28/05/2016

Resenha: Sob a Pirâmide

Título: Sob a pirâmide
Autor: Christian Jacq
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528617610
Ano: 2016
Páginas: 336
Compre: Aqui

Sinopse:

Ao ser convocado para investigar as mortes misteriosas de cinco vigilantes sob o grande túmulo de Quéops a esfinge de Gizé , um jovem, inteligente e incorruptível juiz novato vê-se jogado em um viveiro de ganância e corrupção. Sua recusa em assinar um documento que não parecia fazer sentido o leva a descobrir uma trama monstruosa para assassinar o faraó Ramsés, o Grande. Com a ajuda de seu irmão de sangue e de uma bela jovem médica por quem é apaixonado, ele luta para expor a verdade, resolver uma série de assassinatos brutais e frustrar uma tentativa descarada de golpe de Estado. Mas será ele capaz de sobreviver no processo?

Resenha:

Ser honesto em nossa sociedade não é nada fácil. Porém, isso não é novo; no Egito antigo, centenas de anos atrás, já não havia qualquer facilidade de se manter limpo diante de tanta corrupção. Contudo, apesar de todas essas dificuldades, o juiz Paser é um homem íntegro e que zela pelo bem da sociedade. Suas características rendem-lhe uma promoção: ele é convocado para trabalhar em uma das maiores cidades do Egito, Mênfis.

Entretanto, ao chegar à famosa cidade, depara-se com uma situação caótica. Os jogos de poder são abundantes; a ganância move diversas pessoas e a corrupção é algo natural. Ele, ainda assim, tenta manter-se incorruptível. Contudo, quando um estranho acidente acontece e o nosso protagonista percebe que nem tudo parece ter acontecido como dizem, ele percebe que precisa investigar. Contudo, o jovem juiz sequer imagina no tamanho do problema que está encarando.


Partindo dessa premissa, Christian Jacq cria um enredo rico e interessante. O seu grande mérito é carregar o leitor para o Egito de uma maneira simplesmente mágica. O aprofundamento cultural que a obra carrega é gigante, fazendo com que conheçamos os costumes, o estilo de vida e as instituições egípcias. Isso faz com que a obra ganhe em verossimilhança e envolva ainda mais o leitor. O melhor de tudo é que tal aprofundamento é feito sem tornar a obra cansativa; a escrita de Jacq se mantém leve durante toda a obra.
“– Uma séria acusação foi feita contra você.– Não me surpreende!Faltava nobreza na voz de Denés; ela se tornava aguda, traduzindo um nervoso que contrastava com a reservada segurança do personagem” (p. 55).
Outros pontos que merecem destaque é a excelente construção dos protagonistas e a crítica política-social estes que carregam. Os personagens possuem um bom aprofundamento psicológico, indo além daquela simples casca de nomes e costumes, o que permite um maior envolvimento por parte do leitor. O fato de esses personagens estarem envolvidos em um meio político conturbado ressalta ainda mais as suas qualidades e defeitos, ampliando a profundidade deles e deixando no ar uma série de críticas aos sistemas políticos.

O mistério que há na obra também é um ponto positivo, contudo, não foi tão intenso quando era de se esperar. Alguns desvios narrativos durante a obra fizeram com que o clima de suspense caísse um pouco. Isso não torna a leitura ruim, é claro. O livro continua rico, profundo e bem escrito; entretanto, não é um mistério de roer as unhas.


Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa está belíssima e já deixa claro o estilo do livro. A diagramação é simples, porém, muito confortável, possibilitando uma ótima leitura. Também encontramos uma boa tradução e revisão.
“– Se a justiça desistir, a violência reinará no lugar do faraó.– A sua vida não é mais importante do que a lei?– Não, Kem” (p. 151).
Em suma, Sob a Pirâmide é um excelente livro para quem gosta de suspense leves, com foco em sistemas políticos corruptos, e que tenha um bom aprofundamento em uma cultura distante – a egípcia, no caso. Se você estiver procurando esse tipo de obra, dê uma chance ao livro do Christian Jacq. Você não irá se arrepender.




Comentários
21 Comentários

21 comentários:

  1. Amo obras investigativas, principalmente em lugares com uma cultura rica, que é o caso do Egito, achei genial o autor conseguir nos embarcar para este lugar sem fazer uma obra tediosa, o autor conseguiu tratar de vários assuntos, e só de ler a sinopse já imaginou vários temas políticos, a capa está linda e quero muito ler

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos,
    Não conhecia o livro, é um gênero que não costumo ler.
    Seria uma obra para eu sair da minha zona de conforto, sabe?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que capa!!! Já me ganha só por isso.
    Adorei a dica. Não sei se leria agora, mas a dica foi anotada.
    Tô afim de algo mais agressivo, rs. Mais ação sabe... não senti isso, mesmo assim gostei.
    E você sabe bem que eu mudo sempre.

    Bjkss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, sentindo que de uns dias pra cá suas resenhas estão mais aprofundadas! Seu lá impressão minha.

    www.voceetaolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, sentindo que de uns dias pra cá suas resenhas estão mais aprofundadas! Seu lá impressão minha.

    www.voceetaolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos.
    É só olhar para essa capa que já quero ler. Amo tudo que tem a ver com o Egito, um dia vou ir lá hehe, e somente por isso já leria. Mas já li uma série do autor, Ramsés, que amei. Por isso vou colocar na lista hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. O destino está me mandando ler este livro. É a segunda resenha em menos de 3 dias que eu leio. E sou fascinada por mitologia, todas elas. Christian Jacq já havia chamado minha atenção com Os Mistérios de Osíris, que eu ainda não tive a oportunidade de ler. Mas Sob a Pirâmide eu com certeza irei ler! É uma ótima oportunidade de conhecer outras culturas, principalmente as antigas.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas adorei saber que a historia se passa no Egito ainda não li nada com esse cenário me deixando bem curiosa, também gostei muito que o Christian Jacq aprofunda na cultura, pois sempre tive muito vontade de conhecer mais sobre essa cultura, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  9. Oi marcos!

    gosto de protagonistas bem construídos e acho que vou curtir a abordam politica-social! Parece ser um livro muito bom e com uma trama excelente!


    bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Ótima dica de leitura ! Grandes aventuras e uma historia que te prende desde a sinopse. Alem de passar em um ambiente que representa muito poder.
    Eu o leria se tivesse oportunidade :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos
    Se tem um aprofundamento cultural trabalhado sem ser maçante, já é um ponto positivo ótimo. Além disso, o aprofundamento do personagem e o mistério mesmo que discreto, também seriam motivos para querer ler. Sei que não leria no momento, mas não descarto a possibilidade.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcos!

    Como já disse por aqui, gosto muito de livros que falam de outros paises e crenças. Gosto ainda mais, quando existe semelhança com a realidade, isso torna o livro mais verdadeiro e a leitura, mais prazerosa. Não conhecia o autor nem o livro, mas pode ter certeza que entrará para minha lista de desejados!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    A capa está muito bonita, marcante mesmo. E a sinopse é muito interessante. Conhecer um pouco mais de outras culturas, através de uma leitura, é sempre enriquecedor. Sua resenha está ótima, deixando aquela vontade de ler a obra e se divertir com um bom suspense, mesmo que um pouco mais leve. Valeu pela dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Gosto da parte investigativa e ainda é uma ótima oportunidade de conhecer outras culturas.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marcos!
    Acho legal quando o livro fala sobre outras culturas e ainda envolve mistério e como ser honesto em uma sociedade que não é.
    Mas confesso que não chamou muita a minha atenção quem sabe depois eu mude de ideia.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer. Fico feliz que os personagens sejam bem desenvolvidos. Aquela coisa de só uma casca e nome não dá :P
    Acho que só li um livro até hoje ambientado no Egito e curti.
    Acho que iria curtir esse livro também.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Excelente essa capa! Eu adorei a forma que o autor desenvolveu a história políticos corruptos e essa cultura tão imensa e rica...
    Leria sem problemas, até pq adoro suspenses e investigações...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi
    eu curto livros de suspense e mesmo esse sendo leve chamou minha atenção e acho que seria interessante e ainda tem políticos corruptos tão presente nessa nossa realidade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Marcos
    Um dos meus estilos preferidos é o romance histórico, pois como você disse, aprendemos um pouco de outra cultura e ganhamos em conhecimento, gosto de suspenses leves e me autentifiquei com história. Vou acrescenta-lo na minha lista de desejos.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Maio, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  20. Só do livro falar sobre o Egito já fiquei com vontade de conferir, ainda mais por ter feito de uma forma impecável. Mesmo o mistério que envolve o livro não sendo de roer as unhas imagino que seja um bom mistério, sem muita enrolação, não deixando a leitura cansativa. Gostei muita da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  21. Gostei, parece ser bem legal, instigante e daqueles que não largamos enquanto não paramos de ler!
    Não sei tanta coisa sobre o Egito, mas amo as fotos que vejo, acho lindo e tenho vontade de conhecer mais.
    bjs

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo