30/04/2016

Resenha: Estrela da Manhã

Título: Estrela da Manhã
Autor: André Vianco
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552626
Ano: 2015
Páginas: 280
Compre: Aqui

Sinopse:

Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho. Perdido, tenta encontrar na internet, através da tela de seu smartphone, tutoriais de rituais para reencontrar seu pai morto. Ele acredita que somente algo vindo do além poderá ajudá-lo.
O menino é tão persistente que finalmente sua voz é ouvida do outro lado. No entanto, quem responde ao seu chamado não é o pai, mas uma entidade que promete protegê-lo de seus detratores durante sete dias. Rafael só quer ser protegido, por isso entrega à entidade a lista com os nomes dos que o aborreceram. Só quando a primeira pessoa de sua lista morre ele descobre que seu pesadelo está apenas começando.

Resenha:

Por gostar de fantasia, terror e literatura nacional contemporânea, tinha vontade de conhecer a escrita do André Vianco. Então, quando surgiu a chance de ler Estrela da Manhã, não deixei passar. Era a chance de desbravar mais um autor nacional tão conhecido. Após a leitura, certamente vou querer outros livros do autor, apesar dessa obra não ter sido bem o que eu esperava.

A trama tem como foco Rafael. Ele é um garoto que perdeu o pai muito cedo e que sente demasiadamente a sua falta. Para piorar, o menino está tendo problemas na escola. Ele vem sofrendo bullying de um valentão, o Maguila. Rafael, diante desse problema, não consegue apoio em casa e nem na escola; o motivo é simples: a família de Maguila é rica e ninguém quer ter problemas com ela.


Rafael acredita que, se seu pai estivesse vivo, nada disso aconteceria. Então, ele começa a procurar uma forma de entrar em contato com seu progenitor. A forma encontrada é o ocultismo. Porém, ao tentar achar o pai, acaba entrando em contato com outro algo que lhe oferece proteção. Inocentemente, o garoto aceita a ajuda; então, seus problemas começam. Quando a primeira pessoa da lista que Rafael ofereceu ao ser falece, ele percebe que estava mexendo com algo além da sua compreensão.
“O frio penetrante foi se desvanecendo, levado pela assombração para onde quer que ele tivesse ido. Rafael sentou-se no sofá da sala e abaixou a cabeça, amparando a testa com as mãos. Queria abrir os olhos e acordar daquele pesadelo”  (p. 84).
Partindo dessa premissa, Vianco cria um livro envolvente, mas não muito original. A ideia de espíritos e demônios enganando humanos é mais do que comum. Porém, isso não estraga o envolvimento com a obra, principalmente se o leitor for jovem. Mesmo sabendo o que vai acontecer, como a escrita do autor é ágil e os personagens são cativantes, acabamos nos deixando levar por uma leitura prazerosa.

Outro aspecto que pode ser interessante para leitores mais jovens é a apresentação de problemas cotidianos enfrentados nessa idade. Aqui temos o bullying, agressão, problemas de relacionamento familiar e dificuldades escolares. Ter a possibilidade de reconhecer parte dos seus problemas em um protagonista é essencial para que os mais jovens se deixem levar pelo universo literário. Nesse quesito, tenho que parabenizar o autor pelo excelente trabalho.


Por outro lado, tenho que fazer uma enorme ressalva: diferente de muitos livros juvenis que também encantam os adultos, Estrela da Manhã frustrará os leitores mais maduros. Os motivos são: prender-se apenas ao básico do básico do ocultismo; repetir clichês bobos e nada convincentes do gênero; falta de coerência em algumas atitudes, o que só um leitor mais maduro vai perceber e, por fim, “trapacear” no nome da obra. Afinal, se você for um leitor mais experiente no terror e estiver esperando um aparecimento fenomenal da “Estrela da Manhã”, certamente sairá decepcionado.
“Meia-noite. Seu fantasma está ativo para mais um dia de proteção” (p. 110).
Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa está bela, sombria e reflete bem o espírito da obra. A diagramação, por sua vez, está bem simples, mas confortável, propiciando uma boa leitura. Quanto à revisão, encontrei um problema ou outro, mas nada que atrapalhe a compreensão do texto.

Em suma, Estrela da Manhã é um livro leve, envolvente e excelente para crianças e adolescentes que gostam de um bom terror. Adultos, por sua vez, provavelmente sairão frustrados, mas deve-se levar em consideração que eles não são o público alvo. Se você não se importa com um clichê ou outro e gosta de livros leves, tem tudo para gostar dessa obra.



Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Oi, Marcos, tudo bem?

    Que pena que o livro ficou no basicão. Tinha tudo pra ser um história excelente, pois a sinopse me pareceu muito promissora. Mas mesmo com sua ressalva acho que daria uma chance ao livro caso surgisse a oportunidade.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. De cara eu não gostei da capa, achei básica demais e poderia mostrar mais o terror que o livro quer nos passar. Eu achei a historia intrigante por nunca ter lido algo nesse estilo, mas pra quem.já leu acredito que seja mesmo clichê.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, adorei seu blog! Bem cativante e sua descrição no final do post é ilaria "ainda vai dominar o mundo". Gostei muito mesmo, achei bastante inovador e interessante!

    Sobre a publicação, gostei muito do jeito que escreve, as citações em torno do texto deixa a leitura muito agradável. Mas, sobre o livro já não sei se faz bem meu estilo e leitura. Deve ser pelo motivo de não ser muito fã de terror, mas em relação aos fatos socio-educacionais já me interessou.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum trabalho do autor, como adoro vampiros, acho que irei começar por outro livro dele, risos... Mas gostei muito dessa capa, não conhecia esse livro ainda e achei que ele tratou de assuntos importantes entre ele o bullying. Pelas suas ressalvas, parece apenas ser uma boa história, quem sabe para ler nas famosas ressacas? Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Acredita que até hoje só li um livro do Vianco??? Pois é! kkkk Mas tenho outros tantos na minha estante, só me falta tempo mesmo...

    Sobre Estrela da Manhã, eu já o queria só pela capa que achei maravilhosa. Mesmo com suas ressalvas, eu daria uma chance a obra. Apesar de não estar mais tão contente com os livros juvenis que ando lendo, Vianco merece uma chance!

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro bem instigante, pedir ajuda á alguém já morto? O livro trata de um garoto que sofreu bullying e acha que seu pai poderia lhe salvar, acho meio clichê e tal, quero conferir a obra pois não leio muitos nacionais, e porque o título e a capa me chamaram muita atenção, mesmo que o título não tenha nada a ver com a história

    ResponderExcluir
  7. Nossa vendo a capa imaginei outra historia, por isso e sempre bom ler a resenha completa, mesmo sendo um terror leve eu me interessei pq sou medrosa kkkkkkk ai leria numa boa, gostei do desenrolar da trama...


    https://naiamelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de livros de terror, e não tenho problemas com clichês, então acho que iria gostar desse. Mesmo sendo um livro mais leve, não teria problemas, e eu gostei do enredo.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Comprei esse livro para presentar uma amiga que ama os livros dele, e claro que ela me empresta depois hehe. Ela realmente comentou comigo que o livro está com um estilo diferente dos outros dele. Mas ainda assim, eu vou querer ler ele com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, tudo bem?
    Pena você não ter curtido o livro :P Eu queria muito ler esse livro, mas pelos seus comentários, não tenho certeza se vou curtir :P Geralmente eu adoro livros juvenis, mas também sou chata, então depende mesmo :P Acho que não vou curtir esse :( Se tiver a oportunidade, lerei, mas agora já baixei a empolgação hehehe
    Eu também só li um livro do autor até hoje e acabei me decepcionando, que foi "A Casa" :P Vou ver se leio O Sete que dizem que é o melhor dele. Por que se tiver mais decepções , acho que eu desisto de vez dele kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quando li a sinopse imaginei uma obra muito macabra e tensa, kkkkk
    Mas então continuei a ler a resenha e vi que você não achou muito original, daí desanimei um pouco, mas mesmo assim, parece uma obra boa, eu leria, e acho que não me decepcionaria, porque eu já tenha noção de que é uma obra bem comum, digamos assim!
    Enfim, muito boa a resenha, como sempre!

    ResponderExcluir
  12. E aí, Marcos, beleza?
    Eu amei sua resenha, é a primeira do livro que leio e fiquei curiosíssima para lê-lo!!
    Tenho muita vontade de ler livros de terror, no entanto, tenho um medão kkkkkk sempre deixo pra depois, e por fim, nunca leio kkkkk
    Do Vianco só li O Caso Lauro, e amei! A história é bem interessante, além de ter um escrita fluida e primorosa.
    bjoss

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada do autor, mas fiquei curiosa para desvendar os mistérios do livro, mesmo sabendo que ele é clichê e meio óbvio. Gostei da premissa e a capa do livro é bem bonita. Ótima resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o.livro e o autor...
    Eu gostei bastante, como já disse aqui uma vez, sou bastante eclética à gêneros e daria uma chance ao livro sim...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Nunca li nenhum livro do André Vianco, mas garanto que esse não será o primeiro... Sou um tanto quanto medrosa e no que se trata de mexer com entidades e demônios, mesmo que apenas em uma leitura, fico bem distante... Mesmo assim gostei da sua resenha...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum livro sobre o assunto mas já assisti vários filmes. Por ficar só no básico, acho que não me prendera o bastante.

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos!
    Já tinha visto esse livro em algum lugar e confesso que a capa tinha me chamado a atenção, mas nunca li nada sobre ele. Pela capa, não achei que se tratava de um livro voltado para adolescentes. Pra mim era algo mais cabuloso por assim dizer. O gênero ocultismo realmente é bem complexo e tratá-lo de forma básica talvez não seja legal para os leitores assíduos. Mas a história é interessante mesmo com os clichês que já estamos acostumados. Como sempre mais uma ótima dica de leitura!
    Abs!

    ResponderExcluir
  18. É um tema muito atual o bullying, achei interessante essa entidade protetora. Não conhecia nada do autor, talvez leia algum dia, mas não é uma prioridade.

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcos.

    Livro sinistro, mas ja me conquistou, ele me parece ser muito bom, com o tema do bullying, que hoje é um fato e não mais uma simples ocorrência, tornou o livro ainda mais interessante.
    Por que só quem sofre sabe o quanto é difícil.
    Irei ler com toda certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  20. A sinopse me deixou bem interessada mas como você falou que é mais teen vou por na lista, mas não como prioridade.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Logo que li a sinopse eu já me interessei e logo de cara eu percebi os famosos clichês de histórias de terror mesmo sem ter lido, mas enfim, confesso: Eu gosto de um clichê bem feito. Mesmo sendo uma obra meio que superficial eu acredito que eu gostaria da leitura.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  22. Você sabe que o autor não faz minha cabeça. Já imaginava que sua resenha seria mais ou menos assim.

    Adorei a sinceridade!!!

    Bjksssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  23. Oi, Marcos!
    Nunca li nada do Vianco e pretendia começar por esse. Pretendia, mas desisti por conta do que você falou que não iria prender leitores mais maduros.
    Um menino chamado Maguila só pode gostar de bater nas pessoas. E quanto a essa lista de pessoas e que morrem, me lembrou muito Death Note.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  24. Quando eu vi o titulo pensei: isso tem que ter haver com "Estrela da Manhã" deve ser um livrão! Daí se vê que ler resenhas de resenhistas nos quais confiamos não é só trocar de cordialidade, pois sua resenha... como diria... me levou a conhecer mais sobre o livro e saber que ele estava um pouco distante daquilo que eu esperava dele.

    Não é que tenha tirado da lista, nem sempre a gente quer uma história densa e desafiadora, as vezes um clichê é o que nós queremos (uma leitora assídua de romances históricos como eu bem sabe o valor do clichê), mas seria muito decepcionante para mim ter cedido a tentação de comprar esse livro esperando uma história que envolvesse algo mais denso e consistente com a participação central da "Estrela da Manhã" e tudo o mais e dar de cara com um infanto-juvenil.

    Resenhas são uteis! Valeu pela sinceridade na resenha!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  25. Realmente parece mais o tipo de livro que eu curtia na adolescência. Bjos

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto muito de livros com essa temática, mas não sei se esse me agradaria porque é mais voltado para o público mais jovem. Acho que pode ser mais interessante para o leitor dessa idade, que ainda não está muito acostumado com o gênero. Por isso, acredito que vou deixar passar, mas preciso dizer que achei a capa linda.
    Beijos!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcos,

    adorei a resenha e concordo bastante com o que disse. Eu amo suspense e terror e o livro me frustrou um pouco também, porque é mais voltado para jovens e cheio de clichês... Contudo, achei bacana o autor abordar a questão do bullying e a família dele ter se unido para combater o Estrela da Manhã.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi marcos! Como vai?
    Preciso admitir que o que me chamou a atenção para clicar na resenha foi o título. Mas, me decepcionei um pouco com algumas coisas que você disse. Embora eu seja adolescente e esteja na faixa etária que o autor quis atingir, tenho 90% de certeza que acharia a obra um pouco frustante, talvez por conta de minha base familiar/religiosa que tem um pé no ocultismo. Leria só para tirar minhas próprias conclusões.

    beijos!
    www.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Marcos
    Não gosto muito deste tema, então vou pular este livro. Mas achei sua resenha excelente e esclarecedora sobre o livro. Já li Os Sete, Sétimo, O Senhor da Chuva, Os Filhos de Sétimo, Revelações, O Livro de Jó e tenho aqui em casa para ler: O Vampiro - Rei - Bento, A Bruxa Tereza, Cantarzo. Posso dizer que gosto muito do autor.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo