29/05/2016

Resenha: Tropas Estelares

Título: Tropas Estelares
Autor: Robert A. Heinlein
ISBN: 9788576572206
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 364
Compre: Aqui

Sinopse:

Alistar-se no Exército foi a primeira – e talvez a última – escolha livre que Juan Rico pôde tomar ao sair da adolescência. Apesar do árduo e rigoroso treinamento pelo qual é obrigado a passar, o perseverante recruta está determinado a tornar-se um capitão de tropas. No acampamento militar, ele aprenderá a ser um soldado. Mas apenas ao final de seu treinamento, quando, enfim, a guerra chegar (e ela sempre chega), Rico saberá por que se tornou um. Vencedor do prêmio Hugo e um dos maiores clássicos da ficção científica mundial, Tropas estelares traz um enredo repleto de ação, tecnologia, superação de desafios, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A obra foi adaptada para o cinema pelo diretor Paul Verhoeven.

Resenha:

Inquietante é a palavra que define, em minha concepção, Tropas Estelares. Apesar de ser um livro de ação, a análise social contida na obra coloca o leitor para pensar e refletir sobre as convicções que possui, o que me deixou inquieto. Nesse misto de adrenalina e reflexão, Heinlein me ganhou por uma série de motivos. Confira tudo na resenha abaixo.

O jovem Rico está próximo a deixar de ser considerado um adolescente e de passar a ser um adulto. Nesta fase, ele tem a opção de se alistar nas forças armadas. Pela Constituição, ele não é obrigado; porém, caso queira, tem o direito de se alistar. A princípio, ele não tinha o menor interesse. Contudo, por ser impulsivo, acaba se deixando levar por um amigo e uma garota. Segundo o pai dele, Rico acabara de fazer a maior besteira possível em sua vida.


Ao ser aceito nas forças armadas, Rico acaba sendo destinado à infantaria. Definitivamente não era o que ele desejava, mas ele acaba se conformando. Aliás, se conforma até chegar à parte do treinamento. Quando o treinamento inicia, o protagonista começa a se questionar se o pai realmente não tinha razão. Afinal, correr por quilômetros, ficar noites sem dormir, “quicar” sempre que o general mandar e ser açoitado ao cometer uma infração não estava nos planos do protagonista.
“Mais uma coisa: isto é só uma incursão, não uma batalha. É uma demonstração de poder de fogo e terror. Nossa missão é deixar o inimigo saber que podíamos ter destruído a cidade deles, mas não destruímos, e que eles não estão seguros mesmo que a gente não use bombardeio total. Não façam prisioneiros. Matem apenas quando não puderem evitar. Mas toda a área que atingirmos é pra ser esmagada” (p. 14).
Para entender o futuro distópico baseado na ficção científica criado por Heinlein, é necessário compreender o conceito de cidadania. Dentro da estrutura política constituída, só é cidadão quem serviu por, ao menos, dois anos nas forças armadas; os demais são apenas civis. Ou seja, quem não serve não pode votar, não pode participar das decisões políticas e nem se candidatar, mas tem todos os outros direitos dos demais cidadãos: saúde, educação, liberdade e outros. Aliás, na obra os direitos são sim colocados em prática, diferente do que acontece atualmente.

Isso se dá porque o conceito de cidadania, nessa sociedade, é: colocar o direito, segurança e liberdade de todos acima da sua. Desta forma, você só é cidadão se estiver disposto a morrer para garantir a segurança da comunidade; você pode votar se estiver disposto a lutar por dias sem dormir, se preciso, para garantir a liberdade do grupo. Como se pode fazer isso? Nas forças armadas.


Esclarecendo esse conceito, é possível pensar a obra de Heinlein é um nível acima de uma mera ficção. A obra permite pensar discutir o conceito de cidadania, dos direitos dos cidadãos e, principalmente, de até onde o governo pode ou deve ir para garantir o bem comum. Além disso, também é possível observar as demais relações políticas, no âmbito do poder, e sociais, no âmbito do status.
“(...) serviço militar é para formigas. Pode ter certeza. Vejo como eles vão e vejo como voltam... Se é que voltam. Veja o que fazem com eles. E pra quê? Por um privilégio político puramente nominal que não vale um centavo e que, de qualquer forma, a maioria não sabe usar bem” (p. 51).
Apesar de toda essa parte teórica e crítica, a obra se desenvolve em um ritmo relativamente fluído. Digo relativamente porque temos picos de adrenalina nas batalhas e momentos mais lentos, onde são explicadas as relações sociais, a hierarquia militar e a relação diplomática da humanidade com outras raças alienígenas inteligentes. Ou seja, se pensar de maneira geral, a obra é equilibrada, apesar de haver momentos bem mais lentos.

Além de construir uma estrutura narrativa muito boa, Heinlein também merece parabéns pela qualidade de seus personagens. Eles são profundos, inteligentes e refletem muito bem a estrutura social do período. Ou seja, através deles também podemos verificar como “seres daquele tempo” pensariam e agiriam.


Outro ponto que merece destaque é a construção do enredo na área militar. O autor consegue apresentar bem as hierarquias, as funções e, principalmente, as batalhas. Aliás, que batalhas! Bem construídas, tecnológicas e muito estratégicas, elas nos deixam vidrados. Por mim, poderia até ter mais delas.
“– Acabei de receber minhas ordens.– Para quê?– Infantaria Móvel.Seu rosto se partiu num grande sorriso de felicidade, e sua mão agarrou a minha.– Minha unidade! Aperte aqui, filho! Vamos fazer de você um homem... Ou te matar tentando. Quem sabe os dois” (p. 60).
Se o enredo é muito bom, a parte física também o é. A capa é bonita e, apesar de parecer meio nebulosa no princípio, faz todo sentido após a leitura da obra. O livro também conta com uma boa revisão e tradução. A diagramação, por sua vez, está simples, mas bem confortável.

Diante de todos os aspectos, me resta apenas indicar a obra. Tropas Estelares é um livro que merece ser lido. Mesmo eu não concordando com todos os posicionamentos filosóficos do autor, considero a obra um dos expoentes dentre as boas obras clássicas de ficção científica.





Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Olá, gostei bastante dessa sua resenha. Se fosse aqui no Brasil, talvez não haveriam tantos políticos. A grande maioria preferiria ser civil. Ainda bem que falou da capa. Achei estranha mesmo rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Esse é outro livro que está na minha lista de desejados desde que li sua resenha pela primeira vez. Gostei muito do enredo e a capa é bem chamativa. A Editora está de parabéns pela edição, confesso que gosto cada vez mais dos livros da Aleph!

    Parabéns pela resenha, espero adquirir meu exemplar em breve e gostar tanto qto vc da história!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Gostei muita da sua resenha, como sempre, bem explicativa e na medida certa de informações. Tenho certeza que é uma leitura muito agradável, mas sinceramente, não me chama a atenção. Talvez um dia venha a ler, se surgir oportunidade. Mesmo assim, uma ótima dica que agradará muito leitores. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcos.
    Acho que aconteceu dessa vez o mesmo que aconteceu da outra vez que li essa sua resenha. Num primeiro momento olhei para o livro e para a sinopse e não me interessou. Sabe que não sou muito fã do gênero. Mas lendo a sua resenha fiquei com vontade de ler. Achei muito interessante esse conceito de cidadania.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha. A história parece ser simples mas lendo a resenha percebi que é complexa, envolve discussões de análise social, me interesso por temas como esse. Quero conhecer

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos
    A premissa, sem dúvidas, é muito interessante. Apesar de possui bons personagens e o autor ainda criar uma narrativa fluída diante desse enredo, eu não sei se leria, pelo menos agora. Mas de fato o livro parece ser uma ótima dica, e diante dos elogios é possível repensar.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que fantástico, sem dúvidas é bem confuso um autor poder misturar ação com reflexão, acima de tudo mostra como as pessoas que se alistam no exército passam seus dias, colocando a sobrevivência dos outros acima da sua, nunca me interessei pelo livro porque a capa, na minha experiência, não me trouxe nenhuma vontade de ler, mas não vou julgar o livro pela capa e colocarei ele na lista

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos, tudo bem?
    Essa resenha é do blog antigo né?
    Acho que me lembro dela :)
    Então... eu já havia ficado interessada no livro e agora, ao ler essas linhas (de novo?) permaneço com mais vontade ainda de ler o livro. O problema é aquela coisa chamada tempo, você sabe como é né? :P
    Então...
    Mas com certeza é um livro que vou querer ler, quem sabe esse ano?
    Adoro livros que trazem todos esses pensamentos e tudo o mais. São coisas para se pensar :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Marcos!
    Gostei mto sa sinopse e do modo que vc soube passa a história do livro, gostei mto dos detalhes, eu não conhecia o livro, e já me dxei cativar pela sinopse, qro mto conferir!
    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi
    acho que já vi falarem desse livro e juntando a sinopse e o que você falou parece ser uma obra envolvente, mas não se leria esse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Marco
    Já conheço o livro, mas ainda não li. me atraiu na época por ser um clássico e eu gosto de ler clássicos. É um pouco diferente do que estou acostumada a ler, mas isso não é um ponto negativo, pois o tema não me desagrada, acho que será uma boa leitura.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Sorteio dos 3 livros da Coleção Signos do Amor

    ResponderExcluir
  12. Só soube que Tropas Estrelares era um livro porque vi aqui em seu blog, antes só conhecia o filme. Gostei muito do enredo, da forma de sociedade em que vivem; a diferença entre os cidadãos e os civis. Bom saber que as cenas de batalha são ótimas! Gostei muito da resenha e da dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  13. Coitado do personagem nos tempos de treinamento, parece que sofre bastante. Mas é isso que acontece quando você quer servir ao país, deve se tornar forte e perseverante. O livro parece ser mesmo ótimo, cheio de aventuras, mas como você disse, muitas reflexões acerca da vida.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  14. Oi,Marcos!
    Eu adorei a premissa do livro, quando comecei a ler pensei que fosse uma versão parecida com Guerra do Velho.
    Os elementos que compoem o livro são bastante chamativos pra mim e agira estou super curiosa para lê-lo.
    Parabéns por essa bela resenha.

    Beijos,

    www.liliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Não é bem o meu estilo preferido, mas acho que se tiver a oportunidade lerei sim.
    É um livro curioso, e bem voltado pra política o que me chamou muito a atenção.
    Quem sabe um dia leio.
    Gostei das cores da capa.
    bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a historia bem interessante com certeza é um distopia diferente mas achei interessante os temas que o autor aborda ao longo do livro principalmente sobre o conceito de cidadania e dos direitos dos cidadãos, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo