13/05/2016

Resenha: Mausoléu

Livro: Mausoléu
Autor: Duda Falcão
Editora: Argonautas
ISBN: 9788564076099
Ano: 2013
Páginas: 336
Compre: Aqui

Sinopse:

O Anfitrião apresenta Mausoléu de Duda Falcão: “Seja bem-vindo, leitor incauto! Eu sou O Anfitrião! Fico muito contente que você tenha chegado até aqui para conhecer a arquitetura do my master! Nesta obra sepulcral sua ótica humana será ofuscada por visões grotescas. Folheie as próximas páginas... Abra a porta e entre na cripta dos insanos. Durma na pedra fria do Mausoléu e tenha pesadelos eternos, he, he, he, he”. 336 páginas de horror com bruxas, zumbis, lobisomens, vampiros, fantasmas, alienígenas e monstros bizarros!!! Prefácio de Cesar Silva. Histórias de horror e aventuras extraordinárias!



Resenha:

Eu já conhecia a escrita do Duda Falcão, mas esse livro me apresentou outras facetas do autor. Mausoléu é um compilado de contos de terror, indo dos alienígenas e zumbis às bruxas. Nesse livro, encontramos vários contos pequenos e alguns um pouco maiores. Por serem muitos, é impossível falar de todos. Desta forma, falarei dos que mais me chamaram a atenção.

É improvável não começar falando do conto chamado Desfile, o meu favorito de toda a obra. O enredo começa com o Circo dos Horrores chegando a uma cidade do interior. Os moradores, acostumados com a vida pacata, ficam abismados e encantados com o circo. Porém, o que ninguém imagina é que existe um ar maligno e bizarro por trás do espetáculo.



Esse conto me chamou a atenção por motivos variados. A começar por usar um circo como fonte de terror; a premissa pode até não ser totalmente original, mas me agrada totalmente. O segundo ponto positivo foi a descrição bem elaborada que te transporta para dentro do texto. Em muitos momentos, eu conseguia visualizar com uma perfeição assustadora o que estava acontecendo. Por último, mas não menos importante, o final misterioso foi perfeito.
“No interior da carruagem, percebia-se apenas uma luz esverdeada, o vidro da porta estava embaçado e fechado. Ninguém soube garantir o que estava ali dentro, apesar de um dos habitantes afirmar ter visto uma coisa nojenta, sem forma definida, musgosa, repleta de raízes e folhas no lugar de um rosto, um verdadeiro muco escarrado, gerado em algum pântano fétido” (p. 177).
Outro conto que eu gostei imensamente foi A Pena do Corvo. Tudo começa quando um escritor resolve comprar a pena utilizada Edgar Allan Poe para escrever seus textos. Porém, ao começar a escrever, o personagem percebe que aquela não era uma pena normal. Assustado e compenetrado, ele começa a escrever exaustivamente.

Esse conto me chamou mais a atenção pelo tributo a Poe e pela originalidade do que pelo terror empregado. A narração não dá qualquer medo, mas te encanta pela premissa incomum e pelo brilhantismo. Duda, nesse conto, mostra que sua escrita vai além de dar sustos no leitor; ele sabe variar e conquistar seus leitores de outras formas.


O terceiro conto que mais me agradou foi Rito Necromante: Criar Zumbi. Nesta narração, Duda discorre sobre um grupo de estudiosos necromantes que buscavam, através de seus rituais, o poder da cura. Após testar em dois membros do grupo, com aparente sucesso, eles resolvem dar um passo a mais, testando em mortos. Porém, algo dá muito errado e a situação sai do controle.
“Mastigou a carne suculenta. Depois, cravou os dentes na cabeça do outro que só fazia gritar. O cheiro do cérebro o deixava mais excitado. Entendeu, a partir daquele momento, que carne humana era um combustível vital para sua existência” (p. 215).
Novamente o autor chama a atenção pela criatividade e pela originalidade. Depois das diversas explicações sobre as criações dos zumbis que já li – e eu li muitas, pois adoro livros do gênero –, Duda conseguiu inovar. De uma forma bem diferente, os nossos queridos mortos-vivos vieram à vida para assolar a humanidade. Certamente, mais um ponto para o autor.

Mausoléu chama a atenção do leitor de muitas maneiras, pois tem contos de diversos tipos de terror; dos mais leves aos mais pesados; do épico ao moderno. Assim como nos outros trabalhos do autor que eu li, ele demonstra uma escrita fluída, deixando que o texto corra de forma mais natural possível.


Ademais, o autor também faz diversas homenagens a escritores famosos durante a obra, seja reutilizando personagens, seja criando contos baseados em situações descritas por esses autores. Mausoléu acaba sendo também um tributo ao terror clássico.
“Fui atrás do gato preto, era tudo que me interessava. Pluto olhou para trás somente uma vez. Seu único olho me fitou, parecia me convidar para que eu fosse testemunha do seu ato. Em um miado agudo, afiado, penetrante e intenso, ele iniciou o ataque” (p. 33).
Se a qualidade da obra é grande, a beleza do livro não fica atrás. Dos livros de terror que já li, esse, sem dúvidas, é um dos que tem a melhor diagramação. Há ilustrações, imagens no começo dos capítulos, desenhos e todo tipo de arte gráfica aterrorizante. Além disso, as letras são grandes e o espaçamento é ótimo, contribuindo por uma leitura ainda melhor.


Se você gosta de terror, horror e suspense, indico esse livro; será paixão imediata. Para quem não está acostumado com o gênero, também indico a obra. Por conter contos de diversas intensidades, você pode ir lendo aos poucos, se acostumando com o ritmo. Certamente o livro tem tudo para agradar a todos os amantes da boa literatura de terror fantástico.




Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Oi Marcos!

    Eu amo contos! Amo ainda mais se é de terror/horror. Já havia visto a capa deste livro e se não me engano, lido uma resenha sua no antigo blog dele. Claro que fiquei curiosa. Não conheço o autor e quero muito conhecer.

    Gostei demais da capa, parece uma HQ! *o* Claro que vou adicioná-lo na minha lista de desejados. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Eu gosto de contos, mas como você já deve saber, não curto livros de contos ;p Algo acontece comigo quando leio esses livros hahahha.
    Mas confesso que as vezes me rendo, pois alguns são realmente interessantes :3
    E esse livro é um caso assim ;)
    A proposta dele é muito bacana e essa edição tá linda não tá?
    Vai para a lista, com certeza :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Marcos,para quem gosta de contos e de terror esse livro parece bem variado no estilo.Realmente o conto Desfile parece bem instigante,pois existe um mistério maligno e bizarro por trás,além de claro tudo acontecer ambientado em um circo,o torna mais atrativo.Muito legal o tributo feito a Poe no conto A Pena do Corvo.Realmente parece ser bem criativo e original,até mesmo com Zumbis.Que bom que a leitura é fluida.Amei saber que são feitas variadas formas a escritores famosos.A diagramação favorita o estilo.Mas ainda preciso me acostumar a esse gênero.Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oii Marcos!
    Já quero esse livro pra ontem! Eeeeu sou fissurada em terror e esse livro realmente além de ter me chamado atenção com essa capa linda me chamou ainda mais atenção a ilustração das páginas!
    Euuu ameeei a sinopse, o tema, td...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu adooro esse gênero. E um livro com vários contos, melhor ainda. Assim podemos ter várias histórias em um livro só. Ainda mais com essa sinopse maravilhosa, que conversa com o leitor. Isso me cativou :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!

    Eu aprendi a gostar do gênero! Mês passado a Avec me surpreendeu enviando um pacote com 3 publicações deles, entre eles estava TREZE, do Duda Falcão. Conheço a fama do autor e estou ansioso para conhecer o Anfitrião.

    Um abraço, Marcos!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou muito medrosa, como sempre digo, mas ultimamente estou querendo entrar mais nesse universo do terror, e também estou querendo mais livros de contos, então acho que o livro daria bem certo para mim.
    Enfim, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Quero pra mim!! Tudo no livro me interessa, contos, do gênero terror e está com uma capa e ilustrações maravilhosas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos!
    Eu amo gêneros que tenho terror, horror e suspense! Li poucos livros desse gênero e nenhum com todos esses envolvidos mesmo sendo em uma coletânea de contos.
    A escrita do autor parece ser excelente e de possuir um poder extraordinário para prender o leitor e surpreende-lo com o suspense.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de terror mas amo um suspense, especialmente com lobisomens e outros seres, não li nada do autor mas fiquei muito interessada, a perspectiva dos contos é muito interessante, me interessei muito por ''Rito Necromante: Criar Zumbi.''

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Sinceramente não sou muito fã de contos, por eu gostar de terror, suspense e coisa tal, talvez eu goste de conto em especial, acho que devo dar uma chance, talvez eu descubra um nova paixão rs contos :)

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Não sou muito fã de livros de contos. A gente se apega e o conto termina hehe. Mas como são de terror creio que não vou me apegar. É claro que me interessei, principalmente pelo primeiro que você citou. Eu já tenho um medo gratuito de circo e palhaços, então acho que vou gostar bastante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. assim como comentado um pouco mais acima, contos não são meu forte! Existe personagens que se repetem no livro? Tudo se passa num mesmo universo? Gostei da arte interna da capa achei um pouco estranha só não sei exatamente o que me incomodou...

    ResponderExcluir
  14. Oi
    que bom que gostou da leitura desses contos, o enredo deles parece ser legal, mas infelizmente é um gênero que não curto muito para falar a verdade, mas o que conta e que curtiu ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos
    Não descarto a possibilidade de ler esse livro um dia, apesar de não ser meu tipo de leitura. Em se tratando de contos e tendo uma narrativa leve é o que me atrairia para ele. Fiquei curiosa para saber quem são os autores famosos citados no livro.
    De qualquer forma, gostei bastante da dica. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  16. Sou fã de terror e suspense então, de cara, já adorei o livro. Quando vi a capa achei que se tratava de um mangá ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Ainda não conhecei esse livro do Duda Falcão, mas achei esse livro bem interessante, gostei dos contos principalmente o Circo dos Horrores fiquei curiosa sobre as descrições do autor e como ela consegue te prender a historia, me deixando bem interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
  18. Oi. Essa capa está muito original, divertida! Gosto de contos e terror e suspense, tudo de bom! Que ilustrações bacanas, fiquei bem empolgada para ler. Obrigada por suas palavras. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Marcos
    Apesar de ter achado a arte gráfica muito bonita, não sou muito chegada a um terror, horror, talvez um suspense (prefiro meus romances de época kkkk). Mas valeu a indicação, apesar que esta vou pular.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Trilogia FUNÇÃO CEO de Tatiana Amaral

    ResponderExcluir
  20. Gostei dos contos que você selecionou, deles, o que mais me chamou a atenção foi A Pena do Corvo, quando li o título já pensei se ele teria algo haver com Poe, gostei do de ter. Achei o livro genial! Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo