16/04/2016

Resenha: A Batalha dos Mortos

Livro: A Batalha dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409226
Ano: 2014
Páginas: 310
Compre: Aqui
 
Sinopse:

Ano 2018. À passagem de um planeta próximo da órbita da Terra, o que era para ser um dia de festa... Pessoas do mundo inteiro prepararam-se para um espetáculo astronômico mas o evento se transforma num pesadelo. Um dia após à maior aproximação do planeta, um imenso calor sobrevêm e 2/3 de todas as pessoas do mundo transformam-se em zumbis. Em São José dos Campos, um grupo cria um centro de refugiados para milhares de pessoas... eles reuniram condições de sobrevivência com água, alimentos e criaram uma grande fortaleza. Agora dedicam-se a encontrar outros focos de resistência e ajudar peregrinos do grande apocalipse. Eles não sabem, mas essa pode ser a maior comunidade de vivos na face da terra. No entanto, próximo a eles, uma outra resistência - perversa e potente -, também cresce. Um grande Comando do Exército é tomado por criminosos do presidio de segurança máxima de Taubaté. Eles resistiram aos zumbis, escravizaram outros humanos e, fortemente armados, se tornam uma ameaça letal à comunidade vizinha. Uma batalha está para acontecer. Um cerco para salvar vidas. E em meio a isso, inúmeras histórias de pessoas vivendo em situações-limite, muito além da sua imaginação. Livro II da série mais original sobre Zumbis desde The Walking Dead!

Livro 2: A Batalha dos Mortos

Resenha:

De tirar o fôlego é a melhor expressão que posso usar para resumir esse livro. O primeiro da série já havia sido incrível e esse continuou no mesmo ritmo: mortalmente viciante e alucinado. Diante desse mundo catastrófico e letal criado por Rodrigo de Oliveira, virar uma página atrás da outra é a solução.

Rodrigo continua a sequência de sua série basicamente no mesmo momento que o anterior terminou. Ivan e Estela, com a ajuda de diversas pessoas, conseguiram erguer um grande centro de refugiados onde milhares de pessoas trabalham juntas para que a espécie humana resista à catástrofe global causada pelo Absinto.


A comunidade estava caminhando bem, cada dia com mais refugiados. Já conseguiam colher alimentos, cuidar de animais, retirar água de poços cartesianos e etc. Um clima de paz diante da batalha pela vida já era sentido. Porém, um contato pelo rádio abalará o estilo de vida desse pacífico grupo.
“O mais perturbador era que se tratava de um rosto assustadoramente familiar. Um rosto conhecido, a face outrora bela de uma mulher. Mas, nos olhos brancos e leitosos do ser, Ivan enxergou o Absinto. Não viu nada menos do que o Inferno, porque aquela criatura era personificação do Mal. Um demônio que fora libertado sobre a Terra para esmagar o que havia sobrado da humanidade” (p. 12).
Não muito distante dali, outro grupo de refugiados se escondia em um quartel do exército. Porém, quando uma gangue de ex-presidiários escapa da cadeia e segue para o quartel, o lugar passa a se tornar um centro de concentração altamente perigoso. As pessoas são transformadas em escravas e são abusadas de todas as formas.

Um confronto se anuncia e tudo que os sobreviventes podem fazer é torcer para que resistam mais um dia naquele inferno. Cabeças rolarão e a batalha dos mortos começará.


Como eu já disse, o livro é de tirar o fôlego. Eu o lia por horas ininterruptas, assim como aconteceu com o primeiro livro da série. Você promete para si mesmo que irá parar, mas o desejo de descobrir o que acontecerá no capítulo seguinte é mais forte. Rodrigo soube prender o leitor de uma maneira incrível.
“O condenado gritou de dor novamente, com lágrimas transbordando de seus olhos. Outro zumbi mordeu seu braço, outro cravou os dentes em todos os lados, sentindo o sangue jorrar por todas as partes. A dor era tanta que ele já não conseguia mais gritar. Assim, engoli todo o sofrimento até que, por fim, sua alma desabou em direção ao absinto” (p. 26).
Assim como no primeiro livro, os personagens são muito bem construídos. A maior parte é formada por velhos conhecidos, como Ivan, Estela, Adriana, Gisele e Zac. Porém, novos personagens serão apresentados e são estes que trarão grandes dificuldades aos protagonistas. Sem contar que pintará duas novas candidatas a entrar no rol de personagens principais.

A ambientação do livro continua sendo na cidade de São Paulo pós-apocalíptica, o que confere uma proximidade do texto com o leitor, o que não é encontrado em grandes livros do gênero como The Walking Dead. Além disso, o autor foge do ponto comum sobre os zumbis, criando explicações totalmente originais para o surgimento desses monstros.


Se não bastasse o enredo original e a qualidade literária da obra, o livro ainda consta com uma diagramação impecavelmente assustadora. O início dos capítulos tem detalhes bem trabalhados, há páginas negras na obra, sem falar que a capa ficou excelente. Mais uma vez a Faro Editorial merece parabéns pelo trabalho bem feito.
“Foi quando Isabel assistiu a uma cena que parecia ter saído de um pesadelo. O homem cambaleante avançou sobre a moça infeliz e agarrou-a pelos cabelos. Ela tentou se desvencilhar, sem sucesso, e na sequência ele a mordeu. E depois, desferiu uma mordida na bochecha, tão forte que rasgou a pele como se ele estivesse mordendo um pedaço de pão” (p. 77).
Por tudo isso e muito mais, eu indico A Batalha dos Mortos. Quem gosta de ação, fantasia e principalmente de zumbis amará o livro. Mas prepare seu estômago e confira suas armas, os zumbis estão se tornando cada vez mais violentos e assustadores.



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Olá,
    Nossa só com essas mãos, já gostei de cara da diagramação.
    Gostei de saber mais da série e que mantém o ritmo do primeiro livro.
    Estou muito curiosa sobre, adoro o gênero...zumbis, certeza que já vai pra lista. Ótima resenha.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Não deixou a desejar em nada ao primeiro livro, já quero ler!
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Eu achava que o segundo e o terceiro volume eram os melhores, até ler a Ilha dos Mortos. É... to falando de novo! kkkk Mas confesso que a série toda é incrível. Rodrigo não trata somente do apocalipse zumbi, ele abre o ser humano e mostra todas as suas fraquezas!

    Que venha logo A Era dos Mortos! rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Esse livro da série é mais gostoso de ler, tudo vai se encaixando, também acho que os zumbis estão mais famintos nesse livro, mais violentos... esse livro só não é melhor porque o melhor é o A Ilha dos mortos

    ResponderExcluir
  5. Cara, essa série é linda ♥ Amo!! Não sei qual eu gosto mais!
    Mas definitivamente A Batalha é incrível!!

    Adorei adorei adorei adorei adorei

    Bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!

    Comecei a ler o primeiro e a narrativa do autor é muito boa! E tb adoro o fato de se passar aqui no Brasil! Acaba sendo bem original!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Uau e muito bom quando o livro nos prende do inicio ao fim !! A construcao da historia parece fantastica, com certeza leria!!


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Lembra que ganhei esse livro aqui no blog? hehe. E não sei porque demorei horrores para ler porque o livro é ótimo. Ainda melhor que o primeiro. E logo em seguida li o terceiro, mas agora estou enrolando como quarto hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oii, esse livro não faz muito meu tipo mas sua resenha me deixou louca para lê-lo! Adorei aquelas marcas de mãos ali!


    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A capa é realmente chamativa! Que bom que o segundo livro é tão bom quanto o primeiro, é difícil encontrar histórias que consigam manter um ritmo bom por vários livros. Otima resenha!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse livro não faz nosso gênero de leitura, não curtimos muito zumbis. Mas imaginamos que para quem gosta do gênero esse livro deve ser uma boa leitura!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa do livro e a diagramação bem legais, mas acho que não faz meu tipo de livro.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  13. Serie!! Eu amo!
    Claro que só fez aumentar a curiosidade. O livro tem um desenho maravilhoso, uma capa assustadora.
    Eu gostei e o leria, sim.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  14. Fiquei ainda mais animada em conhecer mais sobre os livros, você com certeza conseguiu passar o entusiasmo que sentiu ao ler, parabéns! A explicação original para o surgimento dos zumbis e como a trama foi levada tanto nesse como no outro parece que está muito boa. Quero ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muitoooo dessa série, concordo com sua critica e estou aqui lidando com a minha pilha de pendencias louca para pegar "A Senhora dos Mortos" e continuar a leitura dessa série!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Li só o conto (que por acaso amei) que dá início a trilogia e preciso logo continuar. Adoreei a sua resenha, me deixou mais curiosa ainda! Fazia tempo que não lia algo tão bom de zumbis

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Realmente me interessei nessa estória, esse segundo livro parece manter o mesmo padrão de qualidade do primeiro, o que me deixa mais curiosa, não sei se eu teria estômago para ler, mas com certeza eu arriscaria!
    Enfim, mais uma ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Eu estou loucamente apaixonada por essa capa, gosto muito desse tipo de leitura, ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas ela já está na minha lista a algum tempo, eu amei esse detalhe na capa, bem diferente, tenho certeza que irei gostar, o enredo parece ser muito bom.
    Espero me depreender com essa leitura.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Eu to louca pra ler essa série! Já vi várias resenhas sobre e to muito ansiosa!
    Acho super legal a história se passar no Brasil, foi uma ótima ideia do autor.
    E assim como você, acho que não vou conseguir parar de ler hahaha
    A edição tá linda demais <3

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos
    Bom mesmo é ler um livro assim, em que não conseguimos mais largar até virar a última página. Quanto as cenas sanguentas acho que não teria problemas em ler. Quem sabe um dia me anime a ler os livros.

    ResponderExcluir
  21. Olá...
    Preciso confessar que mesmo não me interessando por histórias com zumbis, essa diagramação do livro está fantástica... E você fez a resenha com tanto entusiasmo que fiquei com vontade de conhecer essa série mais a fundo... Acho que darei uma chance a essa leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Quero ler toda a série com certeza, tenho certeza que vou começar a gostar mais de histórias com zumbis depois de ler esses livros. A premissa parece ser ótima e queria saber qual a explicação para o aparecimento dos zumbis.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Tão bom quando os volumes seguintes vão seguindo um alto padrão não é mesmo? E pelo que sei é o que acontece com a série do Rodrigo :)
    E como eu já disse, eu preciso dar um jeito de ler :3 Espero que consiga fazer isso esse ano ainda :3
    E os humanos são terríveis né? Mesmo nesta situação, resolvem abusar e escravizar outros e quando deveriam se unir mais, começam guerras. Eta povinho complicado :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É muito bom quando a continuação de um livro agrada totalmente. Quando comecei a ler a resenha achei que já conhecia a história, depois me lembrei que já li aqui a resenha do livro anterior. Este terror me agradou, já que estou disposta a ler o gênero, posso começar por O Vale dos Mortos.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  25. Marcos,realmente depois da premissa sentimos que essa continuação é de tirar o fôlego,mortalmente viciante e alucinado.Com certeza livros assim não conseguimos parar até virarmos a última folha e nesse temos ainda uma gangue de ex - presidiários que escapam da cadeia,pessoas sendo abusadas de todas as formas é realmente terrivelmente tenso.Legal a entrada de novos personagens.Gostei do enredo ser original.Haja fôlego!

    ResponderExcluir
  26. Bastante curiosa pra saber mto mais sobre a série...Kda livro eh mais instigante q o outro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Gostei deste, assim como gostei do primeiro, aliás achei muito original a forma como as pessoas se tornam zumbis. A diagramação deste está muito linda também e pelo que li este livro foca um pouco mais na relação dos sobreviventes ao apocalipse zumbi, e gostei muito disto. Ótima resenha e dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha, parabéns! Geeeente, vou ter que ler pelo menos o primeiro livro da série esse mês agora, senão não vou dormir e vai ser de ansiedade! rsrsrs
    Os personagens assim como o desenrolar da trama parece ser muito bem arquitetado, convincente e cativante, o que agrada em tudo.
    A capa é um arraso, amei mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Um dos poucos livros brasileiros sobre zumbis. A história parece ser bem original!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo