09/05/2016

Desbravando Nós: Mariane tem nome, os pivetes não


Por muito tempo, apesar de ter consciência do papel social que a literatura carrega, furtei-me da obrigação de tomá-la como um dever. Nunca a reneguei, é claro, mas devo confessar que isso nunca foi o foco do site. Contudo, chega-se a um momento no mundo, no nosso país, na humanidade, que não podemos negar esse papel social. Desconstruir é preciso. Falar apenas, em determinada resenha, que o livro traz críticas sociais é pouco. Era, e ainda é, preciso ir além. Como escritor, professor, blogueiro, resolvi ir além. Desbravar nós é preciso.

Então, a partir de hoje, nasce uma nova coluna no site, um novo olhar. A literatura e arte se farão presentes, mas não apenas como entretenimento, e sim com os papéis transformadores que realmente possuem. As resenhas persistirão, é claro; aliás, ainda serão a maioria. Contudo, precisamos ir além. E para ir além, convoquei uma ajudante, uma sonhadora, uma transformadora de sonhos. É ela quem dará o pontapé inicial, quem fará a bola rolar, quem desatará os primeiros nós. Esperem muitos nós desatados, mas vamos com calma. Um nó por dia, um nó de cada vez. Apresento-vos, então, a sonhadora que desatará o primeiro de muitos nós: Mariane.

--

Todos reunidos para ouvir a notícia: minha mãe estava grávida. Vai ser Raquel! Quero Malu! E se for menino? Será e vamos chamá-lo de Mateus.

Nasci, contudo, Mariane.

Mariane, cresci sem grandes restrições; estudei em colégios públicos e até lembro-me do desemprego do meu pai em algumas ocasiões.  Recordo-me, também, de uma vez em que, durante alguns dias, só tive um par de sandálias, as quais eu odiava. A comida, porém, sempre esteve à mesa, as roupas lavadas e os brinquedos e cadernos em minhas mãos. Por isso, mantiveram meu nome. Sou Mariane.

Alguns, porém, nascem sem nome; ou deles os nomes são arrancados. Sem água encanada, saneamento básico, comida e educação, inclusive, também nascem. E, de tantas maneiras, chegam às ruas, ganhando novo reconhecimento, identidade única: pivetes são. Os que como eu, e provavelmente você, têm nome, aprendem a não enxergá-los gente, mas furtos. Aprendem a percebê-los vultos, nunca olhos e angústias. Suas histórias não nos interessam, pois eles não são Mariane. Eles não têm nome.

Eu, em minha crença em mim mesma, pensava enxergá-los, sentia pena, sentia medo; mas eles continuavam sem história, menos humanos. Então, através dos Olhos D’Água de Evaristo, a Conceição, pude encontrar os nomes, os caminhos e as histórias. A dor pungente. O grito desesperado. O descaso, o desespero que nunca experimentei.

Eis, pois, do que a literatura e a arte são capazes: quebrar nossas maiores certezas e reconstruir nosso olhar sobre outro, sobre suas lutas; dar voz e coração aos que até nomes negamos todos os dias. Eu tenho nome. Lumbiá, Zaíta, Naíta, Gunga, Beba, Beta, Di Lixão, também. E foi Conceição Evaristo que me ensinou seus nomes e suas andanças pela vida que se cruzam com tantas outras.

Eu sou Mariane e nos livros encontro a ajuda que tanto preciso: a ajuda para olhar outros, sempre tão diferentes de mim. E, a partir de hoje, convido-te a olhar comigo.

Livro citado:

EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.

Fotos do livro citado:








Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Olá, Marcos.
    Antes de mais nada, dou as minhas boas vindas a Mariane.
    Em segundo lugar, que inspiradora essa nova coluna! A Mariane começou bem, baseando-se num livro de uma grande autora negra e que cumpre uma das funções sociais da Literatura: nos transformar como pessoas.
    Tenho certeza as próximas postagens dessa coluna serão tão inspiradora quanto.
    Abraços aos dois.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, oi Mariane, tudo bem?
    Adorei essa nova colune/proposta que vocês trouxeram para o blog :) Parabéns
    Eu realmente acho isso de extrema importância. E a verdade é que ainda é pouco, acho que tudo o que fizermos é muito pouco, mas só podemos dar o melhor de nós mesmos.
    E assim, se todo mundo fizer o seu pouquinho, então faremos muito :)
    Infelizmente, muitos não tem nome. Não tem nada. E mais do que pena e medo, precisamos dar voz, nomes e possibilidades a eles :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bem vinda, adorei a nova coluna
    Os livros tem uma certa importância alem do entretenimento, nos inspiram e guardam lindas mensagens, alias, Mariane, você escreve muito bem ! certeza que sera uma ótima professora
    Eu tenho esse livro da autora e nunca li, mas agora fiquei tão emocionada que já coloquei como próxima leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos e Bem Vinda Mariane!

    Adorei a apresentação de vocês, ficou poética; linda demais!

    Espero ansiosamente pelos seus posts Mariana! E Marcos, parabéns por mais essa conquista! Sucesso para vcs!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Bem-vinda! Adorei a idéia da nova coluna!
    O livro parece realmente mto interessante, gostaria mto de ler!
    A capa do livro me dxou bastante curiosa pra conferir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Bem-vinda Mariane.... Desbravar é vida!!! E Desbravando Nós já me ganhou!

    Amei ♥

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  7. Boas vindas a Mariane, ótima proposta da nova coluna. A leitura pra mim sempre foi muito além do entreterimento, por isso gosto tanto de ler. Acho importantissimo disseminar isso. Muito bom o livro, abraços e parabéns

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bem Vinda ♥
    Gostei da apresentação e da ideia da nova coluna, sucesso Mariane, já ouvi falar do livro e parece ser muito interessante, vou procurar mais sobre ele, vale a pena.

    ResponderExcluir
  9. Mariane,seja muito bem vinda,assim como essa magnífica coluna inspiradora que nos faz enxergar além do que muitas vezes a sociedade e a mesmice nos propõe.É maravilhoso podermos fazer essa prática e eu amei poder começar por aqui.Para os que já fazem que continuem...BJS!

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei essa nova coluna! Muito inspiradora...
    Ainda não conhecia esse livro mencionado, mas, fiquei com muita vontade de ler ;)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bem vinda!
    Achei bem legal a nova coluna!
    O livro citado tem uma capa muito linda! E parece ser muito interessante. Apenas as coisas que você escreveu já conseguiu me fazer pensar um bocado!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos
    Muito legal essa nova coluna. Vejo que você está fazendo sim a diferença. E Mariane, bem vinda e já começou muito bem. Não conhecia o livro citado, mas amei a capa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Interessante a nova coluna, espero que ela seja um sucesso.
    Não conhecia o livro citado, mas chamou minha atenção e achei a capa bem bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos, oi Mariane!

    Adorei a nova coluna e adorei a apresentação da Mariane! Já anotei Olhos D’água na minha listinha de leituras! Parabéns por entrarem nessa nova etapa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Uau, que texto intenso ! Senti a crítica , e cheguei a ficar muda. Realmente essas palavras fazem a gente refletir. Apoio vocês, a leitura tem um papel transformador.

    ResponderExcluir
  16. Olha, seja bem vinda Mariane! É um prazer tê-la por aqui. Gostei da sua chegada.
    Marcos, muito bacana de sua parte querer inovar. Inovação é vida!
    Mariane, seu texto é ótimo, você também escreve muito bem. Não conhecia esse livro... Muito massa da tua parte olhar com outros olhos o ser humano. Continue assim.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Marcos e Mariane.
    Seja bem-vinda e que coluna mais profunda e bela, adorei o texto. Não conhecia esse livro mas através de suas palavras pude perceber o quanto é importante. Adorei de verdade. Espero novas postagens!

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos e Mariane.
    Seja bem-vinda e que coluna mais profunda e bela, adorei o texto. Não conhecia esse livro mas através de suas palavras pude perceber o quanto é importante. Adorei de verdade. Espero novas postagens!

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcos e bem-vinda Mariane
    Gostei da ideia da coluna, que aliais já teve uma apresentação poética.
    Gostaria um dia de ler o livro citado.
    Aguardo os próximos posts.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da coluna, com certeza fará muito sucesso e produzirá muitos frutos. Não conhecia o livro citado, mas gostei muito de conhecer, gostei das citações dele, vou me informar mais sobre ele. Vou acompanhar a coluna com certeza.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcos! Oi Mariane, bem vinda! Que legal essa nova coluna, desejo sucesso. Nós leitores e seguidores, só temos a ganhar! E já começaram muito bem, livro intenso, faz refletir...gostaria de conhecer melhor a obra. Mas suas palavras foram suficientes para mostrar a importância da mesma. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Olá interessante mais colunistas! novos olhares são muito legais! e ainda bem que me tranquilizou por não abandonar as resenhas! podia fazer uma coluna com a resenha do leitor!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Mariane !
    Bem vinda espero que tenha muito sucesso nesse nova jornada !
    Gostei muito dessa ideia e do primeiro texto, irei acompanhar essa nova coluna, com certeza um assunto muito importante e merece um espaço maior !

    ResponderExcluir
  24. Oi Marcos e Mariana
    Gostei da sua iniciativa, um blog pode ter um papel social bastante ativo, parabéns! As Palavras da Mariana me lembraram de minha infância quando via um filme chamado "Meu pé de laranja lima", ela me mostrava uma realizada que só conheci pelo filme e suas cenas tocavam meu coração infantil.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo