15/04/2016

Resenhas: As Gêmeas do Gelo

Título: As Gêmeas do Gelo
Autor: S. K. Tremayne
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620528
Ano: 
2016
Páginas: 
362
Compre: Aqui

Sinopse:

Um thriller psicológico aterrorizante perfeito para os fãs de A Garota no Trem
Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?

Resenha:

Quem lê livros de suspense, mesmo que com pouca frequência, sabe que existem certos clichês consagrados. Então, quando um autor resolve fugir do lugar comum, eu sempre abro a oportunidade para a leitura. Com Tremayne foi exatamente assim. Quando vi um enredo bem diferente, joguei-me na leitura. Felizmente, não me decepcionei.

O drama de uma família começa com um terrível acidente. Uma das filhas morre. Eles tinham um casal, gêmeas perfeitas, Kirstie e Lydia. Esta morreu no acidente; aquela está viva. Porém, tudo que eles possuem para dizer isso é a afirmação de Kirstie. Por elas serem gêmeas perfeitas, o DNA é exatamente igual. As duas também são fisicamente iguais. Os pais acreditam em Kirstie, logicamente, mas um dia tudo muda.


Kirstie começa a sofrer com o trauma de perder a irmã. As gêmeas eram tão unidas, tão próximas, que Kirstie não sabe mais quem é. Ela começa a misturar a sua personalidade com a da irmã. Pior, ela começa a afirmar que houve um grande engano, que ela é Lydia e não Kirstie. Sarah, mãe da garota, não tem mais certeza de quem está viva e quem morreu. Essa dúvida parece enlouquecê-la.
Quem sou eu? Qual deveria ser a sensação de alguém não saber quem é, de não saber qual “eu” está morto?” (p. 101).
Pior ainda, o lugar para onde ela se mudou depois do acidente, uma ilha, parece carregar estranhos acontecimentos. A Ilha do Trovão é repleta de lendas sobre espíritos e passagem para o outro mundo. Será apenas uma confusão mental que assola Kirstie? Será ela, na verdade, Lydia? Ou a ilha realmente é assolada por espíritos que confundem a cabeça da menina? Façam suas apostas, o jogo está começando.

Partindo dessa premissa, S. K. Tremayne cria um enredo altamente psicológico e bem embasado cientificamente. Usando-se de uma possibilidade psicológica e biológica, o autor envolve o leitor do começo ao fim. Queremos saber qual a verdadeira história por trás de tudo, como o fato realmente aconteceu. A brincadeira de múltiplas personagens misturadas numa única criança acaba brincando com o psicológico do leitor, o que deixa tudo mais envolvente.


Ademais, outro fato que acaba por deixar a obra mais próxima de quem lê é o sofrimento da Kirstie/Lydia. Afinal, fica difícil não se solidarizar com ela. O profundo estado de confusão mental é agonizante. Ela, muitas vezes, acredita está vendo fantasmas. Em outros, acredita ser ela mesmo um fantasma. Nos demais momentos, imagina estar maluca. Isso, aliado à rejeição que a garota sofre das demais crianças, torna a obra muito perturbadora.
“O silêncio parece um uivo, um grito penetrante. Mas a coisa mais barulhenta na casa é o meu coração, batendo depressa. Quem está na casa e por que está brincando desse jeito? Por que alguém queria me assustar? Tenho certeza que ouvi passos, não foi uma ilusão. Há alguém ali” (p. 236).
A obra também ganha pontos pelos personagens reais que possui. A gêmea sobrevivente, Sarah e Angus, pai das meninas, convencem das suas realidades. São personagens possíveis, sofredores, pulsantes. Todos eles possuem dúvidas e segredos, o que os tornam bem próximos de uma pessoa real. Isso é bem chamativo para quem lê, afinal, ninguém se identifica com personagens perfeitos e idealizados, como encontramos em muitos livros.

A única crítica que faço à obra é em relação a sua extensão. O autor acrescentou muitos dados que, sinceramente, em alguns momentos, em nada contribuíram para o desenvolvimento do enredo. Principalmente se levarmos em consideração o final que não foi tão surpreendente assim. Era possível criar uma obra ainda melhor se alguns desses dados fossem eliminados. Isso tornaria a leitura mais rápida e não deixaria o leitor tão angustiado para um final tão simples.


Quanto à parte física, eu não tenho o que reclamar. A capa está perfeita e transmite muito bem o clima sombrio e de incertezas da obra. A diagramação está simples, mas confortável, proporcionando uma boa leitura. A revisão e tradução estão ótimas, como já é padrão da Bertrand. Ou seja, todos os elementos contribuem para uma boa leitura.
“Todo amor é uma forma de suicídio” (p. 364).
Desta forma, resta-me apenas indicar o livro. Apesar do pequeno ponto que me desagradou, a leitura é muito envolvente e vale a pena. Confira; você irá gostar.



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Olá! Eu terminei a leitura desse livro hoje e não curti muito não. Concordo com o que você pontuou na sua resenha, achei a narrativa maçante e redundante, mas os personagens me pareceram um pouco inverossímeis.
    Ademais, o enredo criado é muito original, contudo, a narrativa tornou esse enredo chatinho e eu esperava bem mais quando li a premissa do livro. Enfim... acho que eu não curto o gênero suspense ou a escrita do autor que não me convenceu, rsrs.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas nossa, deve ser desesperador estar nessa situação, tanto para ela, quanto para os pais. Dessa vez eu não tenho nenhum palpite, ainda mais que existe o elemento sobrenatural presente na história. O que mais chamou minha atenção, foi a carga emocional dos personagens. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos
    Que livro incrível! Estou louca para ler. Já imaginava que trabalhar o lado psicológico seria o ponto alto do livro. O livro parece ter muitos pontos positivos, uma pena que pecou com informações demais.
    Ótima resenha, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Nao sei se eu leria, sua resenha como sempre ficou otima! Pude sentir o peso do livro so de ler, parece tenso !!

    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro, estou escrevendo um também, sobre gêmeas, então achei interessante conhecer outras obras, essa foi uma que me inspirou bastante, (NÃO DO TIPO PLAGIO) mas depois de lê-la criei mais cenas para minha obra, um bom suspense para sair da ressaca

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!

    Eu não conhecia a obra, confesso que só olhando a capa, pensaria que era uma fantasia, não um suspense psicológico.
    Gostei muito da sua resenha, vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero gostar tanto quanto vc.

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, parece que pedimos os mesmos livros, haha..
    Ainda nao li As Gemeas do Gelo, mas irei começar hoje.
    Adorei ter lido aqui para ja me preparar para a leitura.
    Espero gostar tb, vou ficar atenta nesse ponto que te desagradou.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos!
    Desde que li a sinopse desse livro fiquei interessada, principalmente por envolve crianças e gêmeas ainda. O suspensa fica maior.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  9. Eu já estava de olho neste livro desde que a editora liberou a capa. Agora então.... nem se fale.

    Tô com a impressão de que vou amar essa leitura!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  10. Chega deu um medinho kkkkkk é muito difícil eu ler historias com essa temática. Mas eu gostei tanto da sua resenha.
    Essa historia chama a atenção mesmo por vir com uma proposta diferente, que pra mim foi inovadora. Já me tornei solidária com a garota, que parece que vai ter uma vida triste. Fiquei curiosa pelo final dele.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Amei a história! Deve dar uma agonia só! haha
    Não saber a própria identidade deve ter uma coisa de louco! Os pais das meninas também ficam super confusos, assim como eu fiquei hahaha
    Com certeza vai para a minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto a história desse livro aqui no blog,estava esperando a resenha porque fiquei bem interessada. O suspense foi o que mais me interessou, e nunca tinha visto um livro com uma história como essa, apesar dos pontos negativos dito por você, quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    A sua é a primeira resenha que leio desse livro. Estava doida para saber mais sobre ele, já que quando vi nos lançamentos eu já quis ler ele. Estava com uma ideia errada sobre a menina, achei que ela fosse aquelas garotas mimadas que estavam brincando com os pais ao afirmar ser a outra que morreu. mas pelo jeito não é nada disso. É um livro que entra para minha futuras leituras.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Você me convenceu nas palavras "escocia" e "suspense" ahhaha. Gosto muito de suspenses psicológicos, já entrou na minha lista de leituras.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos!
    Tudo bom?
    Que resenha genial! Você escreve muito bem. Me arrependi de não ter solicitado esse livro com a editora, mas independente disso quero ler e vou ler. Sua resenha só me deu amais certeza de que devo fazer isso.

    Primeira vez aqui no blog, estou seguindo.
    Gostei muito daqui.

    Um abraço.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não li a Garota no trem, mas se dizem que é pra fãs de Garota exemplar, então lerei.
    Consequentemente, esse me interessou também.
    Na verdade, eu li no seu skoob hahaha mas passei pra dar um alô e dizer que gostei da resenha, me deu vontade de ler :D
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi esse lançamento (acho que vi aqui), fiquei extremamente curiosa, pois só pela sinopse dá para ter uma noção do quanto deve ser um livro perturbador! A sua resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro!
    Só achei uma pena que o final não seja tão surpreendente! Acho a capa bem atrativa!
    Enfim, como sempre, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos!
    Eu vi esse lançamento da Bertrand e fiquei hiper ansiosa quando li a sinopse! Sua resenha me deu mais vontade de ler porém não irei criando muitas expectativas, não gosto muito de livros maçantes e com informações desnecessárias mas como você pontuou o livro não deixa de ser diferente e bom.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Oiii Marcos, tudo bem???
    Este livro me atraiu desde que foi lançado. Sou apaixonada por histórias assim, que tenham mistério e que brinquem com a mente dos personagens e leitores. Então nem preciso dizer que ele está na lista, não é mesmo? Será um dos próximos livros a serem comprados :)
    Gostei bastante de conferir sua opinião. Só fiquei meio assim com os comentários sobre o desfecho :P Espero curtir assim mesmo :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Uau que surpresa.
    Como deve ser difícil não saber quem você é.
    Eu gosto muito de livros de suspense, e gosto ainda mais quando os livros quebram o velho e bom estereótipo, gostei muito do enredo que o livro trás, vou com certeza ler esse livro.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um bom livro, com crítica e trama que chama atenção. Pelo estilo dele, quando vi a sinopse esperava aquela história "mais do mesmo", mas estou começando a pensar que não é bem assim. Mesmo que tenha umas coisas batidas acho que a trama é muito boa, a escrita parece ser daquelas de angustiar pra saber o que acontece e entender tudo. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  22. Marcos,amei a premissa e que bom que não tenha se decepcionado.Essa dúvida criada ao longo do livro de qual das gêmeas,realmente morreu é bastante instigante.Tudo que vem a seguir é com certeza é psicológico e perturbador.Pena ser extensa e o final não ser tão surpreendente mesmo assim irei conferir,pois como você mesmo disse irei gostar.Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Esse livro parece ser realmente fantástico... Deve ser uma loucura para Kirstie não saber quem ela é verdadeiramente... Apesar de apresentar momentos mais lentos que tornam a leitura um pouco maçante, "As gêmeas do Gelo" com certeza entrou para minha lista de leituras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de histórias de suspense, e fiquei curiosíssima com essa. A premissa é ótima e tenho certeza que iria adorar ler. Quero saber o que realmente aconteceu, qual das gêmeas morreu e como os problemas se resolvem.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  25. Marcos
    A resenha me deixou bastante curiosa, principalmente porque o um livro de 362 páginas não é muito extenso, então acredito que as partes que o autor acrescentou que não contribuíram tem como objetivo deixar o livro mais gordinho. De qualquer forma a trama me pareceu bastante interessante. Sou medrosa para estes assuntos, mas fiquei com vontade de ler.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  26. Oii!
    Uoool! Preciso ler esse livro!
    Gostei mto da sinopse...Qro saber mais sobre as gêmeas e saber o q acontece ...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Assim que vi o lançamento deste livro já me interessei por ele, muito inteligente essa sacada do autor de brincar com gêmeas idênticas. Uma pena que a obra seja meio enrolada, já tive experiências assim e realmente não é nada bom, que pena que o final foi fraco. Gostei muito da resenha, já vou avisada, para não me decepcionar com a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Realmente parece ser bem escrito, porém, acho que não lerei.
    Achei muito triste. E essa confusão mental, da uma dó, a perda da irmã, da filha, deixa o restante da família sem saída mesmo. Não to bem pra ler um livro forte assim =(
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Interessante, mas não gosto de livros nesse estilo, que nos fazem duvidar dos personagens principais, por isso não lerei

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo