21/04/2016

Resenha: O Céu Noturno em Minha Mente

Título: O Céu Noturno em Minha Mente
Autora: Sarah Hammond
Editora: Galera Júnior
ISBN: 9788501104496
Ano: 2016
Páginas: 288
Compre: Aqui

Sinopse:

Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?

Resenha:

Quando eu solicitei O Céu Noturno em Minha Mente para a Galera, imaginava um livro juvenil bom, mas confesso que não criei muitas expectativas. Contudo, quando comecei a mergulhar no mundo de Mikey, fiquei completamente surpreso. Sarah Hammond criou um livro que me envolveu de forma surpreendente. Como isso aconteceu? Confira abaixo.

Mikey Baxter é um garoto de 14 anos, porém, tem diversas diferenças dos garotos da sua idade. A primeira grande diferença é que ele tem certa dificuldade de entender algumas coisas. A segunda é que ele possui um dom que muitos gostariam de ter: o Pra Trás. Mikey consegue enxergar o passado e, muitas vezes, suas visões estão interligadas com o presente. Porém, ele não consegue dominar muito bem esse dom.


Ainda há outra diferença entre Baxter e os demais garotos: seu pai está preso. Ele não sabe exatamente o motivo, afinal, sua mãe se recusa a falar sobre as razões. Na verdade, falar sobre o pai é proibido. Isso sempre intrigou Mikey, mas ele tinha que aceitar. Contudo, tudo parece que começará a mudar quando o Pra Trás mostra algo ao garoto. Para piorar, um assassinato acontece na cidade e ele é o primeiro a chegar à cena do crime. Daí em diante, a vida dele vira uma aventura.
“O Pra Trás é minha especialidade: vem como um filme da vida real e me mostra coisas que já aconteceram mesmo que eu não estivesse lá na época. Mas é sempre uma surpresa; nunca sei que parte do Pra Trás virá. Tenho de tomar cuidado e não ir longe demais, porque às vezes há coisas que não quero ver” (p. 13).
Partindo dessa premissa, Sarah cria um livro fantástico. Isso acontece porque a autora foge de uma estrutura já batida e previsível. Mikey está fora do padrão de protagonista juvenil; ele não tem os mesmos desafios dos demais protagonistas e, principalmente, tem um dom bem incomum. Isso, somado com o ar de mistério que encontramos na obra, torna o livro envolvente, deixando a leitura deliciosa.

A autora também merece os parabéns pela sábia escolha da estratégia narrativa. Ao usar da primeira pessoa para narrar o enredo, ela aproxima o leitor da mente e da vida do protagonista. É possível entender todos os anseios, as dúvidas e as confusões que o Pra Trás causa no garoto. Além disso, como Mikey ainda tem que conviver com o trauma de não ter o pai por perto, há um aprofundamento psicológico acima da média na obra, o que deixa tudo ainda mais interessante.


Por fim, a autora também criou um mistério muito plausível e envolvente. É impossível não ficar na torcida para que Mikey consiga juntar as peças do quebra-cabeça e aliviar sua consciência. Obviamente, o Pra Trás tem um papel muito importante na construção desse mistério, o que deixa tudo ainda mais angustiante, já que o dom nem sempre entrega as respostas exatas no momento necessário.
“Vejo segredos. As pessoas voltam ao mesmo lugar e vejo o que vão fazer: um filme da vida real só pra mim” (p. 42).
Quanto à parte física, eu não tenho o que reclamar. A capa está bela e tem total relação com o enredo. Aliás, confesso que ela foi o motivo inicial de eu ter me interessado pela obra. A diagramação, por sua vez, está simples, mas eficaz. Temos letras e espaçamento no tamanho adequado, além de uma boa revisão.

De um modo geral, O Céu Noturno em Minha Mente mostra-se um livro muito acima da média. Há um aprofundamento psicológico maior, personagens bem desenvolvidos e um mistério bem articulado que deixará crianças e adolescentes totalmente presas ao enredo. Sem dúvidas, essa é uma obra perfeita para o público infanto-juvenil, mas que também pode ser lida por leitores mais maduros. Livro mais do que recomendado!



Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. Oi, Marcos
    Quando vi o lançamento achei que seria um ótimo livro e não me enganei. Adorei sua apresentação do protagonista e adoraria conhecê-lo. Além disso, tem esse mistério ainda no enredo que deve tornar o livro ainda mais envolvente.
    Adorei a resenha e leria o livro, mas não sendo o público alvo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Esse livro é completamente diferente do que imaginei. A capa e o título sugerem outra coisa.
    Eu fiquei bem intrigada com esse dom do Mikey e sobre o pai dele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Eu não conhecia este selo da Galera Record. Gostei de saber que eles estão investindo em livros mais juvenis!

    Sobre o livro, gente! Que capa linda! Eu compraria só pela capa, claro! kkkkk
    Adorei o enredo, me lembrou um livro que li há muito tempo, não me lembro o nome, mas a protagonista era menina, não um menino.

    Bem, vou colocá-lo na minha lista de desejados. Ótima resenha como sempre.

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Achava que o livro era muito infantil, vendo a resenha percebo que errei, o livro fala de alguns temas cotidianos e que o personagem não consegue lidar com eles, fiquei com altas expectativas, quero desvendar o mistério do livro

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos.
    Olhando a capa eu não daria nada por esse livro. Mas lendo sua resenha é um livro que eu gostaria muito de ler. Esse diferencial com o dom do protagonista, é o que me chama atenção e se tem esse clima de mistério, o meu interesse aumenta. Vou anotar aqui.


    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Que lindooooooo. Achei minha cara esse livro.
    Não tinha botado reparo nele, que boba, agora vai pra lista!
    Ainda bem que a Bienal tá chegando ♥

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Quando vi esse livro nos lançamentos, fiquei curiosa, especialmente pela capa, que me atraiu muito! Pela sua resenha, parece ser um livro muito bom, com certeza, se eu tiver a chance (money, hahaha), tentarei compra-lo!
    Enfim, outra ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda mas eu não compraria antes de ler sua resenha. Fico com um pé atrás com livros juvenis com medo da história ser muito boba e previsível, mas como você falou bem pretendo dar uma chance.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oi
    acho que essa é a primeira resenha que leio do livro e parece ser uma história legal e que bom que gostou da leitura e quem sabe foi até bom pegar ele sem expectativas, gosto de escritas em primeira pessoa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha amei o livro
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É a primeira resenha que leio do livro e gostei bastante. Ando em uma fase de livros com um enredo que mostre o lado psicológico dos personagens, e pelo o que você disse esse se encaixa perfeitamente no estilo. Gosto muito de mistérios também e já fiquei curiosa pra saber o que o pai do Mikey fez e sobre esse assassinato do morador de rua. Bela resenha!

    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi! Esse livro parece ser fantástico e adoro personagens que possuem um aprofundamento psicológico, ótima resenha ;*

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. É tão bom quando pegamos uma obra sem criar muita expectativa e temos essa grata surpresa. Gostei muito do tema do livro, uma leitura gostosa
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  14. A sinopse desse livro havia chamado muito a minha atenção quando vi ele na lista de lançamentos e agora fiquei ainda mais curiosa após sua resenha. Parece ser um livro juvenil bem envolvente, e admito que adorei essa pegada de mistério que ele carrega e o aprofundamento no psicológico do personagens é outro ponto de interesse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro juvenil envolvente e fora do convencional. Fiquei super interessada pra saber mais sobre Mikey. Achei fofa a capa. Quero conhecer a história

    ResponderExcluir
  16. Não conhecíamos o livro, mas parece ser uma leitura bem interessante pelo mistério que é envolvido nele.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Logo pela sinopse eu não esperava que ele teria um poder especial. Imaginava que seria maos um livro juvenil, e não gostei tanto. Mas ao decorrer da sua resenha percebi que eu me enganei, pois a história tinha mais daquilo que eu imaginei. No final, acabei gostando bastante.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer o livro
    A premissa é ótima e a edição está bem linda mesmo
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha e presentearia alguem com esse livro (; gostei do aprofundamento psicologico do personagem principal e do misterio envolvido!!



    http://naiamelo.blogspot.com (ciranda da bailarina)

    ResponderExcluir
  20. Marcos
    Acabei de comentar na resenha de A profecia do paladino que estou fugindo de livros juvenis, por isso por melhor que este seja não vou ler. Mas confesso que quando você diz que o livro é fantástico já me balança, mas infelizmente não podemos ler todos os bons livros lançados. Mas de qualquer forma fico bem feliz em saber que o público jovem conta com livros desta categoria para fisga-los.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio da Trilogia O Inferno de Gabriel para 2 ganhadores

    ResponderExcluir
  21. Tenho namorado muito "O ceu noturno em minha mente" só pelo titulo já fiquei curiosa, a capa então... E agora essa resenha, fiquei instigada. Você me parece ser um leitor bem criterioso, então quando diz que um livro está acima da média então esse livro merece um carinho!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Não conhecia esse livro, gostei bastante do que li na resenha.
    Tem um lado psicológico interessante, o enredo é muito bom, fiquei bem curiosa.
    Vou colocar na minha lista de leituras!
    A capa é mesmo linda e o título intrigante.

    ResponderExcluir
  23. Nossa.
    Como deve ser difícil para uma pessoa ter seu sai preso sem saber o motivo.
    Deve ser algo difícil de lidar, essa capa é bonita, não entende muito bem sobre o dom que ele tem, mas fiquei muito curiosa sobre isso.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos, tudo bem????
    Eu fiquei bem interessada neste livro quando eu vi o lançamento. E agora com sua resenha, tenho quase certeza de que vou curtir a obra. Adoro livros mais jovens assim. A capa é mesmo muito bonita, chama muito a atenção. Espero conseguir ler este livro e gostar assim como você :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá...
    Às vezes não damos nada por livros juvenis... Mas muitas vezes nos surpreendemos com eles... "O céu noturno em minha mente" parece ser ótimo e muito envolvente. Título anotado para uma leitura futura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Que gracinha de livro gte!
    E essa capa que maravilhosa!!!
    Fiquei apaixonada pela sinopse de cara!
    Qro mto ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Quando vi o lançamento deste livro também me interessei por ele, principalmente pela capa, ela é muito bonita. A história do livro realmente parece fugir do comum e é bom saber que o livro possui assuntos profundos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Também me interessei por esse livro inicialmente por causa da capa linda que ele tem. E agora que li a resenha fiquei ainda mais curiosa pela leitura, quero entender melhor o que é o Para Trás e quero saber o que acontece no livro.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  29. Que lindaaaaaaaa essa capa, gente, para tudo,ameeei!!!
    Também gostei muito da sua resenha, a vida do Mikey parece ser bem complicada e cheia de desafios, mas amei demais esse negócio do Pra trás, gosto muito de livros com visões, premonições, etc.
    Mais um pra minha big wishlist!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  30. Sinopse super interessante, quero saber o que aconteceu, amo histórias em que o personagem esqueceu um fato interessante, espero que o final não seja decepcionante, pois já tive várias em outros livros

    ResponderExcluir
  31. Sinopse super interessante, quero saber o que aconteceu, amo histórias em que o personagem esqueceu um fato interessante, espero que o final não seja decepcionante, pois já tive várias em outros livros

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo