30/06/2016

Resenha: A Ascensão do Governador

Título: A Ascensão do Governador
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga 
ISBN: 9788501097156 
 Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 361
Compre: Aqui

Sinopse:

No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos.
Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação.
Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award.
Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV.

Resenha:

A primeira observação que tem que ser feita, logo de início, é: não imagine que vá encontrar a série televisiva neste livro e nem o livro nos quadrinhos originais. Apesar de a premissa ser a mesma nos três casos, o desenvolvimento não é idêntico. Há situações diferentes e, até mesmo, personagens diferentes.

Neste livro nós conhecemos Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian. Os três, após o apocalipse zumbi, tentam encontrar um lugar seguro, por um motivo simples: eles precisam manter a doce Penny viva. Para deixá-la segura, eles não temerão enfrentar hordas de zumbis para atravessar a cidade e chegar a um suposto abrigo protegido pelos militares.

A princípio parece ser algo bem clichê, eu sei, principalmente por causa do tal abrigo. Qual história de zumbis não tem isso? Porém, o grande diferencial está no desenvolvimento, na carga emocional utilizada e nos personagens únicos que encontramos. Nesses aspectos o livro sai do ponto comum.
"Eles explodem que é uma beleza, né?"
Nesse livro nós descobrimos como surgiu o governador e quem ele era antes de se tornar o vilão tirânico já conhecido pelos fãs. E a descoberta é surpreendente. Os leitores certamente se surpreenderão com a escolha e em como tudo aconteceu. Isso se não tiverem o tal governador como um herói no primeiro momento.

O grande diferencial de The Walking Dead, como já disse anteriormente, são os personagens. Esses, aliás, dão um show à parte. Phillip é o típico macho alfa. Foi o poderoso durante toda a vida e acha que é o responsável por tudo agora também. E, claro, que todos devem obedecê-lo. Sua filha, ao contrário, é a criatura mais doce e meiga do livro e em nada parece com o pai que tem.


Porém, a grande surpresa é Brian. Desajustado socialmente desde sempre, tem dificuldade de entender as novas regras desse mundo novo e acaba se submetendo ao irmão. Porém, no decorrer do livro ele surpreende a todos e mostra que talvez não seja o bobão que parece. Ele é o personagem mais original e melhor explorado de toda obra.
“– Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo?”.
O autor desenvolve toda a trama com uma escrita ágil e fluida, tornando possível ler toda a obra em pouquíssimo tempo. Não obstante, a editora ainda ajuda nessa agilidade com uma diagramação muito confortável e com letras grandes. Ou seja, tudo contribui para que a leitura seja extremamente agradável.

Indico, sem dúvidas, A Ascensão do Governador para todo aquele que queira explorar uma obra sobre zumbis. Quem gosta desse tipo de literatura certamente não irá se decepcionar.



Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, amei!
    Me deixou com "menos medo" de ler kkkk sempre quis ler The walking dead, mas estava receosa, porém, pude perceber que não é tão assustador assim.
    Título anotado! Vou procurar pra lê-lo, pois quem sabe não perco o medo e acabo gostando né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos!

    Eu tenho este livro e mais dois volumes que saíram depois dele mas ainda não os li. Adoro zumbis, vc sabe e quero lê-los, mas quem disse que meu tempo deixa??? O.O rsrsrsrsrs

    Eu quero muito saber como o Governador virou aquele homem frio e insensível da série. Apesar de odiá-lo pelo que ele fez na série de TV, tenho certeza que vou me apaixonar pelo personagem do livro! rsrsrssrsr

    Como sempre, ótima resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem???
    Eu confesso que não tenho interesse em conhecer essa história. Nunca vi a série, nunca nada. Não posso dizer que sou a maior fã de histórias de zumbi, então...
    Mas o livro, talvez eu leia algum dia. O maior problema não é com a história em si, mas sim com as cenas, por isso geralmente me mantenho longe das telas com zumbis, mas quem sabe em palavras...
    Não preciso dizer que a resenha está ótima né? :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Marcos
    Não vejo a série de TV e Nunca li nenhum desses livros principalmente porque não gosto muito de zumbis. Não tenho interesse nessa série, mas sei que muitos a adoram.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  5. Oii Marcos!!!
    Parabéns pela excelente resenha!!! Fã convicta da série preciso urgente ler os livros...
    Bom saber que a leitura é fácil e rápida, que prende a gte na história e faz com que queremos ler mais e mais....livros de zumbis me agradam mto!
    Ameeei a resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Helloo, Marcos! Tudo numa nice?!
    Ah, eu achei uma lindeza que você usou a expressão 'não obstante'. Toda vez que eu usava para falar ou em meus próprios livros minha mãe e minhas irmãs diziam para eu me expressar 'normalmente'. ahahaha. Mas enfim, vamos falar do livro. De cara eu achei que contaria a estória do seriado. Eu acredito que até hoje nunca li nenhum livro de zumbi, mas eu assisto a série e vi pelo menos um filme. O governador foi um personagem que eu odiei com muita força e amei odiar. Sério. Eu queira que ele morresse por ter feito tudo que fez. Para mim ele era um lunático. Não sei se o veria como um herói mesmo no livro. Só dando uma conferida mesmo. Eu gostaria realmente de ler sobre esse desenvolvimento e ver no que ele se transformou, os passos para isso.
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marcos.
    Eu até gostei do livro, de conhecer a história do governador. Mas sabe quando não bate? Prefiro muito mais a série da tv do que a série de livros. Acho que porque estava esperando a história da série em si e não era nada daquilo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcos. Adorei sua resenha e essa dica de leitura. Até mesmo porque tenho esse livro na minha estante, mas ainda não peguei para ler. Sou apaixonada por The Walking Dead e a tudo que se refere ao seriado. Agora , com suas palavras, fiquei mais ansiosa para ler esse livro. Maravilhosa dica. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu não poderia descrever melhor, ótima resenha!
    A saga de The Walking Dead está entre a minha lista de leituras favoritas. Sem querer li O Caminho Para Woodbury primeiro que A Ascensão do Governador, mas isso não atrapalhou em nada. Me apaixonei pelo universo de The Walking Dead por culpa dele.
    A leitura é muito rápida mesmo, só me falta ler o último volume da saga, Invasão.
    Eu tinha uma relação de amor e ódio com o Governador. Ele era um dos meus personagens favoritos mesmo sendo o vilão. Por sorte surgiu a Lilly Caul, né?

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo