04/04/2016

Resenha: Colega de Quarto

Título: Colega de Quarto
Autor: Victor Bonini
ISBN: 9788562409509
Editora: Faro Editorial
Ano: 2015
Páginas: 280
Compre: Aqui

Sinopse:

Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?

Resenha:

Colega de Quarto foi uma surpresa para mim. Eu esperava um livro bom, mas não um livro tão incrível e envolvente. Se for pensar que é uma obra de estreia, o autor merece meus parabéns ainda mais. Motivo? Confira abaixo.

Eric é um rapaz muito rico, o típico playboy. Namora uma garota estilo modelo, possui roupas de marca, um carro caríssimo e mora em um dos melhores condomínios de São Paulo. Porém, ele não está feliz. Pior, ele acha que pode estar ficando louco. O motivo é simples: ele acredita que pode ter um colega de quarto “invisível” morando com ele.


Indícios não faltam; o micro-ondas liga sozinho durante a madruga; a descarga do banheiro é ativada sem qualquer comando. Ainda tem o chinelo que aparece, misteriosamente, no quarto de hóspedes. Uma escova dental também surge no seu banheiro, como em um passe de mágica. É enlouquecedor, sem dúvidas.
“Por um segundo, Eric não se moveu. Respirou fundo, hesitante. Caminhou silenciosamente até o sofá, agarrou o controle remoto nas mãos trêmulas e desligou (...). Tinha certeza de que deixara a televisão desligada. Nem sequer ligara durante o dia” (p. 13).
Querendo provar para si mesmo que não está louco, Eric procura ajuda. Primeiro, de um psicólogo. Após, vai atrás do detetive particular Conrado Bardelli. Contudo, aparentemente, nenhum deles pode ajudá-lo. Ainda naquela madrugada, o jovem Eric despenca da janela do seu quarto. Seria suicídio por causa da loucura ou o colega de quarto o assassinou?

Partindo dessa premissa, Victor Bonini cria um enredo complexo e envolvente. Com uma narrativa detalhada, mas não cansativa, consegue prender o leitor do começo ao fim. Ele ganha pontos por construir um caso muito plausível; melhor ainda: apesar de deixar boas dicas para o leitor, consegue surpreender no fim.


Outro ponto que merece muito destaque na construção do enredo são os bons personagens. Todos eles são muito humanos; possuem falhas e qualidades, até mesmo os “vilões”. Eles são tão reais que eu não me surpreenderia se me deparasse com qualquer um deles por aí. Isso, sem dúvidas, é um mérito enorme. Poucos são os autores que conseguem tal feito.
“Conrado manteve o olhar no caminho de pedra, quinze andares abaixo, e sentiu um mal-estar quando imaginou como seria cair daquela altura. A acrofobia o fez remontar imediatamente à foto da queda de Janela para a morte, de Raymond Chandler, e o detetive subitamente se viu pronto a despencar naquele vão, como fizera o falecido personagem de Horace Bright” (p. 39).
Dentre os ótimos personagens, destaco o detetive e advogado Conrado Bardelli. Como advogado, parece ser um pouco preguiçoso, mas, como detetive, ele se revela. Mostra-se um homem sagaz, altamente inteligente e consegue perceber nuances dos casos que até mesmo a polícia ignora. Não é um “sabe-tudo”, pois se mostra equivocado em alguns momentos durante a obra. Porém, ainda assim segue em frente e não para até resolver o caso.

Outro ponto que merece ser salientado é a realidade que a obra carrega. Desde os trâmites policiais até as falhas do sistema – como um civil ter acesso a dados privilegiados –, o autor consegue trabalhar muito bem a verossimilhança. Não há cenas “forçadas” como em alguns livros policiais. Outro ponto que contribui para essa questão mais real é a ausência de super-heróis. Sabe aquele maniqueísmo profundo de algumas obras do gênero? Não existe em Colega de Quarto, felizmente.


Se todo o enredo merece parabéns, a Faro Editorial não fica atrás, pois entrega ao leitor um trabalho de primeira. A capa está belíssima e tem total relação com a obra. A diagramação está bonita e um pouco sombria, o que combina com o enredo. Além disso, como o espaçamento é confortável, as letras são grandes e a revisão é boa, o livro ganha em agilidade na hora da leitura.
“– Sempre encarei o suicídio como um desvio de personalidade. Pessoas fracas é que desistem de tudo (...)” (p. 71).
Analisando a obra como um todo, o que eu posso dizer, sem dúvidas, é que ela merece ser lida. Além disso, aposto no Victor como um dos novos nomes da literatura policial brasileira. Anote esse nome, pois ele ainda será muito conhecido.



Comentários
39 Comentários

39 comentários:

  1. Resenha maravilhosa de um livro que só não li ainda porque nunca o pego em promoção! Estou de olho nele desde o ano passado!
    A história tem tudos os elementos que eu gosto, tenho certeza que será uma leitura maravilhosa.
    E Marcos, se você gosta do gênero, te indico O Sorriso da Hiena. Você provavelmente já ouviu falar - ou talvez não - também é nacional e sensacional! Hahahahaha
    Tem resenha dele lá no blog.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma história que merece ser lida, se for contar tudo que voce falou sobre ele. Adoro histórias de mistério e crimes, tenho um que sempre estou relendo kkkk
    Pela sinopse, esse livro me prendeu muito, daria uma chance a ele sem nem piscar.
    Obrigada pela dica. Bom dia !

    ResponderExcluir
  3. Lendo a resenha percebi que esse livro e muito bom o fato de ser misterioso e os personagens serem cheios de emocoes e surpresas me chama muito a atencao
    Anotado

    http://naiamelo.blogspot.com.br (Ciranda da Bailarina)

    Naia Melo

    Abraco!

    ResponderExcluir
  4. Eu já sabia que você tinha gostado. Também adorei e me surpreendi. Como é que pode este ser o primeiro livro dele????

    Achei tão maduro para um cara tão novo e que não havia lançado nada. Ou ele psicografou isso, ou tá escondendo o jogo, rsrsrs.

    Adorei a resenha e todas as fotos.

    Bjkssssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu morroooooo de vontade de ler este livro desde que ele foi lançado. Sou louca por livros policiais, e esse tem uma proposta bem diferente. Adquiri o livro faz pouco tempo, mas ainda não consegui tempo para ler :( Espero conseguir fazer isso ainda esse mês, pois no próximo farei mediação em um bate-papo sobre literatura policial e quero falar sobre esses nomes que estão surgindo. Inclusive, aceito dicas hahhaha
    Também tenho problemas com alguns livros do gênero, onde há um herói, aquele que sabe tudo, descobre tudo, parecendo mágica :P Ainda bem que esse não é o caso aqui :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei demais desse livro, como lançamento do autor foi excelente, nunca vi um primeiro livro ser assim, tão bom e tão bem comentado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!

    Ha... esse livro! <3

    Olha, só posso dizer que espero muitos mais livros assim do autor. Fiquei completamente apaixonada pelo enredo e pelos personagens.
    Ótima resenha, como sempre Marcos. E galera, leiam esse livro! É maravilhoso!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Uau que resenha maravilhosa.
    Eu amo livros com uma boa dose de suspense, eu estou louca por esse livro desde que vir anunciado o lançamento pela editora, ainda não tive a oportunidade de ler.
    Mas depois dessa resenha ele com certeza ganhou prioridade máxima para mim, é bom ler uma boa resenha antes do livro, gostei de saber um pouco mais dos personagens.
    Se algo assim acontecesse com migo eu com certeza emfartaria só de medo. A trama parece bem devolvida assim como os personagens, vou com certeza correndo garantir o meu exemplar, espero gostar tanto quanto você dessa estória.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Quando li pela primeira vez uma resenha de "Colega de Quarto", fiquei com muita vontade de ler o livro. Acho esse enredo tão maravilhoso.
    Ao ler sua resenha, não me restou dúvidas de que esse livro é muito bom. Já está na minha lista de desejados.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Marcos,a sinopse chama bastante atenção pelo seu nível de tensão e mistério e por começar com uma morte.Gostei de saber que o livro foi incrível e envolvente.Não se sabe realmente se existe alguém ou se é um sobrenatural.Que bom que o fim surpreende.Gosto também de personagens humanos.Quero muito ler para acompanhar a investigação de Conrado Bardelli.Gosto bastante do trabalho de designer da Faro Editorial.Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos!
    Que resenha incrível, vc realmente me convenceu a ler. Livros policiais normalmente não são meu foco, mas tudo na sua resenha me faz querer ler.
    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que resenha maravilhoso dica ótima amei o livro,
    tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  14. Gostei tanto da resenha e olha que não sou de ler livros assim, mas confesso que adorei.
    Super leria.
    E me deixou intrigada. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  15. Marcos
    Eu no lugar de Eric mudaria de casa logo nos primeiros indícios, pois só lendo sua resenha já fiquei com medo. A Faro ficou de me enviar o livro para resenha, mas nunca chegou aqui em casa. E o tipo de livro que deve prender o leitor do inicio ao fim e também causar alguns arrepios. Fico muito feliz em saber que temos mais um novo nome na literatura nacional.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, tudo bom? Não conhecia esse livro mas achei bem interesse parabéns pela resenha. Primeira vez aqui e já estou participando.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Se o livro for tão bom quanto você descreveu em sua resenha, com certeza é um dos melhores do gênero e fico feliz por ser nacional. A trama parece ser envolvente e os personagens igualmente, quero muito ler, já está anotado.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    SOCORRO!! A única coisa que eu consigo pensar é 'eu quero, eu quero'.
    O enredo parece ser incrível, tô curiosa demais aqui.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Eu li esse livro em Fevereiro e adorei a leitura, não conseguia desgrudar do livro, como você falou por ser um livro de estreia o autor manda muito bem, todo esse mistério que envolve a morte e o colega de quarto me instigou e muito, também adorei a edição da Faro e as páginas grossas.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Eu sempre vejo esse livro por aí, mas, só agora conheci um pouco mais a fundo. Gostei bastante de seus comentários a respeito da obra, principalmente em relação aos personagens.
    Com certeza vou dar uma chance a ele.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Fico tão feliz quando vejo esses autores brasileiros sendo vistos como tão bons quanto os internacionais, vou ficar de olho no livro a partir de agora.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Marcos!
    Já está entre os melhores livros que li esse ano.
    Acredito que o protagonista é mesmo o detetive Conrado, ele é muito bom.
    Adorei toda construção do enredo e o final.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos! Assim que vi esse livro em um Book Haul, logo depois de ser lançado, fiquei bem curiosa. A história parece ser muito interessante e envolvente. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos, tudo bom?
    Eu confesso que fico um pouco angustiada e com medo desse tipo de livro, mas a sinopse e sua resenha foram um tanto instigantes e atrativas. A questão dos personagens parece o ponto mais alto da leitura hehe
    Colocarei nas futuras leituras e espero poder lê-lo um dia!
    Adorei a resenha.

    Beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Gosto bastante de livros policiais, os mistérios sempre me deixam intrigada. Mas eu não sou uma leitora que tenta adivinhar quem é o "vilão", só vou lendo até o autor contar. Fiquei bem curiosa com essa história, queria saber se afinal existia um colega de quarto ou se o Eric estava com problemas mentais. O livro está indo pra minha lista de desejados e espero poder ler logo logo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Parece ser do tipo de livro que eu gosto, eu adoro suspenses e me interessei muito pelo livro, ainda mais que é um autor nacional! Acho legal dar apoio aos autores brasileiros, tem muito material bom por ai

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Conheci o Victor através de parceria com a Faro Editorial, ainda não consegui ler o livro, porém fiquei apaixonada pela diagramação do mesmo. O enredo me chamou muito a atenção desde o primeiro momento em que li a sinopse e com a sua resenha, minha vontade é de parar agora e ler o livro.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Marcos.
    Eu quero muito ler esse livro. Já participei de um monte de sorteios para ganhar ele mas nada hehe. Acho que vou ter que comprar mesmo o preço sendo um pouco alto. O livro tem tudo para me agradar, tem exatamente o que eu gosto de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse livro e só falta eu pegar para lê-lo, quando soube que era ficção policial e ainda nacional, não podia deixar de comprar na Bienal, o autor é uma graça e super simpático.
    Depois de ler sua resenha não tenho dúvidas de que é um livro incrível! Parece ser bem sombrio e com suspense e mistério na medida certa fazendo o leitor enlouquecer até saber se o Eric está louco ou não.
    Agora eu estou com a curiosidade a mil!!! Preciso ler logo esse livro. Obrigada por aumentar minha ansiedade hahahahaha

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  31. Nossa, que estória incrível, a capa e o nome do livro já havia me despertado a curiosidade, mas depois de ler a sua resenha, sem nenhuma dúvida é um livro que eu quero ler, apenas falta, como sempre, o dinheiro, kkkkkk, mas anotei a dica, e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Marcos
    Infelizmente ainda não li o livro, e quero muito lê-lo. O autor parece mesmo ter acertado em tudo e criado uma história bem parecida com nossa realidade. Por tudo que já ouvi e por sua resenha, eu tinha me enganado achando que era um livro aterrorizador. A capa passa essa impressão.
    Adorei a resenha e saber de mais uma obra nacional que vale a pena a leitura.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá...
    Nossa, que resenha fantástica... Quantos mistérios... Coisas ligando sozinhas de madrugada, objetos que aparecem realmente como mágica... Meu Deus... Um daqueles livros que realmente te envolvem do início ao fim... Quero ler esse livro pra descobrir o que verdadeiramente está acontecendo com Eric.
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. O livro parece conter um suspense bom!! Eu fico com a opinião de que o amigo, ou melhor, inimigo invisível realmente existe!! Acredito que Eric não se jogou da janela do seu apartamento!! Mas talvez não seja isto que aconteceu!! Gosto demais de suspense!!

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    Eu já havia me interessado pelo livro só pelo nome e pela capa, mas essa resenha me surpreendeu!
    Nunca tinha lido sobre esse livro.. E de acordo com o que você escreveu, parece ser bem melhor do que imaginei.
    Fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu com Eric, se foi suicídio ou essa tal colega de quarto o matou.

    ResponderExcluir
  36. Conheci este livro aqui no seu blog e desde então ele está na minha lista de desejados. Gostei muito desta obra pela sua premissa, me deixou muito curiosa e também por não forçar nada e não buscar soluções mirabolantes, impensáveis. Gostei muito da resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Que massa!!! Amei sua resenha,parabéns!
    Vou querer ler sem falta!!
    Que curioso e diferente, curti muito mesmo, preciso descobrir o que acontece!!
    bjss

    ResponderExcluir
  38. Muito interessante, até eu fiquei com vontade de ler e saber o desfecho da história, e o melhor é que é nacional! Nunca li nada no estilo, e fico pensando se o Eric está louco ou se tem alguém mesmo. Quero muito saber se o Eric sobreviveu a queda...

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo