30/05/2016

Resenha: Cleópatra


Título: Cleópatra
Autora: Arlete Salvador
ISBN: 9788572446372
Editora: Contexto
Ano: 2011
Páginas: 160
Compre: Aqui

Sinopse:

Reproduzida pelos pintores, biografada por escritores, representada por estrelas de cinema, Cleópatra é um dos grandes mitos da História. Optando por um olhar inovador e contemporâneo, a autora deste livro capta uma Cleópatra sedutora e fascinante, mas também culta e inteligente, uma mulher do nosso tempo no Egito de 20 séculos atrás. Cleópatra possuía uma cultura invejável: grande negociante, estrategista militar, falava pelo menos oito línguas e era versada em filosofia, alquimia e matemática. Distante da imagem de simples objeto sexual, que certos filmes e livros tentaram passar, Cleópatra era uma política hábil e uma líder respeitável, em um período fundamental para a consolidação do poder de Roma.
Ao optar por um olhar desmistificador, Arlete Salvador, jornalista especializada em política, nos apresenta um livro fascinante. Ao se decidir por uma narrativa leve, sem erudição desnecessária, nos revela uma rainha mais próxima do leitor, com dúvidas e inquietações que poderiam ser de qualquer um(a) de nós. Daí que o livro, escrito com surpreendente bom humor, é daqueles que se deixa ler com grande prazer.

Resenha:

Quem era Cleópatra? Ou melhor, quantas facetas uma das mulheres mais interessantes de todos os tempos tinha? Em busca de respostas, Arlete Salvador escreve esse estudo de forma leve, direta e bem fundamentada. O verdadeiro objetivo é separar o mito, que também tem seu charme, da Cleópatra real, astuta e inteligente.

A mais famosa rainha do Egito, sem dúvidas, era uma mulher à frente de seu tempo. Sem se prender a juízos de valor alheios, fazia o necessário para alcançar o que realmente almejava. Ela bailou na face de uma sociedade machista, se envolveu com um poderoso general e desafiou o temido império romano. E mesmo assim tem gente que ainda imagina que ela foi apenas um objeto sexual.


Alguns devem estar se perguntando: e a Cleópatra bela e misteriosa que eu tanto ouço falar, não existiu? De acordo com Arlete, novos estudos e descobertas arqueológicas mostram que ela era realmente uma mulher sedutora; entretanto, diferente do que se imagina, seu grande trunfo não era a beleza. Com uma fisionomia “nem bela e nem feia”, chamava a atenção pela inteligência, intelectualidade e ousadia.
“Além do aspecto político, a vida de Cleópatra tem amor, sexo e sedução” (p. 11).
Diferente das mulheres da época, Cleópatra era uma mulher estudada, sabia muito de história e filosofia; era versada em “ciências misteriosas” como a alquimia e ainda era mestre em estratégia militar. Entre tantas ovelhas indefesas, Cleópatra se distinguia por ser uma fera. E exatamente por isso era cobiça por muitos e odiada pelos demais.

Porém, não é apenas do mito da beleza dessa ilustre rainha que o livro se trata. Arlete também aborda a famosa história de como Cleópatra deu fim a sua vida. Teria ela realmente mesmo se matado com a picada de cobra? Será que ela realmente conseguiu fazer isso dentro de uma “prisão domiciliar”? Aliás, antes de morrer, ela realmente amou dois dos homens mais poderosos do mundo? Era realmente lasciva como dizem? Todas essas respostas, e muitas outras, você encontrará ao ler esse livro.


O que mais me chamou a atenção na obra foi o extenso conteúdo sobre o Egito antigo; e tudo isso através de uma escrita leve e descomplicada. A autora nos contextualiza aos acontecimentos da época para que possamos entender ainda melhor o quão formidável e estrategista a rainha realmente era. E, claro, também para quebrar alguns tabus que se perpetuaram por séculos.
“A aparência física de Cleópatra talvez permaneça um mistério para sempre (...). Os autores clássicos são econômicos ao fornecer detalhes físicos. Justamente por isso, acredita-se que os atributos físicos dela fossem secundários – ela não tinha nenhuma característica de beleza destacada, mas também não era nenhum monstro” (p. 36).
Além da excelente escrita, outro ponto que é digno de nota é a diagramação preparada pela Editora Contexto. O livro é ricamente ilustrado, cheio de pinturas, símbolos egípcios, mapas e quadros explicativos, o que torna a leitura ainda mais dinâmica e prazerosa, deixando o conhecimento muito mais acessível.

Não obstante a riqueza visual, outro ponto que merece ser mencionado é a farta e confiável bibliografia utilizada. A autora recorre, até mesmo, a biógrafos dos tempos antigos como Dio e Plutarch. Para quem não sabe, eles foram quase contemporâneos da Cleópatra; não a conheceram pessoalmente, mas recolheram testemunhos de quem chegou a ter convivência com ela.  Isso dá ainda mais propriedade das teorias apresentadas pela autora.


Desta forma, com todo esse rico material, fica impossível não indicar a leitura do livro, principalmente para quem se interessa em conhecer mais sobre essa misteriosa mulher. E mesmo que você não faça parte desse grupo, aposte nessa obra; tenho certeza que ela irá te agradar.
“Roma caminhava para uma guerra decisiva entre os seus dois mais importantes líderes, e Cleópatra estava bem no meio dela” (p. 113).


Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Oi Marcos,
    Maravilhosa dica, certamente vai para os meus desejados.
    Tenho muita curiosidade em saber mais sobre Cleópatra, acho que uma edição maravilhosa dessas, vale a pena.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. nossa que livro incrivel! eu adoro historia antiga e com certeza cleopatra é uma das personagens mais interessantes!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu preciso ler este livro :3
    Confesso que conheço muito pouco sobre Cléopatra, mas adoraria conhecer um pouco mais sobre ela através deste livro.
    Tudo bem que eu tenho uma visão bem diferente de história (não acredito que tudo seja verdadeiro, acho que tudo pode ser omitido/modificado/aumentado no papel) , mas pelo visto, esse livro aborda a história da mulher de uma forma diferente do que costumamos ver por aí.
    Com certeza vai para a lista.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso!!! Adorei isso!!
    Uma grande mulher, digna de uma grande história, e com um grande livro. Adorei as fotos.
    Adorei tudo!!!

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!

    Cleópatra sempre foi um ícone da história que me chama a atenção. Por ser mulher e viver em um tempo onde os homens eram os maiorais, ela se destacou muito por sua sagacidade. Não conhecia este livro e creio que ele seja mais completo e introdutivo que muitos filmes que já assisti sobre ela.

    Mais um para minha lista de desejados. Parabéns a editora pelo belíssimo exemplar!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Incrível Marcos!
    Tenho um interesse gigantes pela história em si...Acho que foi umas das histórias que mais me chamava atenção...
    Qro mto ler! Gostei d mais dos detalhes e das fotos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Bem, sou professora de história, então não tem como não apreciar essa dica, não tem como não ficar babando e desejando o livro! Aliás, adorei a parte iconográfica do livro e o resgate de falas de personagens contemporâneos da Cleópatra!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos!
    Não conhecia o livro, mas me pareceu bem interessante. Vou recomendar par a minha mãe que adora essa temática.
    As ilustrações e outros materiais extras devem ter feito toda a diferença durante a leitura. Bela edição.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos.
    Não conhecia esse livro, achei a capa bonita.
    Eu não curto muito livros assim, mas o meu moço adora. Certamente é um ótimo presente.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o autor, nem o livro. Achei demais a ideia que o livro aborda, contar sobre alguém tão famosa e falada de uma forma diferente, não só mostrando a Cleópatra como objeto sexual.

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcos, tudo bem?
    Não sabia que tinha esse livro sobre a Cleópatra, adorei a resenha, parece ser um livro bem completo mesmo, a capa e as ilustrações completam esse conteúdo maravilhoso. Vou colocar na minha listinha. Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  12. Como me interesso muito por história eu fiquei bem curiosa para ler o livro, já anotei na minha wishlist!

    Beijokas da Mylloka :*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Não conhecia esse livro, mas, após sua resenha é impossível não desejá-lo.
    Já faz um bom tempo que não leio nada de História e acredito que essa obra seja uma boa pedida. Não sabia que Cleopatra era mais conhecida por sua inteligência, o meu conhecimento sobre a personagem se baseia apenas nos mitos rsrs...
    Já adicionei nos desejados...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Marcos.
    Assim não dá. Cada vez que venho aqui acrescento um livro na minha lista. Já falei antes que sou apaixonada pelo Egito né? hehe. E dai você me fala que o que te chamou a atenção na obra foi o conteúdo sobre o Egito antigo, é claro que vou ter que ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Amei a proposta do livro, muito bom explorar a história de Cleópatra de uma maneira leve e fácil de ser compreendida, o autor conseguiu trazer ainda mais riqueza ma obra com as descrições do Egito, certamente é um bom livro para adquirir conhecimento sobre esses aspectos e lerei em breve

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Amei sua resenha e essa indicação de livro. Não conhecia, mas já fiquei encantada. História antiga sempre é muito interessante, um aprendizado constante e que não podemos ignorar a importância para nosso conhecimento. Cleópatra, para mim, sempre foi um ícone de beleza, mistério, e uma mulher muito astuta e inteligente para sua época. Mas até o momento nunca li nada mais aprofundado sobre ela e essa obra é perfeita. Com certeza já adicionado a minha lista de leituras desejadas. Muito obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei da resenha, gosto muito de hitória e a cleópatra é uma personagem real envolta em muito mistério. espero encontrar tempo e encaixar esse

    ResponderExcluir
  18. Marcos
    Gosto dos livros da Editora Contexto, são muito educativos. Eu quero ler esse livro, quero aprender um pouco mais sobre esse ícone e não da forma romantizada dos filmes, mas de uma forma mais real, como demonstra ser este livro. Amei a dica.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  19. Que leitura maravilhante e intrigante! Quem não gosta da figura da Cleópatra, sempre tao linda e vivaz. Uma ótima ideia escrever sobre essa personagem, mostrando pontos sobre sua vida e rotina. Eu o leria, com certeza!

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Parece ser um ótimo livro, acho que seu eu tiver chance leria para conhecer um pouco mais da cleopatra uma mulher a frente do seu tempo e que pelos relatos deve ter sido uma boa líder e inteligente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcos
    De fato o livro deve ser interessante. Nesse tipo de livro sempre imagina-se que será uma leitura complicado e densa. Gostei de saber que a narrativa flui bem. Gostaria de saber a resposta sobre todas essas perguntas sobre ela.
    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marcos!
    Que ótima dica de leitura, Cleopatra foi uma mulher realmente fascinante, e é verdade que cria-se uma imagem de uma mulher bela que usou bastante de sua beleza. Alguns fatos que citou sobre ela eu não sabia e fiquei bastante surpresa e interessada em conhecer mais sobre a vida dela.

    Beijos,
    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  23. Nunca me interessei muito pela Cleopatra, porém, fiquei com vontade de ler esse livro.
    Parece ser muito bem escrito, cheio de curiosidades e bem inovador.
    Uma pesquisa bem trabalhada sem bajulações.
    Anotado aqui, quem sabe ainda leio.
    bjss

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha pensado em Cleópatra como você a descreveu, nunca tinha lido nada sobre sua personalidade. Nunca a imaginei como uma mulher inteligente, que gostava de estudar, só a imaginava uma mulher manipuladora. Achei este livro muito interessante, e fiquei bem curiosa para conferir a respostas de todas essas perguntas citadas na resenha. A edição parece estar incrível. Adorei a dica!
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Gostei muito desse livro, sempre ouvi muitas referencias a Cleópatra, mas não conheço sua historia, já na resenha vi algumas coisas de sua historia bem interessante e com certeza quero muito ler esse livro para poder conhecer mais !!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo