoto, aparentemente, sem sorte. Após uma série de tragédias, ele vai parar em um orfanato. Em pouco tempo, após algumas influências negativas e um tratamento não tão humanizado, ele acaba por cometer crimes. Do orfanato para uma unidade de tratamento de menores foi um pulo. Ali, sua formação criminal concluiu-se. Porém, há sempre uma esperança.

Na unidade de tratamento de menores, Antonio Silva, agora conhecido como Pitbull, recebe uma oportunidade de mudança. Com a entrada de Marcos e Claudia na instituição através de um trabalho voluntário, ele tem a chance de superar suas perdas, seus crimes e sua desilusão com companheirismo, estudo e esporte. Era uma chance única em sua vida. A questão é: ele irá aproveitar?


Nocaute é um livro que me surpreendeu completamente. A forma que foi escrito, a narrativa politizada e a capacidade de síntese dos autores contribuiu para que a leitura fosse prazerosa e também esclarecedora. Essa é o tipo de obra que, ao mesmo tempo em que te dá uma boa leitura, te faz pensar. Aliás, assuntos que geram reflexão não faltam nessa narrativa.
“(...) Existem duas fases na vida de uma pessoa. Antes da educação e depois dela. Quer mudar o mundo? Dê um livro, um lápis e uma borracha a uma criança” (p. 65).
Os autores claramente são muito politizados, então inseriram uma série de assuntos essenciais no enredo. Começamos com a discussão sobre o ECA e como ele tem falhado em alguns pontos. Há também o toque em assuntos para lá de importantes, como a redução da maioridade penal, a falta de perspectiva e recuperação em centros de internação para menores, o suicídio, como a leitura pode mudar pessoas e como o esporte e educação são essenciais na formação do indivíduo.

Além do debate de temas importantes, o livro também se destaca pela forma em que é narrado. Por serem jornalistas, Fernandes e Kaoru possuem uma forma bem peculiar de contar a história. Não há meias-voltas, metáforas desnecessárias e palavras complicadas, os autores são claros, objetivos e diretos. Em muitas partes, inclusive, o livro lembra bastante a linguagem altamente denotativa usada em jornais. Isso deixa a obra com uma leitura muito fácil, mesmo abordando assuntos mais complexos.


Os autores também merecem os parabéns pela criação de um protagonista extremamente convincente. Pitbull é o retrato de centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de semiabandono no Brasil. Ademais, possui sentimentos fortes, de amor e de ódio, de felicidade e de fúria, o que o deixa muito mais humano e próximo do leitor.
“Certa vez Oscar Wilde disse que se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio nesse mundo. Se fico em silêncio é porque não quero ser mal interpretado” (p. 74).
Além do excelente enredo, o livro também conta com uma edição muito boa. A capa é simples, mas combina completamente com o enredo. O livro foi impresso em papel pólen e possui letras e espaçamentos em tamanho confortável, o que deixa a leitura ainda mais rápida. A revisão apresenta alguns problemas, mas nada que prejudique a leitura.

Diante de todos os aspectos, é claro que indico Nocaute. Se você procura um livro que vá além de um enredo bonitinho e que te faça pensar, essa obra é perfeita para você. Tenho certeza que você estará muito satisfeito após terminar o livro.


Gostou da obra? Sim?! Então que tal levar um exemplar autografado para casa? Gostou da ideia? Então confira as regras do sorteio e não deixe de participar!

Regras obrigatórias:
– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;
– Curtir a página do Desbravador de Mundos no Facebook;
– Curtir a página do livro no Facebook;
– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.

Informações extras:
– Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;
– Não me responsabilizo por possíveis extravios ou danos causados pelo Correios;
– O prêmio será enviado em até 30 dias após a resposta do vencedor.
– Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelos idealizadores do sorteio.


a Rafflecopter giveaway



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Somos parceiros dos autores no LdE e a Gessica gosta muitos dos livros que eles já lançaram. Infelizmente, tenho os dois volumes mais ainda não li. Pretendo fazer isso em breve!

    Adorei a resenha, como sempre, completa e nos deixa curiosos para conferir o conteúdo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Essa obra já está na minha lista de leitura para esse ano, acho o tema bem atual, nos faz pensar e questionar!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Parece uma obra muito boa, muito realística, portanto nos faz refletir bastante, e gosto muito disso em um livro!
    Ótima resenha, como sempre, e com certeza participarei do sorteio!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos.
    É claro que me interesso pelo livro. Eu já tenho vontade de conhecer alguma coisa dos autores desde o outro livro deles. E o assunto abordado aqui é um super atual e que deve ser debatido sim. Logo no começo da sua resenha você já deixou claro uma coisa que infelizmente acontece, cadeias e instituição para menores infratores, infelizmente é uma escola para o crime. Fiquei com muita vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Marcos, como sempre, perfeito. Adorei a resenha e também sou apaixonado pelo Antônio. Esse personagem tem o nome do meu pai. E a personagem Tereza, recebeu o nome da minha mãe. Mas as pessoas terão que ler o livro para entender a relação dos dois (rs).
    Costumo dizer que é um livro para provocar debate e reflexão. Se as pessoas estão procurando distração, melhor realmente ler outra publicação.

    Quanto ao livro, depois de enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate outros temas, como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos.

    Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro.

    Acrescento ainda que o livro também passa mensagens positivas. Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam.

    Portanto, muito obrigado pelo interesse e pela parceria. Seguimos à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha Marcos!!! Caramba!!! E amei também o comentário do Anderson aí em cima, rsrs.

    Um completa o outro!
    Eu adorei o livro, me apaixonei pelo Pitbull e por Marcos e Claudia. Todos incríveis!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei a resenha. Conhecia a obra apenas pela capa e pelo título, mas nunca havia parado para ler uma resenha ou pesquisar sobre o que se tratava. Diante de ótimos comentários e temas que merecem ser abordados, tenho certeza de que a leitura de Nocaute é uma experiência maravilhosa. Achei interessante a forma como o livro é narrado e fiquei muito curiosa para conhecer a história do personagem. O comentário do autor acima me deixou com ainda mais expectativas. Parabéns pela resenha. As fotografias ficaram maravilhosas!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  8. O enredo é bom e inovador mas não faz meu gosto! Achei bonita a diagramação do livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos!!
    Não sou acostumado com livros assim, que dentro de uma trama conseguem falar de vários assuntos importantes.
    Achei algo bem diferente... Fiquei curioso de verdade com essa doença Machado Joseph e até vou pesquisar sobre ela e ler o livro kkk
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro realmente tem uma temática bem polêmica, a redução da maioridade penal é um assunto muito complicado. Como colocar adolescentes de 16 anos nas penitenciárias brasileiras as quais em sua maioria não oferecem nenhuma perspectiva de transformação de vida aos presos? A narrativa me parece muito interessante, ainda mais, pelo incentivo a transformação moral, educacional e comportamental dos indivíduos.
    A resenha ficou ótima :)
    Abraços,
    Florescer Literário

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos!

    Eu acho super bacana narrativas politizadas, é sempre bom a gente tentar entender o outro lado da moeda, escutar diversas opiniões a respeito de um tema polêmico! A capa realmente me pareceu simples, mas achei legal mesmo assim rs

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos,
    Confesso que esse não é meu tipo de leitura preferido, mas a premissa é interessante.
    Obrigada pela oportunidade de ganhar o livro!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este livro fala respeito de um tema muito discuto na atualidade que é a redução da maioridade penal, entre outros bem pertinentes. Dua resenha está perfeita, nos dando uma ideia do que esperar do livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos!
    Não conhecia o livro, mas ele fala de um assunto muito atual e que precisa mesmo de discussão. Parabéns aos autores que resolveram escrever sobre um tema tão polêmico.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos.
    Você tem um poder de síntese incrível e sabe despertar o interesse do leitor.
    Me interessei pelo livro desde quando você o apresentou nos lançamentos da editora e pela resenha, tudo indica que não irei me decepcionar com o livro, pelo contrário, irei gostar muito, já que é um livro que faz pensar e expõe um assunto tão atual.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos
    Acabei de ler nocaute esta semana. Eu gostei muito do livro, é simples e objetivo e nos leva a muitas reflexões, principalmente porque ao final dele acabei me sentido um pouco mesquinha. Sim, porque o livro nos mostra que não só as instituições governamentais pecam em relação a estes jovens desamparados, mas a sociedade também é omissa.
    Recomendo demais o livro.
    Abraços,

    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Março, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos.?
    Adorei a resenha e as premissas que ele aborda e gostaria de ler o livro mas como tenho muitos para ler vou deixar para alguém que queira muito o livro.

    Blog Liilterario
    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da premissa da obra, é ótimo obras que mostrem a triste realidade do abandono infantil, da marginalização destas crianças, que na verdade só se tornam bandidos pelo o ambiente que os cerca, por não terem uma base, se deixam levar para o lado errado. Gostei muito da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Marcos!
    Quanto sofrimento Antonio passou, não é a toa que se tornou o Pittbull.
    Acho interessante podermos discutir o assunto da maioridade penal.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  20. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu não lembro o que eu achei a primeira vez que vi esse livro, mas agora com a sua resenha, só posso falar uma coisa: EU PRECISO DESTE LIVRO. Por isso, claro, vou participar do sorteio e ficar torcendo : gisasouzadeoliveira@bol.com.br , mas ele está na lista e se não ganhar por aqui, darei um jeito de adquirir. Ele aborda vários temas que venho pensando e discutindo ultimamente. E acho que mais gente deveria ler algo do tipo. É muito fácil julgar o menino de rua, o malandrinho, o pia. Agora quero ver entender o que o fez chegar ali, que muitas vezes - se não em todas - foi a sociedade que fez isso com ele. E super concordo que a leitura, o esporte, a arte, pode mudar a realidade desses garotos.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos
    Os autores parecem ter trabalhado bem nesse livro, ainda mais por colocar temas tão complexos com uma escrita leve. Esse é um livro que tenho muito interesse em ler. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  22. A premissa do livro é ótima, pretendo ler com toda certeza quando puder. Se ganhar a promoção, melhor ainda rsrsrs É sempre bom ler histórias mais reais, que fazem pensar nos problemas que muitas pessoas passam.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Adoro essa ideia de resenha premiada!!! O livro parece ser fantástico... E suas resenhas me fazem querer ler os livros o mais rápido possível...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Marcos.
    Não conhecia a obra, mas me interessei bastante após ler sua resenha. Por tratar de um assunto tão atual, por todas as reflexões e pela narrativa politizada acredito que o livro tem tudo para ser uma ótima leitura. Fiquei curiosa para conhecer a história de Pitbull.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  25. Achei interessante por ser um livro direto, não fica enrolando demais numa coisa só e a leitura parece ser fluida e interessante. O jeito jornalistico parece fazer valer a pena por isso, você consegue ler e se informar mas sem muita enrolação, bem rápido. Acho que é um livro que daria pra ler em um dia só numa boa, aqueles que você pode pegar sem esperar demais e se surpreender.

    ResponderExcluir
  26. Não é o tipo de leitura que gosto, mas parece ser um livro muito bom pelo que li na resenha, também gostei muito da capa.

    ResponderExcluir
  27. Achei interessante o personagem ter superado as expectativas sobre ele, e falar sobre temas polêmicos, mas não é uma história que eu queira ler

    ResponderExcluir
  28. O livro parece ser bem interessante uma vez que aborda vários temas!! São assuntos atuais, e que servem para informar, e de repente orientar os leitores!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  29. A capa desse livro nunca me chamou a atenção, no entanto quando fui ler a resenha vi que a trama retratava um estória muito linda, e encantadora, a forma como novas oportunidades de vida te levam a ter escolhas boa, de ter vida melhor, sem precisar agir de maneira errada, estou louca para ler esse livro, tenho certeza que vou gostar bastante.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo