06/04/2016

Resenha: Ascensão da Força Sombria


Título: Ascensão da Força Sombria
Autor: Timothy Zahn
ISBN: 9788576572107
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 504
Compre: Aqui

Sinopse:

No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão-almirante Thrawn.
Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força.
Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, afim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.

Resenha:

Ascensão da Força Sombria é o segundo livro da trilogia Thrawn, continuação de Herdeiro do Império (resenha). Então, para evitar possíveis spoilers que quase ninguém gosta, vou pular direto para análise da obra. Caso você queira se ambientar melhor em relação ao enredo do livro, recomendo a leitura da resenha do livro anterior ou a sinopse da obra, localizada logo acima.

Timothy Zahn dá continuação a sua trilogia praticamente do mesmo ponto que o primeiro livro parou. Isso acorre porque essa segunda obra é composta de desdobramentos diretos do que acontece na primeira. Desta forma, os principais personagens são mantidos, a estrutura de desenvolvimento segue a mesma linha e a maneira que os personagens são trabalhados também é sequencial.


Apesar de Zahn saber trabalhar muito bem os picos de ação, o grande forte da obra é a conspiração política, as tentativas de sabotagem e genialidade da estratégia militar. De um lado há a Nova República tentando vencer o restante dos imperiais enquanto luta para manter a paz interna, visto que há uma forte disputa política por poder em seu interior. Do outro, há o Império querendo voltar a ser poderoso e soberano como foi um dia. Entretanto, ambos possuem um problema em comum: sofrem com a espionagem,  com a falta de armas, naves e soldados realmente bons.
“Ele havia descoberto que esse era um erro de percepção comum: com o domínio sobre a Força, as pessoas simplesmente supunham que não havia motivo para que um Jedi cultivasse força física. O próprio Luke tinha levado vários anos para verdadeiramente apreciar as maneiras sutis pelas quais o controle do corpo estava ligado ao controle da mente” (p. 68).
Outro ponto que também merece ser ressaltado como positivo na obra é a qualidade na construção dos personagens, tanto os clássicos da série cinematográfica quanto os criados pelo autor. Dos pré-existentes se destacam Han Solo e Luke Skywalker. Em relação ao primeiro, o autor merece a parabenização por ter alcançado a essência do personagem; o estilo meio trapaceiro e as frases irônicas foram muito bem elaborados no livro. Quanto ao Luke, Timothy conseguiu trabalhar bem a imaturidade do protagonista como Jedi, visto que ele ainda está descobrindo “os seus poderes”, e também o seu crescimento dentro da Força.

Dos novos personagens, os que mais se destacam são Mara e Thrawn. A primeira ganhou o meu respeito por se mostrar uma personagem com diversas camadas psicológicas, todas muito bem construídas. Além disso, é uma mulher forte e destemida, mesmo tendo que enfrentar diariamente seus traumas e medos. Thrawn, por sua vez, é genial. Como grão-almirante, se mostra um estrategista de primeira e um “vilão” respeitável e muito bem trabalhado. Além disso, possui inteligência e sagacidade acima da média.


Quanto à estrutura da obra, o autor continua apostando em capítulos medianos e uma escrita fácil e bem fluída, mesmo quando há descrições um pouco mais longas. Além disso, o autor sabe “aplicar” bem essas descrições, dosando-as nos momentos adequados, deixando o livro bem acessível para que pessoas de qualquer idade ou maturidade possam alcançar uma leitura plena.
“Han sustentou o olhar dela, pensando no que dizer. Talvez lembrá-la de que ele já havia sido atacado por caçadores de recompensas e criminosos interestelares, estado na mira de stormtroopers do Império e sido torturado sob a supervisão do próprio Darth Vader. Talvez sugerir que uma ameaça vinda de alguém como Sena era risível demais para levar a sério” (p. 274).
Em relação à parte física, a Aleph continua mantendo o seu padrão de qualidade. A capa está maravilhosa e possui completa relação com o que ocorrerá no livro. A diagramação está exatamente como no livro anterior: bonita e confortável. A revisão, por sua vez, também está boa, contudo, encontrei alguns pequenos deslizes. Porém, não é nada que prejudique a leitura da obra.

Ascensão da Força Sombria é, sem dúvidas, uma ótima continuação para o livro Herdeiro do Império e mantém sem qualquer dificuldade a qualidade literária. Além disso, deixa o leitor ansioso para o grande fechamento da série. Leitura mais do que recomendada, mesmo para quem não é um grande fã da franquia.



Comentários
32 Comentários

32 comentários:

  1. Oi Marcos, tudo bem?
    Dá gosto quando encontramos uma obra com um texto inteligente, com personagens bem construídos e saber que a parte política do livro foi escrita de forma genial só reafirma minha vontade de ler essa trilogia. A editora está arrasando mesmo!!! Adorei sua resenha, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Tenho o primeiro e segundo livro dessa trilogia, ainda não os li, mas a vontade é grande! E a cada resenha que leio, como a sua, ressaltando a qualidade do livro, fico mais ansioso ainda pra pegar essas belezinhas!

    abraço!
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!!

    Agora, lendo essa resenha, meu deu uma saudade do Thrawn. Acho que vou pegar ele pra ler logo.

    Adorei!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros com personagens bem construídos, assim queremos cada vez ler mais e mais ,não gosto de autores que fazem metade do livro só de descrição, por isso já gostei desse autor por você ter falado que ele sabe ser ''equilibrado''
    PQ EU AINDA NÃO LI STAR WARS ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Comprei esse livro na semana passada. Quero o primeiro livro, então assim que eu ahar uma promo dele, vou comprá-lo!

    Adorei a resenha, claro! Só fico dada vez mais curiosa! A editora está de parabéns, a edição é linda mesmo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, vou mostrar para meu filho que comprou recentemente um box de livros Star Wars, eu não curto muito esse tipo de livro sabe, mas ele adora e com certeza vai amar o conteúdo !
    Beijocas

    www.rosanaquality.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos!
    Quase toda vez que venho aqui, tem uma resenha de algum livro do Star Wars e meu desejo por adquiri-los só aumenta.
    Adorei saber que rola uma conspiração política no livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito fã não. Nunca assisti a um filme, talvez seja por isso ne. Mesmo agora estando em alta, não me deu vontade de ler o filme, não é muito meu estilo, sabe ?!
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  9. Aii essa triologia está em primeiro lugar de desejados, desda primeira resenha aqui no seu blog já fiquei mega interessada em saber mais. O texto inteligente, os personagens e o fato do segundo livro ser bom como o primiero, me deixa mais interessada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!
    Quando o assunto é Star Wars eu me sinto uma leiga. Não assisti nem li nada sobre, e confesso que não faz meu estilo.
    De qualquer forma, eu estive meio ausente, então passei para te dar um oi :)

    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos.
    Excelente resenha, como todas que você escreve.
    Estou ansiosa para ler esse livro. Depois do primeiro, quero ver o que o Thrawn vai aprontar dessa vez.
    Também gostei da Mara. Ela é misteriosa e isso faz com que queiramos saber mais sobre ela, além de ser uma mulher forte e destemida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Fico só admirando sua paixão por Stars Wars... E ao mesmo tempo envergonhada por nunca ter lido um livro da série :(
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos! Tudo bem? Eu morro de vontade de ler esses livros de Star Wars que a Aleph publica, mas são tantos que não sei nem por onde começar! rs Mas anotarei o nome dessa trilogia aqui para futuremente conferi-la. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Se você continuar fazendo resenha dos livros de Star Wars vou ser obrigada a comprar! kkkk

    Abraços.


    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho muito legal os livros de Star Wars que a Aleph está publicando. Tenho interesse em começar a le-los mas sempre fico confuso em relação a SW, por onde começar? O universo da série tem uma penca de livros, filmes e crossovers que até confunde quem ainda não esta por dentro dos esquemas espaciais.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Parece muito bem elaborado e o fato de ser continuacao do primeiro e ainda melhor, afinal se conquistou leitores anteriormente nao deixara a desejar nesse :)

    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro de Star Wars... Mas sempre vejo suas resenhas aqui no blog, e estou achando sensacional... Essa trilogia Thrawn parece ser realmente incrível, com personagens incríveis... Além das capas que são maravilhosas né...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  18. Capa linda novamente! Gostei bastante da parte de ter espionagem e gostei também do fato de ter novos personagens bem construídos, com certeza um ponto muito positivo!
    Enfim, mais uma ótima resenha que consegue me deixar com mais vontade de ler Star Wars!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcos.
    Essas edições estão lindas realmente. Acho muito estranho isso dos livros serem escritos por autores diferentes. Mas parece que essa trilogia foi escrito pelo mesmo hehe. Mas dai tem isso de cada autor criar personagens novos. Não sei se gostaria disso. Mas quem sabe se eu fosse fã, eu gostasse hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos!
    Parabéns pela resenha, como sempre você me faz adicionar mais livros a minha listinha de desejados e que preciso ler.
    A Aleph realmente arrasa nas capas, chamando a atenção do leitor para obra. Essa capa sem dúvidas é linda e a mais bonita da trilogia, passa uma intensidade da trama que tem no livro.
    Deu uma vontade enorme de assistir os filmes e de pegar logo os livros e ler o máximo possível.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Como comentei na resenha do primeiro volume da série, estou bem curiosa pra ler essa história. De toda a série de livros que estão publicando de Star Wars, essa trilogia parece ser a melhor parte. Ainda bem que sua resenha não tem spoilers, ficou muito boa, e estou bem ansiosa pra ler o livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  22. Marcos
    Já tinha me decidido por esta trilogia lendo a resenha de Herdeiro do Império. E concordo com você, a qualidade dos livros da Aleph são excelentes, capas que nos fazer perder o folego, formando uma coleção que vai deixar nossa estante linda (sei, isso é coisa de mulher). Mas as mulheres também são apaixonadas por Star Wars e acjo que esta trilogia vai ser excelente para iniciar a leitura desta saga.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  23. Marcos,ansiosa estou por essa continuação da trilogia Thrawn ,quero muito acompanhar os passos de Luke,Han Solo e Leia.Gostei de saber que tudo acontece de forma sequencial.Amei saber que o grande forte da obra é a conspiração política,as tentativas de sabotagem e a genialidade da estratégia militar.Gostei da saber que os personagens são bem construídos,tanto os antigos quanto os atuais.Gostei bastante da capa também.Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marcos
    Parece que o autor sempre constroi muito bem seus personagens. O fato de ter conspiração política dando uma incrementada a obra, também me agradaria.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  26. Esse foi o melhor livro dos que li.
    Porém eu não gosto de Star Wars, é uma das minhas piores leitura até hoje, é chata não desenvolve e com um tempo, torna-se extremamente entediante.
    Então não é algo que eu consideraria reler ou tentar outra vez.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Meus livros chegaram :3 Que medo hahahhahahah
    E agora, eu leio ou não????? Bem, com suas resenhas, fica difícil não querer ler :3 A gente resiste, mas vê tantos elogios e fica quase impossível manter nossa palavra hahahaha
    As edições da Editora são realmente lindas :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que bom que o livro te agradou é ótimo quando uma sequência consegue se manter boa, sem que se perca a vontade de ler. Gostei muito da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    O autor tem uma imaginação e tanto, mas não consigo me prender a livros assim.
    Que bom que você aproveitou a leitura!
    Essa editora capricha muito nos livros, ficam incríveis.

    ResponderExcluir
  30. Oii!
    Pra quem curte Star Wars parece ser bom msm...Uma pena não me interessar tanto pela história...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. A capa está linda, e o livro parece ter sido bem planejado e com personagens trabalhados, além de uma história cativante.
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Marcus, são tantos livros do Star Wars que você resenha, que eu nem sei mais a sequencia kk
    A capa continua linda, seguindo os padrões

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo