12/04/2016

Resenha: As Cavernas de Aço

Título: As Cavernas de Aço
Autor: Isaac Asimov
ISBN: 9788576571506
Editora: Aleph
Ano: 
2013
Páginas: 
304
Compre: Aqui

Sinopse:

Este é a nova versão do livro antes lançado no Brasil como "Caça Aos Robôs" pela editora Hermus e em 2013, relançado pela editora Aleph com o nome de "As Cavernas de Aço", tradução mais correta do original Caves of Steel.
Em Nova York, o investigador de polícia Elijah Baley é escalado para investigar o assassinato de um embaixador dos Mundos Siderais. A rede de intrigas envolve desde sociedades secretas até interesses interplanetários. Mas nada o preocupa tanto quanto o seu parceiro no caso, cuja eficiência pode tomar o seu emprego, como acontecera com seu pai no passado. Pois seu parceiro é um robô. Publicado no início da década de 1950, As Cavernas de Aço é o primeiro romance do consagrado Ciclo dos Robôs de Isaac Asimov, mesclando de forma magistral os gêneros de ficção científica e literatura policial.

Resenha:

Por ter gostado muito de todos os livros do Asimov que li, minhas expectativas estavam altíssimas. Porém, ainda assim, novamente, Isaac me surpreendeu. Com uma mistura de gêneros de maneira magistral (ficção científica e suspense policial), o autor me deixou vidrado até a última página. O motivo? Eu te explico.

Para começar, é necessário entender a situação política-social da Terra na obra. Nosso planeta é o mundo original dos humanos. Porém, com o passar dos séculos, conseguimos colonizar diversos outros planetas, os chamados Mundos Siderais. Contudo, a situação virou. Esses Mundos Siderais se tornaram mais seguros, mais evoluídos tecnologicamente, construíram uma base de interação homem-robô e erradicaram as doenças. Com isso, eles passaram a olhar os humanos terrestres como seres inferiores.


A Terra, por sua vez, continua sofrendo com populações gigantescas. As cidades se tornaram grandes conglomerados de metal e micro-habitações. Os humanos terrestres não possuem nem contato com a natureza, já que as cidades são cavernas de aço. Pior ainda, eles ficaram presos no meio termo na questão tecnológica. Apesar da tecnologia ser avançada, ela nem de perto se iguala a dos Mundos Siderais. Principalmente na questão dos robôs. Na Terra, eles praticamente não existem. Ainda há outro agravante: os humanos terrestres odeiam os robôs.
“Quase nenhuma pessoa entre os habitantes da Terra viva fora das Cidades. Do lado de fora, estava a natureza selvagem, o céu aberto que poucos homens tinham disposição de encarar. Claro que esse espaço aberto era necessário. Ele continha a água da qual os homens precisavam, o carvão e a madeira, que eram matérias-primas fundamentais para a fabricação de plástico e para o eterno cultivo de levedura” (p. 41).
Dentro dessa estrutura político-social, o pior cenário acontece: um cidadão de um Mundo Sideral é assassinado, na Terra, por um terrestre. Isso, se não for resolvido rapidamente, certamente será um desastre de grandes proporções. Para evitar essa tragédia, Elijah Baley é escolhido para solucionar o caso. Porém, a exigência dos siderais é que ele tenha um parceiro que não seja terrestre. A escolha dos siderais não poderia ser mais surpreendente: um robô. Agora, Elijah e Daneel – o robô sideral – tentarão resolver os problemas entre si e ainda evitar uma guerra.

Partindo dessa premissa, Asimov cria um livro maravilhoso. O suspense é muito bem empregado, a ficção científica é bem elaborada e, como não falta nos livros do autor, as críticas sociais são abundantes. A junção desses elementos foi tão harmônica que fez parecer com que robôs e humanos sendo parceiros em uma investigação fosse algo normal e natural.


Quanto à parte estrutural do livro, Asimov permanece com o elemento que me fez gostar tanto de suas obras: uma escrita direta, mas sem ser rasa. Por usar um vocabulário simples e apenas as descrições necessárias, seus livros se tornam leituras ágeis. Porém, ainda assim, o autor consegue trabalhar muito bem o desenvolvimento dos personagens, tanto os humanos quanto os robôs. O lado psicológico e das motivações é bem desenvolvido, mesmo se valendo de uma escrita direta. Isso, sem dúvidas, é obra de uma mente genial.
“– Olhem só. Ele chama aquelas coisas de homens! Qual é o problema com você? Eles não são homens. São ro-bôs! – Ela destacou cada sílaba. – E vou te dizer o que eles fazem, caso você não saiba. Eles roubam empregos dos homens. É por isso que sempre são protegidos pelo governo. Eles trabalham em troca de nada e, por causa disso, famílias têm que morar lá nos abrigos e comer purê de levedura cru” (p. 52).
Quanto às críticas, Asimov é tão profundo como de costume: ele fala sobre o crescimento desenfreado da população, o esgotamento dos recursos naturais e as disputas humanas. Ademais, mostra com os humanos continuariam mesquinhos e egoístas, mesmo em uma sociedade teoricamente mais avançada. Os pobres continuam existindo aos montes. Os ricos ainda detêm os seus privilégios de sempre. A tecnologia avança, mas o homem regride. É impossível não fazer um paralelo com o mundo atual.

Complementando o excelente enredo, a Aleph providenciou uma excelente edição. A capa é bonita, espelhada, e tem total relação com a obra. A diagramação é simples, mas muito confortável. A tradução e a revisão estão ótimas, o que deixa a leitura muito mais fácil. Ou seja, temos o padrão já tradicional de qualidade da editora.


Desta forma, diante de tudo que foi descrito, fica impossível não indicar o livro. Se você gosta de ficção científica ou de suspense, essa obra é para você. Se você busca algo totalmente novo, o livro também irá te agradar. Quem der uma chance, certamente, sairá muito satisfeito.
“– Um policial carrega seu desintegrador consigo ou o deixa ao alcance o tempo todo, esteja ele de plantão ou não” (p. 115).


Comentários
38 Comentários

38 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler este livro depois de ler Eu, Robô (que não teve resenha). Não é à partir deste livro que fizeram o filme de Eu, Robô? (do qual eu não assisti). Depois de ler a sua resenha, acabei ficando ainda mais interessada nele...
    Até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália.
      Até onde sei, o filme Eu, Robô foi inspirado no livro homônimo e não nesse. Quanto a assisti-lo, não precisa fazê-lo. Garanto que você não está perdendo muita coisa. Os livros são infinitamente melhores.

      Excluir
  2. Oi, Marcos

    Eu não gosto de ficção científica, mas adoro suspense. Fiquei curiosa para saber no que deu essa junção.
    O enredo me lembrou um pouco o do filme Elysium no quesito erradicação de doenças e povoamento de outros lugares, deixando os terráqueos aos Deus dará.
    Nunca li nada do autor, mas só leio elogios! Achei a capa muito bonita. Simples, mas bonita.
    Fiquei bem curiosa e leria o livro.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ~ Participe do Concurso Cultural O Sorriso da Hiena!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu e Sci-Fi não nos damos muito bem, mas o suspense sempre me ganha.
    Fora que todo mundo anda lendo esse autor no meu Skoob, e acabo curiosa para conhecer também.

    tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcos
    Adorei a premissa desse livro e não me lembro de já ter visto algo parecido. Gostei de saber do desenvolvimento da obra e as críticas que o autor faz. Adoraria ler a obra, ótima dica.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Eu tenho muita vontade de ler algo do autor, no entanto que, acabei comprando Eu, Robô em uma promo no Submarino. Vou adicionar esse tbm a minha lista de desejados pois adorei sua resenha e o gênero é um dos meus favoritos.
    Amei a capa, As fotos tbm ficaram lindas!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Que livro mais maluco, no sentido bom, claro. Adoro um suspense policial e juntando com todo esse enredo Isaac criou, gosteibainda mais.
    Vou te falar que essa coisa de robôs me da um pouquinho de medo kkkk issobde controlar o mundo, seres superiores e tal.
    Fiquei curiosa quanto ao livro.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos!
    Tem tempos que queria começar a ler algo do Isamov, mas não sabia por onde começar. Agora já sei: vou começar com esse livro. Eu AMEI essa premissa. Acho que foi a que mais me despertou interesse de todos os livros dele.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Cara, faz tempo que sempre que leio uma resenha de livro do Isaac Asimov uma pulguinha pula atrás da minha orelha. Há tempos que o "Eu, robô" me interessa, e esse que você resenhou agora parece também muito legal, essa mistura de suspense com ficção científica com certeza vai me agradar.

    Não tem jeito, vou ter que me coçar e ir atrás dos livros do cara.
    Valeu a dica!

    Marcelo Brinker
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse gênero ficção/policial anda me atraindo muito esse ano então com certeza procurarei esse livro. Eu comecei a ler EU ROBÔ há alguns anos, mas acredito que foi uma época errada e estou atrás dele pra ler de novo!

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do autor nem desse gênero, pode ser um bom livro para começar, gostei da indicação

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, tudo bem?
    Achei a história incrível!!! E escolherem justamente um robô para ajudar nas investigações, parece piada, isso é provocação pura, não vai dar certo. Ou, se olharmos por outro prisma, pode ser justamente o que estava faltando para resolver esse crime. Sempre quis ler um livro do autor e pelo visto esse seria perfeito para conhecer o seu trabalho. Adorei sua resenha, já foi para a lista dos desejos com certeza!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um livro bem interessante, um humano e um robô trabalhando juntos em um mundo que as relações entre ambos não são muito boas, deve ser bem interessante de ler, e ainda nos fazer refletir sobre o mundo em que vivemos!
    Achei a capa bem bonita, e a resenha está ótima novamente!

    ResponderExcluir
  13. Marcos ,gosto de livros que misturam gêneros.Se for de maneira magistral,gosto mais ainda.Quero para ontem conferir essa obra.Achei bem interessante as doenças terem sido erradicadas e o fato de olharem os humanos como seres inferiores.Nossa ,amei a premissa que parte desde investigar um assassinato e evitar uma guerra e um dos personagens em executar essa função é um robô.Amo livros com críticas sociais e escritas diretas não rasas.Gostei da capa ser espelhada.Bjs!

    ResponderExcluir
  14. O autor juntou muitos gêneros, e isso com certeza deve ser o diferencial, fiquei interessada pelo livro também ter críticas sociais. Achei a capa maravilhosa. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu adoooooooro este livro!!!!!
    Ai que delícia ler ele de novo aqui em forma de resenha ♥

    Preciso continuar a leitura da trilogia toda, mas o primeiro já é meu amorzinho. Acho que é porque tem essa pegada de livro policial, sei lá, mas eu adoro mesmo!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  16. Tenho dado um tempo em distopias, mas essa mistura com ficção cientifica e policial me chamou atenção. Sem falar nessa capa linda! Já anotei a dica.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Não gosto muito de ficção científica, mas parece ser um livro bom, essa coisa de humano x robô rende muita história!
    Acho que daria um bom filme!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos!
    Ainda não tive a oportunidade de ler uma obra do Asimov, mas já comprei As Cavernas de Aço e pretendo desbravá-la o mais breve possível. Conheço a fama do autor e pretendo ler todos os livros dele que a Aleph lançar. Uma coisa que me agradou muito e que me deixou bastante intrigado, foram as Leis da Robótica (me corrija se eu estiver errado). Essas leis são fascinantes!

    Um forte abraço. Marcos!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos!

    Suspense nem sempre em agrada, mas ficção científica sim e parece que o autor criou um mundo muito bem detalhado e gosto disso. Sem conta que a capa é muito bonita e a ediçaõ parece ser ótima!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  20. Olá, Marcos.
    Esse livro foi o único que eu li do autor e infelizmente não consegui gostar dele e acabei desistindo de ler outros livros dele. Não sei se li na época errada, era adolescente quando li, mas não consegui gostar da história. Mas tenho vontade de ler outros livros do autor e tirar essa má impressão.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Ok, me mate, mas eu não curto ficção científica. Li o das Ovelhas Elétricas desse autor e não fiquei feliz kkkkkk
    Eu não sei se leria outra obra dele.
    Sua resenha ficou ótima, só que não é minha praia ler ficção!
    Pode me apedrejar kkkk

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.
      Androides sonham com ovelhas elétricas?, na verdade, não é do Asimov, é do Philip K. Dick. Os estilos dos dois autores são bem diferentes; talvez você goste mais de Asimov.

      Excluir
  22. Oi, Marcos

    Confesso que estava um pouco receosa com esse livro por parecer ter uma linguagem difícil e ser bem científico mas lendo sua resenha percebi que é totalmente o contrário do que eu pensei e que eu iria adorar a leitura por ser algo novo e por envolver robôs e uma crítica social.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Não costumamos ler muitos livros de ficção cientifica e suspense, mas pela resenha deve ser um livro interessante.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. A premissa da obra é excelente, a ideia do ser humano ultrapassar seus limites, a postura de superioridade, tudo que o ser humano é, tudo está presente, a além de ser uma distopia com ideia super bacana, ainda traz suspense, investigação sobre assassinato, realmente é uma ótima obra. Gostei muito da dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Este livro está na minha lista. Ja ouvi um podcast sobre ele e com sua resenha minha vontade só aumentou. Asimov Asimov é um gênio.

    Beto

    blogcoisastrivais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Me animei na obra. Adoro esse tipo de ficção
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
  27. Olá Marcos,

    Não li nada do autor ainda ,as as resenha de suas obras são sempre positivas, espero ter a oportunidade de ler algum livro dele ainda, gosto do gênero e sua resenha me deixou curioso...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi marcos tudo bem? Achei fantastica a resenha e ja me interessei pela leitura!! O fato de fazer criticas sociais e ter aquele suspense me faz querer ler ainda mais!!


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  29. Eu nunca li nada do autor, mas este livro eu terei que ler.
    A proposta dele é muito bacana mesmo. Confesso que vi muito mais filmes do que li coisas do tipo, mas a vontade para ler este ficou enorme. Já está indo para a lista. Adoro livros que fazem críticas, que falam sobre outras alternativas e gosto de histórias de robôs :3
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito de livros de ficção científica, e me interessei bastante por esse livro, o enredo parece ser muito bom, gostei bastante de saber que também há romance policial no livro o que ja me conquistou.
    Vou com certeza considerar essa leitura.
    Não Noite.

    ResponderExcluir
  31. Olá...
    Achei sua resenha sensacional... Gosto muito de ficção científica e misturada a um suspense policial só podia resultar num livro fantástico. Ainda não li esse livro, mas achei a capa sensacional e o fato de tratar de um crescimento desenfreado da população, o esgotamento dos recursos naturais e as disputas humanas com certeza nos leva a fazer uma relação com a atualidade, além de nos fazer refletir que a característica mesquinha e egoísta do ser humano parece ser imutável em qualquer época e em qualquer lugar do universo...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  32. Eu nunca li nenhum livro do Asimov, mas vejo muitas recomendações do autor, e pelo que sei a maioria ou todos os livros dele incluem robôs. Eu não gosto muito de robôs, mas parece que a escrita desse autor com certeza me faria gostar da história, até por que sua resenha me deixou muito curiosa sobre os acontecimentos.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  33. Oi Marcos
    acho que já li resenha deste autor aqui. Bem, ainda não li nada dele, quase não leio ficção cientifica, aliás achei que o livro vai dar um filme ótimo, e sua resenha foi tão envolvente que me encheu de vontade de ler este livro.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  34. Oi Marcos!
    Não me lembro de ter lido uma permissa tão legal assim!
    Adorei o livro, parece ser mto bom msm, já conhecia o autor, tô bastante curiosa pra saber sobre As Cavernas de Aço...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma grande curiosidade para ler um livro do Asimov, mas tenho medo de não conseguir me adaptar. É tãooooo diferente do que estou acostumada!!
    Mas gostei muito da sua resenha, deu pra entender bem, e achei o máximo humanos e robôs juntos!!
    Anotado aqui, porque este ano quero ler o maior número de autores diferentes possíveis!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Isaac é um autor super consagrado, nunca li nada, mas gostei que mesmo sendo escrito há muitos anos atrás ele falou de robôs, imagino como ele ficaria surpreendido com os robôs atuais.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo