12/05/2016

Resenha: A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Título: A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua
Autor: Jorge Amado
ISBN: 9788535911831
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2008
Páginas: 118
Compre: Aqui

Sinopse:

O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário exemplar da Mesa de Rendas Estadual da Bahia, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona do meretrício de Salvador. Agora se chama Quincas Berro D'água.

Resenha:

Muitas vezes, a literatura nos reserva maravilhosas surpresas. Ao começar a ler A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, esperava um ótimo livro, visto que Jorge Amado era genial, mas não uma obra tão envolvente, engraçada e também crítica. Menos ainda imaginava que a obra entraria para a minha lista de favoritas. Quer saber o porquê de tanta surpresa? Confira comigo.

Quincas morreu. Não, isso não é nenhum spoiler; está no título do livro e na primeira frase da obra. Ele partiu dessa para uma melhor de um jeito para lá de inesperado: dormindo, provavelmente meio sóbrio, sem fazer nada de errado. Quincas morreu, mas ainda vive no coração de seus amigos e de Quitéria do Olho Arregalado. Ah, no ódio dos parentes também, pois até na morte Quincas arrumava problemas.


Porém, antes de ser Quincas Berro Dágua, o arruaceiro respondia pelo nome de Joaquim Soares da Cunha. Homem respeitado, marido zeloso e pai presente. Contudo, a vida o chamou e ele cansou de aparências, de práticas sociais e boas maneiras. Joaquim virou Quincas; fez fama nas ruas, ganhou a sua liberdade e arrumou amigos para lá de peculiares. Contudo, quem ganha liberdade na vida também leva a liberdade para a morte. Obviamente, a morte dele também tinha que ser liberta de rituais chatos.
“Assim é o mundo, povoado de céticos e negativistas, amarrados, como bois na canga, à ordem e à lei, aos procedimentos habituais, ao papel selado” (p. 14).
Jorge Amado mostrou, nesse trabalho, que é tão genial quanto Machado e que pode começar um livro com a morte de seu protagonista e ainda sim criar uma obra incrível. Aliás, genialidade é pouco, visto que a forma que a trama se desenrola é completamente inesperada, principalmente por causa de seus personagens peculiares e uma narração tipicamente oral.

Amado prova-se, mais uma vez, ser mais do que um escritor, mas um contador de histórias. Como se conversasse com o leitor, ele narra como foi a morte de Quincas e como tudo se desenrolou a partir desse momento. A escrita é fácil, direta, mas ao mesmo tempo tem aquela subjetividade e poesia que só encontramos nos relatos orais.


Seus personagens, assim como a sua escrita, também são bem diferentes do que costumamos encontrar. Primeiro porque o autor escreve sobre a população mais carente da Bahia, o que raramente é o foco dos escritores contemporâneos. Além disso, ele os trabalha com profundidade e simplicidade ao mesmo tempo. Apesar de pouco conhecê-los, temos a impressão de lê-los desde o coração até as intenções. O melhor: isso acontece com todos os personagens.
“Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro Dágua pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível” (p. 15).
Não apenas, o autor ainda consegue fazer uma crítica social bem interessante, ao colocar, lado a lado, a família de Joaquim e os amigos de farra de Quincas. Vemos, claramente, na fala, nos gestos e até nos olhares uma espécie de luta de classes. Além disso, há toda uma crítica a quem se prende a critérios sociais, a quem rejeita a felicidade para se prender ao padrão aceitável da sociedade. O texto é praticamente uma ode à liberdade e à felicidade.

Além dos mencionados aspectos, o livro também ganha o leitor pela parte física. A obra conta com uma capa bonita e com uma diagramação excelente. As letras são grandes, o espaçamento é confortável e a revisão está perfeita. Ademais, a obra conta com um material extra de ótima qualidade, incluindo um artigo sobre o livro, cronologia da vida e obra do autor, capas da publicação pelo mundo e até as páginas do texto original. A Companhia de Letras fez um trabalho que merece aplausos.


Obviamente, depois de tantos elogios, tenho que terminar a resenha indicando a obra. Leia, leia, leia, leia. Sabe aquela mentira que diz que clássico sempre possui palavras difíceis e escrita arrastada? Jorge Amado te mostrará exatamente o contrário. Essa é uma daquelas obras para se guardar na estante, no coração e na alma.
“A morte de Quincas aumentava, onde ia chegando, a consumação da cachaça” (p. 57).


Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. OI, Marcos. Tudo bem?
    Há livros e livros, né? Há clássicos que são bem chatos porque possuem uma escrita rebuscada demais e outros se tornam chatos porque são empurrados ao leitor, por serem livros canônicos.
    Jorge Amado é um daqueles autores que eu realmente não gosto de ler. As histórias não me atraem e esse estilo regionalista também não.
    Mas que bom que você gostou do livro e teve uma ótima experiência. Vamos ler mais nacional sim!

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ~ Participe do concurso cultural em comemoração ao aniversário do blog e concorra a um KIt com 5 títulos de livros:
    LINK: goo.gl/bk9DeX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que minha professora estragou um monte de leitores ao empurrar certos clássicos para uma turma de 15 anos. Acho que tem o momento certo para se ler um livro.

      Excluir
  2. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos!
    Que vergonha por nunca ter lido nada do Jorge Amado. Pra ser bem sincera, nenhuma obra me despertou aquele interesse imenso para ler. E ler por "obrigação" é muito ruim.
    Um dia, quem sabe, descubro aquela obra que me desperte o interesse.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcos, tudo bem?
    Infelizmente ainda não consegui ler nada do autor :P (Essa pilha de livros para ler e a gente nunca dá conta heheh) , mas pretendo consegui fazer isso esse ano.
    Esse deve ser um bom começo né? O livro parece super bacana e é curtinho :)
    Sabe que eu não tenho muitos problemas com clássicos? geralmente eu curto bastante. Na verdade ultimamente, tenho lido bem mais, alguns contemporâneos andam me tirando do sério :P
    E essa edição parece ótima também :)
    Parabéns pela resenha =D
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não li nada do autor, até porque minhas expectativas eram bem baixas, incrível como no inicio da resenha já fiquei bastante interessada! que talento este autor parece ter, quando via os livros do autor pensava que seria um livro chato, com palavras desconhecidas, mas percebo que o livro parece bem moderno e com linguagem simples, fácil de entender, muito obrigada pela indicação, espero me surpreender

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!

    Tbm gosto muito do autor. Li alguns livros dele ha muitos anos atrás, quando ainda estava na escola. Nada muito complexo como este volume, que depois de ler sua resenha, entrou para minha lista de desejados.

    Fiquei curiosa para saber como o autor desenvolveu o enredo já que o protagonista principal está morto! Deve ser muito engraçado! rsrsrsrrs

    Mais uma vez, parabéns pela resenha! Adorei as fotos tbm!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Li este litro há trocentos anos, mas ano passado me deu vontade de tê-lo e esse ano a vontade de ler ele novamente cresceu. Ainda mais depois dessa resenha.

    Adorei!!!!!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos!
    Adoro Jorge Amado, já tinha ouvido fla dessa obra mas não li ainda, gostei bastante do tema, o desenrolar do livro parece realmente mto bom, fiquei curiosa pra ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Marcos,amo clássicos e fiquei bastante feliz em saber que essa obra é envolvente,engraçada e crítica.Que bom que ela entrou na lista de favoritos.Essa ideia do personagem morrer,mas ficar vivo na memória e nos sentimentos das outras pessoas é realmente uma maravilhosa sacada literária.Gosto muito da escrita de Machado de Assis e amei a genialidade,ou mais do que isso,como você mesmo colocou,ao construir um personagem que já inicia a obra morto.Curiosa para conhecer os personagens e suas peculiaridades.Gosto muito da poesia presente na escrita.onde encontramos uma escrita risca em profundidade e simplicidade.Gostei muito da capa,com certeza irei conferir.Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho esse livro super divertido. A escrita do autor é sem igual não é.. E claro uma clássico. Não tem como não se divertir, ver criticas e se envolver com essa história.
    Boa dica de leitura ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos. Tudo bem?
    Sou uma grande admiradora dos clássicos nacionais e, obviamente, fiquei bem curiosa a respeito desse livro! Só de você ter adicionado aos favoritos já me fez querer ler rsrs...
    O fato do livro já começar com o protagonista morto deve ser bem interessante.
    Beijos

    http://coisasdediane.bloggspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Boa Tarde
    Conheço o autor, porém nunca li nada dele, mas pela sua resenha realmente o livro parece ser muito muito divertido, se eu quero ler alguma coisa do autor, acho que devo começar com ele ❤

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marcos.
    Eu só li um livro do autor até agora e gostei bastante da escrita dele. Esse eu até peguei para ler quando era criança, faz tempo hehe, e não consegui ler. Mas acho que por causa da idade mesmo. E a edição era bem feia, diferente dessa que parece estar linda. É um livro a se pensar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que eu não leria - não leria ATÉ ler sua resenha.
    Sua resenha me convenceu a dar uma chance, fiquei curiosa pra fazer essa leitura. Possuo um certo receio com esses famosos clássicos, hehe.

    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcos
    Conheço Jorge Amado mas infelizmente nunca li nada dele. Gosto de clássicos como esse, tudo me agrada levando em consideração sua resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que as pessoas geralmente tem "trauma" com os clássicos, porque muitas vezes são de certa forma obrigados a lê-los na escola.
    Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser bem interessante, além de você ter gostado muito dele!
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marcos!
    No ensino médio eu tinha o preconceito com clássicos e também porque ouvia que "Livros clássicos tem uma complexidade enorme e com uma escrita difícil e rebuscada", felizmente pude conhecer um pouco do Machado e José de Alencar- tenho um amorzinho especial por esse- mas do Jorge Amado não tive oportunidade de ler porém já li alguns de seus textos.
    Sua resenha descreveu de uma forma intensa e transmite com facilidade o que você sentiu e dá pra perceber que o livro é realmente especial pra você.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marcos!
    No ensino médio eu tinha o preconceito com clássicos e também porque ouvia que "Livros clássicos tem uma complexidade enorme e com uma escrita difícil e rebuscada", felizmente pude conhecer um pouco do Machado e José de Alencar- tenho um amorzinho especial por esse- mas do Jorge Amado não tive oportunidade de ler porém já li alguns de seus textos.
    Sua resenha descreveu de uma forma intensa e transmite com facilidade o que você sentiu e dá pra perceber que o livro é realmente especial pra você.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Marcos!
    Como não conhecer Jorge Amado e suas obras?Já li algumas obras dele, claro. E com sua resenha, fiquei bem interessada em ter esse livro. E a capa está fantástica, muito bonita. Gosto de clássicos, nos fazem viajar por tempos e culturas de nosso imenso País, com uma escrita poética e sensível. Adicionei a minha lista. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Eita, bela resenha, Marcos! Eu tenho a obra aqui em casa, mas tu acredita que nunca parei pra ler? Achava que era chato... Mas pelo visto, não é!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  21. Oi
    realmente uma resenha cheia de elogios e até por conta disso fiquei curiosa para ler, não conhecia esse livro, mas a premissa parece ser envolvente e tocante.
    Que bom que amou a leitura, preciso ler algo desse autor, até hoje não li.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marcos
    Você gostou mesmo do livro hein! Já ouvi falar do livro, mas nunca parei para prestar muita atenção. Adorei a resenha e ver tantos elogios. Nunca li nada de Jorge Amado e adoraria conhecer essa escrita ágil e poética que ele tem. Por ser um clássico, gostei mais ainda de você mencionar que não é uma leitura arrastada. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  23. Jorge Amado é maravilhoso, adorei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Vejo as pessoas falarem muito dos livro do Jorge Amado, principalmente e faz um tempo que quero ler algo do autor, lendo a resenha gostei muito dessa historia e achei gostei de saber que ela consegue envolver o leitor, com certeza irei ler algo do autor !!

    ResponderExcluir
  25. Conheço este livro do Jorge, mas ainda não li. Já li outras obras como O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e gostei muito da escrita dele, e depois de tantos elogios sobre está obra, fiquei muito curiosa para "conhecer" Joaquim Soares da Cunha. Amei a dica e a resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  26. Marcos
    Se eu te falar que Jorge Amado é um dos meus atores preferidos você vai acreditar? Já li esse livro, mas não lembro muita coisa, pois assim como as obras de José de Alencar, li a mais de 30 anos... Acredito que já li quase tudo destes dois autores (e de Machado também), mas agora vejo que preciso muito começar a reler estas maravilhas. Há, e Jorge nunca vai ficar obsoleto visto que os problemas sociais continuam os mesmos, né?
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo