07/04/2016

Resenha: O Último Comando

Título: O Último Comando
Autor: Timothy Zahn
ISBN: 9788576572695
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 528
Compre: Aqui

Sinopse:

Depois de Herdeiro do Império e Ascensão da Força Sombria, chega ao fim a legendária trilogia com o grão-almirante Thrawn, no auge de seu poder. Após resgatar a tecnologia de clonagem de soldados do derrotado Império, Thrawn se prepara para o ataque definitivo à Nova República. Nesse cenário, Han Solo e Chewbacca seguem com os últimos esforços para montar uma parceria com antigos traficantes; Leia, prestes a dar à luz seus filhos gêmeos, tenta manter a Aliança unida e Luke lidera uma importante missão para acabar com as forças remanescentes do Império.
O grandioso final da trilogia que fez história no Universo Expandido de STAR WARS traz alianças inusitadas, muita ação e grandes revelações, na aventura final para salvar a galáxia muito, muito distante. 

Resenhas anteriores:


Resenha:

Resenha sem spoiler dos livros anteriores

Para começar, um desabafo: injusto é a Trilogia Thrawn o cânone de Star Wars não integrar.  Se você é novo no universo Star Wars, eu explico. De maneira sucinta, a saga é divida em Cânone – histórias que realmente aconteceram – e Legends – lendas de Star Wars –; ou seja, tudo que falarei aqui é a análise de uma lenda sobre uma galáxia muito distante. Porém, não se engane; dessa vez, eles se enganaram... Tudo isso realmente aconteceu... Tudo isso realmente aconteceu...

A guerra continua; aliás, continua de muitas maneiras, em muitas nuances e diversas intensidades. O Império não morreu; aliás, parece cada vez mais vivo. O número de naves aumenta, e os de soldados também. Pior, eles possuem um Jedi sombrio os “apoiando”; entre aspas mesmo, afinal Joruus C’baoth tem seus próprios interesses e não vê a hora de colocá-los em prática.


Do outro lado há a Nova República. Luke, Leia e Han continuam batalhando, junto com muitos outros, para disseminar a paz pela galáxia. Porém, até mesmo dentro do novo sistema de governo, onde deveria reinar a democracia, há disputas de ego e de poder. Para piorar, há um informante do Império no coração da Nova República, o que faz com que as intrigas se inflamem.
“– A habilidade de fazer o impossível foi uma das coisas pelas quais o grão-almirante foi selecionado – Karrde disse secamente. – Os detalhes do ataque ainda são nebulosos; será interessante ver como ele conseguiu” (p. 44).
Continuando a premissa iniciada nos livros anteriores, Timothy Zahn deu um final épico para uma trilogia também épica. Com uma construção profunda e bem trabalhada, o autor dá uma aula para escritores novos e veteranos de como concluir bem uma série. Ele manteve o melhor das obras anteriores e conseguiu aprofundar ainda mais as tramas, deixando o embate final simplesmente incrível.

Aliás, boa parte do sucesso nessa obra e também no grande confronto se deve aos personagens trabalhados pelo autor. Excetuando a santíssima trindade de Star Wars – Luke, Leia e Han –, destaco outros três: Thrawn, Mara e C’baoth. O primeiro é um vilão digno de nota. Inteligente, estrategista, apreciador de obras de arte e leitor perfeito de hábitos culturais, mostra como um homem pode desequilibrar uma batalha. Sem dúvidas, merecia ser o sucesso de Tarkin no Cânone. Mara, por sua vez, é a continuação do costume de Star Wars em criar protagonistas femininas incríveis. Letal com uma arma na mão, inteligente, forte e decidida, mostra que batalhas também são lugares para mulheres. Por fim, o Jedi sombrio se destaca pela loucura. Seus delírios de grandiosidade fazem com que ele seja digno de dividir holofotes com os protagonistas, sem contar que ele é poderosíssimo.


Outro fator que faz com que a obra tenha um desfecho tão bom é a escrita do autor. Timothy sabe o momento certo em que deve acelerar a narração, como nos momentos de batalha, e quando deve trabalhar com mais cuidado o lado psicológico dos personagens. Isso faz com a narrativa tenha um bom ritmo e que o leitor se sinta, em alguns momentos, como em uma montanha-russa, o que é incrível.
“– A Rebelião inteira foi um movimento altamente ilegal, quase uma traição ao governo, coração – ele lembrou a ela. – Quando as regras não funcional, você quebra elas” (p. 209).
Quanto à parte física, continuo com os meus elogios a Aleph. A capa está muito bonita, apesar de ainda preferir a de Ascensão da Força Sombria. A diagramação segue o padrão dos livros anteriores: bela e confortável. A tradução está excelente; porém, dessa vez notei alguns erros na revisão, principalmente a falta de alguns travessões. Contudo, não é nada que prejudique a leitura.


Levando em conta todos os aspectos mencionados, eu indico demais essa trilogia. Os três livros irão te ganhar e mostrar todo o potencial que o universo Legends possui. Sem dúvidas, a Trilogia Thrawn é um trabalho épico.



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Ótima resenha e não tinha oportunidade de ler nada da Aleph, ainda.
    Não estou habituada com o universo Star Wars, mas para quem é fã a leitura deve ser uma ótima pedida.

    E gostei bastante da capa.

    tenha uma ótima quinta. :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser o livro de SW mais movimentado, a capa é de chamar atenção mas não contem aspectos muito coloridos, não tive ainda a oportunidade de ler essa trilogia

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Tenho o segundo livro, falta-me o primeiro e este. Quero completar a trilogia antes de começar a lê-los.
    Eu amo essas capas da Aleph, são lindas demais, e claro, suas resenhas só me deixam mais curiosa qto a trilogia.
    Ainda não sei separar as Lendas dos cânone, pois só assisti aos filmes, mas quero muito conhecê-las!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Como já disse nunca fiz uma leitura de Star wars. Pelo jeito você esta adorando ne??
    Eu prefiro livros assim.. Como uma série. Quem sabe dou uma chance a ele qualquer dia desses.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. E a aventura continua kkkkk nao tive a oportunidade de ler ainda, mas gostei da resenha e a construcao da historia baseada na politica e aliancas...

    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Esse final da trilogia Trilogia Thrawn parece estar realmente épico... Alianças inusitadas, muita ação e grandes revelações... Só lendo mesmo para poder fazer parte desse mundo de Star Wars...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa linda novamente, mas confesso que achei as outras mais bonitas! Pra quem já é fã de Star Wars essa deve ser um trilogia incrível, e pra quem ainda não conhece bem Star Wars (eu) essa também deve ser um trilogia incrível, e com um final digno, adoro bons finais!
    Enfim, mais uma ótima resenha, como sempre!

    ResponderExcluir
  8. Que capa maravilhosa. Já disse que gosto muito dos filmes Star Wars, e desde que comecei a ler suas resenhas sobre, estou com muita vontade de ler. Apesar de não gostar de triologias ou livros com continuação, esse quero muito conhecer.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Quando penso que não vai complicar mais, as coisas complicam. Além desse monte de livros ainda tem uma divisão de histórias reais e lendas hehe. Ai desandou tudo hehe. Mas que bom que o autor foi tão bem na trilogia e soube dosar a escrita ao necessário.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marcos!
    Nossa! Essa trilogia parece ser muito boa e épica. O autor parece ser bem articulado e conseguir com facilidade prender o leitor.
    Adoro quando autores criam personagens femininas letais e astutas e vilões bem inteligentes e poderosos.
    Eu com toda certeza comprarei essa trilogia não só pelas lindas capas e diagramação, mas pelo mundo de Star Wars e por suas resenhas. Elas me motivam cada vez mais a mergulhar nesse universo de SW.
    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcos.
    Nossa, como estou curiosa para saber como a trilogia termina. O C'baouth não é tão inteligente quanto o Thrawn, mas acho que ele dará muito trabalho para nossos heróis.
    Das capas, acho que gostei mais da do primeiro livro. Essa do terceiro é bonita, mas assustadora, rs.
    Você deve ter visto que a Aleph vai lançar mais um livro do Timothy. Já estou ansiosa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Não lemos ainda nenhum livro da trilogia, não é um gênero que estamos acostumadas a ler.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Essa resenha do último volume da trilogia só me deixou ainda mais curiosa do que eu já estava, e eu já estava muito curiosa. Quero ver Han, Leia e Luke, quero conhecer esses outros personagens que não conheço. Preciso ler a trilogia urgentemente.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu nunca li nada desse universo, mas acho legal as suas resenhas pois mostra que os livros parecem ser interessantes. As edições da Aleph parecem ser bem feitas, que bom que curtiu a leitura

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos,

    São tantos livros do universo de Star Wars... todo mês sai mais um e eu estou perdida! Por enquanto vou ficar só com os filmes.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcos! Tudo bom?
    Eu estou totalmente por fora do universo de Star Wars, mas, pra quem gosta e está por dentro, essa trilogia me parece uma excelente pedida, de fato. E essas capas? Muito bonitas!

    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos!
    Sua resenha foi bem esclarecedora, eu não entendia nada do universo star wars, mas ficou bem mais fácil agora e fiquei bastante curiosa sobre a história por inteira. Amei.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  18. Olá Marcos,

    Não li nada de Star Wars ainda, mas estou com dois livros na minha lista de espera de leituras, mas fico feliz em saber que a obra é boa....abraço.


    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Acho que o universo das história de Star Wars é muito rico, mas não me sinto atraída para ler ler.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Não consigo gostar de Star Wars! Então dificilmente leria algum livro, apesar de você ter dito que foi muito bem escrito..

    ResponderExcluir
  21. Marcos
    Adoro quando posso ler uma trilogia inteira, como sem paradas longas entre a leitura dos livros, pois isso as vezes nos faz esquecer de fatos relevantes. Como toda a trilogia já está publicada podemos ler de uma vez. E se o desfecho foi tão bom quanto diz, é mesmo imperdível. Já anotei a trilogia na minha lista de compras. Novamente lamento ter perdido a chance de te-la adquirido na promoção do submarino (triste).
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos livros Nocaute + Entre Quatro Poderes

    ResponderExcluir
  22. Marcos,também concordo com seu desabafo,para mim tudo isso realmente aconteceu.Amei saber que o final é épico.Sim.Gosto bastante da escrita do autor também e é exatamente assim uma montanha-russa o que é realmente incrível.Pena que dessa vez tenha alguns erros por parte da revisão.Com certeza essa trilogia já me ganhou.Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos
    Mais uma vez o destaque para os personagens. Gostaria de conhecer essa personagem feminina que tanto falam.
    Mesmo em livro com bastante ação, é preciso trabalhar a narrativa para os pensamentos dos personagens também.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos.
    A resenha ficou realmente muito boa, porém eu não gosto de Star Wars inclusive ja li, alguns dos livros, mas a leitura é maçante, chata, e não desenvolve para mim.
    Então não uma leitura, que vou considerar em um futuro próximo.
    Boa Tarde.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Não fique transtornado Marcos, hahahha, geralmente lendas são coisas que realmente aconteceram. De um jeito ou de outro.... então isso aconteceu... realmente aconteceu.... hehehhehe
    Uma coisa que acho bacana são essas mulheres fortes. Nem preciso dizer o que penso a respeito não é mesmo? <3
    E fico feliz que tudo tenha terminado de forma satisfatória :)
    Beijos
    PS: falando em conclusões e tudo o mais, quando é que sai continuação de Mensageiros hein? Cê tá nos enrolando????
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Essa trilogia parece ser tão boa quando a do universo dos filmes, quando você descreveu os três personagens principais me peguei imaginando os três principais do filme. Gosto muito deste universo apresentar mulheres fortes, guerreiras, que não apenas esperam que alguém as salvem. Gostei muito da resenha e fico feliz que a leitura tenha sido satisfatória.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Espero um dia mudar de idéia e ler algo sobre Star Wars...Não consigo tee tanta curiosidade em ler ou ver os filmes....
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Nosssaaaa, quantos livros você tem de Star Wars, hein?! Isso que é fã!! rsrsrs
    Parece ser um livro bem intenso e de escrita fluida.
    Preciso ler. To anotando todos os livros de Star Wars que leio resenhas pra poder saber quais ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Amo o Chawbacca <3
    Caramba, não tinha ideia que os livros eram tão enormes, pensava que eram pequenos, parecem ser muito fiel ao filme.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo