14/04/2016

Resenha: Então você quer ser um Jedi?

Título: Então você quer ser um Jedi?
Autor: Adam Gidwitz
ISBN: 9788565765787
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 272
Compre: Aqui

Sinopse:

Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque. Esta é uma versão de Star Wars: O Império contra-ataca (episódio V) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Aqui, você entrará na pele de Luke Skywalker, dando os primeiros passos para se tornar o maior Jedi da galáxia, e encontrará uma série de lições para aprimorar seus conhecimentos Jedi.


Quando a Seguinte disse que iria trazer Star Wars como os leitores nunca viram, eu duvidei. Sim, eu imaginava que seria uma versão com uma narrativa mais juvenil, mas não imaginava encontrar o que vi em Então você quer ser um Jedi?. Curioso para saber o que de tão diferente aconteceu? Confira comigo.

Nesse livro, temos o enredo que acontece em O Império Contra-ataca, o famoso episódio V. Os fatos narrados acontecem logo após os do episódio IV. Ou seja, após a batalha final ocorrida no último livro, apesar de cambaleados, ambos os lados – Império e Resistência – se mantêm empenhados em vencer a guerra. Para isso, buscam estratégias diferentes.



Os rebeldes vão para Hoth, um planeta gelado no fim da galáxia, onde imaginavam que não seriam descobertos. O Império, por sua vez, começa a procurar a nova localização do grupo que desafia o seu poder. O motivo? O contra-ataque. O Imperador quer vingança por tudo que ocorreu no último livro.
“Han vira para Leia. Antes que se dê conta, ela o beija. Na boca.— Eu te amo — ela sussurra.— Eu sei. — Ele dá um sorriso irônico e uma piscadinha” (p. 223). 
Partindo da premissa base do filme, Adam Gidwitz cria uma forma, praticamente única, de abordar Star Wars. Nesta obra, você é Luke Skywalker. Não estou falando de se imaginar no lugar de Luke; aqui você é realmente o Luke. O autor te coloca no lugar do protagonista e narra como se você desse cada passo. Uma estratégia inovadora, sem dúvidas.

Outro ponto especial do livro e que o diferencia da obra anterior é que aqui encontramos dicas de como se tornar um Jedi melhor. Entre alguns capítulos, o autor insere um tutorial para o seu treinamento de cavaleiro Jedi. Você aprende a tocar objetos com a mente, a meditar e diversas outras técnicas, o que certamente agradará aos leitores mais jovens.


Contudo, os dois elementos anteriores que foram as principais qualidades da obra também foram os seus principais defeitos. Contraditório, eu sei, mas vou explicar. Se na obra anterior, apesar de ser focada no público juvenil, o leitor mais adulto desbravava sem qualquer dificuldade; nessa, o mesmo não acontece. Não que um adulto ou um fã de Star Wars não possa ler a obra; ele pode e deve, aliás. Entretanto, também deve ter em mente que ele não é o público alvo. Tudo foi planejado para atrair os leitores mais jovens e criar novos amantes de Star Wars, não para empolgar quem já leu diversas obras do Cânone e do Legends.
“Você está deitado na cama. Na lateral do seu rosto há uma cicatriz grande e feia. Você sabe que ela existe porque sente a pele repuxando e ardendo. Seu coração está batendo devagar e com força, como um calhambeque que não quer ligar” (p. 46).
Outro elemento que se destaca na obra é a parte física que, assim como na anterior, está simplesmente incrível. Novamente, temos um livro ilustrado de maneira magistral, o que torna toda a interação mais atraente. Além disso, a diagramação e revisão estão ótimas, o que deixa a leitura mais ágil e agradável.

Levando em conta todos os aspectos mencionados, certamente indico a obra, principalmente para o público mais jovem e para quem está começando a desbravar Star Wars. Se você é um leitor mais maduro, também deveria se arriscar na leitura, mas vá avisado que você não é o público alvo. Tendo isso em mente, dá para aproveitar a aventura.





Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Oi, Marcos
    Não teria grandes problemas com um livro mais juvenil, mas acredito que como li Star Wars, preferia começar por outro, mesmo você citando que pode ser uma boa trilogia para quem ainda está desbravando esse universo. São tantos livros, que dá até para escolher kkkk

    ResponderExcluir
  2. Geente, quantos livros SW tem ? Kkkkk já vi muitas resenhas aqui dessa serie. Olha, esse eu percebi que tem muita guerra, como sempre ne. Achei uma ideia boa essa coisa de ter um publico-alvo, que seria pra mim, pra ver se me conquista haja
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Graças a vc, eu estou desesperada para finalizar essa série da seguinte. Eu amei a capa e as ilustrações, o livro está lindo mesmo!
    Infelizmente, só tenho o primeiro livro por enquanto, mas vou conseguir ter todos na minha estante! rsrsrsrsrs

    Parabéns pela resenha, como sempre, me deixou muito curiosa qto ao enredo.

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. SW tem muitos livros mesmo né, como não sou um leitor maduro acho que gostaria do livro rsrs
    Os livros de SW alem de parecerem bons, ainda contam com ilustrações lindas de mais
    Não sei nada sobre esse universo, nem se quer sei o que é um Jedi, o filme explica isso ?

    ResponderExcluir
  5. Oi nao leio livros da serie, mas acho muito interessante quando o autor consegue deixar o leitor como protagonista isso deixa a leitura mais intima conectando livro e leitor ainda mais!


    http://naiamelo.blogspot.com.br (ciranda da bailarina)

    Abraco!

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bonita essa edição, parece bem trabalhada.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada por todos esse livros de Star Wars, desde que vi a primeira resenha aqui no blog. Gosto muito dos filmes. E os livros parece estar ainda melhor. Quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos.
    Essas edições estão demais mesmo. Como sabe nunca li nem vi os filmes, mas se tiver que ler vou começar por essa trilogia da Seguinte. Acho que está mais fácil para entender a história.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Achei bem bonita essa ilustração que você colocou, algo que me chamou bastante a atenção foi o fato da obra te colocar no lugar do personagem, parece uma experiência bem interessante!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos!
    Eu iria começar a ler a trilogia claássica de Star Wars pelos livros da Seguinte mas como você bem falou a linguagem é para um público mais juvenil, não que eu não vá ler mas deixarei para ler esses quando ler uma versão mais madura.
    As capas são lindas e a parte física é mais bonita do que pensei- nem sabia que tinha essa ilustrações.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,

    http://www.liliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Com certeza tem muita gente maluca pra ler esses livros! E com o lançamento do filme, aposto que a saga ganhou mais um monte de fãs!
    E como você disse, esse livro é indicado para os jovens, eles vão amar!
    A capa tá bem bonitinha, gostei!

    ResponderExcluir
  12. O legal do universo é que há muitos livros e material né? E para todos os públicos :) Isso é algo que eu admiro bastante. Ok, tem todo um interesse nisso e tal, mas mesmo assim é muito bacana. É importante que novos fãs sejam criados para que o universo permaneça vivo :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite.
    Não sou muito fã de Star Ward, então esse livros não me chamaram a atenção, gostei bastante da capa, mas creio que minha opinião sobre a série ainda não tenha mudado, gostei bastante da resenha.
    Mas essa não seria uma leitura a considerar.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  14. Marcos,gosto muito de Star Wars e dessa versão lançada pela Seguinte realmente surpreendeu.Sem falar nas belíssimas ilustrações que são realmente magistrais.Gostei bastante de ser o Luke o narrador isso foi incrível.Legal o tutorial de treinamento da cavaleiro Jedi.Gosto muito do estilo jovem não problemas quanto a isso.Ótima resenha,bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Que capa fantástica e que ilustrações lindas... Um dia ainda vou ler esses livros que você fala tão bem em suas resenhas... Luke como narrador com certeza deixa o livro ainda mais especial...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Mais um livro de Star Wars que vou ter que comprar rsrsrs adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa com essa trilogia, parece que foi bem escrita e que vou gostar. Pretendo ler assim que puder, só não sei se leio primeiro ela, ou os livros cânones e legends publicados pela Aleph.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Marcos
    A medida que vou vendo a resenha destes livros fico mais impressionada. parece perfeito para o publico jovem como você mesmo disse. mas como se trata da história dos filmes que os marmanjos, como eu, amam, acho que vai agradar a todas as idades. Lindos!!!
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Abril, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Nunca li nd sobre SW!
    Não consigo me interessar pela história e seus personagens...mas pra quem curte parece ser mto bom msm!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro do universo de Star Wars, mas por aqui, vejo que no momento a muitas opções. Gostei do diferencial do livro, dele te fazer "ser" um dos personagens principais. Mesmo sendo um livro indicado para um público mais juvenil, é ótimo saber que dá para se divertir com a leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Que linda ilustração, e a capa dessa trilogia de Star Wars pela seguinte ficou linda né? Eu ameeeei!! Quero todos mesmo sem conhecer bem esse universo kkkkk
    Fiquei curiosa, o livro parece ser realmente muito bom, vamos ver se tomo vergonha na cara e assisto aos filmes pra poder ler os livros com maior compreensão.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Amei a capa e ilustração, não li nada de SW mas vi os filmes que amei, são tantas series sobre os filmes que estou confusa, nem fazia ideia que tinha tantos

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo