27/05/2016

Resenha: Na Teia do Morcego

Título: Na Teia do Morcego
Autor: Jorge Miguel Marinho
Editora: Gaivota
ISBN: 
9788564816299
Ano: 
2012
Páginas: 
256
Compre: Aqui

Sinopse:

Se o herói desta inquietante narrativa é ou não o mesmo Batman das histórias em quadrinhos, este é o grande desafio para o leitor. Será que o conhecido Cavaleiro das Trevas se mudou para o centro de São Paulo e, por razões íntimas, não pretende retornar a Gotham City?

Resenha:

Se o Batman estivesse na sua cidade, isso seria bom ou não? Essa é a pergunta que alguns moradores da Consolação – São Paulo – começam a se fazer desde que um estranho mascarado começa a aparecer na cidade. Suas ações são suspeitas e confusas, o que causa estranhamento. As atividades criminosas diminuem, de certa forma, mas alguns comércios também perdem clientes. Pior, algumas pessoas acusam o Batman – seja ele o verdadeiro ou o falso – de cometer delitos.

Juntamente com o mistério do herói ou do louco que se veste de morcego, também temos a investigação da morte de Abigail. Após trabalhos, a polícia descobre que a queda que originou o óbito foi providenciada por alguém. Ou seja, temos um homicídio. O estranho problema é que na vizinhança, onde todos são moradores de bem, muitos parecem ter motivos para terem cometido o assassinado. A pergunta é: qual deles foi?


Quando um dos vizinhos suspeitos começa a investigar o ocorrido, coisas estranhas passam a acontecer. Os indícios parecem indicar para vários suspeitos. Pior, a história com o Batman fica ainda mais complexa. A pergunta é: será que o leitor vai conseguir unir essa teia de acontecimentos e tirar uma conclusão?
“Que história é essa de assassino, meu amigo? Logo você, o homem mais íntegro e delicado que já conheci? Decididamente a sua obsessão pelo halterofilismo, esporte de gente bruta e estúpida, começa a revelar sérios prejuízos emocionais” (p. 43).
Partindo dessa premissa, Jorge Miguel Marinho cria uma obra inteligente e muito diferenciada. Um assassinato em São Paulo pode até ser comum na literatura; contudo, um onde o Batman esteja envolvido não é. O que, no princípio, parece uma loucura, no fim mostra-se a melhor forma de inovar dentro de uma trama aparentemente comum.

O autor também merece destaque pelo experimentalismo literário e estético que ele empreende na obra. Quanto ao primeiro, temos uma gama enorme de gêneros literários para compor a obra. Acompanhamos ligações, cartas, e-mail, bilhetes, notícias jornalísticas e outros. A partir dessa multiplicidade de estruturas, os pontos são interligados, dando maior dinamicidade à leitura e sentido ao enredo.


Em relação ao plano estético, há a tentativa de recriar os ambientes onde os gêneros literários são desenvolvidos. Para isso, a obra conta com folhas coloridas, páginas que simulam jornais, cartas que parecem escritas manualmente e muito mais. Isso deixa a leitura muito mais rica e envolvente.
“[Gazeta Meridional, segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010] Batman reaparece na Consolação – Psicopata provoca festim diabólico durante a madrugada” (p. 32).
O livro também conta com um tom bem ameno, divertido, deixando toda a narrativa bem próxima da realidade. Marinho se preocupa ao máximo de passar verossimilhança em sua narrativa. Afinal, já que seu livro é destinado para leitores mais jovens, não há nada melhor do que mostrar que a literatura pode trabalhar problemas reais sem ser algo chato, e ainda partindo de algo voltado para a fantasia.

Quanto à parte física, eu só tenho elogios e não são poucos. A capa é chamativa e muito bonita. A diagramação é a mais bela que já encontrei em obras literárias; sem dúvidas, um espetáculo à parte. A revisão também está excelente, deixando a leitura ainda mais tranquila.


Desta forma, resta-me indicar Na Teia do Morcego. A obra de Jorge Miguel Marinho é inovadora e envolvente. Ademais, mesmo sendo uma trama juvenil, consegue prender leitores adultos com muita facilidade. Sem dúvidas, obra recomendada.
“Batman, um clarão nas trevas é a nota que nós estamos recebendo nesse instante da reportagem de São Paulo para o Jornal do País. O Cidadão Tristeza, que já se transformou em assunto nacional, voltou a chamar a atenção da opinião pública brasileira. Nos últimos dias, os jornais, as revistas, o rádio e a televisão perguntam: Quem é essa figura que se faz passar pelo super-herói das histórias em quadrinhos” (p. 212).



Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Olá!
    Bom, diria que essa história, inicialmente, me parece muito intrigante. Inovou tanto, que confesso que me causou estranheza.
    A edição está linda.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, tudo bem?
    Legal que o autor pegou algo clichê (o assassinato e os muitos suspeitos) e colocou algo criativo dentro dessa história (a presença do Batman). Com certeza é um livro que eu fiquei curiosa para conhecer. E se é voltada para o público jovem, melhor ainda ;)
    A edição (pelas fotos) está muito bonita mesmo. A capa é muito bacana, achei o máximo esse jogo das letras formando os prédios :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos!

    Claro que eu adoraria ter o Batman aqui! kkkkk Sou fã! u.u rsrsrsrsrsr

    Não conhecia o livro e confesso que se fosse pela capa, não compraria. Mas... sua resenha e o enredo totalmente fora do comum (Batman em SP) me deixou muito curiosa!

    Mais uma vez, obrigada por me deixar mais pobre! kkkk Vou adicioná-lo na minha lista de desejados e assim que possível, comprar meu exemplar!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. nossa que livro mais bacana, tipo batman em SP!!!! SP ja é mt gothan mesmo! haha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Muito bom essas HQ´s que confundem o leitor, claro que eu ia amar o Batman rsrs
    Mesmo não gostando de HQ´s eu gosto de suspense, então acho que conseguiria ler, amo livros com ''ligações, cartas, e-mail, bilhetes, notícias jornalísticas '' me sinto mais próximo do enredo, já adicionei aos desejados, ótima indicação, a diagramação está mesmo maravilhosa

    ResponderExcluir
  6. Mtoo legal!
    Gostaria mto de ler!
    HQ´s sempre me surpreendendo e mudando meus conceitos em relação á eles...
    Gostei mto da forma que o autor propôs o livro para os leitores...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Achei este livro um tanto diferente. A trama apesar de ser um pouco diferente, ainda assim, desperta minha atenção. Fiquei extremamente curioso para saber qual a verdadeira relação do suposto Batman com os acontecimentos, e como que o autor faz para interligar estes dois cenários no livro. Já a capa, eu até que gostei, mas ela não me chamaria a atenção se eu estivesse passando por ela em uma livraria ou biblioteca.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcos
    Não conhecia o livro e olhando assim (julgando) para a capa não daria muita coisa pelo livro, mas amei a resenha e a premissa.
    Imaginar o Batman nessa história toda realmente é bem diferente. Além disso, gostei de saber que o livro tem seu toque de realidade e ainda fantasia.
    Acredito que iria gostar da obra. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Que demais esse livro! O autor pelo jeito soube inovar e atiçar a curiosidade do leitor logo nas primeiras páginas, e a junção toda com o batman ficou bem criativo, espero poder ler logo também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. História beeem diferente, até porque Batman no Brasil teria muito trabalho. Como fica o lance de direitos autorais? A DC sabe dessa homenagem?

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda, homem!!!!

    Adorei!! Não tinha visto ele ainda, fiquei doida. Adoro essa coisa de assassinos, rsrs. Você sabe disso. Ainda mais em São Paulo!!!

    Só não gostaria de encontrar com ele pessoalmente por aqui, mas no livro seria lindo ♥

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Inovador de todas as formas, a história, múltiplas estruturas para contat a história e a diagramação. Com certeza daria uma chance pra essa livro.

    ResponderExcluir
  13. Gente que livro maravilhoso é esse?
    Além dessa capa linda tem uma premissa muito envolvente que fiquei realmente muito afim de ler.
    Obrigado pela dica, nunca tinha ouvido falar dessa obra! O mais legal é que ainda é brasileira :D

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei, mesmo sendo juvenil, é uma leitura que prende

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos
    Ele esteve esses dias aqui na minha cidade, em Sorocaba -SP. Tentou até irar RG e não deixaram hehe. Acho esse diferencial na história muito legal e é um livro que leria sim, só para conferir como o autor se saiu. Mas diferente de você não gostei da capa. Só se ao vivo for mais bonita hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei muito dessa capa diferente que logo chama a atenção do leitor, achei a ideia do livro bem interessante e fiquei curiosa sobre esses mistérios principalmente o do batman aqui no Brasil, me deixando interessada nesse livro !!

    ResponderExcluir
  17. Que bom que é uma obra inovadora!
    Gostei dessa versão do Batman, gosto tudo de heróis e sempre estou buscando coisas novas. Essa é diferente, não é sempre aquela imagem tao imaculada do herói.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcos.
    Ano passado aconteceu um fato curioso e que tem um pouco a ver com o livro: estávamos eu e umas amigas na Consolação e vimos aquele símbolo de chamado do Batman no céu! Surreal, né? Esse lívro me fez lembrar disso.
    É um livro que eu leria pela carga de suspense que apresenta e pela beleza da diagramação, que é um deleite para os olhos.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Não conhecia esse livro e nem seu autor,mas por sua resenha, achei o enredo muito interessante e divertido. Batman sempre é uma ótima pedida, ainda mais aqui no Brasil! Muito boa sua indicação, vou querer conferir essa leitura, com certeza. A capa também está muito bacana. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Marcos!
    Olhando a capa e o título parece ser um livro que não me chamaria a atenção mas se fosse folheá-lo e ler a sinopse eu iria adora. A premissa da obra é bastante curiosa e inteligente. Suas fotos ajudaram a mostrar o quanto o todo da obra é bonita.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Marcos
    Acho legal que você me deixa por dentro dos lançamentos nacionais. Também achei pela resenha a história diferenciada, e por envolver o homem morcego já me ganhou. Vou tentar conferir a obra.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  22. Oi
    esse parece ser um bom livro com mistério, adoro histórias que envolvem assassinatos, pois faz o leitor quebrar a cabeça tentando encontrar o culpado e esse parece ser um desses e eu gostei da capa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gostei do enredo do livro, ainda mais pelo enredo trazer o Batman, imagina ela qui no Brasil?! Realmente o autor inovou neste quesito. A história parece ser envolvente e com certeza fiquei curiosa para descobrir o desenrolar deste enredo. Gostei muito da dica e da resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  24. Pelas fotos deu pra ver que é uma edição bem caprichada =)
    a história parece ser envolta em mistério e adrenalina, sem perder o foco nem torna-se maçante.
    Gostei. Vou deixar anotadinho aqui^^
    bjss

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo