16/04/2016

Resenha: O Vale dos Mortos

Título: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409073
Ano: 
2013
Páginas: 
304
Compre: Aqui

Sinopse:

Com passagens por Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro, ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo. Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.

Resenha:

Nada melhor do que quando uma leitura nos surpreende. Porém, quando você começa a ler com uma expectativa altíssima e ainda assim o autor consegue ultrapassar o que você imaginava, tem-se um livro favorito em mãos. E foi exatamente o que aconteceu comigo durante a leitura de O Vale dos Mortos. Mas vamos à obra...

No livro, começamos conhecendo Ivan, sua esposa Estela e os filhos do casal, Matheus e Ana. Ivan e Estela são analistas de sistemas e pais amorosos. Ou melhor, eram analistas de sistemas, até tudo acontecer. De uma hora para a outra, o mundo virou de cabeça para baixo.


De acordo com as profecias antigas, o planeta X, também chamado de Absinto, se aproximou da Terra, causando uma visão surpreendentemente linda. Porém, em dado momento, a beleza se transfigurou em morte. Muitas pessoas viraram zumbis, como em um passe de mágica. Ou seria um passe de maldição?
“O homem fechou os olhos e cerrou os dentes, tamanha a dor, para depois explodir num grito de desespero e agonia. Apavorado, com sangue jorrando da jugular lacerada e do rosto desfigurado, ele enfim conseguiu se soltar, empurrando sua atacante, que caiu sentada, e, por fim, desmoronando estatelado para trás.” (p.39)
Ivan e seus filhos, não foram transformados. Porém, quando o fenômeno aconteceu, eles estavam dentro de um shopping lotado, onde pelo menos 90% das pessoas se transformaram em zumbis e começaram a atacá-los. Nesse momento, começou a valer tudo pela sobrevivência.

Ivan serviu durante dois anos no exército e começa a colocar em prática o que aprendeu há muito tempo. Com apenas uma pistola roubada de um policial e pouca munição, ele precisa garantir a segurança da sua família.


Com um plano ousado e uma pitada de sorte, Ivan chega a um shopping que estava fechado no dia do grande fenômeno; por lá, ele acaba se deparando com outros sobreviventes. Contudo, as pessoas que fizeram o shopping de morada se mostram nada amistosas em dividir o espaço. Qual será o pior inimigo da humanidade agora? Zumbis ou humanos? Lutar ou morrer? Faça a sua escolha.
“Ron, com anos de experiência em combate corporal, começou a lutar de mãos limpas. Aplicou uma cotovelada no rosto de um homem logo à sua frente, que caiu no chão. Em seguida, pisou-lhe com força a garganta, esmagando o pomo de adão.” (p. 55)
O Vale dos Mortos, certamente, é o melhor livro sobre zumbis desde The Walking Dead e o único dos que já li que pode ser comparado com a série. Rodrigo de Oliveira cria um livro interessante, cheio de conflitos e detalhes. O maior desafio do leitor é conseguir pausar a leitura.

Esse envolvimento tamanho acontece porque o autor não se prende apenas na ação. Os personagens são bem desenvolvidos, possuem um bom aprofundamento psicológico e são cativantes, o que torna toda a leitura ainda melhor. Afinal, um enredo apenas repleto de ação é bem comum de se encontrar; o valor dessa obra está nas diferenças, seja no aprofundamento dado, seja no início incomum do apocalipse zumbi.


Ademais, a obra ainda possui outros diferenciais: sendo o principal deles se passar no Brasil. É ótimo acompanhar um enredo em que conhecemos as cidades, o clima e a estrutura do país. Os nomes familiares também são um alívio para o leitor que quer fugir apenas de leituras estrangeiras. Além disso, Rodrigo ainda brinda o leitor, meio ao enredo, com uma crítica ou outra; sutil, mas perceptível para quem está atento.
“Em diversas partes ocorreram trincas nos vidros, e um retrovisor foi arrancado fora quando esmagou a cabeça de um zumbi. Foram quase quarenta minutos de massacre. As pessoas dentro do ônibus apenas assistiam àquele balé macabro, enquanto o estacionamento se lavava de sangue e vísceras de zumbis esparramadas.” (p. 181)
Se a obra é ótima, a diagramação não fica atrás. As páginas são amareladas, as letras e o espaçamento são confortáveis, não cansando os olhos. Em cada capítulo, há uma poça de sangue e as páginas iniciais do livro são negras. Quer mais? Tem mais: a parte interior das capas tem aspecto de sangue, deixando o trabalho ainda mais lindo e aterrorizante.

Para quem gosta de zumbis, eu afirmo: você não pode deixar de ler essa obra. Desbrave-a; não irá se arrepender.




Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Que história maneira. Eu amo histórias bem escritas sobre zumbis. Claro, tudo tem que ser bem escrito, é que tem umas histórias por aí com zumbis que namoram humanos. Essa galera quer botar romance em tudo. Mas tenho que ler esse livro, tenho que ler! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    O que dizer??? AMO essa série! kkkkk Já leu A Ilha dos Mortos? To morrida com esse livro! kkkkk

    Como sempre, resenha maravilhosa, o livro merece ser lido, pois é incrível mesmo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Amo essa série, é uma história bem complexa sobre zumbis, amo os personagens,amo tudo, o enredo é ótimo e também acho que não irão se arrepender

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos.
    Eu conheci essa série aqui no blog e fiquei fã da história e do autor. Adorei a narrativa e a história criada por ele. Ele ter dado uma explicação para os eventos foi o que eu mais gostei na história. Geralmente eles nunca explicam como a situação chegou naquilo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi marcos muito interessante a historia, eu nao consegui ver a serie the walking dead, muita exposicao de sangue e tripas, mas o livro eu leria numa boa!!


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  6. O enredo parece bem o desses filmes de ação mesmo. Assisto The Walking Dead mas nunca li nada de zumbi, vou deixar a dica anotada aqui.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau, que eletrizante mesmo. Adoooro histórias de zumbis. Mas confesso que sou mais de assistir do que ler esse tema. Mas me interessei por esse livro. Que loucura um planeta que transforma humanos em zumbis, com certeza atrai nossa atenção.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de histórias com zumbis, mas nunca li nenhuma livro sobre o assunto. Com certeza vou dar uma chance a esse livro, gostei de como o autor construiu a história e por ser brasileiro, fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos.
    O que falar dessa série? Sou apaixonada por The Walking Dead e leio qualquer coisa que tenha zumbis e quando conheci essa série não pensei que iria amar tanto. O Rodrigo desenvolveu nao apenas um enredo repleto de ação mas com um aprofundamento nos personagens que chega a ser absurdo e eu fiquei muito cativada por vários personagens principalmente pelo Casal de Ferro <3
    Sua resenha descreveu tudo o que senti ao decorrer da leitura e deu até vontade de reler. Ótima resenha!
    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Parece uma obra extremamente interessante, achei bem legal como as pessoas são transformadas em zumbis! Confesso que nunca li nada de zumbis, mas nunca é tarde para mudar isso!
    Enfim, ótima dica, caso eu resolva ler algo de zumbis, essa obra estará bem na frente da minha lista!

    ResponderExcluir
  11. Eu amei a estória sem nem ler ainda, gosto muito da série The Walking Dead, e sei que irei gostar muito desse livro, os personagens parecem ser bem fortes, acho que se eu ficasse presa dentro desse shopping, morreria mais seria de ataque cardíaco.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos, tudo bem?
    Vejo muita gente comparando os livros com The Walking Dead, mas confesso que não tenho vontade de ver a série e tenho vontade de ler os livros hahahah ;)
    Prefiro imaginar certas cenas do que ver :P
    E é mesmo muito bacana quando mesmo com altas expectativas, o livro consegue nos surpreender :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcos
    Apesar de meu forte não ser zumbis, eu gostaria de ler o livro. Além de ser nacional, o autor é sempre elogiado por todo desenvolvimento da obra. Gostei de saber que ele trabalha ainda o lado psicológico e faz algumas críticas, isso deve enriquecer ainda mais o livro.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Gostou muito de zumbis, achei bem legal a ideia de como surgiu o apocalipse, muito original!
    Acho que o Rodrigo soube explorar muito bem a história, ainda mais por se passar no Brasil. Quero muito ler essa série!

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Não conhecia a série... E apesar interessante essa diagramação diferenciada, com páginas amarelas e toques de sangue que tem tudo a ver com o livro, e o fato de se passar no Brasil, histórias com zumbis realmente não chamam minha atenção... Mas pode ser que mais pra frente dê uma chance a essa leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha lido resenhas sobre essa série e realmente me pareceu muito boa. Mesmo eu não sendo uma grande fã de zumbis, acho que a história pode ser muito boa e estou bem curiosa para ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Marcos,é sempre bom quando uma leitura nos surpreende,mas quando ela ultrapassa as nossas altas expectativas é muito melhor.Esse livro realmente se torna um favorito.Fiquei muito curiosa para acompanhar a trajetória de Ivan,Estela e seus filhos Matheus e Ana e ver o que acontece quando tudo vira de cabeça para baixo.Lutar pela sobrevivência de um lado zumbis de outro seres humanos nada amistosos,legal Ivan e os filhos não virarem zumbis,gostei de saber que não é apenas ação e os personagens possuem aprofundamento psicológico.Estou bem curiosa para conferir.Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos
    Acho que li a resenha e não comentei... estranho, mas vamos lá, como estou lendo as resenhas pela ordem da última publicação para trás, acabei comentando primeiro na resenha do livro dois. Bem como disse, me impressionei pela obra e gostaria de ler.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  19. Oii!
    Estou mto curiosa e ansiosa pra começar a série!
    Estou apaixonada pelas capas dos livros...pelas histórias,...
    Não vejo a hora de começar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da premissa do livro, ainda mais por ser um livro que lembra The Walking Dead, só isto já bastou para querer conferir a obra. Gostei também do livro não focar apenas na ação, focando nos personagens, em suas estratégias e conflitos. Outro ponto positivo com certeza é a presença do cenário conhecido e de nomes que temos certeza que lemos da forma correta. Enfim a obra parece ser ótima.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito! Uma obra interessantíssima!
    Parece ser daquelas que a gente não para enquanto não acaba. E se duvidar, já pega o segundo volume em seguida!!
    O fato de se passar no BR deixa ainda mais sofisticada.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante se passar em várias cidades e se basear nessa teoria, mas detesto livros e filmes de zumbi, por isso não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  23. Ahhh, quero muito ler esse livro!! Adorei a resenha!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Participe do Sorteio no Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo