29/06/2016

Resenha: A Pedra Proibida

Título: A Pedra Proibida
Autor: Tony Abbott
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501107411
Ano: 2016
Páginas: 322
Compre: Aqui

Sinopse:

Uma jornada em busca de relíquias. Uma corrida para salvar o futuro do nosso mundo.
Após a estranha morte de seu tio, os irmãos Wade e Darrell acompanhados de sua prima Lily e da amiga dela, Becca, partem numa missão cheia de ação em busca das relíquias que revelam o Legado de Copérnico. Pistas cada vez mais misteriosas os conduzem a uma assustadora tumba familiar. Quanto mais informações encontram, mais se aprofundam em um caminho tortuoso na direção de um antigo e perigoso segredo, destinado a lhes fazer acreditar em verdades que mais parecem ficção. Em uma corrida sem trégua, ameaçados por uma organização criminosa e lutando por suas vidas, a única esperança dos meninos é de que consigam salvar o mundo e encontrem as relíquias que podem mudar o curso da história.

Resenha:

Resenha escrita pela Thaís Snape.

Quando comecei a ler A Pedra Proibida, não fui com muitas expectativas – apesar de eu ler muitos livros juvenis – e estava para confirmar isso quando a leitura não me prendia de jeito nenhum, não prendia minha atenção mas depois de alguns dias quando realmente sentei para ler, devorei as páginas de uma forma surpreendente. Quer saber como? Confira abaixo.

Começamos o livro com a história dos irmãos Wade e Darrel que são duas pessoas totalmente diferentes e ao mesmo tempo se completam. Enquanto Wade Kaplan é um garoto fascinado por astronomia principalmente sobre as estrelas e suas constelações – paixão herdada de seu pai – já seu irmão postiço pensa mais em como montar sua banda surf-punk – e isso existe? – e qual será a sua próxima refeição já que é um comilão assumido. Quando os dois abrem sem querer – ou seria por curiosidade? – um e-mail codificado enviado do seu Tio Henry a seu pai, Darrel diz que seu tio é um espião junto com seu pai e que juntos estão escondendo inúmeros segredos deles, já Wade acha que seu tio é alguém extremamente inteligente que esconde algo muito importante com seu pai.

Roald Kaplan ao saber que seus filhos leram o e-mail resolve explicar a situação a eles, porém em casa pois na Universidade não seria um lugar seguro.

Ao chegarem em casa encontram Becca e Lily a espera deles e o que parecia ser um segredo entre o trio estende-se as garotas. Para agravar o mistério, Wade descobre que seu tio Henry morreu de uma forma estranha logo após receberem o e-mail. Intrigados com a suposta morte embarcam a caminho de Berlim para descobrir o que realmente aconteceu e assim inicia-se uma jornada de mistérios e enigmas. 


A carta celeste que Wade ganhou em seu aniversário pelo tio Henry pareceu ser mais importante do que pensou, através dela desvendará inúmeros códigos que os levarão em busca de algo desconhecido por eles até o momento que descobrem que estão em buscas de relíquias deixadas por ninguém mais e ninguém menos que Nicolau Copérnico e que esses artefatos levam a outro mistério deixado pelo Legado de Copérnico há cinco séculos e que um grupo de assassinos  também está em busca desses itens.
“Isso era o que realmente impressiona Wade. Que um homem tinha uma ideia, e ela mudava o mundo. Isso significava que qualquer um podia ter uma ideia que também poderia mudar o mundo.”
Eis que as perguntas começam a surgir: Para que servem essas relíquias? Qual o valor que elas têm? Quem realmente foi Copérnico? E qual o seu legado? Foram algumas dessas perguntas que começaram a me intrigar e a me envolver com a história. As meias-pistas, códigos, jogos de palavras deixadas por tio Henry e a curiosidade em responder todas essas perguntas chegaram a um nível que não consegui largar o livro de jeito nenhum.

Você percebe que cada um acaba exercendo um papel fundamental sem perceber desde a busca de informações onlines a traduções de idiomas para ajudar a saber mais sobre o Legado de Copérnico. Como são adolescentes e um adulto despreparado para espionagem e perigos acabam cometendo falhas e deslizes que por um triz os integrantes da Ordem não os pegaram, mas aos poucos vão aprendendo a serem mais cuidadosos e discretos sendo mais atentos aos perigos que os espreitam. Junto com eles, você vai criando teorias e maquinando planos de rotas e fugas.



“ Ao ouvir a palavra “vovó”, Lly estremeceu. Ela entendeu que o mistério do Legado de Copérnico era sobre pessoas boas e más, ao longo de séculos.”

O livro em muitos momentos é previsível, ainda mais para nós leitores e amantes de ficção policial e suspense, mas o que realmente me prendeu foi saber o que era o Legado e para o quê ele servia, sua história e criação, porque a Ordem continua atrás dessas relíquias após anos e quais as principais consequências que o futuro sofreria se esse Legado caísse nas mãos erradas.

Uma personagem que me intrigou muito foi a vilã Galina Krause, uma personagem que é extremamente fascinante pelo poder e inteligência que possui. O que sei de sua história não se compara com suas habilidades e artimanhas, uma garota tão jovem que conseguiu ascender na Ordem de uma forma inexplicável. Quem é de fato Galina? E como ela tornou-se alguém tão poderosa de uma forma precoce?

Se um personagem me intrigou muito, o Darrel fez o contrário, me divertiu bastante, ele é uma figura, com uma imaginação fértil e seu jeito brincalhão acabou proporcionando vários momentos engraçados e menos tensos.
“– Alguém deve estar nos seguindo agora mesmo.– Darrel, qual é? – reclamou Wade.– Estou sentindo – disse ele, estremecendo ao olhar em todas as direções. – Sempre fui capaz de sentir essas coisas. Sou sensível a mudanças no ar ou alguma coisa assim. Desde pequeno sou desse jeito. Coisas como movimentos no escuro. Passos. Sussurros. Olhos encarando você por trás de móveis. Tudo isso vai pro meu cérebro e cria uma sensação de que tudo vai dar errado. É o que está acontecendo agora. E está ficando cada vez pior.– Você que está ficando cada vez pior – corrigiu Wade. – E digo isso da maneira mais educada possível. Você está deixando todo mundo apavorado.”

O livro é narrado em terceira pessoa e alterna em dois momentos ou personagens, o que achei bastante adequado ao enredo já que conheci um pouco de cada personagem, não ficando apenas concentrado na visão de um personagem, além disso a narração ficou um pouco divertida e ao mesmo tempo com uma tensão enorme. O que me incomodou um pouco foram algumas onomatopeias desnecessárias já que todos sabem como é o barulho de uma sirene de bombeiros ou de polícia e entre outros sons, por outro lado, algumas representações ajudaram a deixar o enredo mais eletrizante.


Em alguns momentos temos algumas citações do livro Moby Dick e de outros livros como o O Hobbit, além disso alguns elementos e momentos lembraram-me um pouco dos livros O Jovem Sherlock Holmes.

É tão legal quando um autor estrangeiro faz menção do nosso país ou Estado como foi o caso do Rio de Janeiro. Pode parecer bobo, mas consegui imaginar um pouco melhor como seriam algumas cenas.

Achei o livro interessante e com uma premissa que conseguirá prende o leitor-alvo e deixando um gostinho de quero mais. Aparentemente a série terá doze livros, três deles já foram publicados e o quarto sairá esse ano no exterior. No Brasil não sabemos quando será lançado a sequência.

Tenho que elogiar o pessoal da Galera por ter feito uma capa linda e com alto relevo localizado, o papel off-white, as letras e espaçamentos proporcionam uma leitura confortável e agradável! A tradução está perfeita e a revisão também.


Recomendo a leitura para aqueles que gostam ou querem um livro leve com uma linguagem fácil e rápida de ler, mas com um bom mistério e enigmas.


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Olá Thais!

    Ha muito tempo tbm não encontro um livro juvenil que me pegue de jeito. Felizmente, terminei um recentemente que atendeu as minhas expectativas e me deixou desejosa por mais.

    Goste da sua resenha, me lembrou a franquia de filmes A Lenda do Tesouro Perdido, só que com adolescentes como personagens principais.

    Vou adicioná-lo na minha lista de desejados e espero ter a oportunidade de lê-lo e gostar tanto qto vc!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Conheci essa série a pouco tempo mas não sabia que era tão bom assim.
    A leitura parece ser bem fluída e achei a minha cara por ser um livro policial, com suspense e um pouco humor.
    Pretendo ler em breve!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser o tipo de livro que eu leria. Adoro dar uma espairecida com livros juvenis e infanto-juvenis. Já vou dar uma espiada pra ver se começo essa leitura hahahaha
    Ah, adorei a resenha, parabéns!

    Beijinhos. Tea Desk

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana!!! Mas eu ando numa vibe deprê esses dias, hehehe
    Sério. Tô querendo uns livros pra chorar.

    Mas amei a dica ♥ Quando a vibe passar... Eu já sei pra onde ir :)

    Bjkssssss

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Adorei conhecer o livro!
    Achei a história bastante interessante e por mais que você tenha mencionado ser um pouco previsivel, acho que irei dar uma chance pois não sou muito acostumada a ler livros do gênero e acho que esse é uma boa pedida.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro maravilhoso Marcos!
    De cara já me interessei pela história, mistérios me atraem dmais qdo se trata de livros, seus personagens tbm...
    Fiquei com mta vontade ler e saber mais á respeito...Qro mto saber como termina essa aventura dos irmãos Wade e Darrell!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Thais.
    Eu leria esse livro só pela capa, é maravilhosa. Mas ainda tem uma história que parece ser ótima junto hehe. E se lembra o jovem Sherlock Holmes, que adorei, já to dentro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não leio livros assim! São muito instigantes, mas com a faculdade e o trabalho tenho preferido ler aqueles sobre meu curso.

    beijo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcos!

    A pedra proibida está na minha lista de leituras, fico feliz em saber que o livro agrada e que tem uma narrativa que cativa, assim acho que lerei mais rápido rs

    E sim a capa é linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Nossa que livro bacana! E cheio de mistério e aventuras, pelo jeito!
    A capa é muito linda!
    É bem é o tipo de livro que gosto, com personagens jovens + muitas reviravoltas. E suspense também curto muito. Só não curto terror kkk
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais, tudo bem?
    Eu sou a louca das histórias juvenis (pode perguntar para o Marcos), então claro que esse livro já chamou minha atenção :3
    E gostei mais ainda de saber que há citações de outras obras. Adoro quando os autores fazem isso, é tão legal :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Thais
    Este é o típico livro que leio quando tenho alguma oportunidade mas com certeza sei que vou gostar. E amo quando um autor cita o meu estado, sou extremamente bairrista, E no caso de um autor estrangeiro melhor ainda.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já conhecia o livro, apesar de ainda não ter lido e já tinha adicionado a minha lista de desejados, pois adoro livros juvenis. Mas essa é a primeira resenha que leio sobre a obra e fiquei muito contente em saber que realmente a leitura é muito boa. Suas resenhas sempre fantásticas. Com suas palavras, fiquei mais ansiosa para ler, pois adoro um bom mistério. A capa esta linda. Querendo muito. Obrigada pela ótima dica. Abraços.

    ResponderExcluir

© Desbravador de Mundos - Todos os direitos reservados.
Criado por: Marcos de Sousa.
Layout por Fernanda Goulart.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo